O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson

Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas

Rubia 11/09/2017

Inesquecível!
Quando me falaram que esse livro era um dos melhores que já tinham lido, corri atrás para conseguir comprar ele, nas livrarias não tem mais pois esgotou, fiz uma troca com minha amiga Luci (ela nem sabe o livro que perdeu, nem tinha lido) e consegui o tão falado livro..comecei de bobeira não colocando tanta fé assim, mas ao longo da história impossivel não se apaixonar pelos personagens, esse autor escreve de uma maneira tão linda que eles pareciam fazer parte do meu dia a dia..estava amando amando..chega lá por 90% do livro a bomba cai..meu Deus...não podia acreditar nisso, que tristeza..esse autor pegou pesado. Tudo que aconteceu vou levar para minha vida, como uma lição importantissima ou seja aproveitar a cada dia, não deixar para depois o que podemos fazer agora..o amanhã pode não chegar.... Recomendo mas preparem os lenços, não tem como não chorar.
Nadja 22/12/2017minha estante
Amo. Emprestei e não me devolveram!

Agnes 22/10/2016

Emocionante...triste...e revelador
Esse livro....hmm...Sem palavras...Emocionante, dramático, triste e ao mesmo tempo revelador. Eu gostei tanto da escrita desse autor que eu devorei essa preciosidade em 4 horas! Não parei um segundo...E foi difícil continuar a respirar depois dessa leitura.
A história gira em torno de 4 personagens: Katie, Matt, Suzana e Nick. Os três primeiros vivem em um triângulo ?amoroso?, mas ao mesmo tempo em que ele acontece, a história tem uma reviravolta impressionante... É impossível explicar, só lendo para saber. E no meio de toda essa confusão de decepção e abandono, temos o lindo do Nick..Um bebê muito desejado e amado por seus pais. Mamãe Suzana (mulher de Matt) resolve escrever um diário contando sobre a história dela e do papai e de como foi o seu nascimento. E Katie nesse vendaval de emoções recebe esse diário de Matt para tentar compreender o motivo do término do relacionamento:

?Ele fazia com que ela se sentisse em paz consigo mesma, ele a completava, fazia alguma coisa que era boa e certa. Ninguém a fizera se sentir daquele jeito antes. Inteira e abençoadamente em paz.
O que poderia ser melhor do que estar apaixonada por Matt?
Nada que Katie conhecesse.?

E quando ela inicia a leitura desse diário, é notório o crescimento da personagem e de como a narrativa de Suzana contando sobre sua vida, suas perdas e seus sofrimentos traz a tona sentimentos que Katie desconhecia. Ela desejava aquilo que Matt tinha com Suzana: família, amor e filhos...
Durante a leitura, muitas revelações e reviravoltas sobre o futuro desses 4 personagens mexerão com os nossos sentidos. Lições de que a vida é passageira e que precisamos viver o presente:

?Minha respiração estava ficando mais fraca e eu estava apagando, indo rumo ao nada. Ah,
Deus, pensei. Continue viva, respire, fique consciente, Suzana.
Foi quando pensei em procurar uma pedra perto de mim. Agarre-se a esta pedra, disse a mim mesma, segure firme. Acreditei que a pedra era a única coisa que me manteria presa ao chão naquele momento assustador.?

Uma história que vai tirar você do chão e refletir sobre muitas coisas...Emoções, sentimentos...O verdadeiro sentido da vida...
Taisa 22/10/2016minha estante
Me emocionou muito com esse livro tb!

thay 21/02/2013minha estante
krak muito profundo isso rs

Bruna 28/12/2012

Gostei do final do livro. Mas não gosto como a história foi contada, onde todo mundo é perfeito, vive sorrindo, nada abala a vida deles e etc. Não gosto de histórias que pretende contar a realidade e acabam fugindo completamente dela.
Rafael 01/05/2013minha estante
eu acho que a historia foi muito legal. não concordo com vc, já que as coisas no livro era perfeita porque era narrado em forma de diário. ninguém escreve de alguém que ama como um mero mortal, a tendencia é sim exaltar a perfeição. só quem um dia amou sabe.

@ARaphaDoEqualize 01/01/2012

[Resenha] O Diário de Suzana para Nicolas
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com PROIBIDA CÓPIA TOTAL OU PARCIAL.

Eu recebi o livro da editora Arqueiro, e ele veio em um lindo kit com um botton enorme e uma caixinha de lenços. Durante a leitura do livro eu consegui compreender os motivos da caixinha. É impossível voce não derramar uma lágrimazinha sequer lendo o livro. E sinceramente, se você não se emocionou, que pessoa é você?

