O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

teka. 19/09/2024

"Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós."

por algum motivo, tive muita dificuldade para ler este livro... não importa o quanto eu me esforçava, a leitura não engatava. acredito que o motivo principal disso seja o enredo que não me chamou tanto a atenção. porém, ao fim da leitura, reconheço que, apesar de não ter um enredo tão complexo, ele é muito bem elaborado e a escrita de valter hugo mãe compensa cada segundo.
"o filho de mil homens" te apresenta a diversos personagens que são profundamente explorados e, aos poucos, vão formando lindas relações entre si. apesar de ter um protagonista, este livro não foca apenas da história de Crisóstomo, ele te mostra o ponto de vista de cada personagem, explorando a solidão e o sofrimento de cada um.
um livro muito lindo e verdadeiro que te faz apreciar sua família e refletir sobre as relações humanas em geral.

Giselle.Cyrillo 19/09/2024

O Filho de Mil Homens
O encantador encontro de almas desencantadas pela vida (e que neste encontro invertem o mando de campo e encantam a vida), entrelaçadas por uma rede - graciosamente - tecida pelo pescador Crisóstomo que, aos 40 anos, ?falhado no amor? e solitário, compreendeu que a natureza dispõe, como quer, as partes que compõem nosso todo: nem sempre nos incumbe a geração dos filhos que serão os nossos, às vezes calha gerarmos os que não serão; nem sempre o amor se apresenta a nós, às vezes calha de que nos apresentemos a ele, ou de que o busquemos e encontremos em simples germe, escondido e andrajoso, sob escombros de desencontros e desamores, de construí-lo a partir de despojos olhados com outro olhar. Percebeu que a felicidade é conquistada pela dor que se soube respeitar e compreender e, sobretudo, da que se soube abrir para acolher a outras que fenderam e sangraram outras peles.
O epílogo é esta lição, em todo o canto e de variadas maneiras oferecida, mas a que resistimos tanto o aprendizado: felicidade não é fruto que se oferece gratuitamente, que nasce espontaneamente; felicidade é fruto de cultivo, antes de tudo, da decisão de cultivar com as sementes que a vida dá: e o caminho da semente é conhecido por toda a gente, pra florir e frutificar, é preciso se partir.

Floreios 18/09/2024

O filho de mil homens
[Trechos] O Crisóstomo disse a Camilo: todos nascemos filhos de mil pais e de mais mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo. Como se os nossos mil pais e mais as nossas mil mães coincidissem em parte, como se fôssemos por aí irmãos, irmãos uns dos outros. Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós.

mariaarins 18/09/2024

Ser o que se pode é a felicidade
Com uma prosa poética encantadora, Valter Hugo Mãe guia o leitor pelo melancólico vilarejo, apresentando com delicadeza a construção de uma família e o compartilhamento de sonhos entre aqueles que escolhem partilhar a vida. Um livro enriquecedor e emocionante sobre amores e alegrias simples, mas sólidos e completos.

Carol 13/09/2024

Terminei esse livro com a seguinte reflexão, ressignificando a esperança: a esperança transcende o ato de esperar e vira uma forma de agir no mundo.

Livro maravilhoso que fala sobre o amor e sobre a família que escolhemos com uma sensibilidade e delicadeza sem igual.

mari 12/09/2024

A busca pela felicidade
Um livro que me tocou a alma e me abriu para a esperança. um livro que me marcou de uma maneira inexplicável. um verdadeiro bálsamo.

o enredo é sobre crisóstomo, um pescador em busca do amor. também é sobre isaura, uma mulher desiludida, decepcionada com a vida. camilo, um pequeno menino que perdeu a mãe cedo demais. antônio, que sofre preconceitos por ser homossexual. é sobre a solidão que permeia a vida dessas pessoas em um vilarejo litorâneo.

vivem uma vida triste, singela e compartilham suas angústias e dores. todos possuem um único propósito, assim como nós: a busca do final feliz.

valter nos apresenta, através de uma escrita sensível e afetuosa, uma prosa com personagens reais que possuem problemas reais. tão reais que foi possível sentir as dores dessa realidade ecoando em mim.

não estamos falando de uma prosa rasa, mas de uma que mergulha fundo nos temas de preconceito, solidão, a amargura de ser mulher e a vergonha de não ser quem gostaria de ser.

(...) estava estupefado com o seu gesto, assustado, os olhos abertos numa vergonha sozinha, íntima, uma vergonha de si mesmo.

uma prosa que emociona e acalenta a alma. uma prosa doída e forte.

valter nos ensina que não podemos desistir de encontrar o amor. não somente o amor romântico, mas o amor universal. o amor por nós mesmos.

quem nunca desistiu de encontrar o amor?

crisóstomos é um personagem que possui um nível de humanidade que nós, meros humanos, ainda não conseguimos alcançar. é isso que é tão belo neste livro; através de seus lindos trechos, ele te faz querer sentir e ir atrás dessa plenitude. é um livro que te abraça, te transforma.

foi emocionante ver as histórias de crisóstomo, isaura, camilo e antônio se entrelaçarem, formando, ao final, uma única narrativa.

