O Pássaro

O Pássaro Samanta Holtz

Resenhas - O Pássaro

Elves com 2 E 09/06/2013

Lindo e angustiante !!
Tive que ler uns dois livros pra passar a maldita angustia que esse livro me causou...Calma! O livro é maravilhoso, mas ele é daqueles livros que te envolvem de forma suuuurpreendente e no final de tudo o final não é o que esperamos e a nossa vontade é de entrar na história e mudar tudo.
PS : É o segundo livro que leio nesse ano que me deixa desse jeito, sendo o primeiro os 13 Porquês , haja coração!
Enfim, o negocio aqui não é bem um resenha, porque se eu fizer eu conto a história toda, nos mínimos detalhes, e eu não quero sofrer um atentado por ter estragado a surpresa de quem ainda quer ler. Olha tenho meus autores brasileiros preferidos, ou melhor autoras, entre elas Lycia Barros e Tânia Gonzales, mas tenho que confessar que até então O Pássaro é o livro nacional mais bem escrito que eu já li até então #Thebest . Personagens bem construídos, história coerente, um casalzinho de protagonista de não se colocar defeito. Reviravoltas constantes, personagens secundários com histórias próprias. E o final geeeeeente, que final é esse ? #Valeime...Mas quando comecei a ler o livro e vi a época que a história se passava, já imaginava um final parecido. E olha eu já estragando o final #ARgh! Tá Chega ! Enfim Samanta estreou com chave de ouro, mas vou aguardar o próximo livro pra ver se ela entra na lista de autores favoritos......Sabe de uma coisa eu acho que já É !!!
Samanta 10/06/2013minha estante
Uauuu!!!

Elves, que depoimento mais lindo a respeito do meu livro... Obrigada!!! Fiquei sem palavras aqui :)

Muito feliz em saber que sou "candidata a favorita" (rs)... e que o meu livro foi "o nacional mais bem escrito até então" ;)

Obrigada!! Mesmo!

Um beijo!

Kenia 03/05/2013

O Pássaro é um romance de época que se passa na Europa do século XIII. Não temos um país específico onde se passa a trama, mas temos uma ideia da propriedade em que ocorre a narrativa, a personagem principal, Caroline Mondevieu é filha de um Barão influente e super temido, Enézio Mondevieu, que possui uma extensa propriedade de terra com um castelo, palco de ilustres visitas da sociedade e da realeza.
Nessa propriedade moram uma família que vive de aparências para a sociedade: Enézio e sua esposa Antonelle, uma mulher totalmente submissa a seu marido e suas duas filhas, Elisabeth e Caroline.
Acompanhamos então Caroline, que é uma mulher à frente do seu tempo que sonha com o dia em que possa seguir seu próprio caminho, sem ter que seguir as convenções que a sociedade impunha.
Porém, era a época de casamentos arranjados e Enézio planejara o casamento de Caroline com Filip de La Friét, filho de um Duque amigo da família há gerações. Acontece que a moça só nutria o sentimento de amizade pelo rapaz e acreditava que ninguém deveria se casar por interesse.
Só que o rapaz, amigo de Caroline desde quando os dois eram crianças, realmente a amava, e seria uma honra tê-la como esposa. Diante de uma situação como essa e em parte para confrontar o Barão, Caroline precisava fazer algo a respeito.
Paralelo a isso, Caroline conhece Bernardo, um atraente e destemido domador de cavalos. A princípio, os dois não se deram muito bem. Tudo que o rapaz dizia parecia irritar a jovem, mas foi necessário deixar essa rixa de lado porque ambos perceberam que tinham um objetivo em comum. Então, traçaram um plano arriscado que vai levá-los a uma jornada de muita aventura, situações de perigo e de amadurecimento para ambos. Além de um sentimento muito forte que vai crescer entre os dois. O que eles não sabem é que suas vidas estão entrelaçadas desde o nascimento e que segredos virão à tona e que podem acabar com os sonhos que ambos veem planejando.
O que me encantou nas 400 páginas desse romance foi a escrita tão instigante e leve de Samanta. Ela nos conduz capítulo a capítulo a mais e mais surpresas e não é de forma cansativa!
O final dessa trama é surpreendente e foi o que mais me chamou atenção, digo de forma positiva! Acredito que por mais que desejamos um final feliz, as tragédias e infortúnios só nos leva a reflexão de que houve um porque de tal sacrifício. E nessa trama teve um porque que eu super entendi e me emocionei! Acompanhamos personagens lutando pela felicidade em uma época em que a possibilidade não era para todos. O poder e o dinheiro era algo que comandava. Mas mesmo com essas limitações, surgia mulheres com personalidade forte e determinação na vida pra fazer a diferença e é isso que acompanhamos nesse livro. No início Caroline é uma moça imatura e rebelde, mas ao passar por várias situações novas em sua vida, ela vai amadurecendo e se torna uma referência de mulher.
É bacana ler um livro que se remete a séculos atrás e se transportar para aquela realidade, de imposições, censura, submissão além de amores proibidos repletos de aventuras. Tudo isso e mais um pouco se encontra nesse livro nacional que eu super indico aos apaixonados por romance de época. Se preparem para se surpreender e se apaixonar!
Samanta 06/05/2013minha estante
Querida Kenia!

Muito obrigada por suas lindas palavras sobre o meu livro e por dividir sua opinião com os leitores aqui do Skoob :)

Um beijo enorme!

