O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Kaic 15/04/2012

O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson
Pode parecer exagero, mas creio que não há unidade de medida que meça tamanha perfeição.

A impressão é que faltará folego em determinadas partes da história.

Impressionante como tamanha simplicidade dos personagens e objetividade do autor, podem tocar tão profundamente.

O final poderá ser mal interpretado caso o sentido dos fatos não sejam interpretados de forma adequada e condizente com o real da história imposta pelo autor.

@deneskaic
Estella 05/01/2013minha estante
Esse livro é perfeito

Kaic 09/01/2013minha estante
Estella, me falta palavras para descrever como é bom!

rntgog 08/03/2013minha estante
Apenas uma palavra para esse livro: Perfeito! Comecei a lê-lo ontem a noite e hoje devorei, cada palavra, poema, declaração de amor. Sofri por Suzana, chorei por Matt, emocionei com Katie. Amei Nicolas. Certamente sera um livro que vou levar lições pela vida inteira. Nem consigo descrever sobre ele sem me emocionar.

Luiza 10/03/2013minha estante
Concordo plenamente. Devorei o livro o dia inteiro, e me deixou sem fôlego!

Kaic 14/03/2013minha estante
Luiza, esse não é meu o estilo de livro preferido, mas este tocou em mim onde nenhum outro livro até agora tocou,sem fôlego!

E acho que finalmente consegui ele por troca!

Mim.. 04/04/2013minha estante
Bem, comprei o livro ontem, e em apenas 4 horas eu o devorei. Esse livro me deu um murro no estômago e eu estou sem fôlego!
Maravilhoso!!!!

Daniela 21/04/2013minha estante
chorei muito , enqunto lia as lagrima rolavam ....

Lívia 01/05/2013minha estante
Um dos livros mais lindos que li! Comecei a ler as 10h da manhã e antes das 15 eu tinha terminado. (com paradinhas para almoço e olhadinha rápida no face rs)
Devorei e me apaixonei! O pior é superar a ressaca que fica agora rsrs

RafaFreire 28/05/2013minha estante
Não há como não chorar! Perfeito demais!

Day 07/01/2014minha estante
... nossa é perfeito!! Chorei litros...

Marcia 24/01/2014minha estante
Terminei hoje, confesso que gostei , não é o meu gênero favorito pois prefiro sempre a literatura fantástica. Mas achei muito tocante a história , especialmente os trechos do diário onde se referia ao filho deles e tudo o que esta criança representava ,achei triste, e no final ficou aquele sentimento de que por mais que vc tenha tido um amor lindo , uma história perfeita , o luto não dura prá sempre e a vida tem sempre que continuar , andar prá frente , dar sequência..., super indico este livro vale a pena ler.

Francielle Gonzatti 13/09/2016minha estante
Concordo totalmente com vc Kaic, este livro é d+++.

Eliane443 27/04/2018minha estante
Esse livro me surpreendeu. Me emocionou de uma forma indescritível.
Uma grata surpresa pois não havia lido nada desse autor.
Está na lista dos favoritos.

Angela.Lopes 27/06/2017minha estante
Kkkkkkkk adorei sua Resenha

Consumindo Sagas 28/06/2017minha estante
valewwwwwwwwwww

Lili 28/06/2017minha estante
Mas ela não é amante,e o leitor fica sabendo como as mortes aconteceram.Mas também não achei a história emocionante,nem linda muito menos edificante e romântica.Leitura rápida,fast book,KKKKK mas sem graça sem molho sem tempero e pior sem paixão!!!

Angela.Lopes 29/06/2017minha estante

JadeLopes 28/07/2017minha estante
Que resenha ruim! Você não entendeu nada da mensagem que o livro traz. E sobre como o bebê morreu: ele estava no carro junto com a mãe, assim que ela teve um infarto fulminante, o carro cai da ponte e ele morre afogado. Se você não viu isso é sinal de que não leu com atenção. Grande beijo!

Taísa 27/06/2018minha estante
Desculpa, mas você não prestou atenção enquanto lia, não entendeu a mensagem do livro... Se puder, releia-o. Abraço!

@livrosegatos 28/05/2019minha estante
Leia de novo, você leu errado! No sentido literal, porque pelo que você falou não entendeu a obra...