"(...) somos resultados de tanta gente, tanta história."

com uma escrita leve e doce, valter nos ensina a transbordar todos os tipos de sentimentos possíveis. foi
tudo tão harmoniozo que finalizei sem ao menos notar. nunca li nada igual.

se quiser chorar, sofrer, refletir, e ter a alma tocada, leia o filho de mil homens. ?

Bruno 10/09/2024

Uma ode à família, em todas as suas formas
São realmente lindos os momentos em que a literatura nos proporciona histórias tão bonitas e inspiradoras quanto a descrita nesse livro.

Através de uma prosa poética e sensível, imergimos na vida de personagens marginalizados pelos mais diversos motivos, seja por sua origem, por sua orientação sexual ou pelo simples fato de não se encaixarem nos padrões convencionais. Paulatinamente, vemos os caminhos dessas personagens se entrelaçando e tomando a forma de uma verdadeira família, construída por laços de afeto e compreensão mútua.

Valter Hugo Mãe escreve com um estilo muito particular, mesclando poesia à prosa, num tom quase mágico, em que até mesmo a cadência das palavras é carregada de significado.

Esse livro é um convite à reflexão sobre o que realmente significa pertencer a uma família e como este conceito pode transcender os laços de sangue, felizmente.

TauLima 07/09/2024

Questões profundas da sociedade
Essa leitura foi indicação de um amigo, e desde as primeiras páginas, fiquei totalmente envolvida. A escrita de Valter Hugo Mãe é ao mesmo tempo poética e crua, abordando questões profundas da sociedade, como a busca pela identidade, a construção de famílias fora dos padrões tradicionais, e a aceitação do outro em suas diferenças. Cada página traz uma reflexão sobre a natureza humana e as relações interpessoais, mostrando que o amor e a compreensão são os pilares que sustentam a vida. Amei cada momento dessa leitura.

Manoella 07/09/2024

Livro lindíssimo, histórias fortes e uma escrita impecável (achei alguns pontos interessantes da tradução do português de portugal). Já é um dos meus favoritos ??

Clara.Mousinho 07/09/2024

Esperança e amor
Uma obra de arte! O autor escreve de um jeito maravilhosa uma história fantástica.

As histórias vão se entrelaçando para mostrar que ninguém pode ser infeliz para sempre e o amor (conjugal, fraterno e parental) é a porta para melhorar a vida.

Um dos melhores livros que eu li na vida

isadoramartin 03/09/2024

Sensível e delicado
é um livro extremamente sensível, delicado e especial. precisa ser lido até com cuidado pra que não tire a sutileza e fragilidade que existe nele.
uma história linda sobre solidão e amigos, pertencimento e não pertencimento, felicidade e tristeza, agonia e paz.

Bruno 31/08/2024

No fim o cara e bom mesmo
Esse e o tipo de autor que você sempre vê muita gente falando super bem, que escreve bem pra crl etc, resolvi dar uma chance pra esse livro e não e q o cara e bom mesmo? Ele escreve bem os capítulos são bem fluidos e ele é muito bom não só em desenvolver como em introduzir novos personagens e uma leitura muito agradável recomendo demais.

Ferreira 30/08/2024

Amei!
Se eu tivesse que definir "O filho de mil homens", do escritor português Valter Hugo Mãe, em poucas palavras, diria que é um livro sobre o amor em suas mais diversas facetas. É sobre como precisamos uns dos outros para nos sentirmos completos e sobre como o amor é capaz de transformar as dores mais intensas em vontade de viver! Porém, é impossível sintetizar em palavras a profundidade e sensibilidade desse livro!
No romance, acompanhamos a história de Crisóstomo, um pescador solitário, que ao completar seus 40 anos, é atingido por um desejo profundo de se tornar pai. Assim, sua vida se entrelaça a de um menino órfão, chamado Camilo. Ao longo do romance, o autor nos apresenta a esses e outros personagens únicos em sua dor e sensibilidade, que acabam cruzando a vida uns dos outros, em busca de uma felicidade que só pode ser alcançada em conjunto. Forma-se uma família cujos laços fogem do convencional, mas que são nutridos por uma profunda necessidade de estar junto e um amor genuíno que surge de forma sutil e inesperada.
Dessa forma, a história toca em diversos temas como paternidade, pressões sociais, família, homofobia, sexualidade, entre vários outros, de maneira extremamente fluida, envolvente e sensível, em meio a uma escrita poética daquelas que a gente acaba marcando várias frases.
Muitos trechos me marcaram muito e me fizeram refletir a respeito da forma como enfrentamos as dificuldades, a maneira como as relações se estabelecem e como a dor pode ser o combustível da mudança, dentre tantas outras questões.
Leitura que recomendo demais pra qualquer pessoa que se interesse pelas relações humanas!

Ninaa_rc 30/08/2024

Esse livro mexeu muito comigo, emocionante. Visceral, humano, triste, mas ao mesmo tempo esperançoso.

Como pensou Crisóstomo " Deve nutrir-se carinho por um sofrimento sobre o qual soube construir a felicidade " ????

@isabellajanis 27/08/2024

Solidão e união
O autor trouxe algumas situações do cotidiano (com um pitada de realismo mágico) que expõem a solidão do ser humano e a união de todos eles.

?Somos resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa que nunca estaremos sós.?

A leitura foi um pouco lenta e por vezes me pegava perguntando o porque aquilo estava sendo retratado, mas, no final tudo faz sentido.