Rafa 21/04/2013

Resenha O Pássaro
Blog: http://slothreaders.blogspot.com.br/

O Pássaro

Samanta Holtz

Status, riqueza e um ótimo partido para casar. É o que toda garota quer na época de Caroline Mondevieu. Mas seus sonhos, todavia, vão além disso. Caroline quer ser dona de seu próprio destino. Sua vida muda ao encontrar Bernardo, um domador de cavalos, que por mais que não se entendam os dois tem algo em comum, que é a busca da liberdade. Terão de se arriscar e se unir para conquistar aquilo que eles tanto desejam.

Emocionante, maravilhoso, incrível. Muitos adjetivos podem descrever este livro, mas nenhum vai chegar perto do que estou sentindo agora. Terminei o livro ontem durante a noite, dormi pensando nessa resenha. As vezes expressar o que sentimos através de palavras não é fácil, mas vou tentar.
Primeiro tópico, a obra é de uma escritora brasileira. Sempre existiu e acredito que sempre existirá certo preconceito com nossos escritos - posso dizer que eu já fui muito preconceituosa - ainda bem que não sou mais. Comecei minha paixão por literatura nacional quando li "Anjo Negro" de Nelson Rodrigues , clássicos sempre me chamaram a atenção, mesmo que no início a compreensão desses livros fosse difícil. Passei a ler outros livros, que amigos meus indicassem ou que o título e chamasse a atenção. Até que um dia vi uma resenha sobre "O Pássaro", era só elogios, fiquei curiosa, mas mesmo assim não o li. Quando soube que era uma escritora brasileira senti mais vontade de ler, então comprei ele.
Pode-se dizer que está obra é superior a muitas obras internacionais. A narrativa é leve e nada cansativa, devorei o livro do início ao fim.

"Enquanto subia os degraus de mármore, parou no patamar em frente a porta, reparando numa alta gaiola dourada, onde um belo pássaro branco era mantido. Ela o admirou demoradamente."

Liberdade. O que seria liberdade para você? Temos nossas crenças e ideologias. Cada individuo tem sua concepção do que é a liberdade. Estudamos em filosofia que Platão dizia estarmos todos presos em nossa próprias fantasias, vivendo em nosso imaginário, que só encontraríamos nossa realidade quando fossemos libertados dessas correntes.

A liberdade que Caroline busca, é a de escolha. Seu pai é um poderoso barão que controla a vida de sua mulher e filhas, um outro assunto muito tocado no livro, o controle do homem sobre a vida das mulheres.
No século XIII as convenções eram totalmente diferentes da que vivemos hoje. Mulheres eram vistas apenas como procriadoras, deviam ficar caladas, algo que Caroline questionava muito.
Então com seu senso de busca por respostas e seu desejo de liberdade, ela se junta a Bernardo. Os dois são de mundos completamente diferentes, o que vai gerar muitas brigas, que a escritora acrescentou leves toques que humor. Obviamente vocês conhecem o ditado "os opostos se atraem" e é bem o que ocorre. Um amor nasce entre eles, entretanto para nossa infelicidade a coisa não é tão fácil assim. Muitos segredos são guardados. Segredos que talvez levem os dois jovens a se separar.

"Sob a aclamação de toda a comunidade, ele a beijou. Caroline sentiu um choque, de início, que foi gradativamente substituído por uma agradável sensação de conforto."

Coisas surpreendentes ocorrem no decorrer da história. Quando você pensa que está tudo bem, ocorre algo, o que me fascinou. Amor, mistério e ensinamentos envolvem o livro até sua ultima página. Deixando seus pensamentos ligados a ele, por um bom tempo. Teve momentos que senti vontade de bater em alguns personagens e até mesmo na escritora, mas tudo passageiro. Esse livro me fez chorar, rir, sentir raiva e muitos outros sentimentos aglomerados. É sublime.

O livro foi publicado no ano de 2012 pela editora Novo século.
Terminado essa resenha, lhes deixo uma questão:
Até onde você iria para conquistar liberdade?
Samanta 24/04/2013minha estante
Olá, Rafa!!

Obrigada pela linda resenha que você escreveu sobre meu livro :)

Fico muito feliz que "O Pássaro" tenha sido uma leitura tão agradável!!!

Um grande beijo,
Samanta Holtz

Joice Lourenço 18/04/2013

A história...

A história começa contando da infância da personagem.
Mas tudo isso tem algo valioso para o entendimento ainda maior para o que irá vir a seguir.

Vivendo em uma época em que casamentos eram armados pelos pais
e a obediência era severa, Caroline anseia por liberdade.
Se o seu pai não fosse tão rude e insensível talvez não ficasse assim.
...Mas tudo em sua volta a deixava sufocada.
Entretanto, tinha a sua irmã e sua mãe em que poderia pelo menos sorrir um pouco.

Caroline é pega de surpresa quando seu pai revela sobre seu casamento.
Apesar de ser com um amigo muito querido e estimado, sua mente só volta
para uma direção: Liberdade.

Então, quando conhece Bernardo, as coisas começam a mudar.
Apesar de viverem discutindo feito cão e gato, há algo ainda maior dentro deles.

O que achei...

Poderiam continuar a escrevendo mais.... Entretanto, vou parando por ai.
Por que? Você deve estar me perguntando.

