Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

maria :) 12/01/2024

Divergente
Sempre fui apaixonada pelos filmes de Divergente, e como uma criança criada por distopias aquilo me parecia o ápice da qualidade durante a minha infância/ pré adolescência; quando eu descobri os livros fiquei obcecada e comprei logo os quatro, mas por algum motivo, acabei lendo só o primeiro na época e os livros foram ficando parados na minha estante, e como eu odeio ver meus livros parados eu resolvi dar uma chance pra uma saga que eu sempre tive tanto carinho fazendo leitura deles esse ano!

Como sempre, vou separar a minha opinião em pontos positivos e negativos, assim fica mais fácil!

Pontos Positivos:
O livro é super rápido de ler, os capítulos são até que relativamente pequenos (principalmente no início do livro) e por ser rápido e com uma escrita fácil, aquilo vai te motivando a ler mais!

Eu acho a ideia da distopia em si interessante; a divisão em facções e a premissa do que cada uma representaria nesse novo mundo que é apresentado; também sempre fui viciada em histórias onde a protagonista é ?diferente? dos demais e esse é o grande plot pra história se desenvolver, então pra mim o clichê é bom.

No mais, é uma distopia, isso já me colocaria disposta a ler o livro e conhecer o universo que a autora se propõe a criar!

Pontos negativos:
Infelizmente durante a leitura eu me peguei notando mais pontos negativos do que positivos; já que eu não lembrava quase nada da primeira vez que li Divergente, isso foi um balde de água fria na minha empolgação.
É sempre válido lembrar (eu tive que lembrar constantemente hahaha) que esse livro foi lançado em 2011 e portanto, tem que relevar algumas coisas que não são senso comum hoje em dia, como eram na época; acredito que essa seja a parte mais difícil pra mim com esse livro.

Meu primeiro e mais importante ponto negativo é a necessidade que a autora tem em falar, mostrar e reforçar o quanto a Tris é frágil, insegura e pequena; o livro conta com mais de 10 repetições da palavra ?pequena? apenas se referindo a Tris! (Chegou um momento que tava tão insuportável ouvir a mesma coisa que eu comecei a contar!) Além de outras várias palavras, expressões e frases feitas pra definir o quanto a Tris é desprovida de altura, beleza ou personalidade.
E isso nos leva a dois pontos complementares: primeiro que é chato pra caramba! Eu queria que alguém oferecesse um moletom pra essa chata pra ver se ela parava de implorar por atenção; segundo que é extremamente desconfortável ler uma protagonista tão insegura de si mesma, eu entendo o apelo que autora talvez sentiu em usar a repetição pra mostrar o quanto a Tris era humana, com defeitos, inseguranças e confusões adolescentes, mas uma vez ou outra já era suficiente poxa! Além disso, eu esperava que ao longo do livro ela fosse se dando conta das qualidades que ela possuía, o que não rolou (até o último momento ela tá citando o quanto ela é pequena como se esse fosse o problema do século).
Não acho que hoje em dia esse seja o tipo de protagonista que nos cativa e inspira como mulheres, acho que tinham formas melhores de escrever uma protagonista que a premissa era ser forte e corajosa! Mas ok, 2011.

A Tris é chata. Eu ficava grata quando o Quatro aparecia porque pelo menos eu podia ler alguma coisa que não fosse autodepreciação, e sim vergonha alheia (o que é levemente melhor, nesse caso).

Achei o começo do livro muito arrastado, demora demais a engrenar a fatos realmente mais interessante que a iniciação da Tris; todo o colapso do universo só começa lá pelo capítulo 30 e isso torna a história lenta, além disso, a maioria das informações sobre o problema eminente entre as facções não são descobertos pela protagonista hahaha, eu consegui mais informações no livro ?Quatro? do que nesse aqui! Ela basicamente tá vivendo a vidinha dela, lidando com os probleminhas dela, até que um dia o Quatro revela as informações que ele tem (que também são inúteis, já que não são usadas pra praticamente nada) e ela entra na onda de salvar o mundo tendo apenas seu meio metro de altura!

