Sob o olhar do leão

Sob o olhar do leão Maaza Mengiste

Resenhas - Sob o olhar do leão

Leila 27/02/2024

Sob o Olhar do Leão de Maaza Mengiste revela-se uma obra literária envolvente, capaz de transportar o leitor para a conturbada Etiópia da década de 1970. A narrativa se desenrola em meio a um cenário devastador, permeado por guerras, fome e uma crise econômica avassaladora. A autora, conduz habilmente o leitor por uma trama intricada, onde a fragilidade das relações familiares se entrelaça com os horrores do regime autoritário do Derg, um grupo de militares marxistas.

A história centraliza-se na vida da família do experiente médico Hailu, que luta para manter sua família unida em meio ao caos social e político resultante do golpe de estado contra o imperador Hailé Selassié. A saúde de sua esposa agrava-se, refletindo a deterioração do contexto social. Os filhos de Hailu, Dawit e Yonas, enfrentam desafios distintos diante da violência imposta pelo regime. Dawit aproxima-se de uma milícia adversária do Derg, enquanto Yonas vê seu casamento desmoronar e busca refúgio na religião.

A escrita de Maaza Mengiste surpreende pela sua capacidade de abordar temas sofridos com uma fluidez que torna a leitura prazerosa. A complexidade da trama é magistralmente explorada, revelando as atrocidades de um período turbulento na história etíope. A autora não se esquiva de retratar as dificuldades do convívio familiar diante das adversidades, e o que mais cativa é a habilidade da autora em equilibrar a gravidade dos temas abordados com uma escrita leve e envolvente. Mengiste apresenta um relato corajoso, entrelaçando poderosos e anônimos, verdades e mentiras, realidade e ficção.

Enfim, Sob o Olhar do Leão não apenas mergulha nas páginas da história etíope, mas também nos corações e mentes de personagens marcados pela violência e pelas dificuldades de uma época tumultuada e a autora oferece um olhar sensível e impactante sobre a resiliência humana diante da adversidade. Um livro que vale a pena ser lido.
Malu Marinho 28/02/2024minha estante
Interessante. Gostaria de ler.

Leila 28/02/2024minha estante
é muito bom, vc vai gostar

Valéria Cristina 17/05/2023

Um livro poderoso
Em 1974, a Etiópia, sob o império de Hailé Selassié I, vivia um cenário de profunda desigualdade social. Enquanto a elite, na capital Adis Abeba, vivia confortavelmente, nos campos, a população morria de fome. Nesse cenário, as forças armadas, apoiadas por estudantes e parte da população, depõe o imperador e todo o gabinete.

A promessa, feita pela junta militar que tomou o poder, de um governo pacífico foi descumprida já no início da transição. A Etiópia foi mergulhada em um mar de sangue. Os estudantes, que haviam protestado contra o imperador, agora, na clandestinidade, resistiam contra o Derg no governo.

Com a justificativa de lutar por uma Etiópia socializada, os militares perseguiram, torturaram e assassinaram milhares de pessoas. O medo e a insegurança tornaram-se parte do cotidiano. O racionamento de gêneros alimentícios, a socialização de moradias, a vigilância, as delações se tornaram rotineiros.

Homens, mulheres e crianças eram presos e desapareciam. Cadáveres eram abandonados nas ruas, como forma de intimidação, gerando pânico e terror na população.

É nesse cenário que o médico Hailu e sua família viviam. Com sua esposa Selam em estado terminal, ele tenta manter a família unida em meio ao caos. Os filhos, Yonas e Dawit, com visões diferentes, afastam-se. As amizades desmoronam. Os amores são abalados e desfeitos.

A prisão e a tortura rodavam a família a todo momento. No hospital, Hailu comete um ato que terá consequências desastrosas. Dawit, entra para a clandestinidade por causa de seu combate ao regime. Yonas, luta contra o medo ao lado de sua mulher Sara e da filha Tizita. Qualquer atitude pode ser fatal.

Este é um livro poderoso que retrata mais um capítulo da história africana e nos mostra como o autoritarismo, sob qualquer ideologia, é nefasto e destrutivo.

Maaza Mengiste é uma escritora etíope-americana. Seus romances incluem Beneath the Lion's Gaze e The Shadow King, que foi indicado para o Booker Prize de 2020.

Ivy 28/02/2023

Os três livros mais tristes do mundo
Estamos acostumados a ver a África de fora, pela imagem de pessoas de fora do continente. É muito diferente quando conhecemos um pouco da história escrita por alguém de dentro, mesmo que de forma romanceada.

