Assassin

Assassin's Creed: A Cruzada Secreta Oliver Bowden

Resenhas - A Cruzada Secreta

Giovanna.Geraldo 27/04/2024

Assassin's Creed: A Cruzada Secreta
"Assassin's Creed: A Cruzada Secreta" é uma leitura obrigatória para os fãs da franquia e um ótimo ponto de partida para quem quer se aprofundar no universo de Assassin's Creed. O livro, escrito por Oliver Bowden, é uma adaptação do primeiro jogo da série (que eu nunca joguei) e foca na história de Altaïr Ibn-La'Ahad, um dos assassinos mais icônicos da franquia.

A narrativa se desenrola durante a Terceira Cruzada, quando Altaïr é incumbido de eliminar nove alvos importantes para garantir a segurança da Irmandade dos Assassinos e preservar a ordem no mundo. O livro faz um excelente trabalho ao mergulhar no caráter de Altaïr, explorando suas falhas, sua busca por redenção e seu crescimento como assassino e líder.

A narrativa oferece um nível mais profundo de detalhes e contexto histórico. As descrições dos locais, as estratégias dos assassinos e a complexidade dos personagens secundários dão vida ao universo de Assassin's Creed de uma maneira que me deixou encantada. O livro também toca em temas importantes, como honra, lealdade e o conflito entre Assassinos e Templários, proporcionando uma visão rica e multifacetada do mundo das Cruzadas e da luta pelo poder. O estilo de escrita é envolvente e acessível, tornando a leitura rápida e agradável.

Com personagens bem construídos, um enredo envolvente e uma atmosfera rica em detalhes históricos, "Assassin's Creed: A Cruzada Secreta" é uma leitura excelente para quem quer explorar mais a fundo a saga dos Assassinos. Eu dei 5/5, e é fácil entender o porquê: o livro consegue capturar a essência da série e oferecer uma experiência gratificante para os fãs. Super recomendo, o melhor que li de Assassin's Creed até agora.

Sabrina 05/04/2024

O amadurecimento de Altair
Foi interessante acompanhar o desenvolvimento desse personagem: Altair, e ver a ligação dele com os antepassados e a origem do códex. A escrita não faz muito meu gênero: muita batalha vazia, diálogos entre as lutas. Mas acho a história cativante, penso nesse universo criado e inegavél a riqueza histórica dele.

Bernardo 10/01/2024

Nada é verdadeiro. Tudo é permitido
Sei que este não é o livro que as pessoas lembram como sendo um clássico da literatura ou sequer relevante. Porém ele tem um imenso significado para mim, pois foi o primeiro livro em formato de romance que li. Foi o livro que me introduziu no mundo da literatura.
Sempre fui fã de vídeo games, também sempre tive vontade de ler. Talvez não entendia na época, mas hoje entendo que pra adquirir gosto pela leitura, é preciso ler o que tiver interesse, que seja algo que te atraia. O que vai te atrair pra leitura não vai ser necessariamente literatura clássica e robusta.
Este foi o primeiro livro que li sentindo a emoção da história, o apego nos personagens e que finalizei. Desde lá abri muito minha cabeça para outros nichos, passando pela fantasia, ficção científica, terror e política. Posso dizer que a leitura me trouxe uma experiência que não existe em nenhuma outra mídia. A capacidade de criar mundos, a oportunidade de absorver obras que só estão disponíveis nos formatos literários.

A tudo isso sou grato a este livro. Não é o melhor, não é o mais consagrado, mas para mim, é o livro da vida. O que mudou tudo!

Luis361 16/12/2023

Credo dos entediadores
Sou muito fã de AC, dito isso:

Joguei só metade do primeiro jogo e tive que parar, era muito repetitivo e sem graça, então procurei o livro pra me inteirar do enredo do Altair, que revelou-se igualmente um porre de ler.
Mesmo sem toda a parte chata do Desmond no futuro, tudo aqui é maçante e da mesma forma repetitiva, com personagens escritos das formas mais óbvias possíveis.
Eu não sei qual o problema do Bowden, de verdade, e nem como ele acertou razoavelmente no livro do IV.
Não pretendo mais ler nenhum livro que ele tenha escrito (até pq joguei a maioria dos outros jogos, que são muito legais, indo para o revelations no momento)

Assista um resumo de 5 minuto na internet pra saber o enredo do personagem que vale muito mais a pena.

Nicole566 15/12/2023

Altair
Mostra o qual grande foi evolução de Altair ao longo de sua trajetória. No início fiquei com raiva dele por conta de suas atitudes, mas ainda bem que ele aprendeu com seus erros.
Sendo assim, uma história repleta de reviravoltas e desconfianças.