Flávia 21/02/2013

Vamos chorar?
É uma história de amor. Uma história curta, me lembrou até um conto, mas muito bonita. O enredo vai alternar a vida de duas mulheres adultas, Suzana e Katie. Alguns capítulos serão dedicados para o que a Katie está vivendo, e nesse caso a história é em terceira pessoa. Os outros se voltarão para a Suzana que estará contando a vida dela através de um diário, logo, é em primeira pessoa.

Katie, uma editora sênior de uma editora de Nova York especializada em romances e poesias, tentará entender porque Matt, seu namorado, terminou bruscamente o relacionamento. Suzana, médica, nos contará como tem sido sua vida desde o término de um relacionamento até a descoberta de um grande amor, e o fruto desse amor, seu filho.

Criei uma empatia maior com a Suzana. Talvez por os capítulos dela terem muito mais coisa acontecendo, maior carga dramática e pela forma graciosa como ela narra. Os capítulos da Katie são rasos, se resumindo ao questionamento que mencionei no início. Fiquei impressionada como um autor conseguiu se colocar no lugar de mulheres e escrever um livro feminino. As partes da Suzana são um verdadeiro deleite para os apaixonados, para os sonhadores, os românticos. Mais tarde compreendi o motivo de tanto romantismo...

A diagramação da Editora Arqueiro está muito boa. Fonte grande, bom espaçamento. Os capítulos iniciam-se sempre em uma nova folha. Inclusive foi reservada uma folha para anunciar sempre que agora iríamos ler os capítulos de Katie ou Suzana. Só não gostei do papel utilizado, muito áspero ao toque. O livro abre direitinho em 180º.

Recomendo o livro para pessoas que gostam de histórias românticas, e de crianças. Não é um romance adolescente, mas ainda sim, é recheado de cenários e momentos que você acredita só existirem em filmes. O final é fraco mas não posso dizer o por quê. Sabe aquela pausa que precisamos do mundo, para respirar e permitir-se sonhar um sonho bobo? Esse é o livro. Nada mais.

“Boas lembranças são como talismãs (...). Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido – Pág 65”.

DRD 2013 (http://www.silencioqueeutolendo.com.br/)ÍTEM 9
LUA 03/03/2013minha estante
Flávia,
Eu nem gosto do Patterson, mas esse livro é tao lindo, chorei muito no clímax...
o final devereia ser melhor mesmo, talvez mais extenso, mais gostei do livro em si.
acho que foi isso mesmo, uma pausa para deixar aflorar as emoções.
Uma leitura que me fez bem...

Flávia 03/03/2013minha estante
Não é, rsrs? É absurdamente romantico... Beijos

Michelle Gimene 19/03/2013minha estante
Os únicos livros do Patterson que li foram da série Alex Cross. Esse parece ser totalmente diferente, mas acho que vou gostar dessa história.

Graci 01/08/2013minha estante
Concordo plenamente com vc Flávia!
Tb tive uma simpatia maior pela Suzana, acredito que uma identificação, não sei!
O livro é mto bom pra vc ler de uma sentada só, qdo precisa fazer aquela pausa na vida rsrs
O que estraga o livro, na minha opinião, e pelo jeito vc concorda, é o final né?!

Flávia 01/08/2013minha estante
Opa, Graci, hehe, pelo visto concordamos com tudo.

Paulo Almeidda 13/05/2012

Não tem como parar de ler. Cada página, uma revelação!!!
Finalmente uma competição para Nicholas Sparks na minha prateleira!

Nos comentários da minha resenha de "Um Homem de Sorte", me indicaram esse livro. E eu não poderia estar mais feliz por tê-lo lido! Confesso que não esperava muito, já que conhecia Patterson apenas como mais um autor de suspense. Pois eu estava (muito) errado!!!

O livro conta a história de Katie, uma mulher que parece ter encontrado o homem de seus sonhos, Matt... até que esse termina o relacionamento! Ela, com o coração partido, recebe um livro no dia seguinte, um diário. O diário de Suzana para Nicolas! Mas qual a participação de Matt nessa história? Será que as páginas escritas por uma mulher que ela nem conhece trarão as respostas que ela procura?