Seria muito bom se as pessoas procurassem conhecer o continente de dentro. E em especial a Etiópia, pois, na maioria das vezes, ao ouvir esse nome a única imagem que vem a mente das pessoas é de crianças morrendo de fome. Mas e os sentimentos, e a vida diária dessas pessoas? Seus assuntos pessoais? As (nojentas) questões políticas? Suas relações humanas?

Quando estamos acostumados com literatura inglesa, americana e brasileira, na maior parte do tempo, o livro pode trazer elementos diferentes que a alguns pode causar estranheza.

É um livro muito bom, porém muito, muito, muito triste, pesado, pesaroso... Dói de ler.

Entra para minha lista dos livros mais tristes do mundo junto com "O meu pé de laranja lima" de José Mauro de Vasconcelos e "Infância" de Górki, ainda não consigo definir a ordem, mas "Infância" é tão duro que sequer marejei os olhos.

Julinhafox 09/07/2022

"A esperança nunca pode vir do não fazer nada."
Sob o olhar do leão conta a história de uma família durante um período muito violento da ditadura etíope na década de 1970.
O livro é emocionante, profundo, duro, angustiante e muito real.
Por mais que a história seja pesada - na verdade, a realidade tenha sido pesada - a leitura flui muito bem. O texto é muito bom.
A leitura é impactante, recomendo muito.

"As coisas, porém, continuavam a acontecer. Precisamos ser apenas o que somos, lembrava a si mesmo. Somos como somos e assim seremos. Estamos aqui, nestes dias de perdedores e confusão, mas foi escrito que isso passará, então assim será."

"O corpo precisa movimentar-se quando o coração não acredita que ele consegue."

Patricia Milani 20/11/2021

Que livro este, ficção histórica de qualidade. A autora fez um ótimo trabalho aqui, apesar do clima do livro ser pesado e angustiante o ritmo da leitura não se torna lento nem cansativo... a forma que é narrado te instiga a querer continuar lendo para ver como será o final. Recomendo a leitura e se prepare para derramar algumas lágrimas.
'...- Ela balbuciou, sua voz não mais do que um sussurro. - Onde está a misericórdia? - Falou mais alto. - Onde está a justiça?''

Rafa 09/07/2021

A trama de Sob o olhar do leão se passa na Etiópia da década de 1970, devastada pela guerra, pela fome e mergulhada em uma grave crise econômica. A autora conta a história de uma família esfacelada pelo caos social e político, fruto do golpe de estado realizado pelos militantes do Derg - junta criada por um grupo de militares marxistas adeptos à violência – contra o lendário imperador Hailé Selassié. Nesse ambiente hostil, o experiente médico Hailu luta para manter as bases de sua família firmes enquanto vê a saúde de sua esposa, acometida por uma grave doença, piorar. Pai e filhos serão marcados, definitivamente, pela violência de um regime autoritário e pelas dificuldades do convívio em família.

Sob o Olhar do Leâo é um brilhante documento histórico sobre o que a Etiópia passou na última década de 70 quando a monarquia caiu para dar lugar a um regime militar sangrento. A autora conseguiu com maestria retratar esse período no livro e também transmitir todo os diferentes sentimentos que do povo etíope em relação a tudo pelo que estavam passando. Ela não esconde nada das atrocidades que ali aconteceram!! Esse forte retrato ajuda bastante na qualidade da obra!!!!

Na parte fictícia da trama, eu acheo que ela não foi tão bem assim. A história da família não me atraiu tanto assim. Achei um desenvolvimento um pouco lento ds coisas e não consegui me conectar com quase nenhum deles. A exeção foi Dawit. Ele sim me cativou e fez com que eu me identificasse com ele em várias passagens. Sua construção pra mim foi praticamente perfeita!!!

Mesmo não me agradando muito, essa parte da ficção não desabona muito o livro. Pelo contrário, fica aqui minha recomendação de leitura de Sob o Olhar de Leão por tudo o que ele representa e por toda a informação que ele traz sobre um dos episódios mais tristes da história da Etiópia!!

site: https://www.instagram.com/p/CORA9BZruS5/?utm_source=ig_web_copy_link

Clau Melo 25/04/2021

Impactante!
Sob o olhar do leão mescla fatos históricos com ficção.
Embora não goste muito de livros com conflitos políticos, gostei muito de conhecer um pouco da história da Etiópia. Com a queda do Imperador Haile Selassie e o início da era Derg, uma junta militar marxista que usou muita violência para chegar ao poder, a Etiópia mergulhou em um caos político e social e se tornou um dos países mais pobres do mundo.

