O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Ana Barbosa 28/04/2024

Pretendo reler
Não queria nem dar nota para esse livro, pois eu acabei estragando muito a minha experiência. Como já sou fã do filme e já vi diversas vezes, fui com a cabeça do filme e isso me atrapalhou muito!

Reconheço que é um livro excelente do King, mas, com toda certeza não era a hora para eu ler, acredito que uma futura releitura será mais proveitosa a experiência!

bagybraziel 28/04/2024

Por mais que o livro nao seja de suspense te prende na leitura, tem bastante descrição que te cansa no início mas dps vc percebe o quão essencial é, king manda mt bem na escrita, uma história realmente de orar e gritar como se tivesse assistindo um filme, recomendo pra leitores ja acostumados pq é um livro extenso

Cavalcante0 28/04/2024

Um livro bom, que requer bastante atenção. Demorei pra terminá-lo por conta de outros livros que estava mais ansioso para ler, talvez isso fez com que eu não tenha me conectado 100% com o livro

Ana Paula Seixlack 27/04/2024

Melhor que o filme ( e o filme já é muito bom!)
Escritor enlouquecendo num canto isolado é um tema que naturalmente me agrada, mas quando tudo é descrito magistralmente pelo mestre King, fica ainda melhor.

Juliana 27/04/2024

Da um medinho até
O livro conta a história de Jack, sua esposa e seu filho Danny, tentando se recuperar na vida após problemas alcoólicos e outras situações um tanto pesadas que eles passaram por causa do próprio Jack.
Para se reerguer, ele decide aceitar um trabalho de zelador do antigo, famoso e isolado hotel Overlook, muito conhecido por hospedar pessoas ilustres mas também esconder vários perigos, aliás um hotel antigo sempre tem histórias para contar.

Em resumo, eu gostei bastante do livro e do desenvolvimento dos personagens. Confesso que senti um pouquinho de medo em algumas partes e fui dormir um pouco atordoada depois da leitura (em minha defesa, crianças em thrillers sempre me deixam arrepiada).

Porém, entretanto, todavia, eu esperava mais do clássico mais famoso do Stephen King, e que o consagrou um mestre no terror sinto que a história dos fantasmas do hotel ficaram um pouco vagas e o final um tanto apressado, inclusive achei bem parecido com o final de Misery mesmo que eles tenham premissas diferentes. Também queria ter visto Danny, o iluminado em questão, aprofundar mais em seu dom, para uma criança pequena ele foi escrito pra ter um desenvolvimento incrível e não explorar isso foi meio preguiçoso.

No final, eu ainda recomendo esse livro (porque um livro do King é um livro do King) e tenho certeza que a maioria das pessoas terá uma experiência muito melhor que a minha.

Maria19277 27/04/2024

Sem palavras
Esse livro é simplesmente uma obra de arte. Para aqueles que querem começar no mundo do terror esse livro realmente é uma indicação. Para aqueles que já são desse mundo, esse livro é um CLÁSSICO, se você nunca leu é sua obrigação ler!
Eu sou suspeita para falar (sou uma fã do Stephen King), mas essa obra é uma de suas ascenções e uma das melhores.

Vogel 27/04/2024

O Iluminado me surpreendeu, King consegue nos causar um sensação de claustrofobia enquanto estamos lendo. As cenas de Danny são intensas, algumas me causaram um pouco de medo, mais por questões de que Danny é uma criança, e lembro de quando eu era criança e tinha muito medo de histórias de terror, então toda vez que ele passava por algo assustador eu me sentia com aquele medo, com aquela sensação de que algo ruim iria acontecer. Foi uma baita leitura, eu gostei bastante.

John 26/04/2024

Mistura de terror com loucura
É o primeiro livro de terror que leio do King, e já me apaixonei. A história aborda fantasmas da maneira mais natural que poderia ser descrita em um livro, com vozes distantes e animais de arbusto animados. Porém, dependendo do ponto de vista, os fantasmas se tornam companheiros e hóspedes do hotel.

Como uma pessoa que assistiu o filme antes do livro, posso afirmar que a obra é muito melhor e bem mais recheada, explicando detalhadamente acontecimentos e detalhes que foram deixados de lado.

É uma leitura obrigatória, tanto para fãs do King quanto para quem assistiu o filme e quer se aprofundar mais na história.

Jeandela 26/04/2024

Notei que nunca fiz uma resenha desse livro então nunca apareceu como livro lido no desafio daqui, mas resumindo: perfeito. meu favorito do king e um dos meus favoritos de todos, se n for de fato. o final acho meio viajado mas ainda assim não perde sua qualidade, é bom e empolgante do começo ao fim.

Alexsandra.Raniely 26/04/2024

Meu favorito
Eu acho esse livro muito bom, ele é meu favorito de todos que eu já li, acho todo o cenário das coisas que acontecem muito legais e incríveis. QUEM NÃO GOSTOU TO NEM AI ??

Merci0 26/04/2024

O iluminado
Somos talvez todos um pouco iluminados? Gostei da rotulação que o king usou nesse livro, pessoas com um "sexto sentido" serem iluminadas.

A construção da obra como um todo é ótima e agoniante, você imagina que ou todos vão morrer, ou todos vão se salvar, mas na verdade como todo livro do king mesmos o que sobrevivem não tem paz.

Renata.Negrini 25/04/2024

Clássico de suspense
Primeiro livro lido do Stephen King e me surpreendi com sua escrita. A história foi muito bem feita, os personagens então.. nem se fale. Stephen faz você entrar fundo em suas personalidades e segredos. Amei!

Emily1021 24/04/2024

Primeira experiência com o stephen king e já tive um ótimo primeiro contato. a escrita de fato é beeem descritiva e muitas vezes são uns blocos de textos gigantes, mas foi um história que conseguiu me deixar curiosa com como iria se desenrolar. a ação e o desenrolar na trama principal mesmo começa nos 50% e o ápice achei que foi lá pros 70% do livro. mas como falei, foi uma ótima experiência e não achei chato de ler em momento algum

Carol.Varga 24/04/2024

O mundo é um lugar duro
Posso dizer logo no começo que amei esse livro?

Vou confessar que não sou muito chegada no filme o iluminado, acho meio sem história e os personagens totalmente loucos, então acabei deixando esse livro de lado.

Quando percebi que a história mudava muito, comecei a ler sem parar e aconselho demais você a ler.

A história é sobre uma família, com problemas familiares, mas que se amam muito.

Jack Torrance ( pai ) sofria de um vício e o livro já inicia com ele em processo de recuperação, ele ama demais o filho ( eles são bem próximos, bem diferente do filme ) e gosta também de sua mulher e tem total respeito por ela.

Wendy ( mãe ) sofre com problemas de infância e com os problemas que o marido já deu antes, ama demais o filho e tem um pouco de ciúmes da ligação que Jack tem com o filho, ela é muito centrada ( nem um pouco surrada igual no filme ).

E Danny ( filho) de 6 anos, com uma inteligência bem acima do esperado e sendo conhecido depois como um "iluminado" devido a seus poderes.

Jack perde o emprego e se vê sem dinheiro para sustentar a família, um amigo lhe oferece um emprego que consciente basicamente em cuidar do hotel Overloook como zelador, mas que ficará isolado durante todo o período de neve. Ele aceita e leva consigo a mulher e o filho e vê uma oportunidade de terminar de escrever sua peça.

No começo achavam que tudo seria um recomeço, mas Danny já sabia de toda a verdade e temia muito.

Jack vai enlouquecendo aos poucos, e o hotel vai mostrando sua real face dia após dia. Vou confessar que muitos momentos tive medo, e como a história se desenvolve é sensacional.