O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Chrys 02/03/2012

Um livro extremamente emocionante onde a história dos personagens se constroem ao virar de cada página.

Katie Wilkinson é uma jovem editora de Nova Iorque e há pouco mais de um ano estava vivendo seu conto de fadas particular, com o incrível Matt Harrison. Porém, inexplicavelmente ele a deixou.

"Seus olhos estavam inchados depois de tantas horas chorando. O homem que ela amava havia terminado com ela na noite anterior - de repente e sem explicação."

Katie não sabia o que fazer, nem ao menos como dar continuidade à sua vida. Até que uma caixa fora deixada em sua porta, com a letra de Matt, Katie leu o bilhete que dizia:
"Querida Katie. Nada do que eu dissesse ou fizesse poderia chegar perto de expressar o que estou sentindo. Foi tudo culpa minha. Assumo toda a responsabilidade. Sinto muito pelo que permiti que acontecesse entre nós. Você é perfeita, maravilhosa, linda. Não foi você, fui eu.
Talvez este diário explique as coisas melhor do que eu jamais conseguiria. Se puder leia-o.
É sobre minha mulher, meu filho e eu.
Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar.
Nunca planejei me apaixonar por você, mas me apaixonei. Matt."

O diário é escrito por Suzana, mulher de Matt, para Nicolas, o filho do casal. E conta desde que seus pais se conheceram até o momento em que Katie entende a razão pela qual foi deixada.

É simplesmente de arrepiar. Impossível não se apaixonar pela doce Suzana, morrer de raiva do Matt e se apiedar pela sorte de Katie.

Li 223 emocionantes páginas em duas humildes noites. Quando terminei, chorava copiosamente de emoção e agradecendo pela mensagem deixada por ele.

O relacionamento de Suzana com o filho foi pouco explorado, acredito que a relação mãe e filho ficou meio superficial, mas ainda assim, o amor incondicional ficou plenamente tangível.

Uma excelente e fácil leitura para os amantes e romanticos incorrigíveis como eu!

Dou 4 estrelas! e só não dou 5 pq acredito que poderia ter sido melhor explorado, mesmo que fosse o caso de aumentar o número de páginas.

Recomendadíssimo!

Mães, cuidado, leiam com uma caixa de lencinhos ao lado!!!!

Adriana 10/01/2012

Lindo e muito comovente!
James Patterson é um autor muito conhecido por seus livros de romance policial. Porém, foi uma novidade para mim que ele tenha escrito um romance, e ainda mais que este tenha sido publicado aqui no Brasil. Apesar da capa, que eu sinceramente não gostei, fiquei curiosa para saber se a escrita deste autor me cativaria ou não.

Já tinha ouvido tanto críticas positivas quanto negativas sobre os livros policiais de Patterson, e sobre estes realmente não posso opinar. Mas em relação à este belíssimo romance que hoje resenho, só tenho a dizer: James Patterson é um gênio.

Com um sensibilidade incrível e uma escrita linda, o autor nos guia ao longo da 224 páginas com muita criatividade, romance e sentimento.

Diário de Suzana para Nicolas é um livro lindo, do qual você pode esperar muitas lágrimas e muitos sorrisos. Nele conhecemos a história de Katie. Ela estava perdidamente apaixonada, e sabia que era correspondida. Porém, ao preparar um lindo jantar para Matt, seu namorado e futuro esposo, segundo ela imaginava termina tudo de forma abrupta.

Ela fica arrasada, sem chão, sentindo seu coração se estilhaçar em mil pedacinhos. Por que Matt faria isso com ela? Ela teria imaginado que o sentimento dele era verdadeiro esse tempo todo?

As respostas para todas essas perguntas chegam sob a forma de um diário, que Matt deixa na soleira da porta de Katie após o rompimento. Mesmo amargurada, ela resolve ler o diário, que promete mostrar a ela o passado de Matt.

