O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Márlya 21/12/2023

Meu primeiro livro de Valter Hugo Mãe.
Fiz uma resenha gigante, mas por algum motivo o aplicativo não salvou e acabei perdendo. Aconteceu o mesmo quando fiz a resenha de A Biblioteca da Meia Noite. Não vou fazer outra, rs.

Por ter muitos personagens (Crisóstomo, Isaura, Camilo, Antonino, Matilde e Mininha, entre outros), achei o livro um pouco confuso. Ele mostra como a história dos personagens se entrelaça. O livro tem passagens bonitas.

Ao final do livro entendi o título: somos filhos de mil homens e de mil mulheres porque carregamos em nosso ser tantas histórias de nossos ancestrais, que se misturam ao longo do tempo e dos genes. E teremos filhos que também serão filhos de mil homens e de mil mulheres.

Planells 21/12/2023

Quase desisti desse livro; ainda bem que não.
Demorei em entrar na onda do ritmo da narração da historia: no vocabulário, no humor escondido, na historia em si. Quando conectei com o livro fui invadido pelos sentimentos mais ternos que cada pagina transmitia. Personagens longe de quererem parecer perfeitos; tudo pelo contrário: frágeis, feridos, atrapalhados, desesperançados, sofridos mas com um desejo em comum: amar e ser amados, pertencer a algo ou alguém.

FILHO DE MIL HOMENS é simples e de tão simples virou magico.

Sara Pimentel 21/12/2023

Livro incrível, mas demorei muito tempo para terminar, me dispersei e acredito que acabei perdendo muitas coisas

Elaine 20/12/2023

Poético
A história de pessoas solitárias em busca da felicidade. Linguagem lírica, quase poética, porém o enredo não me prendeu? talvez eu não esteja no momento ideal para essa leitura. Achei bem cansativo.

Rafael.Rovath 18/12/2023

O filho de mil homens
"Quem tem menos medo de sofrer, tem maiores possibilidades de ser feliz".

Um dos mais proeminentes escritores portugueses, tem uma escrita que mistura a vida sofrida cotidiana, com um toque poético e algo de literatura fantástica.

"Nunca limites o amor, filho, nunca por preconceito algum limites o amor. Porque é o único modo de também tu, um dia, te sentires o dobro do que és."

"Deve-se nutrir carinho por um sofrimento sobre o qual se soube construir a felicidade. Nunca cultivar a dor, mas lembrá-la com respeito, por ter sido indutora de uma melhoria."

Recomendo.

myhtuck 11/12/2023

O filho de mil homens
"Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós."

Nota: 4/5

Aline 11/12/2023

Maravilhoso!
"(...) todos nascemos filhos de mil pais e de mais mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo. Como se os nossos mil pais e mais as nossas mil mães coincidissem em parte, como se fôssemos por aí irmãos, irmãos uns dos outros. Somos o resultado de tanta gente, de tanta história, tão grandes sonhos que vão passando de pessoa a pessoa, que nunca estaremos sós."

Achei esse livro maravilhoso!! Extremamente sensível e tocante... Poderia falar muitas coisas, mas, para mim, essa explicação do título transcrita acima é suficiente!

Precisamos mais e mais respeitar as diferenças, parar de tentar colocar as pessoas em compartimentos estanques, o que só demonstra o quanto somos rasos, criando estigmas, excluindo, magoando... e, cada vez mais, empobrecendo enquanto sociedade, enquanto ser humano!

"Quando se conhece alguém, (...), procuram-se as exuberâncias dos gestos, como para fazer exuberar o amor, mas o amor é uma pacificação com as nossas naturezas e deve conduzir ao sossego. O gesto exuberante é um gesto desesperado de quem não está em equilíbrio ".