Matt Harrison rompe seu relacionamento com a jovem Katie Wilkinson, que não consegue entender os motivos do rompimento, até por que ela o ajudou na publicação de seu livros de poesias e os dois apaixonados, bem a la 'somos feitos um para o outro'. Então, o que mudou de uma hora para outra para que ele agisse dessa maneira, abandonando - a sem qualquer explicação aparente? Porém, no dia seguinte ao término do compromisso, Matt envia para Katie uma pacote que contém um diário. O diário de Suzana para Nicolas. O diário que a sua mulher escreveu para seu filho. O diário que irá explicar tudo o que aconteceu, que conta como Suzana conheceu Matt. Que conta casos diários do amor dos pais por essa pequena criança encantadora. O diário que irá influenciar na vida do Matt e da Katie. O diário que irá revelar todos os segredos, os amores, as paixões, as dificuldades e toda a história por trás dessa pequena família. O diário que irá fazer Katie entender tudo o que aconteceu.

Nunca planejei me apaixonar por você, mas me apaixonei.

Eu nunca tinha lido nenhum livro do James Paterson, apesar de ouvir elogios regorzijantes a respeito de seu trabalho como escritor. Porém, eu pensava que a suas história seria algo mais próximo do que o Harlan Coben escreve. O que eu simplesmente posso falar que é formidável ler um livro desses. Que é encantador ler uma história tão marcante, com uma escrita tão cheia de sentimentos quanto eu duvidava que um homem fosse capaz de escrever. Mas como eu disse na minha resenha de A Promessa, eu fico surpresa quando homens conseguem expressar tão bem os sentimentos de uma mulher - parece algo tão ilógico na minha cabeça -, e o James faz isso com uma delicadeza tão profunda, com uma quantidade de detalhes pequenos mas que se tornam tão reais, que mais uma vez eu senti como se estivesse dentro da história, como em um sonho em que eu não participo diretamente, mas vejo as coisas acontecerem ao meu redor.

A Suzana escreve com tanto amor e carinho para o Nicolas que é impossível seus olhos não lacrimejarem dos pequenos acontecimentos que ocorreram que ela resgistrou, como por exemplo:

A outra coisa que sempre faz você dar risada é "uni, duni, tê". Não sei por quê. Talvez seja o som ou o ritmo das palavras. Só que, quando chegamos ao "sorvete colorê", você já está dando gargalhadas.
Página: 25

E aos poucos vamos descobrindo todos os segredos, e nos apaixonando por essa história. Confesso que foi um livro que me fez soluçar ainda mais pela dose de tristeza que ele possui. Quem for ter esse livro, precisa estar preparado para ler algo realmente bom, realmente emocionante, realmente lindo, mas com aquele toque melancólico que ultimamente tem tanto aparecido.

E apesar da Katie conhecer a vida da Suzana e do Nicolas através das palavras da mesma no diário, em momento nenhum ela passa o sentimento de raiva ou ódio. Pelo contrário, você sofre e sorri com ela nos momentos da leitura. Ela entende, por que o mesmo poderia acontecer com ela. E o James fez isso: ele criou personagens no qual você não sabe escolher um preferido.

É um livro espetacular, todas as resenhas positivas são pequenas diante do trabalho primoroso realizado pelo autor. A diagramação do livro é simples, mas isso não importa. O que importa é que você tem a oportunidade de ler algo tão especial. Apenas no final do livro algo me incomodou bastante, que foi um gesto que o Matt faz para a Katie. Na minha opinião, era algo tão singular e único que deveria ter sido mantido, não compartilhado. Desculpa, eu não quero soltar spoillers, mas está sendo dificil quando se tem que escrever sobre este livro. Minhas última palavras: leiam.
Claudia 07/02/2013minha estante
Gostei muito da estoria,o final me supreendeu muuuuito.Achei lindo.

