O Socialismo e as Igrejas

Rosa Luxemburgo

Resenhas - O Socialismo e as Igrejas

Duquesa de Winnipeg 21/02/2024

Incrível
100 anos atrás ou ontem? A atemporalidade desse texto surpreende. Vivemos em ciclos e se o povo não romper, a escravidão continuará

Liað· 18/12/2023

COMUNISMOOO
O livro é ótimo, é muito bom ver que tudo que os religiosos dizen sobre o comunismo/socialismo em relação à religião é completamente falso. eu recomendo muito pra quem tá querendo estudar sobre

Lucas.Yoshi 11/07/2023

Crítica Simples
Nada muito complexo ou totalmente severo na crítica de Rosa, algo q já estamos acostumados em saber sobre como é as Falácias e os interesses da Igreja desde a Idade Média e até mesmo antes.

EsperanAa 09/07/2023

??
"Não é, de modo algum, bastante não roubar a propriedade dos outros; é errado conservar para si próprio a riqueza que Deus criou para todos. Aquele que não dá aos outros o que possui é um assassino; quando guarda para seu próprio uso o que proveria os pobres os pobres, pode dizer-se que está matando os que podiam ter vivido da sua abundância; quando repartimos com os que estão sofrendo, nós não damos o que nos pertence, pertence, mas o que lhe pertence. Isto não é um ato de misericórdia, mas o pagamento de uma dívida".

Gregório o Grande, século VI

Não concordo totalmente, mas eu iria preferir que as igreja tivessem esse discurso ao invés de incentivar o assassinato da comunidade LGBTQIA+.
Excelente texto.

Jess204 30/05/2023

Ótimo, pontos de vista da Rosa muito bem colocados, sinceramente eu pensava como eu gostaria de ler esse livro dentro da igreja que eu frequentava. Deixando o pensamento de lado, é um livro excelente

Lisa 05/01/2023

Muito bom! Fácil de ser entendido, acho que todo mundo deveria ler:))
Fala muito sobre situações similares no Brasil hoje em dia, o medo e a chacota da igreja do "comunismo" que nem sequer existe kkk

Batatinhagelada 08/12/2022

Uma leitura rápida e dinâmica, que traz todo o resumo do surgimento do clero e a visão comunista sobre o assunto. Meu primeiro texto da Rosa e amei, achei super interessante.

Maria13835 01/08/2021

Crítica simples e acessível
"Hoje são exatamente vocês, com as suas mentiras e ensinamentos, que são os pagãos, e somos nós quem trazemos aos pobres, aos explorados, as novas da fraternidade e da igualdade"

O texto possui uma escrita simples e de fácil compreensão, o que é essencial para o diálogo com a classe trabalhadora.

Embora alguns trechos se tornem cansativos pela explanação de dados que já não são condizentes com o século XXI, Rosa Luxemburgo realizou uma crítica interessantíssima à união do clero com a classe burguesa e ?ao contrário do que se espera dos ensinamentos cristãos ?, ao fato da igreja tornar-se uma instituição que contribui para a exploração dos mais pobres e a manutenção de uma estrutura de desigualdade. Isto, através de discursos alienantes de que a dura realidade na qual vive o povo é fruto de uma providência divina e não de um sistema defeituoso; de que o povo deve se conformar, torna-se humilde, ao invés de lutar por uma ordem de igualdade e fraternidade, assim como pregavam os primeiros apóstolos.

Em síntese, Rosa Luxemburgo faz uma denúncia às contradições da atuação da Igreja católica e suas discordâncias com os ensinamentos bíblicos.

Daniel 18/08/2020

Instigante
Rosa de forma clara e breve, mostra o quanto a igreja se distanciou das necessidades da classe trabalhadora. E que os primitivos cristãos criaram a sociedade que agora é demonizada pela igreja (com várias ressalvas)

Carol 25/04/2020

Crítica simples.
Tirando algumas partes um pouco cansativas para nós com alguns dados que já não nós contemplam, é uma obra muito interessante. Rosa faz uma crítica bem dura ao claro mostrando através de argumentos históricos a narrativa que faz a Igreja (ainda hoje) defender a classe burguesa.