Porém, aquele não é qualquer diário, é o diário de Suzana para Nicolas. Mas quem seriam estes dois personagens que pareciam fazer parte do passado de Matt e ainda mais de seu presente e futuro?

Estas são questões que o autor vai desvendando ao longo de todo livro. Cada página se revela uma surpresa e a história tem tudo para tocar seu coração. Eu, particularmente, fiquei encantada com o livro, com a escrita tão bonita de James Patterson e com a forma como ele conduziu a narrativa. Hora estamos no presente com Katie, hora mergulhamos com ela no mundo de Matt, Suzana e Nicolas, um trio unido para sempre.

Não quero contar muito mais sobre o enredo, pois o melhor do livro está na forma como nos surpreendemos com o rumo dos acontecimentos.

Com certeza é um livro que eu recomendo à todos os leitores, de todos os tipos. Este é um romance atemporal, capaz de agradar à homens e mulheres. Tem seu lado dramático e seu lado engraçado, falando de como a vida de pessoas tão diferentes pode se entrelaças e como o destino nem sempre trabalha do jeito que desejamos, mas mesmo assim nos reserva muitas surpresas.

A edição da Arqueiro ficou muito boa, o texto está bem revisado e não encontrei erros. A capa, como já mencionei, não é o que eu escolheria para o livro, pois não acho que retrate bem a obra, nem que seja bonita. Poderia ser algo muito melhor elaborado, mas mesmo assim a escolha de cores ficou legal até.

Agora que me encantei com esta obra, com certeza vou querer ler os demais livros do autor publicados por aqui, até porque eu adoro um bom romance policial e faz tempo que não pego nada do gênero mesmo tendo O Hipnotista há mais de um mês aqui em casa, hehe.

Resenha em http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/12/23/james-patterson-o-diario-de-suzana-para-nicolas/

Roberta 18/12/2011

Resenha | O Diário de Suzana para Nicolas
para ler esta resenha no blog: http://artbooks.blogspot.com/2011/12/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html

Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 224
Ano: 2011
Resenha:

Antes de começar a ler este livro eu li muito bem a respeito sobre ele. As pessoas falando que liam em uma sentada e que se apaixonavam mais a cada frase escrita. E posso dizer que concordo e reforço isso.
Nunca havia lido antes um livro de James Patterson e acho que comecei muito bem.

O livro conta a história de uma mulher, Katie, que tinha acabado de ser largada, grávida, pelo seu namorado após quase um ano de namoro. Matt, sempre muito fechado, deixa para ela um diário: O Diário de Suzana para Nicolas. Suzana era sua ex-esposa e Nicolas seu filho.

Matt e Katie se conheceram por ela ser editora e ele ser poeta. Ele gostaria de publicar todas os seus poemas e Katie poderia ajudá-lo com isso.

Matt sempre fora o homem dos sonhos, aquele que faz de tudo para agradar a pessoa com quem ele está, mas nunca contava sobre seu passado. Sempre que Katie pensava em tocar no assunto de seu passado, Matt mudava totalmente de humor, ficando sempre muito fechado e triste. Porém Katie nunca imaginaria que um dia o relacionamento deles poderia, um dia, acabar. E de maneira tão inesperada.

O diário explicaria tudo. Katie tinha que ler.

O diário começa contando a historia de Suzana antes de conhecer Matt. Ela estava escrevendo aquele diário para Nicolas, o filho tão querido deles.
Suzana é uma médica de 35 anos que morava em Boston e após um infarto resolve deixar a correria da cidade e partir para uma ilha, que foi onde ela havia crescido, Martha's Vineyard. Ela encontra a casa de seus sonhos. Um chalé lindo, de frente para o mar que era tudo o que Suzana poderia pedir. Mas é claro que a casa tinha seus defeitos e é aí que Matt entra. Ele era Van Gogh. Ele iria consertar todos os defeitos da casa e também dos sentimentos de Suzana. Eles se apaixonam. E para os que irão ler (ou leram!) me diga se ele não é apaixonante?

