O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Joao.Pedro 16/11/2023

O filho de mil homens
Esse não é bem o estilo de livro que eu costumo ler, mas confesso que me impressionou. No início eu achei meio confuso e me perdi um pouco com tantos personagens, mas o final é muito bom. São personagens que sofreram muito, mas que no fim conseguem criar uma linda família com muito amor

Juliana.Anzai 14/11/2023

Poético como sempre.
Não tenho muito o que falar sobre? acho a escrita dele meio difícil mas ao mesmo tempo acaba nos prendendo por ser poético e profundo.
Ele consegue transformar dor em poesia? gostei bastante e confesso que no começo achei q não iria gostar tanto assim.
Por ser uma escrita difícil, aconselho ler quando ter um tempo para apreciar as palavras.
Minha nota vai

8/10

Radu 12/11/2023

Poesia pura
O livro é lindo do começo ao fim, é a "militância" feita da forma correta e mais linda e poética possível.

armagedama 07/11/2023

Um livro sobre amor
Fala sério, Valter foi gigante nesse aqui. Simplesmente o melhor livro que já li, amo a fonte dessa edição, o jeito que ele escreve e como aproveita cada personagem. Ele nos faz passear pelo livro de um jeito que em alguns momentos realmente me senti na praia, senti o abraço de Crisóstomo e Camilo e quis tranquilizar Isaura e Antonino. A história conta com cenas fortes e inesquecíveis que testam o coração da gente e deixam uma angústia só de pensar, mas é super gostosinho ver como tudo se encaixa e cada um recebe o amor que merece.

Sarah 07/11/2023

Esse livro fala muito sobre crescimento pessoal...
Essa foi a minha primeira vez lendo Valter Hugo Mãe e estou completamente apaixonada. O Filho de Mil Homens é composto por várias histórias paralelas em cada capítulo que contam a história de diferentes personagens habitantes de uma vila, cada uma com suas peculiaridades, individualidades e manias. No livro são abordadas questões como homofobia, adoção, preconceito, bullying, solidão, ambição, entre outras, e mostra, principalmente, como é possível olhar acontecimentos ruins, sentimentos amargos, com outros olhos, transformando pessoas perdidas em uma grande família por meio do amor.

CSK 06/11/2023

Comecei lendo VHM com “As doenças do Brasil” e não vou mentir que fiquei traumatizada...detestei...custei a dar outra chance ao autor, mas hoje estou feliz em tê-la dado.
Se transformou em um dos meus livros prediletos.
É de uma delicadeza e poesia que nos enche de emoções e reflexões.
Super recomendo.

Peter.Molina 03/11/2023

Prosa poética
Este livro conta a história de Crisóstomo, homem decidido a buscar um filho que lhe completasse a vida que se ia pela metade. Ao mesmo tempo,várias vidas se desenrolam, flertando com o realismo mágico, com personagens carregados de emoção. A anã, o velho que quer se casar, a Isaura que foi abandonada, o homem maricas desprezado por todos. Tudo escrito com muita força, seja nas dores pesadas que cada um carrega,seja nas suas alegrias muito simples. O livro tem algumas expressões portuguesas, mas que se entendem no contexto. Praticamente não tem diálogos, tudo são pensamentos e sentimentos. Uma prosa diferente, mas que nos faz refletir em muitas coisas.

Isa 30/10/2023

Amor sem ser clichê
O livro fala de amor.
Na verdade, destrincha o amor em seus vários tipos.
Ele destrincha o amor pela humanidade, o amor como ilusão, o amor no sexo, o amor negado moralmente, o amor em construção, etc etc.

E mais importante, ele acolhe o amor.
Absurdo pensar que as vezes esse sentimento tão bonito é associado com ingenuidade ou maldade.

É tão lindo e delicado, queria guardar ele inteirinho e eternamente na minha cabeça.

Geisi.Ferla 28/10/2023

Vilarejo
A solidão e a idade que avança faz com que um homem procure por um filho para preencher um vazio. Persongens excêntricos vão surgindo numa pequena vila de pescadores?

Thais645 24/10/2023

O filho de mil homens
?Um homem chegou aos quarenta anos e assumiu e tristeza de não ter um filho.?

