O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

gleicepcouto 16/11/2012

***

Até agora estou esperando pelas lágrimas que prometeram que eu derramaria ao ler o livro. Sério. Nem a garganta ardeu, gente. É um livro bem escrito? Sim. Mas é tão milimetricamente pensado em te emocionar e com estrutura tão rígida, que aprisionam a emoção. James Patterson tentou utilizar a fórmula de seus famosos thrillers aqui (capítulos curtos, estrutura narrativa) e não deu certo. Romance é mais do que uma fórmula 1+1=2. O resultado, na minha opinião, foi um livro que passa um falso sentimento emotivo. Além disso, Matt é um personagem utópico, mais longe da realidade impossível. Faltou o cavalo branco. Em todo caso, é um livro que tem a marca Patterson - o que, por si só, já garante uma leitura, ao menos, agradável. Então, vá sem expectativa lê-lo e seja feliz. Os românticos de plantão vão se deliciar.

Milla 18/12/2012

www.amorporclassico.com
Já havia algum tempo que o autor James Patterson vinha chamando minha atenção e eu decidi conhecê-lo através do livro O diário de Suzana para Nicolas, embora este seja um romance que foge do seu gênero habitual.

Katie é uma mulher decidida que deixou o interior para tornar-se editora de livros e é neste trabalho que ela conhece Matt, que é poeta. Eles estavam tendo um relacionamento maravilhoso quando ele terminou sem maiores explicações. Ela fica completamente arrasada porque acreditava no futuro deles e tem certeza que a resposta para o fim está no passado de Matt que ele sempre fez questão de esconder.
No dia seguinte ela encontra em sua porta um diário escrito pela ex-mulher (ou atual?) de Matt para o filho deles com um bilhete de Matt avisando que algumas partes da leitura podem ser dolorosas.

O livro entremeia o diário (narrado em primeira pessoa) e momentos de Katie (narrativa em terceira pessoa) e é simplesmente bem escrito.

Lendo o diário, Katie vai descobrindo que Matt e Suzana têm juntos uma linda história de amor e isso a deixa cada vez mais destruída, paralelamente a este sentimento, ela começa a simpatizar com Suzana, uma médica engraçada que foi morar/trabalhar no interior porque precisava se preocupar com sua saúde.

Mas o que aconteceu afinal entre Suzana e Matt? Eles se separaram? Ele estava traindo ela? O namoro com Katie foi apenas um caso? São essas perguntas que nos fazem virar as páginas sem perceber o tempo passar.

Os personagens são muito bem construídos, no começo sentimos muita raiva de Matt, mas depois vamos aprendendo a gostar dele. Ri e chorei, poucos são os autores que conseguem transmitir tantos sentimentos aos leitores.
Mas aos poucos o mistério vai ficando menos confuso e, quando achamos que já sabemos o final, Patterson nos surpreende – e aí, amiguinho, só resta chorar!
A narrativa é ágil sem detalhes desnecessários (até por se tratar em boa parte de um diário). Patterson envolve o leitor, comecei o livro no momento que ele chegou e em poucas horas já tinha terminado a leitura.

E, claro, por ser um livro tão comovente, nos deixa refletindo sobre a importância que damos a cada momento que vivemos, a cada pessoa que conhecemos, quais as nossas verdadeiras prioridades.
Indico de todo coração!

Mayara 03/01/2013

Lindo, intenso, contagiante, viciante. Avassalador.
Comecei a ler sem pretensões, sem noção do que me esperava, do que estava por vir. Vi o livro pela primeira vez num blog qualquer, procurando alguma outra coisa, que agora não me parece importante. O nome do blog e do que eu procurava sumiram da mente. A pequena – e pouco esclarecedora – resenha do livro não.

Não tinha muitas informações, quem leu não me entregou nada. Uma jovem, Katie, estava tendo um relacionamento lindo com um cara que, do nada, acabou com ela e deixou-lhe um diário. Mais especificamente, o diário de Suzana para Nicolas. E eis que Katie, já confusa, fica mais ainda sem saber direito quem eram aquelas pessoas e o que o seu amado queria ao entregar o diário a ela. Isso era tudo o que eu sabia da obra. E me fisgou.

A história foi lida no decorrer de poucas horas. Não consegui parar após ler as primeiras folhas. A trama é narrada de maneira simples e coesa, poética em sua simplicidade, gostosa de acompanhar e de torcer. Me apaixonei pelos personagens. Conheci pessoas de papel que tinha certeza que, se existissem, adoraria ser amiga delas. A energia de Suzana pula das páginas. É lindo, intenso, contagiante, viciante. Avassalador.

Terminei de ler com lágrimas nos olhos, chorando desesperadamente, aquele choro de encharcar o lençol. O autor tem a rara capacidade de fazer algo que parece real, quase tangível. Sofri pelos personagens como sofreria por um conhecido. Talvez eu seja uma tola chorona, quem sabe?

Só sei que estou contente de tê-lo lido.