Simplesmente por que o livro é surpreendente.
Tudo isso que escrevi não é nada se comparado ao resto da história.
Não tenho palavras que possam descrever como fiquei de boca aberta a cada
nova cena, a cada nova emoção, a cada segredo revelado.

Capa
Ótima! A cara do livro

Conclusão

A autora escreve em terceira pessoas, e de uma forma maravilhosa.
Se você gosta do famoso Nikolas Spaks. Então leia esse livro, que irá se surpreender
ainda mais, com a história, e a capacidade dessa querida escritora de nos absorver para dentro da história.

www.oreinodebetra.blogspot.com.br
Samanta 24/04/2013minha estante
Querida Joice!!

Obrigada pelas lindas palavras sobre "O Pássaro"!!
Fico muito feliz que tenha gostado da leitura e que tenham lhe faltado palavras para descrevê-lo :)))

Um beijo!

Marcia Lopes 13/04/2013

O Pássaro é uma história triste, trágica, emocionante e inesquecível. Caroline ficará para sempre na minha memória. Com ela eu aprendi que mesmo que as condições sejam contrárias a tudo que você pensa ou sente, não existem amarras para a realização de um sonho, cujo o sentimento de querer está enraizado no fundo da alma, sempre faremos escolhas que nos levem a concretizá-lo, basta ter ousadia, obstinação e coragem para arcar com as consequências que nem sempre é o que esperamos. E é também uma linda estória de amor que foge aos padrões comuns de " casaram e viveram felizes para sempre".

A história se passa no século XIII época em que os filhos obedeciam o pai, e a mulher ao pai e ao marido. E é nesse contexto que nasce Caroline, filha mais nova do poderoso e intolerante Barão de Montevieu e de Antonelle, uma mulher calada e submissa assim como sua irmã Elizabeth, ambas não contestavam de forma alguma as decisões e atitudes de Enézio (o Barão).

Bernado e Caroline se conheceram ainda criança, ela totalmente inocente e ele já amadurecido pelo sofrimento e com ressentimento lhe abre os olhos para a realidade social em que vivem. A partir desse dia a vida de Caroline passou a ter outro destino.
Cresceu ressentida com o pai e coberta de perguntas sem respostas, descobrira até que a igreja compactuava com toda a situação pela omissão da verdade.
Para desgosto de Caroline seu pai lhe arranjara um marido e embora a escolha fosse seu muito querido amigo Filip, não era o que ela queria para o futuro, uma vida convencional, ela queria ser livre para decidir como viver e ela amava a vida!

O seu reencontro com Bernado só lhe trouxe mais inquietações, embora ele a irritasse por tratá-la com ironia, acabou descobrindo que tinham sonhos parecidos, ela tinha dinheiro e posição para levar uma vida confortável e segura, mas não tinha a liberdade de escolhas, ele era livre pra fazer o que quisesse , mas não tinha dinheiro e posição. E em meio a vários acontecimentos e movida pela história de sua bisavó, uma mulher que largara tudo e saira ao encontro de seu grande amor, Antonieta nunca fora encontrada tornara-se uma lenda na região,decidida a ousar como sua bisavó , Caroline convence Bernado a ajudá-la fugir

Durante a fuga nasce o amor entre eles e foi no acampamento cigano, sob a proteção da líder mãe Nuha, que Caroline resolve seus conflitos interiores e recebe o nome cigano de Daeyah. O pássaro. Eles passam um tempo por ali e sentem que tem uma força quase sobrenatural que os impelem a caminhar juntos, mas é claro que foram encontrados!
No regresso , segredos são revelados, mistérios são solucionados, correntes são quebradas e a liberdade enfim, conquistada.

Essa é uma frase de um trecho que Caroline conversa com uma menina cigana, eu gostei muito.
"Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para felicidade."

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-o-passaro-samanta-holtz/
Samanta 16/04/2013minha estante
Querida, obrigada pela linda resenha!!!!!!!!!

Um beijo,
Samanta!

cotonho72 07/04/2013

Uma grata supresa!!! Excelente!
Nesse belíssimo livro, vamos viver uma época onde os Barões dominavam e a sociedade era marcada por servos e senhores, época conhecida pelo sistema feudal, o ano é 1227; assim acompanhamos a história de Caroline Mondevieu, uma criança de sete anos de idade,que tem não só uma aparência bem diferente da irmã mais velha, Elizabeth, como também a sua personalidade, bem mais ousada e astuta. Seu pai, um poderoso Barão, Enézio Mondevieu, um homem que não é nada piedoso com os seus servos e nem amoroso com os suas filhas e sua mãe, Antonelle, é totalmente submissa e sofre muito calada, pois seu marido só pensa em dinheiro, poder e status.
Caroline desde pequena já questionara os costumes impostos naquela época, no entanto tudo ficou mais claro depois de um encontro com o filho de um dos empregados da fazenda, mas o que mais marcou sua infância foi um enorme surra que levou por questionar na frente de uma visita ilustre os costumes do pai; esse episódio o atormentou e dez anos mais tarde veio acontecer novamente.
Mas agora jovem e com personalidade formada, estava determinada a ser livre daqueles costumes inpostos não somente pela sociedade, mas também pelo seu impiedoso pai, que depois de casar sua irmã Elisabeth, agora queria arrumar um casamento com seu amigo de infãncia Filip, filho do Duque La Friet, o qual foi anunciado durante a festa de casamento da irmã, só que por mais que ela nutra um sentimento bonito por ele, gostaria de ter o direito de escolher o seu próprio esposo ou melhor seu próprio futuro. Assim um revolta toma conta dela e maldizendo palavras em frente ao setor de equinos, acabou conhendo Bernardo, filho mais novo de Gerson do domador de cavalos do seu pai, um rapaz com um gênio semelhante ao dela e que também está em busca da tão sonhada liberdade.
O que eles não imaginavam é que aquele encontro iria mudar o rumo de as suas vidas para sempre, assim juntos traçam um plano arriscado e aldacioso que os levará a lugares e pessoas desconhecidas e temidas por muitos, mas que os ajudarão a fortalecer a amizade e os segredos do coração de ambos; mas essa aventura arriscada irá revelar também segredos até então desconhecidos de seus antepassados.
A autora Samanta Holtz, consegue nos envolver de uma tal maneira nesse romance que não conseguimos parar de ler, uma história cheia de drama, suspense e muitos mistérios, com personagens cativantes e também temidos e misteriosos, um livro inesquecível que recomendo a todos.