"Você está colocando minha esposa e minha filha, todos nós, em perigo. Nossas vidas são menos importantes do que as pessoas que você nunca viu?"

Realmente é impactante!

marta.caregnato 24/04/2021

Impactante, comovente...
Contexto histórico: No início da década de 1970, a Etiópia passa por uma terrível crise econômica, e é devastada pela fome. Algumas pessoas colocam a culpa no imperador Hailé Selassé, que, mesmo com suas tentativas de modernização, não consegue solucionar o problema da fome. E, em 12 de setembro de 1974, os militares, com apoio de estudantes e professores, derrubam o imperador. Após esse golpe de Estado, de cunho marxista-leninista, o Derg implanta o "Terror Vermelho".

Resenha: É nesse contexto que se passa o enredo de "Sob o olhar do leão".
O foco da narrativa é a família do médico Hailu, que, em meio a esses conflittos políticos, enfrenta a doença terminal de sua esposa. É tocante ver os esforços do médico, ao tentar salvar a vida de sua mulher. Ao mesmo tempo em que seu filho, Dawit, se envolve com ativismo político. Dawit, inicialmente, se envolve com os movimentos estudantis para derrubar o imperador. Depois passou a fazer parte do movimento contrarrevolucionário.
Dawit sempre entra em conflitos com seu irmão mais velho, Yonas, que é professor universitário, casado com Sara e tem uma filha chamada Tizita. Yonas está sempre tentando fortalecer o vínculo com a família, mostrando ao irmão que seu ativismo político colocaria a família em perigo.
Há outros personagens que compõem a trama, e nos comove. Mas o que mais me deixou revoltada foi o fato de prenderem e espancarem até a morte uma criança. Já é revoltante a prisão e tortura de uma pessoa inocente. É ainda pior quando se trata de uma criança, que, além de não saber porque está sendo presa e torturada, ainda nem entende o que está acontecendo... nem faz ideia do que é uma revolução. Foi comovente demais ver o medo e terror que Berhane sentia ao ser torturado pelo soldado.
A escrita é bem fluida e a construção dos personagens foi incrível.
Recomendo a leitura a todos, para compreenderem um pouco do que foi essa triste parte da história da Etiópia.

Patrick 11/04/2021

Sob o olhar do Leão
A desigualdade social na Etiópia da década de 70, gera um descontentamento quase que geral. Porém, a queda do Imperador abre espaço para a ascensão de um regime autoritário, que por ter o apoio estratégico da ex URSS, se reveste de um embuste: um socialismo em nada comprometido com o povo, apenas comprometido com o poder, a todo custo. É nesse contexto, que os personagens vivem suas histórias. De dor e de resistência.

Ale 03/04/2021

Uma ficção baseada em acontecimentos históricos. História de uma família durante a ocupação militar na Etiópia.
Forte e impactante. Incrível!!

Carolina.S.M 20/12/2020

Forte, potente, realista
Demorei um tempo para engatar, há mudanças bruscas de narrador, às vezes no mesmo parágrafo. Isso fez com que eu levasse um tempo pra me interessar efetivamente pela história em si. Adquirido o ritmo, mostrou-se um livro duro, bastante realista, que mostra como pessoas podem seguir caminhos tão distintos querendo a mesma coisa. Recomendo para quem quiser saber um pouco mais sobre a Etiópia.

Nat 03/12/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Livro belamente escrito por Maaza Mengiste, conta a história de uma família após a ditadura assumir o poder na Etiópia. Cada filho tem um destino diferente, e podemos conferir as atrocidades que acontecem de todos os lados. Foi uma leitura fluida, apesar das cenas fortes descritas. Incrível notar as semelhanças com tantas outras histórias de ditaduras por aí. Livro muito bom!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Debora 08/10/2020

Uma ficção com cara de história real
Sob o Olhar do Leão é um livro de ficção, mas que, com sua narrativa, nos ensina bastante da história da Etiópia, que aqui no Brasil não é estudada de outra forma.
E a narrativa próxima da história não prejudica o ritmo e pegada da trama, que nos prende do início ao fim. É um livro de mais de 360 páginas que é difícil largar e parar de ler.
São muitas subtramas juntas - confesso que nem todas ficam perfeitamente explicadas ou fechadas -, o que faz com que o livro seja bastante dinâmico. A mensagem final é bastante poderosa. Recomendo.