O relacionamento Tris e Quatro me causou níveis altíssimos de vergonha alheia! Adoro eles no filme, mas aqui? embora sejam fofos e tal, nossa? tenho um sentimento de amor e ódio! Os diálogos não tem química, a Tris tá sempre falando o quanto ela é feia e não acredita que um gostoso queira ela como namorada, o Quatro é tão bom com sentimentos quanto uma geladeira Electrolux, o que torna ele um péssimo interesse amoroso; um caos.
E no final eu tava me compadecendo de ambos: eu já tava estressada como o Quatro ficava quando essa chata falava o quão horrível ela era e depois ficava perdidinha igual a Tris porque esse gostoso dava sinais confusos e falava coisas vagas demais!

Queria que a explicação sobre as facções fosse mais ampla e a construção do mundo contasse com mais detalhes.

No mais, minhas considerações finais são:
Vou ler os outros porque se eu comecei me obrigo a terminar.
Teria sido mais empolgante e fantástico se eu tivesse lido quando tinha uns 13 anos.
Não me arrependo de ler porque por mais irritante que tenha sido alguns pontos eu me diverti bastante.
É uma série que eu tenho carinho e embora tenham mais pontos negativos aqui do que positivos a história me prendeu o suficiente pra seguir em frente e descobrir como termina (já que nunca tivemos um filme do final).
E o que mais dói dizer: o filme nesse caso é sim melhor que o livro.

Vale 3.5 estrelas com carinho
Loh° 12/01/2024minha estante
Estou lendo insurgente no momento, e eu amei a sua resenha, já vou lhe dizendo que fica pior daqui pra frente ksksksks

maria :) 12/01/2024minha estante
Lohº não me diz uma coisa dessas kkkk
que bom que gostou da resenha! valeu o estresse que eu passei escrevendo kkkk

cosimask 12/01/2024minha estante
a tris falando o tempo todo o quanto ela é pequena também me incomodou muito kkkkk se eu tivesse lido o ebook eu com certeza teria marcado toda vez que ela diz isso só pra poder contar depois

maria :) 12/01/2024minha estante
cosimask eu não aguentava mais ler essa palavra! quase desisti kkk

Isabelle333 12/01/2024

Sobre
O primeiro livro da saga é muito bom, li rápido, a ambientação e os personagens são interessantes, a história é muito envolvente.

Raissa.RP 12/01/2024

O livro é o primeiro da saga, logo, ele precisa me prender para que eu leia os outros livros, e ele conseguiu fazer isso.
A história ficcional é muito interessante, e as informações que a autora soltava me deixavam curiosa para saber mais nas continuidades dos livros.
Eu recomendo para quem gosta de livros distópicos e aprecia um romance em meio ao caos. Tobias, além de ser um homem que facilmente seria meu tipo, ao longo dos livros vamos descobrindo mais sobre ele e nos surpreendendo com sua história de vida.

vhsblog 11/01/2024

MUITO BOM
Esse livro é MUITO BOM!
Gosto muito de Divergente. Antes de ler esse livro, o meu filme favorito da sequência já era divergente, mas agora acho que não vou mais olhar com os mesmos olhos sabendo que eles tiraram TANTAS cenas boas.

O livro não enrola e é bem direto, mas a gente tem detalhes dos ambientes. Tem muitas situações que acontecem de uma forma bem MELHOR. Só leiam! Se alguém gosta/gostava tanto dos filmes de divergente assim como eu.

Queria poder ter tido a chance de ter lido antes de ter visto o filme, mas não foi possível. Mas isso não altera nada, apenas me ajudou um pouquinho a imaginar os ambientes, pessoas e roupas.

Muito bom ver mais da tris dentro da história e se desenvolvendo, apesar de as vezes achar ela meio chatinha, entendo que ela precisa de mais confiança em si já que é uma adolescente. Também gostei muitoooo de acompanhar mais do romance dela e do Tobias!!!! O livro foi construindo bem.

Recomendo muito muito! Eu poderia passar horas falando, mas aqui não é o lugar pra isso.

PAMI 11/01/2024

Superando expectativas
Sem dúvida um livro que pra mim, foi de 0 a 100.
Não gostei do filme, sendo bem
sincera; por conta disso as expectativas estavam lá no pé.
No começo foi complicado me habituar com o universo, mas sei que é só porque não tô acostumada com distopia.
Quando percebi, tava pensando na história 24h por dia, contando o tempo pra acabar de trabalhar e pegar o livro.
Me apeguei muito a protagonista. Com defeitos?! sim!! Porém muito fiel aos seus sentimentos e intuições.
Não tenho como não falar desse romance de formação, sou só amores.????