Patterson se dá bem ao se aventurar no lado romântico da literatura, mas sem desperdiçar sua principal vocação: criar suspense! Eu terminei o livro no mesmo dia que comecei, pois não aguentaria esperar. A história te prende porque não para. Logo nas primeiras páginas, você vai se ver completamente maluco pelo final. Por isso sugiro começar ele em um final de semana, para poder ler sem parar.

"O Diário de Suzana para Nicolas" te faz parar para pensar no que realmente é importante. Será que você não gasta tempo demais se preocupando com o que deveria ignorar? E, talvez, ignorando as coisas mais importantes da vida? Com certeza é um livro que te fará refletir! Eu senti que preciso fazer algumas mudanças na minha vida depois de lê-lo.

Eu não quero falar de mais aqui, pois algumas lições você terá que aprender com a leitura do livro! Só quero terminar dizendo que o recomendo completamente e que acho que sou uma pessoa melhor por causa dele! Uma pérola no meio de tanto entretenimento barato ao qual estamos expostos!

Com certeza, vale a pena!
Nossa....foi o mesmo comigo!!!Devorei - o!!!!
Entrou p a lista dos meus preferidos...Linda história,a leitura flui!Perfeitoooooo

Paulo Almeidda 26/10/2012minha estante
Realmente o livro é fantástico, obrigado por indicá-lo para mim :D

Andreia 03/01/2018minha estante
No final do livro fala claramente quando Suzana e Nicolas faleceram, Katie vê na lápide do túmulo deles, já tinha se passado 2 anos.

Vanuza.Dias 05/02/2019minha estante
Eu até queria saber porque Nicolas morreu...
o livro não revelava se ele tinha algo, ao contrário da mãe.

Vanuza.Dias 05/02/2019minha estante
Será que ele estava no carro junto com Suzana???

Andreia 07/02/2019minha estante
Estava no carro junto com a mãe dele

Vivi Cunha 03/02/2022

Que livro
Que final foi esse!
Eu já esperava que algumas coisas fossem acontecer mas aconteceu mais do eu tava imaginando e isso me tirou algumas lágrimas Aiai
Kananda.Rayra 03/02/2022minha estante
ele livro é mto bom ?

Vivi Cunha 03/02/2022minha estante
Sim

Vivi Cunha 03/02/2022minha estante
Chorei tanto no final

Erika 09/11/2017

Sensível e um tanto triste
Matt se relaciona com katie. Ela nem imagina o passado triste que ele esconde. Então ele lhe entrega um diário , onde ela pode encontrar respostas e pensar se lhe dá a chance de uma nova vida com um novo sentido.
Jordana Zatta 09/11/2017minha estante
É bom? Conheço alguns livros dele de suspense e gosto muito.

Erika 10/11/2017minha estante
Olá! Então, eu amo os suspenses do James Patterson. Até que me apresentaram este aqui que é ben diferente de tudo que ele escreve. É um romance com toque de drama. Bem curto, que dá para ler numa tarde. Eu gostei!

Karen 06/12/2020

Simples, mas lindo
Esse livro foi uma indicação da minha amiga Alessandra (obrigada Alessandra KKKKK), e é um dos favoritos dela. Resolvi então ler.
Confesso que no começo eu não dava muito pro livro, achei que seria uma história leve, clichê, fofa. Ótimo para ler depois de uma maratona estressante com After ? Mas não foi bem assim.
Logo no início ficamos com aquela dúvida, Matt traiu Suzana com Katie? Por que? O que aconteceu?
E essas perguntas foram respondidas quase no final do livro.
Eu não esperava DE FORMA ALGUMA, que aquilo tivesse acontecido. Precisei fechar o livro, parar e processar. Fiquei em choque e não consegui nem chorar. Continuei a ler, e mais um baque. Novamente precisei parar e pensar. Logo depois, teve na visão de Katie, e aí eu chorei, chorei e não parei até acabar o livro.
Finalmente entendemos tudo o que havia acontecido com Matt, Suzana e Nicolas...
A história que era levinha, me deixou aos prantos, e com uma lição de vida.

?Existem cinco bolas, que se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. A bola do trabalho, é uma bola de borracha, se ela cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas são feitas de vidro, se deixar cair uma delas, ela vai ficar arranhada ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio da vida.?