J. B. 30/10/2023

MELHOR QUE O GAME.
O livro "Assassin's Creed: A Cruzada Secreta", nos dá um novo olhar no passado do Assassino Altaïr Ibn-La'Ahad, algo que não é mostrado no primeiro jogo, além de nós revelar importantes acontecimentos que ocorrem após o fim do primeiro game.

Tudo isso nos é entregue em meio a uma trama empolgante e emocionante, que consegue prende a nossa atenção.

Percebemos aqui a clara capacidade em escrever que o autor tem, principalmente na construção dos personagens, na passagem do tempo clara, uma ambientação correta, enfim, tudo que pode tornar uma leitura prazerosa.

Não só a história da vida inteira de Altaïr é mostrada nessa novelização, aqui você vai direto pra o que interessa, o que para mim se torna um dos pontos principais dessa versão, já que ele elimina as partes do Game que se passam nos tempos modernos, nos presenteando com essa história de Altaïr Ibn-La'Ahad, nos mostrando toda a sua redenção e sua luta para salvar a Terra Santa da dominação templária.

"Assassin's Creed: A Cruzada Secreta" é aquele tipo de livro de aventura que vale muito a pena ser lido, tanto por quem conhece o game, mais principalmente por quem nunca jogou.
PatyLendo2023 31/10/2023minha estante
Uauuu... Que resenha quando crescer quero ser igual você. ??
Parabéns viu.

J. B. 31/10/2023minha estante
Obrigado Paty.
???????

Leo Vieira 05/11/2023minha estante
Que resenha maneira! Fiquei curioso pra ler os livros de AA. Sou mega fã dos games mas n li nenhum livro ainda

J. B. 05/11/2023minha estante
Valeu Leo, realmente os livros da série Assassin's Creed são ótimos.
Depois tu olha o meu review de "Assassin's Creed: Renascença".
E recomendo a leitura dessa série!!!

dido4 08/09/2023

Do jogo ao livro
Não amei. Sou muito fã da série de jogos de Assassin’s Creed e entendo que o primeiro jogo (esse livro), tinha muitas limitações de sua época, o que faz o jogo ser um pouco repetitivo. Acho que aqui no livro, ao retratar a mesma história, o livro ficou também repetitivo. O problema disso, é que nessa mídia, a repetição causa certo cansaço, que desanima um pouco o leitor.

Apesar disso, o livro em certo momento sai do lugar e consegue desenvolver mais a história. Acho que foi a fidelidade ao jogo que “atrapalhou” o andar da história (apesar de eu gostar dessa fidelidade e achar que não havia muita opção do que se fazer), mas quando o autor tem mais liberdade, pro meio ao fim do livro, a história fica mais interessante e complexa.

Kelly718 15/08/2023

Totalmente fora da minha zona de conforto
Comecei ler esse livro, porque pedi pro meu marido escolher minha próxima leitura e logicamente que foi esse que ele escolheu.
Não é um livro ruim, não me entenda mal, mas não é do tipo de leitura que estou acostumada.
Achei de princípio, uma história muito confusa, não estava entendendo nada. Nunca joguei o jogo e não assisti o filme, então fiquei totalmente perdida. Depois que comecei entender um pouco da história, achei que ficou um pouco cansativo ler sobre tantas missões (Altair recebe a missão de matar 9 pessoas).
O que eu gostei desse livro foram as reviravoltas.

baby targaryen 12/08/2023

Altaïr, my friend
Esse livro é o terceiro volume de assassin's creed, diferente do jogo que é o primeiro. Aqui temos a história do grande Altaïr, desde sua infância até chegar ao posto de Mestre Assassino. Gostei bastante desse livro, a evolução do Altaïr é impressionante, ele passa de um jovem arrogante para um jovem sábio muito rapidamente devido aos seus atos impensados e egoístas. Queria ler mais sobre ele, saber o que aconteceu depois da chegada dos mongóis. E no fim tá explicado como os Codex foram parar nas mãos dos templários.