"Foi durante meu período de recuperação que um amigo me contou a história das cinco bolas. Nuncca se esqueça desta história, Nicky. Ela é muitíssimo importante.
É o seguinte.
Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida.
Nicky, eu finalmente compreendi."
(PATTERSON, James. O Diário de Suzana para Nicolas, p. 23)

Ao passar das páginas, eu via a emoção com que Suzana escrevia cada página que gostaria de deixar para seu filho, Nicolas e que se tornaram tão importantes para Katie descobrir o porque fora deixada.
O final é beeeeeem emocionante! e triste... e cheio de lágrimas de minha parte, confesso.

Enfim, não posso falar mais pois se eu abrir um pouco mais a boca, quebra toda a magia do livro.
Me emocionei MUITO. Foi uma experiência ótima poder ler este livro e virei fã de James Patterson.
Aconselho MUITO a vocês lerem este livro e espero que gostem o tanto que eu gostei.

Glau 03/04/2012

O Diário de Suzana para Nicolas
Lí muitas resenhas sobre este livro e não me lembro de ter lido uma que não falasse que era emocionante, então lí o livro esperando derramar muitas lágrimas rs... Fui lendo e nada que eu falasse "nossa!!", nada que me fizesse desaguar até que... Cheguei na parte e não teve como, fui mais uma se emocionar...

Para Katie seu relacionamento estava perfeito, Matt era o homem que sobrou até que ele termina o namoro do nada sem dar explicações, Katie fica arrasada!

Após um tempo um diário aparece em sua porta com o título "O Diário de Suzana para Nicholas" e lá ela consegue revelações e explicações, que ao contrário de frusta-la veio para conforta-la. Se apaixona por Suzana, mas porque?

Não tenho como dar muitos detalhes do livro ou vou criar spoilers, mas adianto que quem ainda não leu, está perdendo.

É o primeiro livro que leio do autor, mas vou procurar outros, adorei, me lembrou bastante o Nicholas Sparks.

www.startread.com.br

Cassia 27/01/2012

O diário de Suzana para Nicolas é um livro inspirador e profundo que para mim foi dividido em três parte: A parte que você se encanta pela história, a parte que você chora e a parte que você dá um leve sorriso.

Katie está apaixonada por Matt e tem quase certeza de que ele iria pedir ela em casamento quando ele rompe o relacionamento deixando Katie arruinada, mas o que ela não sabe é que Matt esconde uma história.
Em busca de alguma forma tentar explicar o motivo repentino do fim do relacionamento Matt entrega a Katie um diário feito por sua esposa Suzana.

No inicio Katie se nega a ler, mas em busca de uma explicação ela começa a ler o Diário e começa a gostar de Suzana. Assim como nós leitores iremos nos apaixonar pela personalidade de Suzana Katie também se apaixonou.

O livro é uma tremenda armadilha para quem está sensível e psicologicamente afetado pela leitura, mas se existe armadilha melhor do que essa que me digam porque esse foi eleito por mim o melhor livro do ano.

A todos que procuram sorrir e chorar que leiam essa fascinante história e se deixem levar pela páginas de um diário que conta não apenas uma mas duas história de amor a primeira o amor entre marido e mulher e a segunda o amor entre Suzana, Matt e Nicolas.