Geuss 11/01/2024

Leitura cativante, rápida e divertida. Devorei cada página e nunca precisei de uma pausa, apenas de respostas. Foi realmente muito interessante o desenvolvimento dos personagens e as reviravoltas eram satisfatórias.

bwrros 11/01/2024

Eu sou Divergente. E não posso ser controlada.
Eu to com raiva de mim mesma por não ter lido esse livro antes, ele é PERFEITO.
Eu realmente não esperava muito, mas ele satisfez mais do que eu pensava. Eu amei a distopia que esse livro proporciona, e eu ainda mais a personagem principal que desde o início nunca foi fraquinha ou se fez de coitada, ao contrário dos clichês.
Gostei muito da evolução dela ao decorrer do livro e o Quatro É UM FOFO, mas é isso, é perfeito demais eu mal vejo a hora de ler o resto da trilogia!!!

Isadora.Claudino 11/01/2024

Ganhei esse livro de aniversário, confesso que comecei a ler com um pé atrás, com medo de não gostar por ter tanta adrenalina kkkk. Mas eu simplesmente adorei, todo o contexto tudo se encaixa perfeitamente, confesso que até hoje tenho uma quedinha pelos Tobias

Juliana 11/01/2024

Divergente
Não sei se não é para minha faixa etária ou se não é meu gênero , mas a história não me prendeu muito, trata-se de uma aventura adolescente distópica onde Tris constrói sua personalidade adulta enfrentando dilemas adolescentes, apaixonando-se e rebelando-se contra o sistema.

Deborah.Paula 10/01/2024

?Não sou mais Tris, a altruísta, ou Tris, a corajosa.?
? A primeiro experiência que tive com Divergente, foi em 2015, onde eu era adolescente e imatura, porém em 2024 resolvi reler esse livro e continuar a série, para ver o que aconteceria com a Tris. Essa releitura foi interessante, já que eu não lembrava de nada da história, reli como fosse a primeira vez e tive uma boa experiência de leitura. A leitura foi rápido e fluída como da primeira vez.
? O mundo de Divergente é dividido em cinco facções: Abnegação, Audácia, Franqueza, Erudição e Amizade, cada uma dessas facções tem um estilo de vida e uma função. No livro as facções que são mais aprofundadas é Abnegação e Audácia. Beatrice é da facção Abnegação que está no comanda, sua característica principal é ser altruísta, porém durante a leitura percebemos como Beatrice se sente insatisfeita com o estilo de vida que sua facção leva, ela não pode se olhar no espelho, ela não tem o altruísmo nato que as pessoas dessa facção precisam ter, ela é curiosa e questiona tudo, por isso quando vai fazer o teste de aptidão para saber qual facção ela pertence, a responsável pelo teste diz que o teste deu inconclusivo, fazendo com que Beatrice seja uma Divergente, ou seja, uma ameaça as pessoas que governam as facções, justamente porque ela não pode ser controlada, muito pelo contrário, ela quem controla a própria, mente, inclusive simulações. Quando é o dia de escolher a qual facção ela pertence, Beatrice fica aflita e confusa, mas um dia antes seu irmão diz que é preciso pensar em si mesmo, fazendo com que ela fique chocada, uma vez que ela vê seu irmão Caleb como o altruísmo em pessoa. Na hora da cerimônia Caleb escolhe ir para Erudição, chocando mais uma vez a irmã, enquanto Beatrice escolhe a Audácia, chocando todo mundo. Ir para Audácia deu uma sensação de maturidade e liberdade para Beatrice, que agora é Tris, porém no decorrer do treinamento ela faz amigos e inimigos que a querem destruir a todo custo, não importa se precisam mata-la para isso. Todos enxergam Tris como uma garota fraca e indefesa por ter vindo da Abnegação, mas ela é oposto, ela é corajosa e forte e não é atoa que chamou atenção de todos para ela, de forma positiva e negativa. Em meio a conflitos ela e Quatro se aproximam romanticamente, e ele a alerta de que precisa tomar cuidado por conta dela ser Divergente. Enquanto treina, sua antiga facção é bombardeada com acusações vindo da Erudição, uma vez que a Erudição quer estar no poder, usando meios duvidosos para isso, até que eles colocam o plano em prática para atacarem a Abnegação, fazendo com que a Tris se mostre realmente corajosa, fazendo escolhas difíceis e perdendo pessoas que ama.
? Relendo depois de adulta, percebi como a autora escreveu a Tris de uma forma bem realista, em vários momentos fiquei pensando que no lugar dela não faria nada diferente, principalmente para salvar a própria vida. Diferente de alguns personagens de outras livros que vemos por ai, Tris não exitou em matar um amigo para se salvar, e imagina que na vida real, muitas pessoas agiriam como ela. Durante todo o livro ela fala que as pessoas podem ver ela como uma pessoa egoísta, mas eu a vi como uma pessoa com extinto de sobrevivência que é capaz de fazer tudo para sobreviver, até porque ninguém quer viver como um sem facção.
? Uma coisa que eu lembrava sobre o livro é o plot do Quatro, gostei bastante a forma como a autora abordou durante o livro e a forma como ela nos revelou a história dele.
obs: Eu achei a Christina uma falsa e invejosa, e o Peter um cretino (apesar que eu acho que no segundo livro ele a Tris viram "amigos").