A vida é um sopro. Aproveite cada dia como se fosse o último.
Alê 06/12/2020minha estante
Amei acompanhar você lendo, como se estivesse relendo toda a história.
É como você falou é simples, mas tão lindo, com uma lição de vida.
Obrigada por ter lido ??

Karen 06/12/2020minha estante
??????

Paty 02/01/2013

Lindo!!
Adoreii!!! Meigo, sensível, romântico,profundo, triste e com um final interessante.
Simplesmente muito bom.. devorei o livro.. enquanto não terminei, não consegui deixar de lado, tanto que terminei em menos de um dia, leitura fascinante.
"Nós é melhor que é Eu" citação perfeita.
Adorei o Mattt.. o Nick.. a Suzana.. a Katie.. personagens adoráveis.
Grande aprendizado em termos de valorizar a vida, a família, os momentos que vivemos, os pequenos acontecimentos diários, saúde, amigos e tudo que nos cerca.. perfeito.

Jo 09/07/2017minha estante
Esse livro é um dos meus favoritos.

Paty 10/07/2017minha estante
Eh tao meigooo neh

nie1 28/06/2020minha estante
que legal que tá conseguindo ler bem :)

Fran Ferreira 28/06/2020minha estante
Ainda bem, estou bem feliz em estar evoluindo.

Maria Viviane 03/03/2022

Muito bom.
191 páginas que doe uma vida inteira no meu mundo literário. Que lindo... que história boa de ler, um livro curto e de leitura fácil. Senti falta de mais desenvolvimento no final, mas é um livro muito bom e triste.
Glaucia 04/03/2022minha estante
Ja queria ,agora quero mais ainda?

Maria Viviane 04/03/2022minha estante
Leiaaaa, vale a pena.

Lucas 30/07/2019minha estante
Nossa, é triste dms. Eu queria chorar lendo

César 30/07/2019minha estante
Sim, o autor jogou tudo de ruim que pode acontecer a um ser humano nesse livro

Raíssa 23/03/2013

O Diário de Suzana para Nicolas
Um livro simplesmente emocionante. Me prendeu do início ao fim. A cada virada de página uma nova emoção surgia.
Livro muito bem escrito, personagens bem construído, que te faz entrar na história. No início você não sabe bem que história está lendo, ela vai sendo contada de diversos pontos de vista ao mesmo tempo em que se tem um foco, Katie. Mas é completamente impossível não se apaixonar pela história de Suzana, Nicolas e Matt. Até o último momento o livro ainda conseguiu me surpreender.

Após um ano de relacionamento com Katie, Matt decide romper com ela. Katie fica arrasada e sem conseguir entender como o amor que parecia os unir acabou. Matt sempre fora misterioso, mas ela havia resolvido o aceitar assim, porém no momento do término inúmeras dúvidas vêm a sua cabeça.
É então que a resposta vem de forma confusa no início e bastante dolorosa. No dia seguinte, Matt deixa um pacote na porta da casa de Katie. Dentro contém um diário e na capa tem escrito as palavras que mudariam sua vida e seu amor por Matt 'Diário de Suzana para Nicolas'.
Katie começa então a descobrir a história de uma mulher, Suzana. Esta esposa de Matt. E juntamente a história deles vem a história de Nicolas, filho do casal. A cada página novas respostas e com isso novas perguntas. Como ele havia feito isso com ela? Por que ele enganava a esposa? Aquela mulher que ela deveria odiar, mas não consegue, chega a sentir admiração pela mulher que Suzana é. E nas palavras dela que ela busca as respostas para sua vida e seu amor. Realmente uma linda história de amor!

"Não, não havia apenas o diário de Suzana para Nicolas.
A imagem de Suzana lhe veio À cabeça. Katie a vira em sua casa tão singular na Beach Road, em Martha's Vineyard.
Então pensou no pequeno Nicolas aos 12 meses de idade, com olhos azuis absolutamente brilhantes.
E por fim, visualizou Matt.
Pai de Nicolas.
Marido de Suzana.
E ex-namorado de Katie. (...)"
Carolini 24/04/2015minha estante
lindo esse livro amiga, saudades de você..