Conti... http://aleitoracassia.blogspot.com

Ane Carol 04/04/2012

O Diário de Suzana para Nicolas
Faz algum tempo que ouço falar o quanto este livro é emocionante e vale a pena ser lido. Resolvi ver se ele era tudo isso mesmo e não me arrependi em nenhum momento.
O livro é dividido em três partes: O diário (parte escrita por Suzana), Katie e Matt. O livro começa com o rompimento de Matt com Katie, que fica desolada com a separação e confusa por não saber o que houve de errado em uma relação tão perfeita. No dia seguinte ela encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa contendo um diário, O diário de Suzana para Nicolas. A partir daí ela vai começar a entender o porquê de Matt ter se separado dela. Pelo diário vamos conhecendo Suzana e suas transformações, incluindo seu relacionamento com Matt. Não vou entrar em muitos detalhes para não acabar falando de mais.
Confesso que ainda não tinha visto nada de tão emocionante até chegar à parte que é escrita por Matt. E ao ler senti meus olhos se enchendo de lágrimas a cada palavra lida e pude comprovar está realmente é uma história emocionante que vale a pena ser lida. E gente quando digo isso é porque realmente mexe com o nosso emocional, pois não sou do tipo de pessoa que se emociona fácil.

Um livro emocionante com uma linguagem fluída e envolvente e capítulos curtos. Daquelas que a gente fica imaginando se existe um amor tão bonito assim e melhor de acontecer duas vezes.

Bárbara 12/01/2012

O Diário de Suzana para Nicolas, James Patterson
Quando terminei de ler este livro, fiquei pensando se postaria a resenha ainda em 2011, fechando o ano com um ótimo livro, ou se esta seria aquela que abriria o ano de 2012.
Como a última resenha que fiz em 2011 foi a de Mapas do Acaso, livro do super Humberto Gessinger, resolvi deixá-la como a última do ano passado e iniciar este com O Diário de Suzana Para Nicolas.

Eu nunca havia lido nada de James Patterson e confesso que foi esse o motivo de ter escolhido este livro. Entrei em contato com a Arqueiro e pedi, recebendo logo em seguida o livro para análise - simplesmente não sei, ainda, como pude ter demorado tanto tempo para iniciar a leitura deste livro: tão simples e tão complexo ao mesmo tempo.

Antes de ler qualquer coisa sobre o livro, imaginava que Nicolas e Suzana fossem o casal do livro, mas me enganei. Nicolas é o filho de Suzana. Ela manteve um diário, escrevendo várias coisas para seu filho, contando como conhecera Matt, o pai de Nicolas e dizendo o quanto havia sido feliz ao lado dele. Também sempre deixava claro para Nicolas o quanto ela o amava.

Mas o livro de James Patterson não é apenas o diário. Há uma história que é ligada a ele. Matt é namorado de Katie. E é Katie que está lendo o diário, descobrindo muitas coisas sobre Matt. Coisas essas que ele nunca havia tido coragem de contar para ela.

Durante todo o livro fiquei me perguntando o que estava acontecendo. Por que Matt teria uma relação extra-conjugal se o casamento dele parecia ser tão perfeito quando lido no Diário da Suzana? Por que ele trairia uma mulher tão boa, tão simpática e com uma história tão linda? Por que ele jurava amar duas mulheres ao mesmo tempo e por que ele resolveu mostrar o Diário para Katie?
Todas essas perguntas ficaram rondando minha cabeça durante a leitura deste romance, mas, apesar de ter pensado exatamente no que realmente acontece no final do livro, tomei um susto ao ler aquilo nas últimas páginas e derramei lágrimas por causa da história.

Agora eu entendo o motivo de as pessoas que leram falarem tão bem de O Diário de Suzana para Nicolas. Por este livro, James Patterson me conquistou. Então, se vocês, leitores, têm vontade de conhecer o que este autor escreve, por favor, delicie-se com O Diário de Suzana para Nicolas.

Milena Marques 13/01/2012

O Diário de Suzana Para Nicolas , James Patterson
Como posso começar essa resenha? Acho que todos que lerem esse livro começaram exatamente assim, sem palavras. Esse livro foi total surpresa. Eu até imaginava que poderia ser bonito, mas foi muito mais que isso, me fez pensar, refletir e chorar... Chorar muito!