Lauren.Simonett 09/01/2024

Divergentes ?
Ok eu sei que é o primeiro livro de uma série mas sério eu amei muito.

Começamos com uma escrita maravilhosa, super facinha de ler, contínua e com capítulos pequenos.

Personagens incríveis, bem escritos, com personalidade, opinião e tudo mais. Eu adorei muito, Quatro e Tris sempre serão tudo pra mim.

A história em si é muito boa, as facções, as pessoas em si e como tudo se desenrrola de uma forma boa, o plot final é muito bom eu adorei, o ar de mistério que tem ao decorrer do livro em relação a Divergência e tudo mais é maravilhoso também.

Eu gostei muito, fiquei muito curiosa em relação a muitas coisas o que eu gosto por que quer dizer que a história está me prendendo.

É isso, estou ansiosa para ler o resto e ja digo que gostei muito desse, leiam.

Loloves 09/01/2024

MUITO BOM
Escrita cativante, um universo distópico MUITO bem escrito. Só leiam, vale bastante a pena - principalmente se vc estiver procurando uma mistura de distopia com fantasia!!

cosimask 09/01/2024

Cringe
Sempre vi gente falando mal desse livro, então fui ler pra tirar minhas próprias conclusões e realmente, o livro é ruinzinho mesmo
ainda bem que eu comecei a ler sem expectativa nenhuma, senão eu acho que teria achado ainda pior kkkk

apesar de eu não ter gostado, reconheço algumas coisas boas no livro. acho que, principalmente na parte inicial, ele consegue atiçar a curiosidade do leitor pra querer entender mais sobre as facções e assim continuar lendo, e também achei a escrita simples e portanto acaba sendo bem fluido de ler, mesmo que tenha 500 páginas dá pra ler bastante de uma só vez sem ficar cansativo (eu mesma li ele em apenas 4 dias)

mas também tem muita coisa negativa kkkk
primeiro, eu senti ele inteiro sem muita profundidade. senti que as facções em si não foram muito bem explicadas, muito menos o motivo delas existirem, além de também ter achado elas extremamente esteriotipadas (exemplo: é sério que na "amizade" eles sempre vestem vermelho e amarelo e na "audácia" eles simplesmente pulam do trem em movimento TODA VEZ que vão descer dele???? tipo, o livro não mostra a explicação pra esses comportamentos, eles só fazem essas coisas porque "tem" que fazer e ponto)
outra coisa, eu sei que o público alvo do livro é adolescente mas em alguns momentos achei a escrita simples e até tosca demais pra esse público. o livro mostra pensamentos da protagonista e diálogos extremamente vazios e que me deixou sentindo muita vergonha alheia. se não fosse por algumas cenas de violência, eu poderia jurar que o livro fosse destinado pra um público ainda mais jovem (tipo uns 11/12 anos)
o romance do livro também me irritou na maior parte do tempo porque eu achei ele extremamente forçado. do nada a protagonista tava apaixonada por um cara que ela nem conhecia e tinha trocado só umas duas palavras??? eu só comecei a achar o casal mais convincente lá pelo final do livro (e ainda assim achei a maior parte das cenas e diálogos dos dois meio vergonhosos)
como to falando sobre vergonha alheia, eu preciso enfatizar o tanto que a protagonista é cringe em tudo o que faz. além desses diálogos muito vergonhosos que ela tem, ela faz questão de pensar e falar o tempo inteiro sobre o quão pequena ela é, sério isso encheu meu saco demais, todo mundo ja entendeu que tu tem 40cm de altura já pode parar de falar sobre isso !!!
eu também senti que o livro não levou muito a sério nenhuma morte, parece que 5min depois todo mundo já tinha superado completamente

