A mulher que matou os peixes

A mulher que matou os peixes Clarice Lispector

Resenhas - A Mulher Que Matou os Peixes

Jussara 11/05/2017

A mulher que matou os peixes.
LISPECTOR, Clarice. A mulher que matou os peixes. Rio de Janeiro: ROCCO, 1968.

Clarice Lispector( 1920-1977): Foi uma das escritoras mais aclamadas na literatura modernista brasileira. O seu estilo é marcado pela inovação, ela introduziu características novas á literatura nacional. Os textos de Clarice colocam em foco o inconsciente, apresentando características intimistas, o indivíduo com seus questionamentos e sua intimidade. A mulher que matou os peixes é um livro infantil, em que a autora Clarice Lispector, narra em primeira pessoa o ocorrido em que ela matou os dois peixes que pertencia ao seu filho. A autora desde o início da esclarece que não fez por querer. Antes de contar como isto aconteceu, ela vai contando no decorrer do livro às relações que ela teve com outros animais ao longo da vida, ela relembra histórias envolvendo esses animais que passaram por sua vida, como forma de provar sua inocência, deixando visível aos leitores seu amor aos animais. Clarice explica a diferença entre bichos naturais e bichos convidados a partir daí ela começa a falar dos animais que de alguma forma marcaram sua vida.
Clarice Lispector relata que teve dois cachorros Jack e Dilermando, um Quando morava na Itália e o outro quando morava nos Estados Unidos. Ela também revela que já teve gatos,coelhos, patos, pintos e até uma macaquinha chamada Liste. E por fim, depois muitas histórias legais de animais diversos ela revela como matou os peixes do seu filho que ao viajar havia deixado sobre os cuidados da mãe. Clarice se explica dizendo que por ser muito ocupada,
acabou esquecendo de colocar comida para os peixes durante três dias provocando a morte deles.E assim, diante das demonstrações de afeto pelos animais, a autora espera que seus leitores lhe perdoem e compreendam que a morte dos peixes foi um ato involuntário.
Aos apaixonados da literatura eu recomendo e indico se aventurar nessa narração de clarice Lispector, pois a narrativa é bastante simples e envolvente, possibilitando ao leitor o prazer de sentir acompanhado através das perguntas que a autora faz interagindo com seus pequenos leitores. E com relação a ilustração é bastante convidativa, pois permiti claridade
dos acontecimentos narrados pela autora,proporcionando prazer e entusiasmo do início ao fim.
Raelito 16/05/2017minha estante
muito bom

Cacau 22/12/2022

Pesado
Li esse livro sozinha há tempos e nem lembrava mais. Minha filha até estava gostando, mas ficou muito triste, pois Clarice conta histórias bem pesadas sobre cachorros brigando até a morte. Minha filha ama animais e é bem sensível, chorou e não quis continuar. Respeitei.

JAlia.Francisca 05/10/2023

Abraço
Clarice está entre uma das minhas escritoras favoritas, e este sem dúvida é meu livro favorito.
Um livro infantil que me tocou de uma forma tão amável.

beatrizbzrr 29/09/2022

Eu te perdoo, Clarice!
Livro sensível e levinho escrito como um pedido de desculpas por ter matado dois peixinhos de fome. Queria que tivessem lido pra mim nos meus tempos de ?gente pequena? mas fico feliz de ler também como ?gente grande?.

Belle 13/07/2022

Saudade.
Me lembro de ter lido esse livro quando era bem novinha, foi o meu primeiro contato com a Clarice. E foi também, um dos meus primeiros contatos com o mundo dos livros!
É bom poder relembrar um pouco daquela época, e pensar no quão importante essa e outras obras da Clarice foram pra mim. ??

Melissa.Casagrande 08/03/2023

Fiquei incomodada com a forma que Clarice tratou a morte e com as cenas em que a personagem se desfez de animais. Por ser um livro voltado ao público infantil, acredito que a leitura para crianças deve ser realizada com mediação de um adulto.

Sarah 13/07/2022

"Tem gente grande que é tão chata! Vocês não acham?"
Meu primeiro contato com a Clarice!! Mesmo sendo um livro para crianças, gostei muito. Ela fala com tanta compaixão e zelo no livro que é muito agradável ler!!! Gostaria de ter lido quando era pequena.

Lari 19/03/2020

Livro mais fofinho que já li da Clarice.

É um livro infantil, com a leitura extremamente simples. Na realidade, é um conto bem pequeno. Ótimo pra quem quer começar a ler Clarice e não entende a complexidade da escritora.

Ana Winchester 07/05/2024

Amor aos animais
Muito boa a forma que Clarice escreveu o livro em forma de um diálogo autor e leitor, isso deixou as histórias que ela narra no livro, mais interessantes.

Milena Lemos 13/08/2020

Clarice é perfeita, honesta e terna ao contar histórias sobre morte e erros. É por isso que a amo.

carol 22/05/2023

A Clarice fazendo um livro pra se desculpar por ter matado peixes sem querer KKKKKKKKKK a cada dia que passa eu me identifico mais com essa mulher.
Achei fofo a maneira que ela escreve pra "gente pequena", nunca tinha lido um livro infantil dela e fiquei surpresa com a escrita tão fácil, nem parece que o livro é dela.
Adorei todas as histórias que segundo ela são verídicas, a do Bruno me deixou realmente triste.

Renata 18/06/2023

Muito fofo - Recomendo
Não sabia que Clarice escreveu livros infantis!!
Adorei, achei super fofo.
Te perdoo Clarice, sei que não matou os peixes por querer.
Lydiane3 19/06/2023minha estante
??

@debee 09/09/2020

A mulher que matou os peixes
Todos os bichinhos de Clarice Lispector.
Fofo e delicado. Acho muito cativante o jeito que a Clarice escreve para crianças.

Vaz 26/10/2020

Cada acontecimento tem seu ponto de reflexão. O tom de conversa torna a obra dinâmica e atraente, mudando de uma história à outra com fluidez. A qualidade do livro e suas gravuras desta edição são um diferencial, talvez mais interessante para adultos do que crianças, pela linguagem desconstruída.

Laiza0 11/08/2021

Como lidar com a morte
Que Clarice Lispector é incrível não é novidade para ninguém, mas saber que essa excelência consegue tomar o coração dos pequenos é simplesmente mágico!

Esse livro trata da morte de uma forma bela e cheia de empatia. Ensina a ter respeito pelos animais e acaba fazendo uma ligação com a nossa vida em sociedade.

Quem são os animais não convidados e quem são os convidados? Na sociedade você é bem vindo?

A morte vai chegar um dia para todos, isso é um fato, mas será que ela é algo simples de entender na idade dos pequenos? Você como adulto, o que sabe sobre a morte?

É com muita sensatez e o jeito único que a autora escreve sobre o tema nessas páginas. Leiam!