O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Patrícia.Bilibio 12/10/2023

Típico livro que valiosas amizades indicaram mais de uma vez, mas, por forças do destino, caiu em minhas mãos no momento que mais precisava, aliás, preciso dele. Uma obra assim, para mim, é a mais bela tradução do que há de mais estupendo na literatura. Excelente.

Thaís 04/10/2023

Quem não é ninguém não lhe falta nada.
Decidi iniciar a leitura após um breve contato com a história, em uma disciplina no período retrasado. Fui com uma expectativa muito grande, e confesso que não me senti totalmente conectada com a história (me conectei, em maior grau, apenas com o início e o final da obra). Por isso, por alguns momentos, fui levada a pensar em abandoná-la.
É um bom livro, e penso em retornar e refazer a leitura em um outro momento.

"Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós."

kkkkkaren 03/10/2023

?O padre mandou fazer pouco barulho e calaram-se todos por respeito a quem se finara. De qualquer modo, já não precisavam de falar. Pertenciam-se e comunicam entre si pela intensidade dos sentimentos. Tinham inventado uma família?

Taly 02/10/2023

A busca para se preencher os vazios
Um homem chegou aos quarenta anos e assumiu a tristeza de não ter um filho... Crisóstomo encontra em Camilo a chance de se ver inteiro, com sua metade vazia preenchida por ele, e em Isaura a chance de ser mais que completo.

Personagens complexos, humanos e uma história repleta de poesia.

Gabriel1994 23/09/2023

Livro bonito, mas difícil cil de engatar.

O português e a escrita corrida, sem interrogações e exclamações, deixam a obra bem cansativa.

Mas a mensagem e historia são lindas.

Milena 21/09/2023

"Se nos casarmos para nós estragarmos um ao outro, talvez alguma coisa se componha. Sinto que é mais fácil ser maluco quando estou contigo. É melhor."

Leticiaos 18/09/2023

Dá quentinho no coração
Levei um pouquinho de tempo pra me adaptar à escrita, vocabulário e pontuação principalmente. Mas no final das contas é um livro poético, bonito, que te faz ler sorrindo em muitos trechos. Foi meu primeiro contato com o autor e pretendo ler outras obras.

Rfgaugustin 14/09/2023

Sem dúvidas Valter Hugo Mãe traz uma experiência lírica ao leitor.

Seu texto tem beleza e cadência.

Ele entrelaça histórias e entrecruza sentimentos, mostrando o melhor e o pior de nós. Mas, definitivamente, o melhor.

Ele mostra que todos somos renegados e que podemos nos encontrar um nos outros.

"Não adianta sonhar com o que é feito apenas de fantasia e querer aspirar ao impossível. A felicidade é a aceitação do que se é e se pode ser."

Muito bom.

Ps.: Vou add outros livros do autor

Jéssica Libranumo 13/09/2023

Aos quarenta anos, o pescador decide buscar o que lhe falta. Vai encontrar no jovem Camilo, órfão de uma anã, a chance de preencher a metade vazia, e em Isaura, enjeitada por não ser virgem, a possibilidade de ser mais do que completo. Com personagens tão excêntricos quanto humanos, que carregam suas tragédias com lirismo e ingenuidade, Valter Hugo Mãe povoa o vilarejo litorâneo onde a vida é levada com singela tristeza e a esperança do amor faz surgir uma alegria pequena, mas firme, porque construída com o possível.

lunasiq 12/09/2023

Genial
Confesso que comecei esse livro por conta das indicações incessantes do @book.ster. achei que seria um bom livro, certamente, mas nao imaginava que seria um dos melhores livros que li em toda minha vida. acredito que esse livro passa por diversos assuntos extremamente importantes, mas o recado principal é sobre o amor. principalmente em como o amor pode chegar àqueles que desejam mesmo que ?tarde?. acho que vhm traz de uma forma perfeita o que o amor realmente é em sua essência de uma maneira completamente crua e bonita. foi meu primeiro livro do autor, mas certamente está longe de ser o ultimo. se for pra indicar um livro pra qualquer pessoa, definitivamente será esse.

Dyllan.Johnny 29/08/2023

Ser o que se pode é a felicidade
?tens pressa. Sim. Que era um modo de dizer que tinha medo, que se sentia a tremer e que queria muito ser tudo quanto não podia ser.?

Ótimo livro. Tive dificuldade em me conectar com a escrita do autor, mas depois que compreendi a forma como ele escreve tudo fluiu muito bem. Essa leitura me lembrou muito os livros do Saramago, talvez por os dois serem portugueses, não sei. Fiquei com vontade de ler tudo do autor!

Nati Ramos 29/08/2023

Favoritos
Valter Hugo é um mestre de brincar com as palavras! Adora a forma como ele escreve, a inteligência em descrever os sentimentos, as sensações e os pensamentos de seus personagens. Têm vezes que ele me faz sentir a textura do sentimento que ele invoca na narração. Uma delícia de ler. Aprendi a ver a vida com outros olhos com ele e a me apaixonar pelos detalhes que o dia a dia nos traz. Esse livro é um presente. Mas sugiro que ele seja lido em épocas de calmaria já que exige do leitor certo empenho em algumas passagens (palavras difíceis). Definitivamente, o Capítulo Um, "O homem que era só metade", é um dos meus contos preferidos da vida.

Luci_books 21/08/2023

Foi o meu terceiro contato com Valter Hugo Mãe, sendo o primeiro “O Paraíso São Os Outros” e o segundo “As Mais Belas Coisas do Mundo” que eu simplesmente amei e me fez encantar pela escrita do autor, obras que foram responsáveis pela grande expectativa que vim para “O Filho de Mil Homens”. Alguns capítulos deste eu gostei mais que os outros, mas em geral, é um livro que nos provoca muito, brinca com o nosso imaginário e o autor faz isso com maestria. As partes que retratam a solidão seja em estar só ou rodeados de pessoas, mas ainda sim, ser sozinho é belíssimo. Deixo aqui um dos meus trechos favoritos: “Sentia que se amava sozinho, ainda que amar-se fosse quase só odiar-se também.”

Isabella1264 18/08/2023

Um livro sobre amor
Meu primeiro livro de Valter Hugo Mãe. Gostei da construção da história, como ele vai entrelaçando as históricas em cada capítulo. Uma leitura diferente do que já tinha lido mas que com certeza me cativou. Quero ler mais livros do autor