sentilivros 24/11/2011

resenha de O Diário de Suzana para Nicolas
Não há palavras para explicar as sensações e emoções evocadas por esse livro. Não há como não se emocionar e chorar lendo-o. Não há como você não parar e pensar..."O que eu estou fazendo com minha vida? Estou dando o valor certo para as coisas?". Este livrosó pode ser entendido por quem lê-lo.
Minha resenha (apesar de não gostar desse termo, pois acho que posto mais minhas opiniões a respeito do que qualquer outra coisa...) sobre esse livro é pessoal, expressa o que senti (como em todas as outras). Mas esse livro é diferente, não sei se conseguirei fazer você lê-lo, mas vou tentar, pois vale a pena *-*
O livro entrelaça a vida de Katie, Suzana e Matt através do diário que Suzana fez para Nicolas. Katie, vai descobrir com Suzana a ver o mundo de uma forma diferente, fazendo-a repensar suas relações e posicionamentos.
"...Havia aprendido uma lição com seu ataque cardiaco quase fatal: aproveitar cada instante da vida como se fosse um presente." pg.46
Sinceramente não sei o que falar do livro. Nunca passei por situações tão tristes, mas você faz certas "comparações" com sua vida e a história. E assim que geralmente um livro me atrai,se posso ver que a história poderia acontecer de verdade, se ela tem alguma relação com que já passei ou passo no momento. E, qualquer pessoa que ama se preocupa com o outro. E este livro fala de um amor incondicional...
"...Nós é muito melhor do que eu." pg.86
Apesar da minha "introdução", o livro nada tem de auto-ajuda, apenas aborda nosso cotidiano tão bem que é impossível não refletir.
Comentei na resenha da Nanie do Nanie's World, que esse livro parecia ter um "Q" de Nicolas Sparks e é assim mesmo. Os dois autores têm a sensibilidade de captar os sentimentos e colocá-los em histórias emocionantes. Eu ainda não havia lido nada do autor e como adoro um suspense, gostaria de ter começado por esses livros dele, mas pensando bem, não me arrependo de conhecer James Patterson por esse livro...Impressionante e Comovente.
Amei!!!
"...Acho que eu não gosto muito de falar sobre coisas tristes. Agora você conhece o meu defeito. Qual a vantagem de conversar sobre tristezas do passado?" pg.76
Recomendadíssimo!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/11/o-diario-de-suzana-para-nicolas-james.html
Vanessa Meiser 26/11/2011minha estante
Fiquei chocada com este livro....bj

Kiwi 31/05/2021

Plot de tudo que você pode imaginar
Aqui você encontra plot de gravidez, de affair, de não affair, de cachorro, de casamento, triângulo amoroso...isso tudo em 5 páginas, tudo acontece muito rápido, tão rápido que não dá tempo de sentir nada, além de parecer que é uma fanfic suuuper clichê, achei que seria muito emocionante, mas não me surpreendeu em absolutamente nada, muito besta!
Eduarda.Camposano 31/05/2021minha estante
Nossa,esse livro parece ser ruim pela sua descrição...vou ler!! Ami,se você não gostou porque deu 2.5 estrelas?

rntgog 08/03/2013

Perfeito!
Apenas uma palavra para esse livro: Perfeito! Comecei a lê-lo ontem a noite e hoje devorei, cada palavra, poema, declaração de amor. Sofri por Suzana, chorei por Matt, emocionei com Katie. Amei Nicolas. Certamente sera um livro que vou levar lições pela vida inteira. Nem consigo mais descrever sobre ele sem me emocionar.

Katie, acabou de terminar seu relacionamento com o perfeito Matt, cheio de segredos ele a deixa no momento mais importante de sua vida. Arrasada ela recebe do mesmo um diário de sua esposa Suzana, que escrevera para seu pequeno filho Nicolas, impossível não se identificar com o diário, (Fico me perguntando com um homem pôde descrever tão bem os sentimentos maternos), quem é mãe sabe muito bem os sentimentos escritos por Suzana. Chorei em algumas partes, algumas lições vou levar para toda a vida, essa amigos, é muito curta, e realmente tem que ser vivida com muita sabedoria. O final é surpreendente. Leiam, comprem o livro, não irão se arrepender da leitura.
Flávia 09/03/2013minha estante
Muito bonito mesmo esse livro!

Atila Guilherme 09/04/2016

Preparem os lenços
Nesta obra, temos dois arcos que irão se cruzar nas páginas finais. Em um dos arcos, temos a independente Katie. Nossa primeira protagonista é uma mulher que passou a sua vida fugindo de romances e que sempre foi dedicada a sua vida profissional, isto é, até ela conhecer Matt. O rapaz torna-se a grande paixão da vida de Katie e os dois vivem uma linda história, até que um dia, Matt simplesmente termina com a moça e desaparece de sua vida.

Já no segundo arco, temos nossa segunda protagonista: Suzana. Como o próprio nome do livro já diz, o arco de Suzana acontece através das páginas do diário que a mulher escreve para seu filho, Nicolas. Somos apresentados a vida de Suzana e não há como não se apaixonar pela sua bondade e simplicidade. Durante as páginas do diário vemos que Suzana também se envolveu com Matt e descobrimos que o rapaz é o pai de Nicolas.