Fernanda631 31/07/2023

Assassin's Creed: A Cruzada Secreta
Assassin's Creed: A Cruzada Secreta (Assassin's Creed #3) foi escrito por Anton Gill com pseudônimo de Oliver Bowden e publicado em junho de 2011.
O terceiro livro da série narra a história de vida de Altaïr, Mestre da Ordem dos Assassinos, contada por Niccolò Polo (pai do Marco), que ouviu o relato da boca do próprio Mestre.
A trama se passa no século XIII, durante as Cruzadas, em cidades como Masyaf, Jerusalém e Acre. Altaïr – que tem um passado trágico – comete um erro fatal em uma missão graças à sua enorme e arrogante autoconfiança; e é obrigado pelo Mestre, al-Mualim, a assassinar nove homens que estão arriscando a paz da região. Essa busca ocupa boa parte do livro, mas tudo muda quando Altaïr mata o último alvo.
A partir de então, ele parte em outra missão, da qual depende a própria Ordem dos Assassinos.
Altaïr começa o livro sendo deliciosamente babaca e “estupido” (sua resposta a “Por que matou esse homem?” é “Porque ele podia”), e vai aprendendo com os erros e suas consequências até se tornar sábio e misericordioso – ou quase. Quer dizer, supostamente ele se torna misericordioso, mas em vários momentos do livro ainda o vemos matar pessoas sem necessidade. Parece que ninguém, nos livros dessa série, ouviu falar em “incapacitar o inimigo”.
Acho que isso se deve à inspiração no game, e é o que mais me incomoda nessas obras. Estratégias ou truques do jogo não fazem sentido nenhum num livro e, o que é pior, fazem o leitor lembrar-se do que inspirou o livro, tirando-o completamente da história e acabando com qualquer suspensão de descrença. Por exemplo: por que um inimigo de Altaïr, com seis guardas à disposição, mandaria dois de cada vez atacar o protagonista, dando-lhe a chance de dominá-los?
Os personagens são interessantes – incoerências à parte, Altaïr tem uma jornada cheia de dificuldades e sofrimentos, e você fica com vontade de saber mais sobre Malik. Mas o destaque do livro é a incrível Maria, uma inglesa que fugiu do casamento para se vestir de soldado e se juntar às Cruzadas, e a qual, sem dúvida, mereceria um livro só dela. O relacionamento de Maria e Altaïr é bem divertido, mas a escrita privilegia a trama sobre os personagens.
A história oferece algumas surpresas – mesmo que a resolução do mistério da primeira parte seja óbvia –, alguns momentos engraçados e uma tragédia grega.
Encarado simplesmente como um romance de ficção histórica, A Cruzada Secreta apresenta um enredo muito interessante. Ao colocar o Credo agindo por interesses próprios em meio à disputa entre cruzados e sarracenos, segue-se a sempre instigante fórmula de combinar personagens fictícios com reais. Por exemplo, Salah Al’din (ou Saladino) e Ricardo Coração de Leão, que inclusive têm um diálogo com o protagonista. O título se justifica tanto pela jornada pessoal de Altaïr quanto pelo conflito entre Assassinos e Templários, que se desenrola “por baixo dos panos” da História oficial.

geh liziê 16/07/2023

Assassin's Creed, muito além da ficção
Confesso que já comecei o livro com um pouquinho de expectativa, por já ter lido o Renascença, porém fiquei meio "hm" quando comecei a ler e vi que é uma narrativa, mas com certeza fui surpreendida de um jeito que eu não imaginava.

Além de ser um livro com uma narrativa envolvente e que deixa com aquele gostinho de "quero mais", a história vai se desenvolvendo MUITO bem de um capítulo pro outro, não deixa dúvida nenhuma e se deixa, são respondidas logo depois.

Sou extremamente suspeita pra falar sobre Assassin's Creed, até porquê sou apaixonada pela saga, porém essa paixão não é só pelo desenvolvimento da história, mas sim por mesclar a ficção com assuntos extremamente corriqueiros e importantíssimos, como autoconhecimento e autocontrole, impulsividade e os verdadeiros significados de lealdade, comprometimento e sabedoria.

Sempre que posso, faço propaganda desses livros. Acho a escrita do Oliver sensacional, é um dos poucos autores que realmente me prende, me faz imaginar exatamente o que está sendo descrito e que não me perco quando aparece alguma palavra fora do meu vocabulário (além de fazer capítulos pequenos?).

Recomendo demais pra quem gosta de ficção, eventos históricos, reviravoltas inesperadas e que, além de imergir em um universo totalmente diferente, leve lições valiosas pra vida.

Qualquer Assassin's Creed que você for ler, com certeza se tornará inesquecível.

Felipe 06/07/2023

Nada é verdade, tudo é permitido
Sou um amante da saga assassins creed a muito tempo, no entanto nunca havia me aventurado para o lado literário da saga, sempre fiquei apenas nas game plays, mas esse ano decidi ler o tal livro do Altair e honestamente curti muito!!
Livro trás o enredo do primeiro jogo, no qual após falhar em uma missão, Altair é penalizado perdendo seu posto de mestre assassino, com isso seu líder lhe dá uma segunda chance para que ele consiga recuperar seu tal posto e é nisso que a brincadeira começa ficar boa kk. (Uma BELA resumida na história).
Acompanhar as missões e assassinatos de Altair com detalhes no qual o jogo não trás é incrível!

Realmente super recomendo o livro.