Relações Internacionais

Relações Internacionais Ricardo A.s Seitenfus

Resenhas - Relações Internacionais

Dan 08/02/2022

Completo, porém...
É um bom livro e recomendo para quem gostaria de entender o que é a disciplina num modo generalizado, mas ao mesmo tempo não é extremamente superficial (isso é uma linha bem tênue de se ter e eu acho que o autor é feliz nisso). Porém, o autor peca quando toma lados em alguns fatos históricos, como, por exemplo, a guerra fria, demonizando a URSS e jogando o jogo do bem vence o mal que os EUA propõe. Toma um lado bem hegemônico em certos aspectos, o que é um perigo para novos estudantes, não ter pensamento crítico e escolher o lado mais fácil de jogar: o da hegemonia. Mas não em todos os fatos históricos, como por exemplo quando fala do terrorismo faz um lembrete bem colocado da reação exagerada e catastrófica dos EUA.
Bem, creio que esse livro deu um azar comigo e me pegou em uma época que estou extremamente ranzinza para questões mainstreams e muito apegado em questões de caráter político-social. Mas claro, é injusto pedir uma discussão social num livro introdutório de RI.