Dias depois de abandonar Katie, Matt deixa um pacote na porta de sua casa. Este pacote contém o diário que Suzana escreveu para Nicolas e um bilhete de Matt:

"Querida Katie,
Nada do que eu dissesse ou fizesse poderia chegar perto de expressar o que estou sentindo. Foi tudo culpa minha. Assumo toda a responsabilidade. Sinto muito pelo que permiti que acontecesse entre nós. Você é perfeita, maravilhosa, linda. Não foi você. Fui eu.
Talvez este diário explique as coisas melhor do que eu jamais conseguiria. Se puder, leia-o.
É sobre minha mulher, meu filho e eu.
Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar. Nunca planejei me apaixonar por você, mas me apaixonei."

Pois é, Matt. Você avisou a Katie e você avisou aos leitores. "Algumas partes serão difíceis de suportar". Meu amigo, é quase impossível suportar algumas das partes. Preciso enviar um e-mail para a Editora Arqueiro, dando a sugestão de que esse livro seja vendido junto com uma caixinha de lenços, porque o prejuízo que tive enxugando as lágrimas não está escrito no papel.

Ao iniciar o livro, você pode acabar achando Matt um sem-vergonha por ter feito o que fez com a Katie, afinal através das páginas do diário escrito por Suzana, vemos que ela e Matt possuíam um relacionamento perfeito. Mas calma, leia o livro até o final que tudo irá se explicar.

O Diário de Suzana para Nicolas é um livro incrível. Para quem não gosta muito de ler ou para quem está entrando agora no mundo literário, esse livro é perfeito. Além de curto (é possível ler o livro em um dia), a escrita é simples e envolvente. Patterson consegue nos colocar dentro do livro, sofremos junto com Suzana e Katie, além de nos apaixonarmos pelo pequeno Nicolas.

Li em alguns sites que existe uma adaptação cinematográfica para o filme feita em 2005, porém os comentários não são muito bons. Fiquei um pouco receoso de assistir ao filme e ele acabar manchando a imagem que o livro formou. Porém, prometo que mais pra frente vou criar coragem, assistir ao filme e voltar aqui para contar pra vocês o que achei.

Um outro ponto positivo deste livro, é que o autor não enrola muito nos fatos. Eu, particularmente, odeio livro que fica dando voltas e mais voltas para contar alguma coisa. Gosto de coisas diretas e intensas e essa história é exatamente assim. Ah, e não tem como não falar da capa do livro que é simples, básica e linda.

O Diário de Suzana para Nicolas me marcou. Com certeza, é um dos melhores livros que li no começo desse ano. Me surpreendi positivamente, chorei igual um bezerrão e fiquei pensativo ao terminar o livro. Gente, foi um turbilhão de emoções inexplicáveis.

site: http://otempoentrelivros.blogspot.com.br/2016/02/o-diario-de-suzana-para-nicolas-resenha.html
Alice pereira 16/04/2016minha estante
vc descreve tudo que penso desse livro .amei demais essa historia chorei litros

Carla Sol 03/07/2016

Os Recomeços da Vida!
Não dava nada por este livro, mas ele simplesmente me arrebatou, me encantou, estou apaixonada por essa incrível história de amor, onde as vidas de duas mulheres que amam um mesmo homem se entrelaçam de forma magnifica em busca de explicações! Um livro que fala sobre as difíceis circunstâncias e obstáculos que a vida nos impõe, mas ao mesmo tempo sempre nos dá uma nova oportunidade de recomeçar e nos dá uma nova chance de amar!! Ameiiii...esse livro me arrebatou emocionalmente, li em apenas 1 dia, não dava para parar! Quem não leu, leia, é simplesmente maravilhoso!!
llinelyra 30/09/2016minha estante
Aiiiim.. Eu estou querendo tanto ler esse livro. Sua resenha me deu mais um motivo para comprá-lo.

Raíssa 23/03/2013

O Diário de Suzana para Nicolas
Um livro simplesmente emocionante. Me prendeu do início ao fim. A cada virada de página uma nova emoção surgia.
Livro muito bem escrito, personagens bem construído, que te faz entrar na história. No início você não sabe bem que história está lendo, ela vai sendo contada de diversos pontos de vista ao mesmo tempo em que se tem um foco, Katie. Mas é completamente impossível não se apaixonar pela história de Suzana, Nicolas e Matt. Até o último momento o livro ainda conseguiu me surpreender.