Samanta 08/04/2013minha estante
Querido!!

Fico muito feliz com suas palavras, e em saber que "O Pássaro" foi uma leitura tão gostosa :)

Um beijo enorme!

@ARaphaDoEqualize 19/03/2013

[RESENHA] O Pássaro
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com.br/ PROIBIDA COPIA TOTAL OU PARCIAL

Em outubro/2011 eu escrevi aqui no Equalize as minhas primeiras impressões a respeito do livro O Pássaro. Na época, eu tinha acabado de conhecer a Sammy através do Skoob e por causa ainda de compartilharmos a mesma profissão, acabamos nos aproximando. Claro, teve muito mais do que isso, porque a autora é um ser muito querido, simples, humilde e com um coração enorme. E a Sammy acabou passando isso para suas palavras, refletindo no seu livro de estreia e trazendo uma história que me surpreendeu e que apesar dos dois capítulos iniciais que eu li há tanto tempo, foi uma surpresa concluir e descobrir tudo que a sua mente astuta imaginou para finalizar a história da Carol.

Enézio é um respeitadísssimo Barão, casado com Antonelle e pai de Elizabeth e Caroline. Carol será a protagonista da nossa história, lutando contra as regras rígidas de seu pai, contra o destino que está sendo traçado pelo mesmo para ela, contra as injustiças e lutará, principalmente, em busca da liberdade que sempre desejou. Em ser feliz fazendo o que desejasse, indo onde tivesse vontade, vestindo - se e portando como quisesse. Mas, como alcançar isso quando se tem o barão como pai, o homem que pensa que as mulheres são meros enfeites? Bernardo é o domador de cavalos que sempre a azucrinou. Mesmo sabendo das diferenças sociais, ambos acabam se apaixonando, e esquecendo disso, vivem em busca de um objetivo em comum, descobrindo o amor e lutando contra essa paixão arrebatadora. E não apenas contra ela, mas também contra as dificuldades que aparecerão. Com um toque de magia, você se envolve e devora o livro em algumas horas, mas contando as páginas e pedindo internamente que 'por favor, não acabe agora'.

É um livro surpreendente, em primeiro lugar. Quando eu comecei a ler não esperava tantas reviravoltas nem que a autora trouxesse a cultura cigana para dentro do contexto. Eu já estava apaixonada - é um romace histórico -, mas os elementos que são poucos utilizados na literatura em geral sempre me atrai e aqui não foi diferente. Eu particularmente adoro esse tipo literário (mas infelizmente são poucos os que têm), sou encantada com as vestimentas, o modo de viver, os tratamentos, como as famílias eram constituídas e a importância a determinados valores. Apesar de achar completamente ilógico (e odiar, na maioria das vezes) adoro ver como é retratado o modo como as mulheres deveriam agir: a submissão explícita para com o marido, a pressão para se ter um filho homem, a beleza e delicadeza que se era esperada das mulheres, a dedicação total e completa para a família. E tem todo esse balanceamento de fatores como riqueza/pobreza, patrões/empregados, segredos/mentiras, amores/impossíveis que me intriga e indigna... e encanta.

- Sim. Mas você se enganou. Meu nome não é Milady, é Caroline! – replicou, risonha.

- Meu pai me ensinou como tratar corretamente uma garota de posses. – dizia o garoto, numa formalidade que soava quase cômica em sua voz indefinida de quase-rapaz – Não recebem o mesmo tratamento que outras meninas. E a senhorita certamente é uma delas.

- Oras, se meu pai nunca me chamou assim, você também não precisa! Basta me chamar de
Caroline...

- Acontece que nós somos diferentes.

- Diferentes? Óbvio que não! – agora, ela ria com vontade – Você é igualzinho a mim! Só tem a pele um pouco mais escura, mas deve ser porque fica muito tempo debaixo do sol, como as jardineiras...

- Se somos iguais, Milady, então me diga: qual o tamanho da sua casa?

- Minha casa? É aquela ali. – apontou para o castelo, animada.

- Pois a minha casa é aquela.

Seguindo o olhar dele, ela viu o velho casebre de madeira ao qual ele se referia. Seu coração ficou apertado, como ela nunca sentiu antes.

- Lá, eu moro com meu pai e meu irmão mais velho. – ele explicou, com os olhos marejados.