“Duas mulheres, o amor pelo mesmo homem e as revelações que unem seus destinos”

O livro conta a história de duas mulheres (Katie e Suzana) apaixonadas pelo mesmo homem, Matt. Katie é uma editora e trabalha em NY e atualmente namora Matt, mas se sente desolada com o abandono repentino do rapaz. Mas logo o mistério desse abandono sem explicações é desvendado. Dias depois Katie recebe um pacote e ao abri-lo depara-se com um diário, com o título: “Diário de Suzana para Nicolas”. Na capa vinha um bilhete de Matt pedindo para que Katie lesse e ali estaria toda a explicação pela qual Matt a tinha abandonado.

É aí que começa o livro! Você se depara com uma história de tirar o fôlego. Katie é envolvida pela magia da história e assim não consegue parar de ler. Ao mesmo tempo em que nos deparamos com os sentimentos de Katie, somos levados ao passado para a vida de Suzana. Nicolas é filho de Matt com Suzana, e talvez por esse motivo a história seja ainda mais surpreendente. Amor entre mãe e filho não há igual.

Após ler o diário, Katie terá que decidir o seu destino...

Em alguns kits vieram lenços, agora sabemos o porquê, não é? Mas se você ainda não teve essa oportunidade de ler, por favor, leiam! Quando eu terminei o livro eu fiquei parada por um tempo para ver se eu recuperava o fôlego. Eu considero esse livro o melhor do ano, e isso não é pouco.

James Patterson foi um gênio ao escrever essa história maravilhosa. É por isso que existem as resenhas, para fazer com que vocês sintam ainda mais vontade de ler. O livro acaba de uma forma SENSACIONAL! Por isso que eu digo que vocês precisam dele ;)

Editora Arqueiro, Obrigada pelo livro e pela oportunidade de estar resenhando para que todos conheçam a maravilhosa história. Espero que tenham gostado da resenha e não deixem de comentar!

Jen. 16/01/2012minha estante
menina.... chorei de soluçar!!!!
senti do mesmo jeito que vc! Fechei o livro e fiquei que nem besta olhando para o nada.
minha nossa... que livro perfeito

Morenalilica 23/07/2012

Lindo, emocionante!
Ao olhar a capa inicialmente, eu não tinha gostado dela. Achei-a simples, sem graça. Mas tudo mudou quando avancei na estória do lviro. A capa é simplesmente perfeita!

O livro nos conta a estória de Katie, abandonada pelo namorado Matt e que recebe deste um presente estranho, um diário que conta a estória de Suzana, sua esposa dedicada ao filho do casal, Nicolas.

O diário de Suzana narra sua vida, os principais acontecimentos, o que a levou a estar no local em que estava. Como se mudou para a pequena ilha de Martha’s Vineyard, o porquê dessa mudança, o primeiro encontro com Matt, como nasceu o amor deles, como Nicolas nasceu… Suzana conta tudo de uma forma doce, para que quando Nicolas cresça, ele saiba quem é sua mãe e saiba tudo sobre sua própria estória.

Há momentos emocionantes no livro, que me levaram às lágrimas. Tirei também alguns aprendizados, que inclusive citei na minha terapia semanal. Contei à minha psicóloga sobre a lição das 4 bolas, que Suzana descreve no livro e que pra mim fez muito sentido. Peço a vocês que leiam esse trecho com carinho especial, guardem as palavras de Suzana para vocês e apliquem em suas vidas. Eu estou fazendo isso

Gostei do estilo de escrita de James Patterson, que sei é um grande escritor de livros de suspense e policiais. Como ainda não tive a oportunidade de ler outro livro dele, penso que ele é um grande escritor de romances, pois “O Diário de Suzana para Nicolas” é muito emocionante, não deixando nada a desejar a outros livros desse estilo literário.

Recomendo demais a leitura desse livro. Vocês irão adorar e se emocionar!

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas-de-james-patterson/

Babi 02/01/2012

MARAVILHOSO
Katie Wilkinson é uma editora sênior da cidade de Nova York, especializada em romances e poesias. Foi assim que ela conheceu Matthew Harrison, o homem incrivelmente lindo que, um belo dia, entrou em sua sala para deixar os originais de seu livro de poesias. A partir daquele dia eles não se desgrudaram mais.