Após um ano de relacionamento com Katie, Matt decide romper com ela. Katie fica arrasada e sem conseguir entender como o amor que parecia os unir acabou. Matt sempre fora misterioso, mas ela havia resolvido o aceitar assim, porém no momento do término inúmeras dúvidas vêm a sua cabeça.
É então que a resposta vem de forma confusa no início e bastante dolorosa. No dia seguinte, Matt deixa um pacote na porta da casa de Katie. Dentro contém um diário e na capa tem escrito as palavras que mudariam sua vida e seu amor por Matt 'Diário de Suzana para Nicolas'.
Katie começa então a descobrir a história de uma mulher, Suzana. Esta esposa de Matt. E juntamente a história deles vem a história de Nicolas, filho do casal. A cada página novas respostas e com isso novas perguntas. Como ele havia feito isso com ela? Por que ele enganava a esposa? Aquela mulher que ela deveria odiar, mas não consegue, chega a sentir admiração pela mulher que Suzana é. E nas palavras dela que ela busca as respostas para sua vida e seu amor. Realmente uma linda história de amor!

"Não, não havia apenas o diário de Suzana para Nicolas.
A imagem de Suzana lhe veio À cabeça. Katie a vira em sua casa tão singular na Beach Road, em Martha's Vineyard.
E por fim, visualizou Matt.
Pai de Nicolas.
Marido de Suzana.
E ex-namorado de Katie. (...)"
Carolini 24/04/2015minha estante
lindo esse livro amiga, saudades de você..

Carlos Patricio 29/04/2012

Fraquinho.
Minha namorada adorou. Mas eu achei fraco. Tanto o vocabulário usado, quanto a idéia da história. Não me emocionei em parte alguma.
Exagero nas partes de ressaltar, por parte de Suzana, no diário, o quanto sua vida era ótima: tornou-se repetitivo demais.
Deise 16/07/2012minha estante
...ACHEI ALGUÉM QUE TAMBÉM NÃO GOSTOU!!!!
Tbem achei muito fraquinho e forçado...em nenhum momento me emocionei...

...quase odiei o livro...mas como vejo...todos o amaram...

Giulia 27/12/2012

Prazer, me chamo Livro - www.prazermechamolivro.com
Resenha publicada no blog 'Prazer, me chamo Livro'.

Esse livro entrou com facilidade na minha lista de preferidos e tenho a ligeira impressão de que vai estar no topo por bastante tempo. E aí pela primeira vez eu fiquei empacada por não saber por onde começar, o que escrever...
Não, não havia sido apenas o diário de Suzana para Nicolas. A imagem de Suzana lhe veio à cabeça. [...] Então pensou no pequeno Nicolas aos 12 meses de idade, com olhos azuis absolutamente brilhantes. E, por fim, visualizou Matt. Pai de Nicolas. Marido de Suzana. E ex-namorado de Katie.
Pensei muito antes de colocar esse quote, porque ele é bastante revelador. Se você, assim como eu, achava que Suzana e Nicolas eram um casal, pode esquecer. Mas como isso fica bem claro na sinopse e na orelha, não fiquei com a consciência pesada. A princípio, você tem que entender o papel de cada um desses 4 personagens: Katie, Matt, Suzana e Nicolas.

O livro é intercalado entre as partes em 3ª pessoa, que contam a história de Katie, e as partes do diário, obviamente em 1ª pessoa, que contam a história de Suzana. Aqui em cima, você pode perceber, é a parte que fala sobre Katie.
Ele fazia com que ela se sentisse em paz consigo mesmo, ele a completava, fazia alguma coisa que era boa e certa. Ninguém a fizera se sentir daquele jeito antes. Inteira e abençoadamente em paz. O que poderia ser melhor do que estar apaixonada por Matt?
Katie é uma editora, mora em Nova York e é ex-namorada de Matt. O livro descreve como eles se conheceram, a paixão deles e a maneira como ela se sente após um rompimento inesperado. Katie fica confusa, sofre muito e não entende como algo tão perfeito pode desmoronar de repente. Então ela recebe um pacote com o tal diário dentro, Matt mandou para ela e simplesmente sumiu.

No início do livro você simpatiza com Katie e começa a torcer por ela, acompanhando o sofrimento e a sua tentativa de entender o que tinha acontecido. E você embarca junto com ela nas leituras do diário, conhecendo Suzana e se afeiçoando ainda mais por essa outra mulher. Confesso que fiquei sem saber pra quem torcer no meio da leitura. rs!

Suzana é uma jovem médica que precisou mudar de vida após um infarto e resolveu se mudar de Boston para uma cidade pacata, Martha's Vineyard, uma ilhazinha no estado de Massachusetts. Ela se dedicava tanto ao trabalho que não percebeu o quanto sua saúde estava fragilizada e já não podia mais negligenciar a lição das cinco bolas...
Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada, ou vai se quebrar de vez.
Quando ela se muda, descobre o amor nos braços de Matthew Harrison, um pintor de paredes, conserta-tudo de casas e escritor de poesias. Matt conquista Suzana com a beleza seu carinho e sua simplicidade. E a linda história deles dois começa.

