O iluminado

O iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

laurasdiary 13/05/2024

O Iluminado
Terceiro livro que leio do Kingo e mds que ótima escolha!!! considero isso aqui uma obra-prima, um clássico que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. agora estou ansiosa para assistir o filme, que sei que não á tão bom quanto, mas é outro clássico e também uma obra de arte de beleza. gosto muito do kingo e já quero ler muito muito muito mais dele

Rafaela1560 13/05/2024

Uma releitura incrível...
Já tinha lido há bastante tempo e tinha adorado.
Bem, continuo adorando!!!
Não tenho como negar que o livro é um tanto lento na primeira metade, mas não acho que chega a ser arrastado. Pelo contrário, acho que esse é um dos pontos fortes da escrita de King, que desenvolve de maneira única toda a loucura que vai consumindo o personagem central. Se fosse mais corrido, mais frenético, não seria tão bom.
O desfecho é muito bom, bem ao estilo King.
E, por favor, se você acha que o filme é excelente (o que concordo em parte), leia o livro, pois vai ver que o livro é mil vezes melhor\1111

Vicx 13/05/2024

?Esse lugar desumano cria monstros humanos.? ???
Primeira vez que leio um livro na temática terror e do Stephen King. A experiência foi diferente e interessante?
Danny é um garotinho de 5 anos diferenciado. Isso porque ele consegue pensar além do que as outras pessoas pensam, além de ter um amigo em sua mente chamado Tony que mostra coisas para ele.
Por conta de uma confusão que o pai se envolveu e que o levou a ser demitido, a família teria que se mudar para o Hotel Overlook, onde Jack conseguiu um emprego como zelador graças a seu amigo, e passar o inverno todo lá? sozinhos.
Antes de se mudarem, o menininho teve maus pressentimentos sobre o hotel. Tony o avisava de que não deveriam ir. Mas seu amor pelo pai e o entendimento de que era a única chance de Jack ficar bem fizeram com que Danny aceitasse ir sem preocupar os pais.
No início, Jack sabe que aconteceram algumas coisas estranhas no hotel e a estadia da família não é ruim. Mas com o tempo, o homem passa a investigar mais a fundo os acontecimentos do local e descobre que há muita sujeira debaixo do tapete. Junto a isso, eventos bizarros acontecem com Danny.
A mente de todos começa a ficar afetada e quando se pensa em ir embora, já é tarde demais, pois a neve do inverno cerca todos eles e o Overlook não vai facilitar a saída deles?

Eu imaginava que o livro teria foco total em Danny, e que ele seria o fenômeno bizarro da história. Mas temos acesso a outra mente perturbada: Jack Torrance.
Eu não diria que é terror o que se sente na leitura, mas há momentos que transmitem tensão. O que considero terror é o que sinto quando vejo um filme, que há aquelas cenas que dão medo de ver com os próprios olhos à noite. E não senti isso.
Mas um sentimento de horror são os momentos finais que Jack protagoniza e os pensamentos dele durante o livro. É péssimo o que o hotel fez com ele, levando-o à loucura.
Gostei da escrita do autor, não achei difícil de ser lida. Ele consegue demonstrar os pensamentos dos personagens de maneira bem real e que leva o leitor ao estranhamento bem fácil.

Um extra para falar sobre o filme:
Ouvi dizer que Stephen odiou o filme e acho que ele tem razão para isso. Teve cenas que foram fiéis ao livro, mas outras não. O final é totalmente diferente, Danny não é o garotinho esperto e brincalhão que eu li, parece mais um boneco inexpressivo. Jack é bem desprezível, mas não se retrata o amor incondicional que ele tem pelo filho. E Wendy é só uma mulher chata, como Jack pensou algumas vezes, sendo que ela não é assim. Cadê a determinação dela com o filho? As conversas com ele?
Achei que foi muito corrido os acontecimentos. Nem parece que eles ficaram meses no hotel. Parece que Jack sempre foi daquele jeito, sendo que tem todo um desenvolvimento do pensamento dele manipulado pelo hotel. E é até vergonhoso se falar do Tony né? Bem ruim. Ah, e o Dick Hallorann? Coitado, o final dele?

Carol749 13/05/2024

O livro tem muitos pontos diferentes do filme clássico de Kubrick porém muitas frases que podemos encontrar em ambas as obras, o livro é uma viagem direto ao coração do hotel overlook com todos os seus fantasmas e histórias.
A história dos Torrances é envolvente quando percebemos já estamos enlaçados no meio de cada particularidade vivida por eles e ansiosos pelo desenlace final da história.
eudayvidalves 13/05/2024minha estante
Eu acho foda que o livro e o filme mesmo sendo bem diferentes, ambos são 5 estrelas!

santosswill 12/05/2024

Maçante
Me desculpem os profissionais da leitura, testemunhas de stephen king mas eu achei esse livro extremamente maçante e sinto que ele te enche te detalhes e sub-historias que fazem vocês perder completamente a vontade de continuar lendo (tanto que demorei meses pra terminar), chega uma momento que ele realmente começa a ficar intrigante (tanto que dei 3 e não menos) mas isso só acontece lá pela pagina 300 (o livro tem 463). Enfim, é um livro ok mas tem que ser paciente.