O sucesso de O Pássaro se deve a forma delicada da escrita da autora, do tema, do reconhecimento com a personagem principal e com a descoberta de como a vida pode ser injusta, como as pessoas interferem nas nossas escolhas e mudam nossos destinos e principalmente, como tentamos de todas as formas encontrar a liberdade em nossas vidas, em vários estágios diferentes e para situações distintas. A Caroline lutou, desobedeceu, brigou e lutou por aquilo que ela acreditava ser verdade. Se ela consegue tudo? Ah, como eu gostaria de poder responder essa questão para vocês, queridos leitores.

Tem cenas levemente engraçadas e altamente triste. Mas não é aquele triste para você querer abandonar o livro. É triste pela situação em que se encontra. Eu recomendo o livro porque foi uma história linda... mágica, envolvente. Quando eu terminei , apenas tentei me colocar no lugar da Caroline e fico pensando que eu seria completamente igual a ela. Se a minha liberdade é algo que eu prezo agora fico imaginando como serei a minha vontade de viver como eu desejo na época da Caroline. Algo que eu destaco: ela era apenas uma garota de 17 anos descobrindo a vida, mas nem por isso ela era fraca como muitos pensavam. Autoras que escrevem livros com personagens principais femininas fortes, corajosas e determinadas já garantem o meu respeito e juntando com o conjunto inteiro? Pronto, tem o meu coração.

Sammy, queria dizer que meu coração literário é seu.
Samanta 19/03/2013minha estante
Querida Rapha!!

Já deixei um comentário na resenha em seu blog, porém deixarei aqui também meu agradecimento pelas lindas palavras em relação a "O Pássaro"!!! Fico muito feliz que tenha gostado!

E saiba que, em meu coração de escritora, também tem um cantinho todo especial para você!!! ^^

Um grande beijo,
Sam

Jéssica R. 14/03/2013

"Europa, século XIII. Época dos vestidos pomposos, das charretes elegantes e das extensas propriedades de terra com seus castelos, onde perambulavam serviçais, condes, duques, barões e segredos"

Acredito que não somos nós quem decidimos os livros que vamos ler, pelo contrário são eles quem nos encontra e nos agarra e não solta nunca mais. Foi assim com O Pássaro, passei semanas olhando pra ele na estante até que ele gritou “- Eiii! Leia-me”, é foi praticamente assim :D

Adorei a forma como a Samanta mostra as relações sociais do século 18, o comportamento dos pais com os filhos, o casamento, o papel que a mulher desempenhava nessa sociedade desde criança tendo que estar sempre bela além de ser esposa submissa, a relação pobreza x riqueza e senhor x vassalo. Mas sempre tem algum personagem que vai contra esses padrões e é com um pensamento fora do padrão para época que conhecemos Caroline Mondevieu, uma garota que queria ser livre, voar como os pássaros, ir onde o coração desejasse, mas ser filha do Enézio Mondevieu não lhe proporcionava a tão desejada liberdade.

Bernardo um jovem domador de cavalo e vassalo do Barão Mondevieu, pai de Caroline, é aquele tipo de cowboy mal-educado e grosseirão, mas depois de descobrir seu amor por Caroline passamos a enxergar um Bernardo amoroso, cuidadoso e muito carismático. Mesmo vivendo vidas tão diferentes possuem um sonho em comum que os levará a viver uma aventura e descobrir uma paixão arrebatadora capaz de enfrentar muitas dificuldades.

O personagem que mais me encantou foi Caroline por ser corajosa, forte, sonhadora e principalmente determinada, algumas vezes achava seu comportamento muito infantil então me lembrava que ela tinha apenas 17 anos e exatamente por isso ela me surpreendeu em vários momentos. Teve duas outras personagens que na verdade foi uma alegria imensa quando elas começaram a tomar as rédeas da própria vida, mãe e irmã de Caroline, Antonelle mesmo debaixo de tanta humilhação existia uma mulher forte que praticamente sozinha sustentou um segredo por muitos anos. E Elizabeth que após sofrer nas mãos do pai decidiu que não seria assim em seu casamento e resolveu assim como a mãe fazer exatamente aquilo que desejava, assim acabou por encontrar sua verdadeira felicidade. E o que dizer dos ciganos? Sim, nessa história também tem ciganos,dança, música, beleza e magia.

Bem, só tenho a dizer que amei, amei, amei esse livro, é um romance delicado, maravilhoso e inesquecível, é impossível não sentir vontade de começar tudo novamente quando terminamos a última página. É uma leitura que leva o leitor a sentir raiva, tristeza, alegria, enfim uma mistura de sentimentos que é difícil descrever. Tem um final surpreendente. E que final!!! Cheio de reviravoltas deliciosas, confesso que desejei outro final, mas depois entendi toda a riqueza da história contada por Samanta Holtz.

Samanta 16/03/2013minha estante
Querida Jéssica!

Muito obrigada pelas palavras tão lindas sobre o meu livro... fico muito feliz em saber que gostou tanto!!!

Um beijo enorme,

Irinia Zachello 09/03/2013

O Pássaro Samanta Holtz
Caroline é uma menina doce e esperta, tem um sentimento de liberdade muito grande, uma vontade de alçar voo daquela fazenda, viver muito mais do que casamentos arranjados. Enquanto sua irmã é mais resignada e aceita o casamento arranjado sem reclamar. sua mãe uma mulher doce também, mas que esconde uma fibra muito intensa por baixo da resignação para com o marido, fiquei muito surpresa!