Virgínia Macêdo 07/01/2013

Um bom romance...
Um bom livro prá quem gosta de um romance leve, suave e feliz!...
Este foi o primeiro livro que li de James Patterson e, pelos outros títulos de livros que vi do autor, romance não é bem a cara dele, mas confesso que ele tem uma sensibilidade toda especial para tratar do assunto.
Gostei do livro mas achei que realmente ele relata um mundo muito perfeito, ou muito próximo de perfeição entre os personagens. Consegue o tempo todo manter um mistério saudável sobre a vida de Suzana e é exatamente isso que dá um tempero ao livro, fazendo da leitura algo que prende o leitor.
Li e achei bacana. Gostei sim. Mas vale ressaltar, é o tipo de leitura leve, rápida e será bem aproveitada naquele dia em que você acordar precisando sonhar novos sonhos ou acreditar um pouco mais no amor. Rs...

Aline 07/01/2013

Mil estrelas!!
Simplesmente MARAVILHOSO!!
Que livro lindo e surpreendente!!!
Choreeeeei...
Recomendadíssimo!!!

Leticia Zampier 08/01/2013

O livro começa quando Katie recebe um "presente" definitivamente estranho do seu ex-namorado, Matt, que acabou de terminar com ela: um diário escrito por Suzana, mulher de Matt, para Nicolas, o filho dos dois. Katie não sabe o que fazer: ela nem mesmo sabia que Matt era casado; De uma maneira ou de outra, ela começa a ler o diário e subitamente percebe que gosta de Suzana, que as duas poderiam ser amigas.
Assim a história se desenrola: parte contada por Suzana, através do diário, parte contada por Katie e suas percepções durante a leitura. O ponto é que nem o leitor, nem a Katie sabem quando foi o escrito o diário e isso torna a história ainda mais fascinante: como alguém tão incrível como Matt (descrito por Suzana) trairia a mulher com Katie e, para completar, terminaria com a "amante" de maneira tão insensível? Simplesmente não combina com a personalidade e as atitudes dele.

"Coisas ruins acontecem às vezes, Nicolas.
Lembre-se sempre diso, mas lembre também que é preciso seguir em frente de alguma maneira.
A gente levanta a cabeça, olha para alguma coisa bonita, como o céu ou o mar, e segue em frente, caramba."

O livro é incrível, a narrativa é deliciosa. A única coisa que eu acho que faltou para completar foi um pouco mais da história entre o Matt e a Katie, porque eu acho que essa relação não foi mostrada com a mesma intensidade que a relação entre Matt e Suzana. Mesmo assim, o livro é maravilhoso. Não é atoa que eu devorei em um dia kkkk
Vale a pena ler!

LetAcia637 09/01/2013

É impossível não chorar com essa história maravilhosa!!

Vanessa Vieira 14/01/2013

O Diário de Suzana para Nicolas_James Patterson
O livro O Diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson, nos conta a história do poeta Matt Harrison e da editora Katie Wilkinson. Após um ano juntos, Matt decide colocar um ponto final no relacionamento dos dois, de forma inesperada. Katie não consegue entender porque tudo chegou ao fim, já que eles se amavam intensamente e viviam em perfeita harmonia.

Um dia após o rompimento, Katie encontra um pacote na porta de sua casa, deixado por Matt. Em seu conteúdo, um pequeno caderno, com os dizeres "Diário de Suzana para Nicolas", gravados na capa, em uma caligrafia que ela não reconhece.

Curiosa, Katie começa a folhear o misterioso diário e se depara com a história da médica Suzana. Suzana, após sofrer um infarto, decide abandonar sua rotina agitada em Boston e se mudar para um chalé na ilha de Martha's Vineyard, buscando melhor qualidade de vida. E é nessa ilha bucólica que ela conhece Matt e que nasce o filho do casal, Nicolas.

As dúvidas de Katie só aumentam e ela fica cada vez mais intrigada, se indagando por qual motivo Matt lhe remeteu aquele diário. Conforme vai folheando suas páginas, ela acaba se tornando íntima de Suzana e sua história, e encontra respostas para aquilo que lhe aflige.

O Diário de Suzana para Nicolas foi uma agradável surpresa para mim a começar pelo autor, James Patterson. Reconhecido mundialmente por seus livros policiais e de suspense, em sua grande maioria de histórias tensas e fortes, tais como 4 de Julho e O Dia da Caça, Patterson nos encanta com nuances de romantismo e afeto. Sua escrita neste livro se assemelha bastante a de Nicholas Sparks, com personagens bem construídas, uma história de amor suprema, que vai se desenrolando capítulo após capítulo e um final arrebatador e emocionante.

Matt é um rapaz simples e amoroso. Ele é dono de um nobre coração e sabe tratar as mulheres como verdadeiras damas. Porém, não consegue se abrir, sentimentalmente falando, como gostaria. Fatos do seu passado assolam o seu presente, e ele não consegue compartilhar o seu sofrimento com Katie, por mais que ela seja bastante solícita. Ele foi marcado pela dor, de uma forma avassaladora e triste, e isso o impede de almejar a verdadeira felicidade. Katie só conseguirá compreender o homem que ama e os seus motivos pelo rompimento através das palavras de Suzana contidas no diário, como se o mesmo fosse uma verdadeira retrospectiva da vida de Matt.

