Ferreiro do Bosque Maior

Ferreiro do Bosque Maior J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

Wendy 11/02/2023

"(...) a estrela de prata era de fato uma estrela-fada."
Uma boa leitura sobre o mundo humano e a Terra-Fada.

Uma narrativa que fala sobre ciclos, e os valores de se receber algo benéfico e passar adiante, sobre a tradição do Mestre-Cuca e seus aprendizes, celebradas de tantos em tantos anos, bem como o Ferreiro e sua arte de aperfeiçoamento, e por último, mas não menos importante Alf, que por muito tempo era conhecido como Novato, me surpreendeu sobre quem era ele de fato na história.

Um conto regado de magia, fascínio, encantos, mistérios e os cuidados que um humano deve ter ao entrar na Terra-Fada, com suas maravilhas, mas também com perigos iminentes.

Uma edição completa sobre as etapas dessa que foi a última obra escrita e publicada em vida por Tolkien.

"Por isso era grato, pois logo se tornou sábio e compreendeu que as maravilhas da Terra-Fada não podem ser alcançadas sem risco e que muitos Males não podem ser desafiados sem armas cujo poder é grande demais para um mortal empunhá-las."

Jose0304 07/02/2023

A estrela na testa
Considero um livro com vocabulário e narrativa simples. Claro é um livro mais infantil mais achou que ele não perde sua graça. Essa mesma característica faz ele ser agradável para ler e passar um bom tempo de leitura e ficar imerso em um mundo de fantasias e magia.

Eduarda 07/02/2023

os desenhos são LINDOS
livro bem levinho, cura pra ressaca literária. se ler criticamente consegue absorver muita coisa. mas de qualquer forma é uma leitura muito gostosinha.

Cindy 04/02/2023

Ferreiro do Bosque Maior
Um conto legal e rapidinho de ler. Não tem nada muito mirabolante, apenas uma história lindinha com confeiteiros e elfos

Lobinha Sincera 01/02/2023

História para crianças, Tolkien sempre com suas palavras encantadoras, um conto simples mas com muito a contar

Fernando.Araujo 31/01/2023

Uma história sobre valor
A qualidade da escrita do Tolkien é uma das coisas que sempre me encanta nos seus textos. O desenrolar da história é feito de um modo primoroso juntando os pedaços da história e criando o caminho como se fosse uma rua sendo pavimentada. E ao final dela descobre-se que não há um final, apenas um fechamento de um ciclo. Uma das coisas mais interessantes desse conto é a capacidade de ceder aquilo que lhe trouxe coisas boas, ou apenas, passar adiante para que outras pessoas também tenham acesso àquilo. Esse valor é muito importante para nós entendermos o que temos agora e o que temos de soltar a mão. Acho uma leitura muito apropriada para todas as idades e vale a pena lê-lo.

Estefany32 30/01/2023

É um livro sobre ciclos e escolhas, mostra que em certos momentos da vida devemos deixar coisas de lado ou passá-las adiante, por mais doloroso que isto possa ser.
A história possui a riqueza característica do Tolkien e com certeza merece ser lida e apreciada.
A edição em si é bonita, com várias ilustrações que deixam a história ainda mais mágica.

Iluvcaua 27/01/2023

Fronte-estrelada
Foi uma leitura simples, rápida e bastante agradável.
Adorei todas as pequenas experiência que o Ferreiro teve, a pequena amizade com o rei, a forma que ele lidou com a perda e a estrela. Me senti leve depois de ter lido esse livreto, é como se tivesse sido para recarregar as energias para um outro livro. Recomendo muito, mas não espere algo com uma história incrível, espere apenas uma história para ler antes de dormir.
P.K 27/01/2023minha estante
Fofo

Luís 25/01/2023

Uma boa leitura leve
Essa é uma das leituras que pode entrar na lógica medieval tolkieana. Uma história curta, simples e com algumas camadas de leitura. Boa história e o restante do livro possui diversas anotações sobre a obra e autor. Apesar de não ser uma das melhores histórias, e nem pretende ser, é uma obra que todo tolkieano deve ler.

Tora 21/01/2023

Expectativa não alcançada
Criei muita expectativa por ser um livro do Tolkien, mas não era o que eu imaginava por ter lido a sinopse... É uma história curta e cheia de pontas abertas, eu não entendi muito bem do porquê dessa história pra ser sincera kk o lado bom é que paguei 10 reais só.

Betina.Barreto 20/01/2023

É um livro até que legal, mais não é tãããão incrível, com certeza lerei outras vezes, é bem fofo mais acho que criei muita espectativa por ser um livro do Tolkien

Hanny 19/01/2023

?Mas algumas coisas ele não esquecia, e permaneciam em sua mente como maravilhas e mistérios que ele frequentemente recordava.? ?

Maria 19/01/2023

Uma estrelinha na testa
É um ótimo livro para quando se procura uma leitura rápida e curta. A história do Ferreiro é bem contextualizada, porém contém certas informações soltas e às vezes parecem aleatórias e paralelas com a situação.

Acabei me perdendo diversas vezes na leitura e não me prendeu tanto, mas pelo menos o livro é cheio de ilustrações fofinhas.

Maria Júlia 17/01/2023

Leitura bem agradável, é curtinho e ideal pra ler antes de dormir. O livro traz o universo fantástico do Tolkien, mas sem grandes explicações - inclusive, o livro não tem taaantas descrições dos lugares a ponto de cansar. Deve ser bem bacana ler pra crianças.

Carina 16/01/2023

? estrela! ?
É um conto fácil de ler com uma ambientação bem Tolken, muito fofo.
Poréeeeeem, confesso que a história não me pegou muito não.