O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Luiza2527 20/02/2021

O caso dos exploradores de caverna
Um livro interessante para aqueles que querem refletir sobre justiça, norma jurídica e decidibilidade, por exemplo.

melanieteles 19/02/2021

Traz argumentos interessantes em diferentes pontos de vista, mas o livro em si não me agradou.

Larissa 18/02/2021

4/5
Gostei, faz pensar em mil possibilidades e mudar de ideia mil vezes. Porém achei uma leitura um pouco maçante talvez pra quem não é acostumado a ler.

Bruna.Toledo 06/02/2021

Muitas reflexões para poucas páginas
De modo geral achei o livro muito denso, principalmente pelos longos monólogos cheios de termos jurídicos que os personagens trazem à narração. Porém, não pude avaliar mal a obra porque o autor propõe reflexões muito interessantes sobre as linhas tênues entre o que é imoral e o que é ilegal (que nem sempre são equivalentes).

Cleiciara Guirra 05/02/2021

"São bem governados quando os seus governantes compreendem os sentimentos e as concepções das massas. São mal governados quando falta essa compreensão."

Kethy 27/01/2021

Maravilhoso
Um livro que nos faz questionar a lei, recomendo para quem gosta de julgamento e audiências

Rayssa 22/01/2021

Polêmico
É um livrinho pequeno e de leitura até rápida, porém, traz um conteúdo denso e bastante polêmico. Apesar de gostar do livro, ele nem de longe fala sobre o caso e sim sobre as faces do direito, principalmente o positivismo e o naturalismo. Não sou uma grande conhecedora do assunto, contudo, sendo extremamente pessoal no assunto, não concordei com o desfecho final e me identifiquei bastante com o último ministro a falar, porque sou público e não um membro do grupo. Por fim, deve ser um ótimo livro para entreter alunos do direito, principalmente porque os ministros falam demais e encontram formas de dizer a mesma coisa várias vezes.

Livrismo_ | Por Natacha Agata 18/01/2021

Curtíssimo
Eu amo livros curtinhos, e esse é um daqueeeles bem curtinhos mesmo hahaha. Dá pra ler em menos de uma hora, tranquilamente. Mas isso não pesa nem a favor nem contra quanto a avaliação dele aqui. Vemos aqui uma discussão (jurídica) bastante interessante sobre a moral a partir de um caso que, acredito, todos tememos que aconteça com a gente.
A maior parte do livro são votos de membros da Suprema Corte quanto ao caso, por isso, seria mentira dizer que a leitura é fluida – por isso eu tirei uma estrela da avaliação. Ao contrário, é um livro que exige que o leitor faca o que eu chamo de “leitura ativa” que é realmente acompanhar e prestar atenção em tudo que está acontecendo, se não corre-se sérios riscos de ficar perdido.
Apesar disso, eu achei o tema extremamente interessante, e o tamanho do livro ajuda! Em um piscar de olhos já passamos da metade da história. Por isso, se você se interessa por discussões acerca da moral, ou se você é do meio jurídico, leia esse livro. Ele é excelente para esses públicos.
Vai comprar na Amazon? Utilize meu link, pra me ajudar a continuar criando conteúdo por aqui, você não gasta nada a mais por isso e me ajuda demais! Ele está na bio do meu Instagram 💛

site: instagram.com/livrismo_

Gabriel.Andreatta 15/01/2021

Um dos melhores livros que já li
Não se enganem, é um livro de filosofia jurídica. Ainda assim, eu que não sou da área jurídica, achei fantástico. É um debate de 5 juízes sobre um caso particularmente complicado, onde cada um expõe seu ponto de vista na tentativa de absolver ou condenar os réus.

paloma 11/01/2021

A obra é resultado de uma história ficcional que cumpre com maestria seu papel de gerar debates e análises de comportamento até os dias de hoje. Através do proposto, uma situação extrema, é possível perceber a dificuldade em se manter a "justiça" de acordo com os padrões disseminados. Afinal, o que é justiça? A ética é instável, cheia de nuances, variáveis situacionais e contextuais, sendo assim, algo que nunca poderá ser tratado em sua totalidade pela letra da lei.

A leitura se enriquece de forma exponencial quando atrelada ao livro "Justiça" do Sandel. Desde já, deixo minha recomendação.

Ju Valiengo - @literandoo 08/01/2021

PROJETO DESENCALHANDO 1/12
O livro trata de um caso jurídico fictício mas interessante para quem estuda Direito, ou se interessa pela área. Gostei de observar a argumentação jurídica por dois argumentos diversos, mas , bem construídos. Pode até se assemelhar a algumas decisões reais e polêmicas que tem grande repercussão, poderia ter lido durante a graduação.

yara 01/01/2021

"nunca deixo de admirar a habilidade com que meus colegas lançam uma obscura cortina de legalismos sobre qualquer problema que ele seja apresentado para decidir."

Carolina Del Puppo 28/12/2020

Não foi para mim, li mesmo apenas por ler, por achar que seria algo interessante.