Enquanto você vai se aprofundando no relacionamento praticamente perfeito de Matt e Suzana, ela também narra sobre sua maternidade. As emoções, os medos, as complicações... Eu não sou mãe, mas pude sentir o amor presente naquelas palavras. Não sei como Patterson conseguiu traduzir um sentimento tão feminino.

E quando você acha que Katie é um erro na vida de Matt, volta a parte em 3ª pessoa e você fica triste por ela, tentando entender tudo, querendo que ela pare de sofrer e volte pros braços do amado. A própria Katie fica estremecida com a história de Suzana...
Gostava dela. Droga, ela gostava de Suzana. Não queria, mas era o que estava acontecendo. Em circunstâncias diferentes, era provável que elas fossem amigas. Katie tinha amiga como Suzana em Nova York e também na Carolina do Norte.
Se Katie ficou assim, imagina eu?! Não sabia o que pensar. E só consegui compreender a história no final. Poderia postar inúmeros outros quotes, mas acabaria fazendo spoiler e deixando a resenha ainda maior.

A capa é singular. Durante o diário, Suzana descreve sua casa, as peculiaridades, os detalhes. E eu posso jurar que essa foto é a sua varanda.
Em relação à diagramação... letras grandes, páginas amareladas, divisão entre as partes 'Katie' e 'O Diário'. Tudo para facilitar a leitura.

É uma história que te prende e você não para de ler. E o livro é pequeno, o que torna a leitura super rápida - li em uma manhã. A lição das cinco bolas me marcou muito e eu fiquei pensando nisso por dias. Até hoje eu me pego a analisando. E a história toda também mexeu muito comigo.
Não sou de chorar em leituras, mas fiquei com os olhos marejados e lágrimas tímidas chegaram a passear pelo meu rosto.

Patterson construiu a história muito bem, revelando aos poucos e na medida certa os elementos para o nosso entendimento.
Termino com uma frase da sinopse: "É nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida". Nas palavras de Suzana, eu tirei muitas lições pra minha vida.

Recomendadíssimo!
tacya 04/01/2013minha estante
Simplesmente um dos melhores livros que ja li,poucos livros me prenderam tanto como esse,me prendeu totalmente,em um dia terminei de ler ele.
fui as lágrimas com tanto romantismo,matt é o homem dos sonhos de qualquer mulher.kkkk

Rosângela 12/05/2018

Comecei a ler e não parei até acabar, e li em algumas horas.. É envolvente, daquelas leituras que te prende até o final. Muito sensível, emocionante, que nos ensina a dar valor para as coisas que realmente importam.
“A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta.”

“Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma.”

Estante da Mila 08/07/2018minha estante
Verdade, é muito envolvente, comprei no sábado, terminei no domingo. É meu livro preferido.

Alane.Sthefany 28/02/2022

O Diário de Suzana Para Nicolas ? James Patterson
Quando Matt termina inesperadamente seu namoro com Katie (que trabalha como editora de livros), após 11 meses de um relacionamento perfeito, a deixando arrasada e inconformada, sem conseguir compreender o que dera errado. No dia seguinte, ela recebe de Matt um diário, em uma tentativa de explicar a ela seus motivos. Entretanto, as palavras que trariam sua resposta foram escritas por Suzana, esposa de Matt, para Nicolas, filho do casal, ambos completamente desconhecidos para Katie até então?

Aqui conhecemos a história de Suzana, Matt, Nicolas e Katie.

O Diário de Suzana, é escrito em sua tentativa de, futuramente, aproximar-se de seu filho, Nicolas, resolvendo registrar sua história com Matt para que Nicolas de fato conhecesse os seus pais quando crescesse.

"Esta é uma história de amor, Nicolas, minha, sua e do papai! Ela conta como
a vida pode ser boa quando se está com a pessoa certa. Fala de como é
necessário aproveitar cada instante com essa pessoa especial. Cada milésimo de
segundo." ? Suzana

A história contada através do diário só é interrompida nos momentos em que Katie tem os seus próprios sentimentos e impressões ao ler o Diário, em busca de respostas do porquê Matt a deixou.

"A mãe e o pai dela eram assim. Pessoas boas. E ela também era, pensou,
sabendo que era verdade.
Então por que Matt a havia deixado? Como ele pôde simplesmente sair da
vida dela? E o que aquele diário poderia lhe contar que de alguma forma a
fizesse compreender?
Qual era o grande segredo que aquele diário trazia? Que Matt tinha uma
mulher inteligente e maravilhosa e um filho lindo e amado e que Katie fora apenas um erro, um caso com uma mulher de Nova York? Que fora a primeira vez que ele havia dado um mau passo em seu casamento de comercial de
margarina?" ? Katie

[...]

