O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

peedroferreiraa_ 23/06/2021

Recomendo!
Recomendado por um professor, livro levíssimo e interessante, mostrando diferentes visões do direito em um julgamento.

Yasmim Blackthorn 25/05/2021

Clássico livro da faculdade de Direito
Muitos falam de como esse livro é bom para quem quer/faz direito. Eu como uma leitora que lê tudo que dizem que é bom (mas com algumas exceções) e que quer entrar em direito li e gostei bastante.

Tai 08/08/2021

Embates
Um verdadeiro clássico jurídico, quase leitura obrigatória para quem inicia no curso de direito, no entanto, quando lemos a história extremamente original entendemos o porquê do sucesso.

O livro narra o julgamento de 4 homens que ficaram presos junto de mais 1 em uma caverna, o qual foi morto e comido pelos demais para que pudessem sobreviver por tantos dias.

A obra é curta e fluida, embora a linguagem seja bem rebuscada, o que não desagrega muito. Todavia, o que prevalece mesmo são os embates filosóficos a luz do direito, juntamente do ponto de vista de cada juiz.

Aninha 10/04/2022

o caso dos exploradores de cavernas
li esse livro para a faculdade e para a minha surpresa, gostei dele.

os termos jurídicos e as questões da época são interessantes, assim como a forma como cada juiz retrata e defende sua opinião. o final realmente é surpreende e me fez ter vontade de um dia, reler a história.

Coelho 14/05/2021

bom livro
comecei a ler por causa de um trabalho da faculdade e no final acabei gostando muito.
o leitor escreve tão bem que eu cheguei a acreditar que a história realmente fosse baseadas em fatos reais. é um ótimo tema para se debater com outros colegas, seja pelas atitudes dos quatro homens que sofreram na caverna, seja por decisões dessa lei.

a propósito, eu teria a mesma atitude de não participar do tribunal, não concordaria com a conclusão que teve e só me causaria mais estresse.

ghost cookies 03/12/2022

Li esse para um júri simulado no segundo período da faculdade (no qual meu grupo teve que impersonar o juiz Tatting, contribuir com outros argumentos próprios, e dar uma decisão final) e, contra todas as minhas expectativas formadas pré-leitura, acabei concordando com a condenação dos exploradores de caverna, mas de maneira suavizada (sem a pena de morte). Desestruturar o argumento do estado de necessidade ao falar que eles estavam em pleno uso de suas faculdades mentais para fazer um acordo racional, com tempo para discorrer sobre o assunto e pensar (e, portanto, sem necessidade imediata, sem perigo atual, como é expresso pelo artigo 24 do código penal), para mim foi a chave, o ponto alto da argumentação condenatória.

É também um caso muito bom para analisar o papel dos juízes; a linha tênue entre a subjetividade e a objetividade deles. É muito complexo essa primazia tão extrema pela literalidade da lei às vezes apontada por alguns, quando a interpretação dos juízes (que são humanos e, portanto, sujeitos a subjetividades) é um papel essencial do judiciário.

"[...] o governo é um assunto humano, e que os homens são governados não por palavras sobre o papel ou por teorias abstratas, mas por outros homens. Eles são bem governados quando seus governantes compreendem os sentimentos e concepções do povo. E são mal governados quando não existe esta compreensão."
(p. 56; Handy, J.)

Há discussões ainda sobre o direito positivo e o direito natural, a natureza do contrato celebrado na caverna, as funções judiciais, legislativas e executivas etc. Enfim, assuntos que ainda geram controvérsias.

"Se há alguma espécie de predição no caso, não vai além da sugestão de que as questões nele versadas encontram-se entre os problemas permanentes da raça humana."
(p. 75)

Giovanna1920 10/08/2023

Diálogos jurídicos
É meu primeiro livro da área do direito, para um primeiro contato foi bom. Tive uma base de como é um debate jurídico e de algumas vertentes do direito, além de explorar a função da lei e suas diversas interpretações. Gostei!

Myy 23/07/2022

Que realidade?
Uma obra bastante reflexiva e interessante. Vim por ter visto o livro em outra obra, achei o conceito interessante e no livro essa sensação se intensifica a medida do desenrolar.

João 08/10/2021

Aprisionador
Difícil parar de ler. Essa breve ficção aborda uma narrativa bem interessante, a qual se desdobrará em um complexo julgamento na suprema corte. Ao decorrer dos capítulos são apresentados os argumentos e raciocínios dos 5 juízes, os quais todos bem fundamentados e convincentes, trazendo reflexões acerca do direito, da política, reflexões sobre o normativismo, a influência da opinião pública, o senso comum, a hermenêutica jurídica, justiça e a ética como um todo. Além disso, o autor cria um tom divertido à medida que apresenta, em abundância, ironias, metáforas e alfinetadas entre os juízes.

jAlia372 03/10/2023

Mt bom!!
O livro trata de um julgamento, de 4 homens que ficaram presos em uma caverna e para sobreviver mataram um dos seus companheiros.
Nesse livro vai discorrendo a voz da acusação e da defesa, ambos tem argumentos muitos fortes, muito bom ler, deu até uma emoção.
Um livro muito bem escrito, recomendo!!

Ju Valiengo - @literandoo 08/01/2021

PROJETO DESENCALHANDO 1/12
O livro trata de um caso jurídico fictício mas interessante para quem estuda Direito, ou se interessa pela área. Gostei de observar a argumentação jurídica por dois argumentos diversos, mas , bem construídos. Pode até se assemelhar a algumas decisões reais e polêmicas que tem grande repercussão, poderia ter lido durante a graduação.

Teteu 06/07/2020

Excelente!
Que livro incrível!
Me prendeu desde o início nos questionamentos e nas discussões citadas. A edição é muito boa e tem bons textos de apoio e uma tradução bem bacana.

Jeff 19/09/2021

Lido para uma disciplina da faculdade, mas me surpreendeu bastante. Recomendo demais a leitura, até mesmo para quem não é da área do direito, pois é um livro de linguagem fácil e o desenrolar da história é deveras interessante..

Jumacerra 14/08/2021

Acabei de terminar o livro é tô em choque mesmo já sabendo como ia terminar mais ou menos. É um bom livro para se refletir e observar diferentes argumentos e pontos de vista sobre o mesmo caso.

Fernanda2739 18/09/2022

parada obrigatória para calouros de direito
é um livro muito curtinho e com uma boa escrita.

causa muitos questionamentos, o caso é mostrado por várias perspectivas o que deixa o leitor com muitas reflexões.