"Naquela noite chuvosa, os dois foram para a cama pela primeira vez. Ele a fez notar a música das gotas de chuva caindo na rua, no telhado, nas árvores. Era lindo, era como música. Mas logo haviam se esquecido do ruído da chuva e tudo o mais, exceto pelo toque do outro."

O Diário de Suzana para Nicolas é um livro encantador e também dramático. Quando dei por mim, as lágrimas escorriam e eu me senti sendo transpassada pelo sofrimento dos protagonistas. Aos mais sensíveis, aconselho que estejam com uma caixinha de lenços por perto, porque, acreditem, vocês também irão se comover. Gostei da capa, que nos retrata um cenário muito bonito e pacífico, como se realmente fosse uma foto da calma Martha's Vineyard, e a diagramação também está ótima, sem quaisquer erros de digitação e ortografia. O livro alterna entre primeira e terceira pessoa, através de Katie e Suzana, e a narrativa é bem fluída e concisa, o que torna a leitura bastante agradável. Uma linda - e também, triste - história de amor, que merece e deve ser apreciada. Recomendo, com certeza!

fernanda comian 15/01/2013

Simples..........................e ............................Maravilhoso!
Ainda....estou tentando me recompor...pois não consigo parar de chorar...oque acontece nas paginas finais desse livro é algo que causa tanta dor...que fica impossível em determinado momento da leitura vc não estar sem folego, sem coragem....de ler a proxima linha.
O autor constrói, uma linda historia de forma simples...é quase inacreditável....como vc se apega aos personagens e torce em determinados momentos contra, outros a favor....Me peguei por vezes odiando Matt, outras tantas odiando Kate....
Quando na verdade a relação deles é resultado de um pesadelo para qualquer ser humano.
Simplesmente tocante....uma história profunda.
Que deve ser lida por todos....
realmente tocante.

"Os barcos tão esperados
chegam vazios ou afundam nas profundezas.
E o olhos primeiro perdem as lágrimas
e depois o sono"

Bia 22/01/2013

Adorei o livro, só não chorei pois esperava um fim como aquele, é surpreendente, aconselho a leitura para os românticos de plantão.
Aprendi com esse livro que devemos sempre priorizar a família e os amigos pois são únicos, já o trabalho: ele não cuida de vc quando fica doente...

25/01/2013

Um romance surpreendente,um triangulo amoroso diferente, que vai te deixar sem fôlego ( e confuso) até a última página.

Giulia 25/01/2013

Vale a pena ler!
Um dos melhores e mais cativantes livros que eu já li. Te prende do início até o fim.
Conta a história de uma garota que recebeu um diário do ex-namorado e nesse diário conta a história, do ponto de vista da ex-namorada dele, sobre como foi sua vida com ele.
Vale muito a pena ler! Não esqueça do estar sempre com um lenço perto quando estiver lendo (risos).

Thais Belarmina 04/02/2013

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas
*Minha Opinião*

Bom, eu nunca tinha lido um livro do James Patterson. Li muitas resenhas dos livros dele inclusive desse livro, e muita gente gostou, muitas pessoas odiaram, mas eu amei esse livro. Fez o meu estilo de leitura, eu sou bem eclética em questão de gênero textual.

Todos - ou pelo menos a maioria - dos capítulos são iniciados de uma forma um tanto original, justamente como os diários. "O Diário de Suzana para Nicolas" é característico por ter uma linguagem bastante sutil e, por ora, marcante.

Os personagens da história (Katie, Matt, Suzana), compõem um triangulo que sofre bastante durante a narrativa, mas o fim deles vocês só saberão se lerem o livro.

Gosto de livros que mexam comigo, que me façam ver a cena... e esse livro me fez sentir os sentimentos dos personagens. Me fez aprender que o amor está em primeiro lugar...
O diário é penoso, feito por Suzana para o filho de Matt: Nicolas. E acarreta todas as explicações da trama e expõem todos os dramas do passado de Matt, o qual “justifica” o rompimento do relacionamento dele com Katie.

É incrível como os fatos em capítulos tão curtos vão se complementando e dando uma magia especial e explicativa do que aconteceu no passado, acontece no presente e pode acontecer no futuro. A sinopse por si, já diz tudo o que eu poderia falar sobre a obra.

Não se trata de traições (mesmo que possa parecer ou até o título pareça insinuar isso). Trata-se de companheirismo, amor principalmente, afeição, humanidade, vida, ensinamentos, compaixão, perdão, persistência, força de vontade. Só mesmo lendo para sentir o toque da escrita, rir com os personagens, amar como eles amaram e foram amados. Simples assim.

P.S.: Muitos podem não gostar do fim dos personagens, mas na minha opinião o livro foi perfeito!