É um livro que trás muitas reflexões, sobre a forma que vivemos nossas vidas, sobre como empregamos nosso tempo e o mais importante, com quem; fala sobre nossas perdas, a importância da família, como o bem maior do mundo e do amor incondicional dos pais para com os filhos. ???

A leitura é muito fluida. Ótimo para ler em um único dia. ?

No entanto, eu esperava mais (principalmente do final).

Quanto mais eu lia, mais fazia deduções sobre o que tinha acontecido, claramente que eu acertei, não foi como muitos disseram que seria uma descoberta inesperada, sendo "O" plot twist, eu gostei mais das partes da leitura do Diário, do que do restante da história em si.
Achei o final corrido e fraco demais. A autora não desenvolveu muito bem a história da Katie com o Matt.

A Suzana me emocionou bastante, que exemplo de mulher, esposa e mãe.
Amei demais ela e o Matt ???

Trechos Preferidos ????

Tudo estava diferente porque eu me sentia diferente.
[...]
Foi durante meu período de recuperação que um amigo me contou a história
das cinco bolas. Nunca se esqueça desta história, Nicky. Ela é muitíssimo
importante.
É o seguinte.
Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você ?ca fazendo
malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde,
amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia
finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a
deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas ? família, saúde,
amigos e integridade ? são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai
ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a
lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida.
Nicky, eu finalmente compreendi.
[...]
Havia aprendido uma lição com seu ataque cardíaco quase fatal: aproveitar cada
instante da vida como se fosse um presente.
[...]
Papai e eu nos divertimos pensando em todas as coisas boas que esperam por
você. Mas o que mais desejamos é que você ame e que seja sempre cercado de
amor. Isso é uma dádiva. Se eu puder, vou tentar ensinar você a recebê-lo.
Porque não ter amor é não ser abençoado, que é o que mais importa na vida.
"Nós" é muito melhor do que "eu".
Se você precisar de provas, basta olhar para nós.
[...]
Coisas ruins acontecem às vezes, Nicolas.
Lembre-se sempre disso, mas lembre também que é preciso seguir em frente
de alguma maneira.
[...]
Não paro de pensar que cada dia e cada momento
são incrivelmente especiais porque você está aqui, Suzana.
[...]
?Quero que você esteja sempre aí. Adoro ter você nos meus braços.
Agora tem uma coisa que eu preciso dizer. Suzana, eu te amo muito. Adoro
tudo que tem a ver com você. Sinto saudade quando ficamos longe por algumas
horas. Quando estou trabalhando, mal posso esperar para que a noite chegue e
eu possa ver você. Venho procurando por você há muito tempo, só não sabia
disso. Mas agora eu sei. Suzana, você quer se casar comigo??
Eu me afastei um pouco e olhei nos olhos lindos daquele homem maravilhoso
que eu tinha encontrado ou que talvez tivesse me encontrado. Não conseguia parar de sorrir e o calor que se espalhou dentro de mim foi uma sensação
incrível.
?Eu te amo, Matt. Também tenho estado à sua procura há muito tempo. Sim,
eu quero me casar com você.?
Nós fizemos nossos votos no dia 31 de dezembro, pouco antes da virada do
ano. Havia alguma coisa quase mágica em nos tornarmos marido e mulher na
véspera do ano-novo. Para mim, foi como se o mundo inteiro estivesse
comemorando conosco.
Há alguns anos saiu um livro chamado As pontes de Madison. Acho que parte
do motivo do enorme sucesso dele é o fato de tanta gente sentir falta de
romantismo em suas vidas. Mas um dos argumentos do livro era que as
histórias de amor duram pouco tempo ? para os personagens principais, Robert
e Francesca, apenas alguns dias.
Nicky, por favor, não acredite nisso. O amor entre duas pessoas pode durar
muito tempo quando elas amam a si mesmas e estão prontas para dar amor a
outra pessoa.
Matt e eu
nos atiramos no sofá da sala, que era grande e confortável.
?E aí, como se sente, Suzie, fazendo mais um aniversário??
Não pude deixar de sorrir.
?Sabe, a maioria das pessoas tem pavor de aniversários. Elas pensam ai, meu
Deus, estou ficando velha. Pois eu sinto o oposto. Para mim, cada dia é um presente extraordinário. Só por estar aqui. Principalmente por estar aqui com
você. Obrigada pela festa de aniversário, Matt. Eu te amo.?