Alyne 10/12/2023

É o primeiro livro que leio de Valter Hugo Mãe e já estou ansiosa pelo próximo. Agora entendo por que Saramago o chamou de "tsunami linguístico". A prosa poética de Mãe é única e arrebatadora. Não há como não se emocionar com o modo como Mãe descreve seus personagens, suas dores, incompletudes, a hipocrisia que os oprime e, magistralmente, costura a narrativa entrelaçando os destinos desses personagens. Ao terminar a leitura, é impossível discordar que todas (os) somos Filhas (os) de mil homens e mulheres compondo essa louca família na qual tentamos nos encaixar.

Paula1735 06/12/2023

Uma experiência linda
É um dos livros mais bonitos que já li. Me fez pensar o tempo todo: "como pode algo tão bonito estar assim, tão bem expresso diante de mim?". A vontade era de grifar tudo, pois cada frase é uma experiência, é uma reflexão, te faz enxergar os sentimentos e as relações pelo o seu lado mais bonito e profundo. Te faz voltar as linhas, os parágrafos, só pra sentir aquilo de novo.

Um livro acolhedor, recomendo muito.

Leonardo Bezerra 05/12/2023

É sempre muito bem ver jovens descobrindo o mundo na literatura, mas é ainda mais especial quando são pessoas de idades e vivências completamente diversas não só descobrindo o mundo como também redescobrindo o amor e o prazer pela vida. A escrita de Valter Hugo Mãe é linda e impacta logo nas primeiras páginas, o suficiente para me despertar curiosidade sobre tudo que ele já tenha feito.

Mi_lendo23 04/12/2023

Uau!
A eterna busca do ser humano por pertencimento, por uma família, por um lar...

Esse é o tema do livro de Valter Hugo Mãe.

O livro inicia com Crisóstomo, pescador, pessoa humilde que, aos seus 40 anos se sente incompleto por não ser pai e sai à procura de um filho. Um filho já nascido que também buscasse por um pai.

A partir daí, entre um capítulo e outro, personagens que se entrelaçam, mostrando-nos seus mistérios e vivências.
Um livro cheio de poesia e emoção.

Logo no início me senti um pouco perdida tanto pela forma de narrativa do autor como pela história em si. Cheguei a achar que seria um livro de contos, mas qual não foi minha surpresa ao descobrir que todos os personagens se complementam e têm sua história para contar!

Caso você comece a ler (ou até já tenha começado) e esteja pensando em desistir da leitura, peço que dê mais uma chance ao autor assim como lhe dei. Surpreenda-se e emocione-se!

Mari 29/11/2023

Título estranho
Tinha grande expectativa com essa leitura mas, infelizmente, não fluiu pra mim.

Tem ótimos personagens, ótima trama, porém achei a linguagem do autor bem complexa, a falta de diálogos entre os personagens fez muita falta.

6/10

Camilla210 27/11/2023

?Somos o resultado de tanta gente?
O título do livro quer dizer que nunca estaremos sozinhos. No início dele vemos a angústia de Crisóstomo em sua solidão. Tudo o que ele mais queria era um filho, se pudesse gostaria de poder gestacionar como uma mãe. Porém, ao longo das sátiras da história vemos como desencontramos e encontramos companheiros ao longo do caminho. Ainda assim, vale a pena nos conectarmos com aqueles que serão significativos na nossa jornada, mesmo que não tenhamos certeza de quem serão essas pessoas.
Afinal, já dizia Alexander Supertramp: ?A felicidade só é real quando compartilhamos?.

Classificação indicativa: > 16 anos
Aviso de conteúdo: linguagem grosseira ou obscena.

manumoura18 22/11/2023

Destaques preferidos
"Nunca limite o amor, filho, nunca por preconceito algum limites o amor."

"Ensinava-lhe que era uma pena a falta de leitura não se converter numa doença, algo como um mal que pusesse os preguiçosos a morrer."

"O passado é uma herança de que não se pode abdicar."

Júlia 22/11/2023

Esse livro fala sobre o amor nas suas diversas formas.

Demorei um pouco pra engatar, mas quando entendi a proposta, me apaixonei.

A escrita de Valter Hugo é linda, como se cada palavra fosse pensada. Com certeza quero ler outras obras do autor.

Nota: 8/10