Vale Tudo

Vale Tudo Aguinaldo Silva

Resenhas - Vale Tudo

Prof. Elisandro Lima 04/04/2021

Vale ser honesto no Brasil?
Será que vale à pena ser honesto no Brasil? É o tema da novela Vale Tudo de 1988. O país recém saído do regime militar, o futuro econômico era incerto, a última década do século XX se aproximava, os planos econômicos não estavam acompanhando a inflação e o "jeitinho brasileiro" era a crítica estampada em rede nacional às 8 da noite. Ivan, Raquel, Afonso, Solange são os protagonistas que representam as pessoas honestas mesmo em situações difíceis; Odete Hoitman, Marco Aurélio, César e Maria de Fátima representam as pessoas desonestas e pilantras capazes de qualquer coisa por dinheiro.

rafael.venancio 25/06/2020

De novela a romance
Confesso que o me motivou a ler esse livro foi saber como é que se deu a transposição do gênero telenovela para o gênero romance, pois, como sempre digo, já vi muito livro virar novela, mas novela virar romance foi a primeira vez. Enfim, a narrativa é legal, mas bastante sintética e superficial, não chegando a se prender a fatos ocorridos na obra original. Se bem que cada autor tem seu estilo de narrar, desse modo, creio que a transposição foi, sim, bem-sucedida. A falta de um narrador mais onisciente, no entanto, é preenchida pelo diálogo dos personagens. E, nesse sentido, há de se destacar as falas de Odete Roitman que beira mesmo a egomania ("Eu sou Odete Roitman!"), o que, por sua vez, demonstra a razão dela ser uma vilã clássica.

Adriano142 24/03/2023

VALE TUDO: VALE A PENA SER HONESTO NO BRASIL?
Vale tudo tem uma ótima composição (tanto no livro tanto na novela) e uma ótima construção de personagens. O livro em si, resumiu de uma forma razoável os 216 duradouros capítulos da obra de Gilberto Braga. O único ponto ruim do livro foi terem deixado passar despercebido (ou mal desenvolvidas) cenas como o conflito final de Heleninha e Odete. Concluindo a resenha, vale a pena ser honesto no brasil.

jonatas 11/06/2023

Bom resumo da novela, apesar de o texto às vezes parecer um pouco truncado e sem alguns detalhes que podem ser cruciais para o entendimento da história.

Antonio Maluco 03/09/2017

Televisão
legal a novela que está descrita no livro e espero ver 1 dia a novela

Jeferson.Gomes 27/09/2018

Quando que iremos mudar?
Sabe aquela famosa frase que a maioria das pessoas dizem sobre o Brasil - " Desde que me conheço por gente o Brasil está do mesmo jeito e parece que nunca vai mudar! ", pois então, essa mesma frase também é dita por um dos personagens de Vale Tudo no decorrer da história.

Esse mesmo pensamento leva a outro - " Vale a pena ser honesto no Brasil? ". Por 30 anos vivemos nesse dilema, e a novela só se mostra cada vez mais atual e presente.

Gilberto Braga junto com seus colaboradores, constroi uma história autêntica e verdadeira, um retrato desonesto e caricato de um povo que mergulha em diferenças sociais e falta de integridade. Não é só no cenário político e econômico que os governantes, líderes se tornam caricatos por seus erros e desvios de caráter. A própria população acaba entrando nesse nixo por falta de formação e informação.

A novela que está sendo reprisada atualmente no Canal Viva, nos faz refletir e até nos perguntar, até quando queremos essa realidade. E esse é o momento para nos lembrarmos do que foi e está acontecendo no Pais que está vivendo em pleno 2018 com uma política desenfreada e conflitos de ideologias.

E por fim, Vale Tudo está ai para nos lembrar aonde estamos e como estamos vivendo. E que esse retrato só fique como lembrança e exemplo. E assim como as pinturas de Heleninha, não vamos só contemplar a arte de um mundo que queremos, mas sim contemplar a nossa existência de forma harmônica e a ideia de aonde queremos estar....PRATICANDO.