[...]
Quando a música parou, Matt me beijou e disse:
?Obrigado, Suzana. Obrigado por esta noite, esta dança e, principalmente,
por este menininho. O meu mundo inteiro está bem aqui, neste quarto. Se eu
não tiver mais nada, já terei tudo.?
[...]
Você deve estar se perguntando por que estou escrevendo sobre isso. Eu
mesma pensei duas vezes antes de lhe contar essa história triste.
Mas ela fez com que eu me desse conta, mais do que nunca, de quanto somos
vulneráveis, de como viver pode ser igual a andar na corda bamba: um passo em
falso e caímos. O simples fato de ver aquela pobre mulher hoje e de me lembrar
de quanto temos sorte me deixou sem ar.
Ah, Nicky, às vezes eu gostaria de poder guardar você em um lugar seguro,como uma relíquia preciosa. Mas o que é a vida se não a vivermos? Acho que sei
bem disso.
Lembro-me de um ditado que minha avó costumava usar: um hoje vale dois
amanhãs.
[...]
Estava frio, mas agasalhei você bem e fomos fazer um piquenique na praia
Bend in the Road para comemorar o aniversário de 37 anos do papai. Minha
nossa, como ele está velho!
Fizemos anjos e castelos na areia e escrevemos seu nome em letras gigantes que as ondas vieram apagar. Então nós o escrevemos de novo, onde a água não
pudesse alcançá-lo
[...]
É assim que abençoam o mundo
minha esposa e meu filho.
Com eles o pouco vira muito.
Por eles eu vivo.
[...]
?Vamos fazer um acordo, está bem, menininho? Todas as vezes que eu fazer você sorrir, teremos mais um ano juntos. Um ano inteiro para cada sorriso. Isso se chama pensamento mágico, Nicky. Só pelo que você sorriu no passeio de
hoje, já temos pelo menos uma dúzia a mais de anos juntos. Nesse ritmo, vou
chegar aos 136 anos.?
Comecei a rir do meu próprio senso de humor maluco.
De repente você abriu o maior sorriso que eu já vi. E isso me fez rir tanto que
só olhei para trás e sussurrei: ?Nicolas, Suzana e Matt: para sempre um.?
Essa é a minha oração.
???
[...]
Mas fui alertada: não se vive para sempre. Aproveite cada momento.
Adoro ver você
crescer, mas ao mesmo tempo não gosto de sentir que este período passa tão
rápido. É difícil explicar. Não sei como dizer. Mas há algo de muito precioso em se observar um filho dia após dia. Quero me agarrar a cada momento, cada
sorriso, cada abraço e beijo. Imagino que isso tenha a ver com amar que você
precise de mim e ter necessidade de lhe dar meu amor.
Quero reviver isso tudo de novo e de novo.
Cada um dos instantes que se passaram desde que você nasceu.
[...]
A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A
gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta.
[...]
?Acorde, linda. Eu amo você ainda mais hoje do que amava ontem.?
É assim que Matt me acorda todas as manhãs desde que voltei do hospital.
Mesmo que eu ainda esteja com sono, não me importo de ser despertada
quando é por sua voz tranquila me dizendo essas palavras doces.
[...]
Amanhã você faz 1 ano! Não é o máximo? Puxa!
O que eu posso dizer além de que é uma bênção acompanhar seu
crescimento, ver seu primeiro dente nascer, estar por perto enquanto você
começa a andar, a ensaiar as primeiras palavras, a construir pedaços de frases e
desenvolver sua personalidade?
[...]
Matthew e eu nos abraçamos enquanto olhávamos você dormir ? o que é um
dos maiores prazeres do mundo. Não perca a chance de velar o sono de seus
filhos.
[...]
Ah, Nick, como eu gostaria de poder voltar o tempo até a semana passada, ou
o mês passado, ou o ano passado. Pensar num amanhã é quase insuportável
para mim. Como eu queria que tivesse havido um final feliz. Queria poder dizer
só mais uma vez: Não é uma sorte?
Eu me sinto
desorientado. Há um vazio dentro de mim e às vezes parece que eu poderia me
desfazer como uma folha de seda e ser levado pelo vento. Outras vezes, é como
se houvesse uma coluna de pedra dentro do meu peito.
Antes eu não conseguia chorar, mas agora choro o tempo todo. Fico
pensando que minhas lágrimas vão secar, mas não secam. Eu costumava achar que homem não chora, mas agora sei que isso não é verdade.
Um sorriso seu vale o
mundo inteiro para mim.
[...]
Os barcos tão esperados chegam vazios ou afundam nas profundezas.
E os olhos primeiro perdem as lágrimas
e depois o sono.
família, saúde,
amigos, integridade ? as preciosas bolas de vidro.
Não é uma sorte?
Japa.shimenezes 09/11/2023minha estante
Como que lê nesse aplicativo?