Reflexões Sobre a Arte de Viver

Reflexões Sobre a Arte de Viver Joseph Campbell

Resenhas - Reflexões Sobre a Arte de Viver

Fabio Michelete 29/04/2012

Sempre bom
Ler as idéias de Joseph Campbell é sempre bom. Acaba por encher a gente de esperança na vida e na humanidade, como se tivéssemos todo um conjunto de saberes que estão construídos dentro de nós, mas ainda não foram colocados para fora. Acredito mesmo nisto.

Os pontos altos eu tento exemplificar nas frases selecionadas abaixo. Já os pontos baixos aparecem em menções a palestras ou frases soltas - muitas vezes com conceitos difíceis de aceitar, mas sem nenhum esforço de apresentação ou argumentação. É um pouco como ele sugere: algumas coisas SÃO, e ficar explicando no máximo nos convenceria intelectualmente. É preciso VIVER a verdade. Em alguns momentos, isto é difícil para mim, o que me faz por vezes ficar com "cara de interrogação".

Frases selecionadas:
"Como disse Jung: `Um velho que não consegue se despedir da vida parece tão débil e doentio quanto um jovem que é incapaz de abraçá-la`"

"Participe alegremente das tristezas do mundo"

"Houve momentos em que quase pensei - quase pensei - "caramba, gostaria que alguém me dissesse o que eu tenho de fazer", algo assim."

"O grande problema está em levar vida de volta para a terra devastada, na qual as pessoas vivem de forma não autêntica"

"O menino, analogamente, precisa ser afastado sistematicamente das mulheres e posto no acampamento dos homens a fim de encontrar seu campo de ação. Como homem, ele terá de suportar apenas alguns momentos de grande dor e enfrentar com dificuldade algumas coisas que não consegue enxergar, elementos com que se defronta no rito de iniciação. O menino precisa representar o papel do homem. A menina precisa compreender que se tornou mulher. A vida deixa-a para trás."

"Gosto da extrapolação que Robert Bly fez sobre Descartes: "Penso logo existo. A pedra não pensa, logo não existe"

"...ninguém vivencia o extase último, pois ele se situa além de pares de opostos, se alguém chegasse a vivenciá-lo, não haveria ninguém lá."

"Aceite a tristeza como parte do jogo. Quando existe tempo, existe tristeza. - Bhagavad Gita"

"O jovem, profundamente emocionado, exaltado em sua condição de unidade com o Senhor e Ser do Universo, saiu e chegou à estrada, contemplou, vindo em sua direção, um grande elefante com um palanquim as costas e com o mahout, o condutor, montando-o como geralmente fazem, no alto do pescoço, sobre sua cabeça. E o jovem candidato à santidade, meditando sore a proposição "eu sou Deus, todas as coisas são Deus", e percebendo que o majestoso elefante prosseguia em seu curso, acrescentou o corolário óbvio: "o elefante também é Deus". O animal, com seus sinos badalando ao ritmo grandioso de sua senhorial chegada, continuou firmemente, e o mahout, encarapitado em sua cabeça, começou a gritar: "saia da frente, seu idiota!" O jovem extasiado, ainda pensando "sou Deus; esse elefante é Deus". E ouvindo os gritos, acrescentou: "Por que Deus deveria ter medo de Deus? Por que deveria sair do caminho?" O fenômeno prosseguiu, com seu condutor ainda gritando para o jovem, e este, meditando sem se deixar distrair, manteve-se firme em seu lugar na estrada e o elefante, simplesmente enrolando a enorme tromba em torno do lunático, lançou-o para fora da estrada.

Fisicamente abalado, espiritualmente atônito, o jovem caiu, não muito ferido mas completamente destroçado; erguendo-se , retornou desorientado ao guru, exigindo explicações. " Você me disse que todas as coisas são Deus". "Sim", disse o guru. "Portanto aquele elefante era Deus?". "Sim, era Deus. Mas porque você não escutou a voz de Deus a gritar para que você saísse do caminho?"