O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Inspirações Literárias 12/06/2023

Um livro essencial para refletirmos sobre justiça
Um livro que apresenta de forma fundamentada com argumentos coerentes e racionais sob o caso de 05 exploradores de caverna que ficam presos durante 32 dias e que realizam um jogo de dados para saber qual deles será morto e se tornará alimentos pata os demais a fim de sobrevivência.

Conheceremos teses argumentativa dos aplicações do direito e que há necessidade de reflexões profundas sob análise de várias perspectivas para entendermos a complexidade do que seja verdadeiramente JUSTIÇA.

UM LIVRO DE BASE PARA TODOS, NÃO SOMENTE, OPERADORES DO DIREITO.

Laris 07/06/2023

Um estudo de caso
A complexidade desse livro é surreal. São tantas possibilidades, tantas opiniões que podem ser formadas. Um dos livros queridinhos do curso de Direito (não curso, mas li mesmo assim).
Já tinha ouvido falar desse livro muitos anos atrás, e finalmente depois de adulta tomei coragem pra ler. Recomendo. E recomendo muito.

AlyssonFeitosa 05/06/2023

Um gerador de opiniões?
No geral, O Caso dos Exploradores de Caverna é uma obra instigante e enriquecedora para um estudante de direito aprofundar seus conhecimentos teóricos e conceituais. O livro evidencia a importância do olhar crítico e reflexivo sobre o direito, suas normas e suas interpretações, o que é essencial para uma formação jurídica comprometida com a justiça e a igualdade.

@jurdanwr 01/06/2023

Não tenho muito o que falar sobre o livro, é uma leitura meio que obrigatória para a faculdade de direito

Giovanna398 01/06/2023

Apesar de não fazer meu estilo de leitura, tive que ler para a faculdade e me peguei presa no desenrolar dos votos. muito bom e faz você repensar seus valores morais e interpretações de direito.

Artur 30/05/2023

Ótimo livro!
Depois de ler o livro entendo perfeitamente o porquê dele ser indicado para todo juvenil estudante de direito.

Muito mais que julgamentos diferentes sobre um caso curioso o que cada juiz propõem em sua sentença é a defesa de correntes filosóficas distintas, qual a certa e a errada? não há.

O livro mostra que a lei está lá, mas é morta e fria e o juíz é vivo, sempre há lacunas na lei, há juízes literais, rígidos incapazes de depositar bom senso e empatia em suas decisões e também há aqueles que vergam a lei a para o seu interesse, que podem fazer a espada da justiça cortar para o lado que desejarem.
Todos, ou quase, buscando a verdade e a justiça cada um por seu caminho.

Débora 24/05/2023

Praticamente uma leitura obrigatória pra quem cursa direito, um livro curtinho que faz você pensar nas suas opiniões o tempo todo.

Caroliss 19/05/2023

Me abstenho
O livro trata de argumentos muito interessantes do âmbito jurídico. São questionamentos pertinentes à certa da própria constituição e da moralidade humana.

Pedro.Goncalves 05/05/2023

Uma eterna incógnita jurídica
Este livro, recomendado por um dos meus professores de direito no primeiro dia aula; afronta-nos com uma dualidade jurídica de importância fucral. Para além de mais uma doutrina que estudantes de direito precisam ler essa obra, à luz de um caso inventado, é uma aula no que tange a distinção de Jurispositivismo e jurinaturalismo, e ainda deixa-nos com a mente fomentando em questionamentos, sobretudo sobre a temática da condenação ou não dos quatro homens.
Vejo que a forma que o autor escolheu para dispor seu tema é singular e criativa, por meio da decisão de cada juiz, elebora-se argumentos interessantíssimos e fundamentados em diferentes visões doutrinárias sobre a função, definição e objetivo do ordenamento jurídico como um todo. Nesse viés, essa forma de dispor o conteúdo prende o leitor de início e conduz-o a ler faminto a cada página por mais.
A obra traz mais reflexões que quaisquer certezas. Põe-se em questão o fato da imparatividade de uma norma, o que a faz valer universalmente, bem como essa característica é o alicerse para a vigência desta, ou seja, poder-se-ia fazer uma exeção a norma posta sem que com isso todo o ordenamento jurídico caia em cheque? Além disso, a circustância do caso proposto é de condição do estado de natureza do homem ou de sociedade? Houve de fato um "contrato social" por parte dos envolvidos? Esse contrato poderia de fato ser celebrado?.
Ademais, pendo a parte desses questionamentos nichados ao âmbito jurídico, sinto que a grande questão desse livro, e da filosofia jurídica como um todo, é: saber se o direito deve visar à justiça ou àquilo positivado em norma imposta.
Recomento a leitura àqueles interessados na área jurídica, pois esse livro é um prato cheio. Não é à toa que foi recomendado por um exelente professor de Teoria do Direito

Elaeseusromances 04/05/2023

Ninguém pode sair da faculdade de direito sem nunca ter lido
Foi por causa desta frase meus amados que li ao trancos e barrancos está obra e simplesmente amei.

Super indico para conhecimento

thainá 30/04/2023

Li para um trabalho na faculdade, achei ótimo para uma introdução ao estudo do Direito. Nos leva a pensar sobre Direito Natural e Direito Positivo, e qual o limite quando se trata de Direito e moral, até que ponto ambas vão?

leitura curta porém muito proveitosa :)

izabelly 26/04/2023

Interessante aos acadêmicos de Direito
Li esse livro para uma aula da faculdade e admito que me interessei mais do que o esperado.
Gostei de ter lido diferentes pontos de vistas do exercício e aplicação do Direito sobre um mesmo caso.

rorysb 22/04/2023

Li o livro para o meu primeiro trabalho da faculdade de Direito, achei que não iria gostar justamente por não ser uma especialista no vocabulário jurídico. Não poderia estar mais enganada, é um livro muito bom, muito fluido e de fácil compreensão.
É mais voltado para as pessoas que se interessam pelo Direito, mas você não precisa fazer parte do mundo jurídico para compreender a história e apreciar essa leitura.