Ela conhece Bernardo e depois de muito tempo o reencontra, um belo domador de Cavalos e descobre que ele também tem o mesmo sentimentos que o seu: ser livre! Unindo a fome com a vontade de comer, Caroline persuadis o moço a seguir seu plano de fuga. E eles vivem uma história emocionante. Resumindo é isso, mas eu podia comentar do amor secreto da Antonelle mãe de Caroline, da irmã Elisabeth que enfrenta seu marido mesmo sendo educada para abaixar a cabeça para tudo e como isso dá tão certo... Como o Enézio me fez sentir uma raiva tão grande dele e como me senti sufocada com toda essa pressão de homem pomposo perante a sociedade... Um falso.

Com um final surpreendente em que eu esperava um momento clichê. E o que veio foi uma certeza e um tapa na minha face (positivamente) de que nada é da maneira que queremos ser, nada é da maneira que planejamos, a Samanta escreveu em linhas o que nós já sabemos e no mínimo desconfiamos de que a vida segue o curso natural dos sentidos e não adianta querermos mudar o curso, que não é e pronto!

O Pássaro para mim foi um livro muito gostoso de ler, passa a sensação de querer lutar pelo o que é nosso, de viver sem medo, de não refrear o que sente. De lutar pelo seu amor, pelo seus ideais. E isso é muito importante. Caroline consegue o seu objetivo de uma forma linda. E mesmo que não seja do jeito que eu queria que fosse, ou até mesmo do jeitos que os personagens queriam que fosse. O final foi perfeito!

Agradeço por ter lido esse livro e por estar lendo coisas boas que me trazem mensagens boas...

Irinia Zachello - Meu blog: http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br
Samanta 11/03/2013minha estante
Querida Irinia,

Muito obrigada por dividir sua opinião sobre o livro aqui no Skoob!!! Que delícia ler palavras tão lindas sobre o meu livro :)

Um beijo enorme!!!

Samara 26/02/2013

Do começo ao meu do livro fiquei bastante empolgada, devorando cada capítulo, no entanto não gostei do final...fiquei bastante decepcionada esperava um final diferente...snif!!! Mas a autora está de parabéns, para quem gosta de drama eis aqui uma excelente sugestão!!!
Samanta 05/03/2013minha estante
Olá, Samara :)

Muito obrigada por dividir a sua opinião aqui no Skoob!!! Entendo a sua opinião sobre o final rs... ele realmente divide opiniões, e respeito todas elas!!! Fico feliz que tenha gostado do meu livro e da minha narrativa, ainda assim! E, em breve, vem aí "Quero ser Beth Levitt", uma história bem diferente... quem sabe a agrada mais, nesse ponto? hehehehehe

Um beijo enorme!!

Olivia 26/02/2013

Lindoooo
" Ah como meu destino é cruel... amei como irmão aquele a quem devia amar como homem, e como homem aquele a quem devia amar como irmão..."

Desde criança Caroline sonhava em retirar as algemas da submissão ao pai, viver livre, poder viajar, conhecer ao mundo e eis que surge a chave para retirar essas algemas, Bernardo.
Achei lindo o amor de Filip pela Caroline, ela teria sido feliz, mas com certeza não teria amado como amou e vivido o pouco que viveu.
Esse livro reapresenta os valores humanos e nos faz avaliar o que é realmente importante em nossa vida. "E" e "Se" são duas palavras inofensivas quando colocadas sozinhas, mas juntas têm o poder de mudar vidas "E se...", Caroline não viveu no "E se..." que sua mãe vivia e pode ver o mundo com outro olhar e vier um amor de alma.
Samanta 05/03/2013minha estante
Querida Olivia

Essa sua divagação do "e se..." é algo que eu mesma vivo me perguntando, como autora!!! Caroline tinha tantos caminhos possíveis à sua frente! Será que ela teria sido feliz escolhendo o mais fácil??? Talvez sim... mas e o seu espírito livre, como se sentiria? :)

Adorei o seu ponto de vista!!!! Obrigada por dividir a sua opinião aqui no Skoob!!

Um beijão!

@cheiade9h 18/02/2013

O Pássaro que me fez chorar
Quando a sinopse pergunta na última linha "Você está preparado?" não é a toa!

O livro trata da liberdade de sua personagem principal, Caroline. Desde pequena ela tinha seus questionamentos sobre a sociedade da época feudal, o por que do poder patriarcal, o por que as mulheres tinham seus casamentos arranjados, e entre vários 'por quês' que sempre rondavam a cabeça de Carol.
Ela já desde cedo não tinha uma relação boa com seu pai Enézio, tendo só a mãe, a irmã e uma criada da família para jogar conversa fora e falar de sua vontade de sair para o mundo e viver de acordo com suas escolhas, sem um segundo individuo dizendo qual caminho seguir.
Caroline cresceu com uma unica visão: conseguir a Liberdade que sempre quis.

Carol já grande, com seus 17 anos, seu pai Enézio anuncia seu casamento com seu amigo de infância Filip. Ela como a "ovelha negra" da família, num primeiro momento não se conforma com o pai escolhendo seu marido, mas depois pensa que era melhor ela casar com um homem de boa índole e que qual ela já conhecia a bastante tempo, e que realmente a amava e assim ela também poderia aprender a amá-lo.

