O Retrato

O Retrato Erico Verissimo

Resenhas - O Retrato 2

Fernanda 12/03/2021

A segunda parte de O Tempo e o Vento
A narrativa de O Retrato se inicia também com uma retomada no tempo, assim como acontece em O Continente.

Ao longo do texto é possível descobrir a personalidade e história dos personagens, que se entrelaçam com os volumes anteriores da obra. As famílias vem evoluindo à medida que o tempo histórico passa, sendo marcadas por guerras, revoluções e pelo contexto político de cada época.

Neste tomo o envolvimento com a política nacional é bastante vivo, trazendo mais uma vez os Terra Cambarás para o centro das lutas da época.

Amanda 12/12/2020

[Impressão da Obra Completa]
Finalizei a saga da Família Terra-Cambará com lágrimas nos olhos. Que livro! Que orgulho de tê-lo em nossa literatura! Foi uma imersão dentro da história do nosso país que me levou até a estudar, buscar informações (com muito prazer) pra relembrar onde a narrativa se encontrava. E os personagens? Quanta profundidade! Diálogos e momentos que me fizeram refletir sobre o ser humano e nos incríveis debates políticos de cada época.