Foi fácil, muito fácil amar Matt. Eles gostavam das mesmas coisas... Assistir 'Ally McBeal', alugar 'Memórias de uma Gueixa', sair para jantar e depois beber alguma coisa, iam à igreja e passavam as tardes de domingo juntos, ela lendo o 'Times' e ele revisando seus poemas espalhados por toda a cama. Era fácil para Katie ter Matt por perto.

Há onze meses viviam um relacionamento perfeito, com amor, entrega e carinho. Katie podia jurar conseguir ver esse sentimento cada vez que Matt olhava em seus olhos. Mas havia se enganado e agora seu coração estava em pedaços. O homem que ela amava a havia abandonado, sem explicação.

[...]

Leia a resenha completa em http://www.romanceseleituras.com/2011/12/o-diario-de-suzana-para-nicolas-james.html

Nica 28/03/2012

Depois de muito esperar na estante, chegou a hora e a vez de O Diário de Suzana para Nicolas do nosso já tão conhecido James Patterson. Deixei baixar a poeira, para depois resurgi-lo, para matar a saudade dos que já o leram e atiçar a vontade dos que ainda não o leram. Patterson é um grande contador de histórias e sabe bem como articular uma trama, como se tivesse um molde já pronto, e neste romance ele soube bem usar sua persuasão para atiçar as nossas emoções. Ele criou um casal perfeito, uma vida perfeita e depois destruiu tudo, no intuito de que nós leitoras possamos construir um outro com os cacos do que restou do primeiro.

A jovem Katie, uma bem sucedida editora, sente-se inconformada com o fim de seu relacionamento com Matt Harrison, um jovem poeta, meigo e atencioso. Como poderia acreditar que um amor que parecia ser tão verdadeiro chegasse ao fim tão de repente e sem explicação? No entanto, para que Katie entendesse tudo, sem precisar que ele mesmo explicasse, Matt deixa a sua porta um pacote que continha um manuscrito com o título “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao ler o diário, Katie, e nós leitores, conhecemos Sazana, uma jovem médica, que depois de sofre um infarto e ter o fim de um antigo relacionamento, resolve voltar ao lugar onde passou sua infância, uma linda e tranquila ilha. Nesse cenário paradisíaco e bucólico escreverá o seu diário e nos emocionará com sua delicadeza, e o modo como reconstruiu sua vida e descobriu um novo amor, puro e verdadeiro. A cada página que Katie ler do diário vai desvendando segredos e verdades que a fazem repensar sobre sua vida e entender os motivos que levaram Matt a se afastar dela. Mas, exatamente nas tramas do diário que Katie puxará o fio para reconstruir sua vida e fazê-la feliz ao lado de seu grande amor.
Leia o restante no blog Ler é o melhor lazer, entre no link abaixo:

Beatriz Gosmin 03/02/2012

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com :)
----------------------
Querido Nicky,
Espero que você consiga tudo o que quiser quando crescer, mas acima de tudo, amor. Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma.

Lindo. Triste. Emocionante. São palavras que descrevem esta história.

Katie Wilkinson é uma jovem editora que vivia em um relacionamento ótimo e feliz com seu parceiro Matt Harrison, - poeta que ela ajudou a publicar um livro - julgado por ela como um homem maravilhoso. Mas, sem mais nem menos, ele rompe com ela e a abandona, voltando para a ilha de Martha’s Vineyard (onde mora) sem dar explicação alguma. A não ser pelo diário que ele lhe enviara um dia após o rompimento, onde havia um bilhete dele dizendo que partes do diário poderiam ser difíceis de suportar. O diário se chamava “O diário de Suzana para Nícolas”.