Maria 12/05/2024

Essa edição da suma é tão ruim e cheia de erros que parece que nem foi revisada

A história é legal pelo menos

Theo96 12/05/2024

Fazia muito tempo que eu não lia esse livro, foi parecido com a primeira vez. A forma que os personagens são desenvolvidos sem o leitor as vezes perceber que está tendo mudanças de tão sutis que elas são, me faz querer ler mais e mais! Esse é um livro que eu não tenho o menor receio de indicar quando perguntam um clássico para o terror! É muito bem desenvolvida a trama e a maneira que ela é vista de maneiras distintas com base em cada personagem!

pipocareads 12/05/2024

Daniiii?
Que livro!!
Não fiquei com medo, fiquei foi EXTREMAMENTE CURIOSA pra saber a história do hotel. O capítulo do Jack pesquisando no porão foi maravilhoso.
Eu já tinha assistido o filme, mas n me lembrava de nada a não ser da menininha no velocípede (QUE NEM APARECE KKKK ?). Mas a construção de mundo, o mistério, aprofundamento de personagem, as regras de ?sobrenatural?? que delícia. Mt bom ler uma obra bem escrita.
Que peninha do Daniel no meio de toda a confusão, coisa acontecendo com criança é sempre covardia tb.
Mas eu amei o livro!

DAbora277 10/05/2024

Mais uma vez Stephen surpreendendo
Livro que não dava nada, mas entregou TUDO no final. nunca achei que seria possível ter medo lendo um livro, mas com esse eu fiquei. a história começa meio calma, com muitas explicações etc, mas que são muito boas para entender o meio/final do livro, que é quando a história realmente fica cativante e impossível de se parar de ler. você fica agoniada e a cada página, e ansiosa para que tudo dê certo no final com os personagens. me surpreendeu muito esse livro, gostei demais!

Daniela354 09/05/2024

O iluminado ?
Não sei como descrever a minha experiência de leitura, Stephen king é um dos melhores e a minha experiência com os livros dele é sempre um pouco controversa, uma relação de amor e ódio. Mas com certeza é maravilhoso.
O final é diferente do filme, mas os dois são ótimos cada um da sua forma de narrativa.

Ana Paula 08/05/2024

Eu não gosto muito de terror mas sempre tive curiosidade em ler o livro por toda a fama que ele tem, e valeu a pena. O início foi devagar mas com o tempo o livro vai te consquistando e chega um momento que você não consegue largar. A escrita do King é perfeita, a forma como ele explora os pensamentos e a personalidade dos personagens ao longo da trama é maravilhosa. Ele faz a gente se apegar a eles e sentir que estamos ali dentro do hotel passado por tudo aquilo.

Kedma0 07/05/2024

"O Iluminado" aborda temas profundos, como a natureza do mal e a fragilidade da mente humana. É uma leitura que provoca reflexão e discussão, além de proporcionar uma experiência intensa e arrepiante.
O livro em si é ótimo, mas, particularmente falando, em algumas partes achei muito cansativo e isso dificultou um pouco minha leitura.
Mestre King é bem doido, tem uma mente extremamente brilhante, gostei dele!?
xzsatur.no 08/05/2024minha estante
Bom demais!! Amo muito.

Kedma0 08/05/2024minha estante
Que legal, estou no segundo livro dele. "Doutor sono"?

Teppei 08/05/2024minha estante

Kedma0 08/05/2024minha estante

Joy 07/05/2024

O Iluminado- do ?
Já adianto que foi melhor do que Carrie. A escrita do autor é mais perceptível neste livro, a narração é bem fluida apesar da quantidade de páginas, pois os capítulos estão dispostos de uma maneira que você nem percebe, quando vê já acabou. Fui cativada pelos personagens, até por Jack e sobretudo por Dany. Achei o final aterrador, me tocou bastante. De maneira geral, eu não gosto muito dos livros do King, percebi isso através deste. Mas reconheço sua originalidade e perspicácia ao desenvolver a história e os personagens. No entanto(eu não sei o que é), talvez, a tradução não me permita amar. Eu não estou acostumada, não gosto de como ele foge do assunto pra enrolar descrevendo ambientes e personagens, me causa impaciência. Em suma, o enredo é instigante, os personagens são verosímeis e a atmosfera de terror é bem construída(sim, fiquei com um medinho kkk). Vale a leitura. Inclusive, ótima dica para outubro !

Katya 06/05/2024

Estava sem expectativa para ler O iluminado, pelo fato de ser superestimado, mas depois de ler ele estava enganado, ele merece a fama dele porque ele é muito bom mesmo.
Incrível como me prendeu e me fez devorar cada página dele, parabéns ao King. Fez uma história dinâmica, com personagens que mostravam apego e emoções, e cada capítulo surpreendia. Este livro virou um dos favoritos dele.