Mas nesse meio tempo de preparação de casamento, Caroline decide fugir, com a ajuda de Bernardo, o domador de cavalos que trabalha para seu pai.
Os dois com o mesmo sonho: Liberdade.
Assim fazem um plano para cada um se ajudar na fuga e depois cada um seguir seu caminho. Mas o empecilho é: os dois se apaixonaram.

Caroline abre mão de sua vida de milady e Bernardo abandona sua vida de empregado mal remunerado, e os dois vão se aventurar em uma viagem de descobrimento do sentimentos de ambos.

Há tanta coisa que queria escrever aqui gente... Mas seria spoiler, e eu não quero estragar a leitura de ninguém, se bem que, eu acredito que mesmo se alguém souber algum spoiler do livro vai se surpreender com tudo.

A escrita da Samanta é espetacular e ponto final.

Mas resumindo:
Samanta fez um maravilhoso trabalho com a obra O Pássaro, é um romance + drama + mistérios + suspense é uma equação de gêneros que dão o total de: vários sentimentos num único livro.
Você termina ele com a mente voando, você termina chorando, você termina a leitura vendo que esse livro valeu a pena em todas as páginas, em todas mesmo.

PARA MAIS RESENHAS www.livroterapias.blogspot.com
Samanta 18/02/2013minha estante
Oi, Naaa!

"A escrita da Samanta é espetacular e ponto final" *---*

Muito obrigada por suas palavras sobre meu livro, querida!!! Amei, amei, amei :)

Um beijão!!!

Giovanna 17/02/2013

Resenha para o blog Sonhando com Livros
Resenha no link: http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-o-passaro.html

A história se passa na Europa, Século XIII. Caroline Mondevieu é a filha mais nova do Barão Enézio, um homem frio, com o coração duro feito uma pedra. Antonelle sua esposa, frágil e acatava a qualquer ordem do barão, Elizabeth a mais velha.

"Teve vontade de rugir de volta para o trovão que ameaçava os humanos, subir até ele e, lá de cima, roubar sua voz para gritar ao mundo que era livre."

Mais essa vida rodeada de ouro, vestidos não é oque Caroline quer. Pelo contrário ela quer mesmo é ser livre, viver aventuras, e o mais importante traçar o próprio destino sozinha. Uma garota muito diferente de todas de sua época, questiona tudo. Mais a sua maior dúvida é: Porque o seu pai que nunca trabalhou tem tanto ouro e seus servos que se matavam de trabalhar, eram tão pobres..

"Toda escolha, por melhor que lhe pareça sempre exige que um caminho seja deixado para trás"

Até que ela conhece Bernardo, o filho mais novo do domador de cavalos, um menino rebelde, e assim como Caroline tem a liberdade na sua lista de desejos. Apesar de Bernardo ser indelicado, chato e mal educado, ela o vê como uma ajuda para conseguir oque quer: Fugir.

"A velhice não me trouxe sabedoria alguma. Quem a trouxe foi a vivencia. Não devo tudo oque sou aos meus anos de idade, e sim à maneira como decidi vivê-los."

Mais será que vai ser fácil? Posso dizer que não, mais oque eles não esperavam é que o destino iria preparar, surpresas e muito mistério.

O pássaro foi uma surpresa, não imaginava que me prenderia tanto, um romance com dificuldades, aventura e segredos. Narrativa flui rápido, mesmo sendo 480 páginas. A Samanta soube contar muito bem a história, percebi que ela não se perdeu em nenhum momento, nas situações, confusões.

Caroline se tornou a minha personagem feminina favorita, forte, determinada e sonhadora, uma tipica adolescente porém nos tempos feudais. É incrível que mesmo tendo tudo, ouro, castelo, uma mãe maravilhosa, mesmo assim tudo oque ela mais quer é ser livre, enquanto seu pai quer ouro, e mais ouro.

Confesso que eu demorei pra simpatizar com Bernardo mais ainda bem que com o desenrolar da história ele muda um pouco e eu fui conseguindo simpatizar mais mesmo assim ele não é aquele mocinho fofo, cavalheiro que costumo ler que tipo, você se apaixona na hora, rs.

Eu me surpreendi com o Barão, como ele consegue ser tão frio, sem paciência com a sua própria família, e olha que eu ainda tinha uma pontinha de esperança pra ele ter pelo menos um pingo de compaixão.

Antonelle é uma mulher muito quieta e parece que tem medo do barão, mais naquela época as mulheres serviam para dar filhos aos homens e mais nada né? Mais no final eu me surpreendi com ela, fiquei muito feliz mesmo com tudo, desde suas ações até o segredos. E também não posso deixar de falar de Elizabeth, adorei como aconteceu as coisas para ela e fiquei muito orgulhosa delas.

E o final.. Foi perfeito acho que não tinha como Samanta fazer melhor, mais eu chorei, confesso que que chorei, acho que já falei demais, mais resumindo tudo isso: LEIAM !! Só isso, depois me contem ok? Entrou pros meus favoritos posso garantir :)

Samanta 18/02/2013minha estante
Olá, querida Giih :)

Muito obrigada por dividir aqui no Skoob a sua opinião sobre o meu livro!!! Como já comentei lá no seu blog... adorei a sua resenha :)

Um beijãooo!