Katie, ao iniciar a leitura, se depara com a história de Suzana, uma jovem médica que após sofrer um infarto, decide que sua vida teria de mudar. Ela passaria a seguir a lição das cinco bolas que um amigo havia lhe contado:

Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixa cair, ela vai pular de volta. As outra quatro bolas – família, saúde, amigos e integridade- são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez.

Então, para atingir o equilibro de sua vida Suzana decide voltar para a ilha de Martha’s Vineyard, lugar onde cresceu sendo criada pelos avós e também o único lugar na sua vida onde ela realmente chamou de “lar”.
Lá ela conhece Matt Harrinson, o pintor e ‘faz tudo’ que contratara para cuidar dos pequenos defeitos que havia em sua nova casa.
Apaixonaram-se. Casaram-se.
E logo Susana ficara grávida de Nícolas, seu primeiro bebê. Dali em diante, a felicidade poderia ser resumida em apenas três palavras “Matt, Suzana e Nícolas”. Então ela decide que escreveria um diário de sua vida para seu bebê.

Nas páginas que lia do diário Katie fora conhecendo a outra vida de Matt, uma que ele nunca havia lhe contado. Sobre sua outra mulher. Sobre seu filho. Katie, agora triste e se sentindo enganada, mesmo não querendo começa a se encantar com a história dos três. Era uma história típica de contos de fadas: bela, feliz e com manifestações de amor incondicional.

E como sempre dizia Suzana nas páginas: “Não era uma sorte?” Era. A vida deles era uma sorte de tão bela.
-----------------

É... Simplesmente me encantei com o livro. Impossível não se apaixonar pela história que envolve os personagens, pelas lições e sentimentos que são transpassados das páginas para o leitor.

Não posso negar que derramei lágrimas pela história. Disse que era emocionante.
É que você fica tão próximo da história, tão acostumado e tão afeiçoado àquela família que simplesmente não vê as páginas voarem, e quando se vê terminou o livro com uma pequena dor no coração.

Não há muito o que dizer, o livro realmente tocou meu coração e acho que vai tocar o seu também. Conheçam “O diário de Suzana para Nícolas”.

Beijos,
Bia.

Jéssica R. 04/01/2012

" O Diário " James Patterson

"Imagine que a vida é um jogo, cujo objetivo é manter cinco bolas no ar. As bolas chamam-se trabalho, família, saúde, amigos e integridade. E tens de as manter todas no ar ao mesmo tempo. Mas, um dia, percebes que o trabalho é uma bola de borracha. Se a deixares cair, ela vai bater no chão e voltará para ti. As outras quatro bolas (família, Saúde amigos e integridade) são de cristal. Se deixares cair uma delas, ficará irreparavelmente rachada, lascada ou mesmo partida em pedaços. E assim que aprenderes realmente a lição da cinco bolas, terá o início do equilíbrio na tua vida"

O amor da vida de Katie termina repentinamente com ela, sem dizer ou dar uma explicação.
Matt a amava; Ela tinha praticamente certeza.
Mas ele a deixou um Diário. O diário de Suzanne para Nicholas. A mulher e o filho de Matt.
As respostas, ou quase todas, se encontravam no diário.

Varios trechos me fizeram chorar, pois nunca li um livro tão sincero e verdadeiro como este, porém esse trecho é especial:

"A música está a tocar, mas tu não estás no berço.Lembro-me da Mamãe a sair de casa para dar as suas voltas naquela manhã. Gritei-lhe: Eu amo-te; e ela soprou-me um beijo. Depois enrugou o nariz daquela forma especial que só ela sabe fazer. Tu sabes o que eu quero dizer. Tu conheces aquele olhar dela. Depois deu-me o seu "famoso piscar de olhos" e consigo visualizar tudo agora. Estou a ver Suzanne.Os seus braços estão carregados, porque ela está contigo ao colo, meu querido bebé. Queria que tu fosses o primeiro a ver as lindas fotografias emolduradas. Foi por isso que ela te levou á cidade naquela manhã do teu aniversário." - e percebi o que tinha acontecido

Um dos melhores livros que li na vida, todos que o leram acharam ma-ra-vi-lho-so.

