A mulher que matou os peixes

A mulher que matou os peixes Clarice Lispector

Resenhas - A Mulher Que Matou os Peixes

Idayane.Ferreira 11/04/2024

Essa mulher que matou os peixes infelizmente sou eu?
?Dou minha palavra de honra que sou pessoa de confiança e meu coração é doce: perto de mim nunca deixo criança nem bucho sofre.?

A vertente infantil da escrita da Clarice é verdadeiramente encantadora e neste livro, além de contar seu crime acidental, ela traça outras histórias sobre animais seus, de amigos e conhecidos. O livro também toca e nos aproxima com delicadeza da temática da morte e da finitude dos seres, principalmente dos animais. Gosto particularmente como ela escreve em diálogo com a criança que a ler? nas primeiras páginas do livro temos o seguinte trecho: ?Antes de começar, quero que vocês saibam que meu nome é Clarice. E vocês, como se chamam? Digam baixinho o nome de vocês e o meu coração vai ouvir.?

A edição é lindíssima e ilustrada pela neta da Clarice, a artista e designer Mariana Valente.

Leandro 26/03/2024

Clarice no seu instinto maternal contando uma historinha para crianças. Leve e graciosa, como ela sabe ser tão bem.

rklendo 25/02/2024

Clarice é inacreditável
Nunca tinha lido nada da Clarice voltado ao público infantil, estou absolutamente encantada. Clarice, eu te amo tanto que até dói. É uma profundidade, uma graça, um misto entre o cuidado e o bruto para falar sobre coisas tão ?triviais?. Perfeito. Deu vontade de ter filhos para comprar e contar para eles essas histórias. Eu te perdoo e acredito em você.

Mari 06/02/2024

Pra gente grande e gente pequena.
[06/02/2024]

Sobre compreensão, perdão, respeito e amor. por bicho e por ser humano.
(eu também fico muito ofendida quando um bicho tem medo de mim...)

TacianeCS 30/01/2024

Quem nunca deixou morrer os peixinhos?
Algo que definitivamente faria série escrever um livro para justificar matar peixinhos rsrs me identifiquei muito com Clarice aqui

bell66 13/01/2024

Peculiar tal clarice
clarice conversa com o você na tentativa de justificar um acidente fatal. me identifiquei com seus arrodeios, um bom livro.

eurenato 09/01/2024

Coisas bonitas
"Esse livro mudou a minha vida", disse Adriana Calcanhotto na aula inaugural da Universidade de Coimbra. Fui atrás dele e acabei encontrando coisas muito bonitas. Consigo captar muita vida nessas trocas e buscas e descobertas de livros, de assuntos que passam por mim, em momentos distintos. A mulher que matou os peixes foi a primeira dobra pra entrar num assunto que anda presente: a morte. É um livro feito pra crianças, com a qualidade e respeito que se deve ter quando se escreve para crianças. Traz questões da culpa, da perda, da finitude dos seres. A gente é distanciado de pensar na morte até a hora que ela chega na vida da gente, quando perde um amigo, um pet, um parente. Tou tentando entender esse assunto mais um pouco. Por vários caminhos diferentes.
"A mulher que matou os peixes infelizmente fui eu".

Thali.Souza 15/10/2023

Literatura infantil
É sempre importante saber estabelecer diálogo com as crianças e se mostrar próximas a elas, não somente na literatura mas também na vida real. Nas letras, a linguagem utilizada pela autora permite ao leitor uma maior interação com a personagem que admite ter feito algo ruim, mas que pede desculpas à criança, mostrando que sua opinião também é válida.

Fabiana 06/10/2023

A mulher que matou os peixes
Clarice inicia chamando a atenção para o que ela fez. Vai nos levando pela história e chamando a atenção para sua vivência na infância e na vida adulta.

JAlia.Francisca 05/10/2023

Abraço
Clarice está entre uma das minhas escritoras favoritas, e este sem dúvida é meu livro favorito.
Um livro infantil que me tocou de uma forma tão amável.

Maria10525 28/09/2023

Boa memória
O livro e um ótimo livro infantil, li em unas meia hora para minha irmã ela adorou.
E realmente incrível lê para uma criança e tipo muito mágico ...
A Clarisse do livro infantil parece ser uma amiga,eu gosto disso.
Bom para esse dou 8/10

Julia 12/09/2023

Te perdo Clarisse!
Amo o fato de que a Clarisse teve a audácia de escrever um livro apenas para pedir perdão por deixar morrer dois peixinhos. O livro é para o público infantil então é meio bobo para nós que ja passamos da infância, mas ainda sim a poetica de escrever um livro para pedir desculpa para peixes é genial.
Clarisse mesmo quando escreve para crianças continua uma mestre na escrita e literatura.

Smbdouthers 11/09/2023

Clarice não erra, primeiro livro "infantil" que leio dela e a mulher continua esplêndida, e tudo para pedir desculpas por ter matado dois peixinhos de forma involuntária.