Anna Gabby 09/02/2013

Dayeah - o pássaro
Tentei por algumas vezes começar essa resenha, mas nada parece bom o suficiente para dizer o quanto eu amei O pássaro. Resolvi tentar ser mais técnica, pelo menos no inicio. ^-^
A história é narrada em terceira pessoa, dando uma visão mais completa do enredo e das personagens. Essas personagens foram tão bem construídas que posso dizer que elas são palpáveis. Cada uma tem seu psicológico muito bem estruturado e exposto para o leitor. Não encontrei nenhum erro gráfico. A Samanta Holtz usou um sistema de corte de cenas que já vi em alguns livros, ele é baseado nos roteiros cinematográficos, dando mais velocidade e visão aos acontecimentos.
Graças à personagem Caroline todos os outros personagens evoluem de forma brilhante.

Agora vamos à parte que eu surto totalmente!!!

Durante a leitura eu estive com um turbilhão de sentimentos, ora estava feliz, ora revoltada, ora apreensiva, ora encantada e por fim triste. Esse foi um livro que me deixou... não há uma palavra... foram tantas: Apaixonada, viciada, encantada, emocionada e cansada, esse último, porque ao terminar a história eu fiquei com a cabeça a mil!!!! Com pensamentos assim: “Meu Deus, não pode ser só isso, deve haver mais...”, “E se não tiver o que eu farei???”, “Que perfeito e triste... Como a Samanta faz isso com os leitores?!” “Não pode ser assim!”
Não vou falar muito mais, porque vocês devem ler!!! É uma história apaixonante e encantadora!!!
Eu recomendo esse livro para todos!!! Ele entrou para os favoritos e inesquecíveis!!!
Calma... calma... respirando... Parabéns Samanta por fazer um livro tão lindo!!! J Mesmo eu sonhando com um final diferente eu sei que o que você fez foi necessário.

Resenha postada originalmente no blog Letras & Versos para mais informações - http://anna-gabby.blogspot.com.br//
Samanta 12/02/2013minha estante
Ooooi, querida :)

Sem palavras, eu já disse em seu blog e repito aqui: AMEI sua resenha!! Feliz demais que tenha gostado tanto do livro e ele a tenha tocado tão profundamente ^^

Um beijo enormeeeee!

Fer Kaczynski 30/01/2013

Samanta Holtz escreve muito bem, ficamos instigados a ler o que acontecerá nas páginas seguintes e no meu caso varei noites lendo esse livro lindo, eu nunca tinha lido nada do gênero de autores nacionais, e me surpreendi, a começar pela capa muito bonita e pelo miolo feito em papel creme o que torna a leitura menos cansativa.
A estória se passa em 1227, num castelo feudal, onde vive Caroline Montevidéu, uma adolescente sonhadora, risonha e falante mas, como todos ao redor, temia seu pai, Enézio, o barão de Montevideu a quem todos temiam e as mulheres da família eram submissas, muito conhecido na região por sua inflexibilidade e tirania.
Caroline desde muito cedo sempre buscou a liberdade, era à frente do seu tempo, não aceitava ordens de cabeça baixa, numa época onde mulheres eram criadas somente para cuidar da casa e procriar, ter casamentos arranjados por seus pais e acatar ordens de homens de todos os lados, ela somente queria ser dona do seu próprio destino, iniciando assim uma verdadeira guerra dentro de sua própria casa.
“As mulheres da casa não ousavam dirigir-lhe muitas palavras além das necessárias. Sua esposa Antonelle, oito anos mais jovem, por várias noites chorava a desilusão de lhe terem escolhido um marido tão frio e cruel.“ pág 13
Antonelle, a mãe de Caroline, era submissa e obediente, vivia num casamento de fachada, infeliz, sofria nãos mãos do barão, pois não conseguiu lhe dar filhos homens, então era desprezada e tratada como inútil.
As mulheres da nobreza eram praticamente obrigadas a terem filhos homens como garantia da linhagem e como únicos com direito a herança, as filhas teriam direito a “bons casamentos” arranjados por seus pais enquanto ainda eram crianças e dependiam da sorte de desposarem maridos que as respeitassem e futuramente viessem a amá-las, além de sustenta-las para o resto da vida, elas gostando ou não.
Como toda adolescente, Caroline também sonhava em encontrar um grande amor, e mesmo prometida em casamento a um rapaz nobre, Filip de La Friét, que no início gostou bastante, mas chegou à conclusão que o amava sim, mas como a um irmão, nada mais do que um bom amigo e confidente, e ela queria muito mais que isso para se entregar ao matrimônio. Começa aí a saga de uma garota que tenta se libertar das convenções sociais da época, das amarras de um pai tirano e do conformismo em ser apenas uma mulher onde os homens mandam e desmandam como bem entendem, dependendo dos interesses do momento, como convém.
“- E se de repente, você descobrisse que a porta de sua gaiola nunca esteve realmente fechada¿” pág 161
Ela só queria ser dona do seu próprio destino, e inconsequente, decide fugir de casa junto com o destemido Bernardo, o jovem domador de cavalos da família, e buscar por si própria sua felicidade.
Com muita aventura e ação, O pássaro nos convida a refletir sobre a nossa busca interior pela verdadeira liberdade e pelo que realmente vale a pena lutar.
“Deixou-lhe cair o capuz, como se ele também significasse uma de suas amarras para aquela vida artificialmente bela e segura. Naquele momento, ela se declarava livre...” pág 120

Tem promoção sobre o livro no blog, participem:

Samanta 30/01/2013minha estante
Querida Fernanda!

Obrigada por dividir aqui a sua opinião sobre meu livro :)) Fico feliz com seus elogios!!

Beijãooo!