O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...




Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas


445 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


izabelgbeltrao 14/06/2022

tive que ler para a escola e achei confuso muitas vezes, porém os argumentos e ideias propostas no livro (apesar de breves) são interessantíssimas para entender o que acontece no meio jurídico.
comentários(0)comente



maria 04/06/2022

interessante!! não é meu tipo de livro afinal ele é destinado às pessoas que estudam direito mas é uma boa leitura mesmo pra quem não estuda, as argumentações são ótimas desde a escolha dos nomes do juízes às suas palavras, todo meu apoio ao juiz foster e ao juiz handy entregaram tudo
comentários(0)comente



Lifey4R 02/06/2022

Uma introdução aos princípios do Direito...
Como alguém que em breve irá iniciar a faculdade de Direito, esse livro foi uma ótima leitura! Apresenta alguns ramos dessa ciência de forma natural, não dando margem para interpretações "corretas" ou "incorretas", demonstrando as mais variadas interpretações possíveis para um mesmo caso.
comentários(0)comente



Isabella.Souza 02/06/2022

Divergência
É muito legal, porque mostra a divergência de opiniões no contexto citado, super recomendo uma vez que nos leva a pensar profundamente.
comentários(0)comente



ydecassia 14/05/2022

Ultrapassou minhas expectativas
Esse livro é muito bom, de verdade. A primeira vez que ouvi falar dele foi num vídeo da Débora do "Olá Bocós" e depois de uns dias a professora de "Introdução ao Estudo do Direito" o recomendou na sala. Admito que enrolei um pouco a leitura e só comecei mesmo quando essa mesma professora falou de um trabalho (estilo júri/peça) e entrei na equipe deste.
O fato de ser um livro curtinho me deixou ainda mais "ansiosa" pra terminar a leitura e saber em que conclusão os ministros iriam chegar, porque sinceramente eu não saberia o que fazer na situação dos ministros ou na situação dos próprios exploradores. Me identifiquei um pouco com o ministro tatting justamente porque ele não se sentiu capacitado para opinar contra ou a favor da sentença.
Achei incrível a forma que o autor abordou o direito natural e direito positivo nessa situação e como realmente, alguns casos que podem surgir não teram sua resposta bonitinha dentro do que está escrito nas leis.
Esse sim é um livro que super recomendaria no início do curso de direito.
comentários(0)comente



Agnaldo 14/05/2022

Essencial
O livro possui opiniões/posicionamentos que se chocam, gerando a intrigação constante do leitor diante do caso. Ótima obra para a evolução do pensamento jurídico.
Recomendo a leitura do livro, principalmente, se você estiver cursando Direito ou algum outro curso das ciências sociais aplicadas.
comentários(0)comente



Vivi 10/05/2022

intrigante
leitura da faculdade e SENHOR q coisa difícil porém deu tudo certo e eu consegui interpretar tudinho ?? mo interessante ler as decisões dos juízes e mudar de opinião toda hora ?
comentários(0)comente



Camila22 09/05/2022

O livro é bem interessante para alunos de Direito, visto que trabalha com vários conceitos abordados no curso, mas também para leigos, pois é uma leitura bastante instigadora, a qual causa curiosidade quanto ao futuro desses exploradores.
E, apesar de não concordar com a decisão final, gostei bastante do livro.
comentários(0)comente



caroll 08/05/2022

legal e fácil de ler, porém nada demais, nenhum fator muito interessante ou que destaque o livro. leitura rápida
comentários(0)comente



Marcelo 05/05/2022

Recomendação
É um ótimo livro. Todo estudante de Direito lê este livro, provavelmente. Traz á tona um caso emblemático envolvendo exploradores de caverna que ficaram soterrados, e que acabaram sendo mortos por outro explorador, integrante do grupo, afim de que sobrevivesse os longos dias aguardando resgate. Vale muito a leitura e o desfecho da história é muito bom.
comentários(0)comente



Igor 04/05/2022

Tem um público alvo
Quando encontrei o livro achei que seria mais interessante para qualquer público mas logo no prólogo é apresentado que o livro é amplamente usado em faculdades de direito para apresentação da teoria do direito. Por ter um foco específico e algumas palavras próprias do universo jurídico, a leitura tornou-se mais arrastada do aue deveria, mas como um produto de ficção é interessante.
É legal ver os pontos de vista, de dinâmicas e poaicionamentos sobre um caso que, apesar de teórico, tem relações e semelhanças com casos reais.
comentários(0)comente



Madu16 25/04/2022

O caso dos exploradores de caverna
A obra de Lon L. Fuller, retrata um debate judicial sobre um caso fictício, onde exploradores de uma caverna cometem o crime de assassinato e consomem a carne do homem, com o fim de sobrevivência. O cerne da questão seria sobre a culpa dos réus ou a inocência.

O livro consegue fazer uma conexão com o universitário de direito, possuindo uma linguagem acessível e introduzindo o estudante a este mundo. A rapidez da leitura foi outro ponto que admirei, além da dualidade de pontos, sendo todos explorados com argumentos fortes e decisivos, que levam ao leitor, por mais que leigo, a refletir acerca da culpabilidade dos réus.

Meu pensamento diverge sobre a conclusão final da corte, mas tenho que aprovar os arrazoados de todos os juízes, além de me sentir instigada pelos questionamentos no apêndice. Uma tradução exemplar com muitos detalhes, uma narrativa rápida e incisiva além da abordagem clara e coesa fazem o livro ser esplêndido.
comentários(0)comente



thaismnzs 24/04/2022

Interessante
O livro nos trás um caso assustador de quatro homens que ficaram presos em uma caverna e acabaram cometendo canibalismo.

O juiz do caso não sabe o que fazer em primeira instância, devido uma série de fatores.

Fica claro que os réus sempre foram culpados desde o princípio e merecem a sentença que foi dada.
comentários(0)comente



Kurth 23/04/2022

Ilustra perfeitamente
O livro nos mostra com clareza a questão da emissão da informação, no caso uma informação direta e pura, e a recepção da mesma pelas pessoas que, por sua vez, as colocam cara a cara com seus ideais e pespectivas de mundo, moral e ética, dessa forma as modificando involuntariamente.
Além da visão maravilhosa de Foster que traz o caso dos exploradores ao estado natural, o que me abriu os olhos para diversas situações cotidianas e para o entendimento do agir das pessoas que se vem ligadas sempre ao estado natural ou sempre ao estado civil.
A partir de hoje apresentarei esse cenário hipotético a todo e qualquer grupo de pessoas que estiver inserida, sim Fuller, você criou um monstro.
comentários(0)comente



Italo 22/04/2022

O caso dos exploradores de cavernas
Sinceramente, não sei muito o que dizer. Há toda uma proposta de discussão acerca de algo que bota a prova a legislação duma sociedade, todavia não me senti fisgado -- embora reconheça a importância do debate.
comentários(0)comente



445 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR