Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado

Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado Louis Althusser

Resenhas - Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado

Caroline.Nunes 14/05/2024

Aparelhos ideológicos do estado - Louis Althusser
Esse livro é uma obra publicada em 1970. No livro, Althusser faz uma análise da maneira como o Estado reproduz e perpetua as relações de poder e dominação na sociedade capitalista. Ele argumenta que o Estado não é apenas uma estrutura repressiva, mas também opera por meio de uma série de instituições ideológicas que servem para disseminar ideologias que legitimam a ordem social existente.
Esses aparelhos ideológicos destacados pelo autor desempenham um papel crucial na perpetuação das relações de classe dominantes. Por exemplo, a escola ensina valores e normas que são compatíveis com a ordem social existente, enquanto os meios de comunicação, como o Instagram, por exemplo, promovem uma visão de mundo que beneficia as classes dominantes.

Lucca 28/06/2023

Livro necessário para todos
Está obra vai evidenciar de uma forma direta e crítica a maneira como as ideias capitalista vai se emaranhando na sociedade
Se utilizando de aparelhos ideológicos existentes e criando outros para manter o status quo
Demonstrando também o quão essencial é para aqueles que têm consciência do quão nefasto é o sistema atual o tanto que devemos se utilizar desses mecanismos para expressar nossas ideias de forma a auxiliar no processo destituir a alienação que está enraizado na sociedade capitalista
Ótimo livro
Curtinho e rápido a leitura
SUPER RECOMENDO

Fael 11/04/2023

Ideologia nos aparelhos de Estado
O livro apresenta preposições sobre ideologia e como ela está penetrada nos aparelhos ideológicos de Estado, que Althusser nos apresenta sendo várias instituições presentes na sociedade, como Igreja, Escola, o Jurídico, etc.
O autor diferencia esses aparelhos ideológicos dos aparelhos de Estado, como exército e polícia, que funcionaram a partir da repressão (violência), enquanto os aparelhos ideológicos de Estado funcionariam a partir da Ideologia.
Após essa diferenciação, Althusser afirma que existe um duplo funcionamento desses aparelhos, ocorrendo um funcionamento dos Aparelhos Ideológicos de Estado a partir da ideologia mas com presença de repressão em menor escala enquanto os Aparelhos de Estado, que funcionam a partir da repressão, também teriam presença em menor escala da ideologia.
A partir de uma base marxista o livro prossegue discutindo os propósitos da ideologia, que seria usada para reprimir a classe dominada, e como essa ideologia é representada a partir dos Aparelhos Ideológicos, tendo a ideologia uma existência material, transformando indivíduos em sujeitos.
Sendo assim, os Aparelhos Ideológicos de Estado contribuem como elementos de um processo de reprodução das relações de produção, sendo essas reproduções um ?empreendimento de classe?. Althusser, no seu post-scriptum anos após a publicação do livro, afirmou que ?o Estado e seus Aparelhos só tem sentido do ponto de vista da luta de classes?.

sabren 10/01/2023

o livro é pequeno mas o conteúdo é enorme. em uma abordagem marxista, althusser discorre sobre ideologia e os aparelhos ideológicos do estado. é um estudo instigante.

mands 16/07/2022

Althusser me surpreendeu
Além da abordagem marxista que se mantém coerente até o final do livro, mesmo que Althusser formule mais detalhadamente algumas lacunas deixadas por Marx no que diz respeito a AE, a dissertação de Althusser, para mim, foi clara e fluída (li o livro em uma sentada, e foi uma leitura agradável) pois ele se preocupa em consolidar sua teoria por meio de analógias e exemplos concretos e cotidianos. Muito bom.

Anne.Paim 20/05/2022

AIE (Aparelhos Ideológicos de Estado)
Livro bom, faz-nos compreender o que é ideologia e como essa está presente, tanto no meio público como privado, no entanto, achei a leitura cansativa mesmo sendo curta.

Germana.Cristina 02/03/2021

Excelente.
Rapaz, que livro pesado.
O livro é fantástico. É uma composição de capítulos que falam sobre o aparelho repressivo do estado e o aparelho ideológico do estado, desde sua refinado, de como se comporta as forças de trabalho, como são reproduzidas essas relações.

O livro é um soco no estômago! O althusser é bastante fatalista, então tem que ir preparado.

Pedro Topal 02/02/2021

O livro trás proposições muito interessante do ponto de vista marxista que agregam determinações sobre a como são constituídos, como operam e o que são o Estado é a Ideologia