O Crisóstomo abraçou o Camilo e repetiu: amo-te muito meu filho. Era o que mais queria dizer: meu filho.
Um livro incrível, assim como todos os livros de Valter Hugo Mãe que é nem mais e nem menos meu autor preferido.
Em o filho de mil homens, podemos vivenciar a história desses personagens de uma forma sensível, cada personagem carrega o próprio destino.
?Sabes, pai, gosto de pensar que nunca mais vou ficar sozinho e que alguém há de ficar comigo para sempre sem me abandonar. O Crisóstomo disse ao Camilo: todos nascemos filhos de mil pais e de mais mil mães.?

bea romao 19/10/2023

O livro da minha vida.
Nunca saberei descrever tudo o que senti na primeira vez em que lí O filho de Mil homens; meu primeiro contato com Valter Hugo Mãe e que me conquistou de cara. Foi como um encontro de almas, eu não sabia, até dado momento, o quanto precisava encontrar com este livro e principalmente, com este autor.

Valter carrega um olhar belo sobre a vida, que instintivamente descorre por sua escrita, que acaba por se tornar poética e singela de uma forma que alcança lugares inimagináveis em nós. A forma com que o autor, especificamente nesse livro, consegue retratar temas do cotidiano que nos causam dor, estranheza, talvês aversão... tudo isso de um jeito que acredito e me arrisco: Nenhum outro seria capaz de fazer.

O Livro gira em torno de alguns personagens distinstos, cada um com sua carga de vida, que acabam por se encontrar em algum momento, sendo a resposta para suas questões. Você se encontra nos persongens e aprende com eles; repensa mil vezes suas concepções, ri, chora, se encanta...

É um livro pra vida. Pra ler durante um café, antes de dormir ou quando acorda, em qualquer momento. Eu indico com todas as minhas forças, mas leia-o com toda a beleza que tem.

sayo 19/10/2023

Terrívelmente bom. O filho de mil homens é sobre hipocrisia humana, a injustiça, os horrores e até onde um homem pode chegar, é impactante, bem escrito e muito mas muito bem feito, tô horrorizada mas adorei demais.

Douglas Mello 18/10/2023

Crisóstomo e Camilo
O livro conta a história de Crisóstomo, um pescador de quarenta anos solitário que decide procurar o lhe falta: um filho. Encontra esse filho em Camilo, jovem órgão que pede emprego em seu barco. Desse momento em diante, surgem novos personagens e somos levados pelo autor a conhecer o origem de Camilo e mais sobre Crisóstomo. Somos, então, apresentados a Isaura, por quem Crisóstomo se apaixona no decorrer da história. Nesse momento, o autor nos conta a história de Isaura e sua família nos fazendo entender toda a sua amargura e solidão. Quando Isaura e Crisóstomo se conhecem e se apaixonam, de imediato surge uma família que ao final se torna a família de Camilo.

Gostei muito da história porque os personagens são muito cativantes. A forma como o autor vai desenvolvendo a história é diferente do que se lê rotineiramente, mas não é difícil de se acostumar, mesmo com o estranhamento que causa a princípio.

O que mais chama atenção no decorrer do livro é a forma como o autor apresenta os personagens: primeiro cada personagem aparece na história e depois ele é apresentado ao leitor com a maior riqueza de detalhes possível, até voltar ao momento que tal personagem cruza com o protagonista da história. Além disso, a forma como o autor escreve os diálogos, também chama muito atenção, uma vez que ele não marca os diálogos com os sinais de pontuação característicos de um diálogo: o travessão ou as aspas.

Quem gosta de se aventurar por formas de escrita diferenciadas que saia de sua zona de conforto vai adorar essa obra e, assim como eu, vai concluir o livro querendo ler mais livros do mesmo autor.

nay.gba 18/10/2023

LIVRAÇO DA VIDAAA
A escrita poética e contemporânea de Valter Hugo é esplêndida! Só isso, já é um show à parte. Minha primeira leitura do autor e eu adorei!

O filho de mil homens veio a preencher algo que eu buscava nas leituras, sinto que lavei a alma com o primeiro capítulo. Dali em diante, foi só deleite e contemplação.

Curioso, vi Valter Hugo dizendo numa entrevista que seria só um conto e por isso tudo está lá no primeiro capítulo. E nem ele se aguentou, fez mais e mais do universo tão promissor de Crisóstomo. Um ideal, quem ele gostaria de ser e quem a gente pergunta-se como podemos nos tornar.

Crisóstomo eu vejo como um Buda, já alcançou a iluminação. Está presente de corpo e alma, ama todas as coisas do mundo e irradia vida e felicidade onde se demora. É a paz em pessoa.

Amei tanto a leitura, que fiz notas de praticamente todas as páginas. Se isso não é ser um favorito, eu desconheço o que é!

Que felicidade ler O filho de mil homens, tenho convicção que o meu colesterol agora está baixíssimo. Leitura mais que recomendada, mas cuidado, contém vida!
Bia 12/01/2024minha estante
amei tua resenha