Morango Sardento e o valentão da escola

Morango Sardento e o valentão da escola Julianne Moore

Resenhas - Morango Sardento e o valentão da escola

Peterson 31/01/2019

Leitura prazerosa com a filha!
Devemos incentivar nossos pequenos a lerem. Sempre que posso leio pra ela, leio junto com ela, escuto-a contar para mim.
Esse livrinho é uma delícia e ela adorou.

MF (Blog Terminei de Ler) 30/03/2018

Uma abordagem sensível para a questão do bullying
Livro "Morango Sardento e o valentão da escola" escrito pela atriz americana Julianne Moore, com tradução da atriz e escritora brasileira Denise Fraga, publicação da falecida Cosac Naify. Lido com minha filha.

Moore é uma atriz consagrada, tendo já conquistado inúmeros prêmios, incluindo um Oscar de Melhor Atriz (em 2015). A ideia de escrever livros infantis veio por influência da experiência materna. Ao se tornar mãe, ela sentiu a necessidade de colocar no papel memórias desse período que, embora seja único, por vezes, pode ser difícil. A obra trata da questão do bullying na infância. "Morango Sardento" era o apelido da atriz quando pequena, uma referência à cor ruiva de seu cabelo e as sardas no rosto. O que chama a atenção no livro é a forma sensível com que Moore aborda o tema, mostrando que nem tudo que assusta é realmente assustador. Sofia gostou! :)

Abaixo, coloco um pequeno vídeo da atriz falando sobre a obra e um pequeno vídeo da sempre simpática Denise Fraga falando sobre a tradução.

VÍDEO DA JULIANNE MOORE: https://www.youtube.com/watch?v=mte0yKUfL78

VÍDEO DA DENISE FRAGA: https://www.youtube.com/watch?v=_GICCo-DmMs

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2018/03/02/morango-sardento-e-o-valentao-da-escola-julianne-moore/

Delly 28/12/2011

O livro merece um cinco por causa das ilustrações e pela forma leve que aborda o tema.
No livro Morango Sardento vai ao parquinho porque sua mãe teve que trabalhar mais cedo, é lá que as crianças ficam até a hora de entrar para a aula, pelo menos nos dias que não estão chovendo porque quando está chovendo (que é o caso descrito no livro) só há uma brincadeira: queimada. E isso não seria de todo ruim se não fosse o Pedro Bomba, um garoto que assusta e machuca as outras criancas com suas boladas fortes demais.

O livro é super fofo. Para enfrentar o valentão da escola Morango Sardento se esconde atrás dos colegas e finge ser um monstro ainda mais amedrontador do que Pedro Bomba. E ainda tem as ilustracões, gente é uma coisa completamente encantadora!

A autora nos passa que, às vezes, os valentões não são realmente maus e que podem ser nossos amigos. E Juliane Moore sabe do que está falando, vi uma entrevista dela no youtube.com falando sobre o livro na qual ela fala sobre a experiência.

leia mais: http://atravesdanevoa.blogspot.com/2011/12/morango-sardento-e-o-valentao-da-escola.html

Anica 24/10/2011

Morango Sardento e o valentão da escola (Julianne Moore)
Você provavelmente já viu Julianne Moore em algum filme. A atriz atuou em produções famosas como Minhas Mães e Meus Pais, Ensaio sobre a cegueira, As Horas, Magnólia e O grande Lebowski, um currículo certamente invejável. O que pouca gente sabe é que Moore também já se aventurou pelo mundo das letras, escrevendo para crianças a série de livros com a personagem Morango Sardento (Freckleface Strawberryno original), que começou a ser publicada aqui no Brasil no ano passado, pela Cosac Naify com o primeiro título, Morango Sardento (com tradução de outra atriz, Fernanda Torres, e texto da quarta capa escrito por uma conhecida sardentinha brasileira, Debora Bloch).

Agora chega por aqui o segundo livro da série, também pela Cosac Naify: Morango Sardento e o valentão da escola, agora com tradução de Denise Fraga e texto da quarta capa por Mario Bortolotto. Continuando a parceria com a artista vietnamita LeUyen Pham, o livro traz uma história sensível e alegre sobre um tema que costuma ser bastante difícil, o bullying.

No livro Morango Sardento vai ao Passatempo, um lugar onde as crianças que chegam mais cedo na escola ficam até o horário de entrar. O lugar parece ser muito divertido, exceto em dias de chuva como o da história. Aí não tem nenhuma opção a não ser jogar queimada (eu cresci conhecendo o jogo como “caçador”), o que também poderia ser divertido não fosse o valentão Pedro Bomba, que machuca e assusta todas as crianças que jogam com ele.

Não há outro termo para descrever que não seja “fofo” quando vemos a solução de Morango Sardento para enfrentar o medo de jogar com Pedro Bomba: ela faz de conta que é um monstro, e fica atrás dos outros colegas. As expressões da personagem, através da arte LeUyen Pham são realmente encantadoras. Moore sugere que os valentões só tem fama, e que podem ser inclusive bons amigos – uma mensagem interessante a se passar quando o assunto é bullying, tema do qual ela provavelmente entende já que sofreu um pouco disso quando criança, uma época em que os colegas faziam piadas sobre seu cabelo vermelho e sardas (como ela conta em entrevista sobre a personagem (http://www.youtube.com/watch?v=mte0yKUfL78&feature=player_embedded), que obviamente é inspirada em momentos da vida pessoal da autora).

Embora soe a uma solução um tanto ingênua para o problema, Moore tem uma visão interessante sobre isso: em entrevista ao Estado de São Paulo (http://editora.cosacnaify.com.br/Upload/SaiuImprensa/5/6/6/18102010174439_EstadoS%C3%A3oPaulo-10-10-2010-PagD7.jpg), conta que “as crianças que agridem foram também maltratadas ou tem medo mortal de alguma coisa”, e é a partir disso que vem a solução para o problema de Morango Sardento sobre o jogo de queimada contra Pedro Bomba – e quem jogou queimada/caçador na infância sabe que sempre havia um fortão que judiava das outras crianças, por isso a identificação com a personagem deve ser imediata.

Combinando muito bem o texto com a arte, mantendo um tom leve e até mesmo engraçado, Morango Sardento e o valentão da escola é um bom livro, e mostra de forma positiva uma outra faceta da atriz Julianne Moore que até então eu desconhecia: além de encarnar personagens, ela também sabe muito bem escrever histórias sobre eles. Em tempo: aqui (http://www.youtube.com/watch?v=_GICCo-DmMs) tem um video bem legal de Denise Fraga falando sobre como foi traduzir o livro.