ao todo, eu não achei um livro horrível, só meio ruim (e extremamente cringe)
não sei se as continuações irão finalmente se aprofundar mais na história e nos personagens e explicar melhor sobre as facções e etc, mas ler eles agora tá longe de ser uma prioridade minha (quem sabe um dia eu leia mas não prometo nada)
mas eu até recomendo esse livro pra quem tem no máximo uns 13 anos e goste de distopia, essa pessoa provavelmente iria gostar bastante
outsidehead 09/01/2024minha estante
KKKKKKAKKAKA AMEI SUA RESENHA

arthbooks 09/01/2024minha estante
eu gosto tanto dele kkkkkk relevo o fato de ser cringe pq foi escrito em 2014, acho adequado pra epoca esse estilo de distopia

arthbooks 09/01/2024minha estante
2012** agora que vi kkk

Rogéria Martins 09/01/2024minha estante
Li um conto da Veronica recentemente e achei meio ok, mas não me deu vontade nenhuma de ler mais nada dela ?

anathyleu 09/01/2024minha estante
Confesso que fiquei pensando "como assim ela não gostou de divergente?????", mas realmente, a época que li e gostei eu tinha uns 12 anos, então sem comentários KKKKKKKKKKKKKKKKKK

deathsah 09/01/2024minha estante
eu amo como vc conseguiu descrever tudo q eu penso perfeitamente

lotuss 09/01/2024minha estante
ta aí um livro que eu amava e que não vou reler nunca pq sei que envelheceu mal kkkkkk

Tamires 09/01/2024minha estante
Kkkkk tu não viu nada!!! Esse é o melhor dos 3. O último livro é tenebroso de tão ruim

Hysderllannyo 09/01/2024minha estante
Sempre me recomendaram ele, mas confesso que nunca li. Foi bom ler sua resenha. Quem sabe um dia eu dou uma chance e tiro minha própria conclusão.

Gustavo616 09/01/2024minha estante
Olha eu tenho 13 mas o livro DIVERGENTE no começo tava ruim fiquei um mês sem ler comecei esse ano de novo o começo é uma porcaria o meio me inspirou a ler mas no caso se você gosta de morte leia o INSURGENTE o livro mau começou spoiler a partir daqui o pai da Tris morreu ela e Tobias brigaram e ela está traumatizada com armas

cosimask 09/01/2024minha estante
arthbooks, eu tentei relevar também por ser de 2012 e público alvo ser uns 14 anos, mas eu também li jogos vorazes depois de adulta que tbm é uma distopia adolescente publicada só uns anos antes que divergente e eu não senti vergonha lendo kkkkk

cosimask 09/01/2024minha estante
nmyonlyme, recomendo que não releia kkkkk

Louise.Rosado 09/01/2024minha estante
Já li, e sofri muito. Talvez por ter lido depois dos 20 anos kkkkkk mas acho né raso também

cosimask 09/01/2024minha estante
Tamires, se esse é o melhor tenho medo dos outros kkkk

cosimask 09/01/2024minha estante
Hysderllannyo, acho bom ler pra tirar suas próprias conclusões também (vai q vc goste né) e achei ele bem fácil de ler então talvez valha a pena

Loh° 09/01/2024minha estante
Eu acabei de terminar a minha leitura de Divergente, na minha opinião eu achei uma leitura legalzinha ( até pq eu n sou fã de distopias) confesso que a Tris é bem chata, mas em questão de explicação das facções (NA MINHA OPINIÃO) está bem explicado sim a criação delas e o pq cada uma tem os mesmos costumes de sempre.. eu até q gostei, mas amooo vê opiniões diferentes sobre minhas leituras, me fazem pensar muito

cosimask 09/01/2024minha estante
Gustavo616, quem sabe um dia eu leia mesmo, se começou assim talvez seja um pouco mais interessante que o primeiro (pelo menos a premissa)