Leandro | @obibliofilo_ 11/03/2012

É surpreendente como um livro é capaz de emocionar qualquer leitor! E mais surpreendente ainda é imaginar, como um autor que geralmente escreve suspenses policiais, consegue escrever um romance tocante, sensível e maravilhoso. Não foi fácil escrever esta resenha. Mas espero que, quem ainda não leu este livro, depois dessa resenha, tente de alguma forma lê-lo. Pois vale a pena!

"Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: 'Diário de Suzana para Nicolas'. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou."

Katie Wilkinson é uma jovem editora de Nova York e que é loucamente apaixonada por Matthew Harrison. Eles começam um relacionamento forte e quando este relacionamento completa um ano, Matt termina de uma forma repentina e justo quando Katie iria contar-lhe uma novidade. Ela está grávida. No outro dia, após o ocorrido, ela encontra um pacote, deixado por Matt, contendo uma pequena encadernação. E com uma caligrafia que ela não reconheceu, estava escrito: O diário de Suzana para Nicolas.

Ao começar a leitura do diário, é quando realmente a estória toma vida. Katie sente como uma conexão com Suzana. É como se ela pudesse entender todos os sentimentos, colocados em palavras, naquele diário. O diário foi escrito para Nicolas, filho de Matt e Suzana. Para quem não sabe, Suzana era uma médica workaholic, de 35 anos, que após sofrer um infarto, decide mudar o rumo da sua vida e se muda para a ilha de Martha's Vineyard.

Com a mudança de rotina, Suzana acabou dedicando-se a outras atividades de sua vida, como a busca pela felicidade e quem a ajuda à encontrá-la é o pintor e faz de tudo Matthew Harrison. Isso mesmo que você leu. O Matt é o sonho de toda e qualquer mulher. Ele é doce, inteligente, educado, prestativo, sedutor apaixonante etc. Eles se apaixonam perdidamente e vivem momentos lindos. Casam-se e Suzana, um tempo depois, fica grávida e dá a luz a Nicolas. Até então, eles viviam felizes. Mas a vida nem sempre é um conto de fadas. Sempre encontramos problemas. E é o que acontece com eles e a vida de todos muda completamente.

Não falarei mais para não soltar spoilers. Ambas, Katie e Suzana, amando o mesmo homem. Este livro nos mostra como o amor consegue mudar vidas e realizar sonhos. Me emocionei diversas vezes durante a leitura. E aviso logo, se você tem coração mole, como eu, prepare os lencinhos. É uma estória realmente emocionante. E que todos deveriam lê-la.

Contudo, o livro é excelente. Personagens bem construídos, enredo maravilhoso e com mensagens que realmente me fez refletir bastante. Eu amei e espero que todos que irão ler possam amá-lo também. Com toda certeza superou minhas expectativas. E espero que supere as suas também.

Recomendadíssimo!

Gabi Lima 23/09/2012

Katie Wilkinson é uma jovem editora que estava namorando com um jovem poeta, Matt Harrison, mas do nada ele terminou com ela. Katie não entendeu nada e nem teve tempo de dizer a sua novidade, que está grávida. Ela não consegue entender o porquê de ele ter feito isso, mas no dia seguinte encontra na frente da sua casa um pacote com um caderno dentro. Na capa está escrito: “O Diário de Suzana para Nicolas”.

Quando Katie começa a ler o diário, descobre que Suzana é uma médica, que após sofrer um infarto, se mudou para uma ilha na qual passava as férias com seus avós. Lá ela conheceu Matt e eles tiveram um filho, Nicolas. Agora a cada página Suzana descobre um pouco mais sobre essa pequena família e tenta entender porque Matt deu esse diário para ela.

Confira o resto da resenha em: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2012/05/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html