My Mother She Killed Me, My Father He Ate Me

My Mother She Killed Me, My Father He Ate Me Neil Gaiman
Kelly Link
Aimee Bender




Resenhas - My Mother She Killed Me, My Father He Ate Me


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Coruja 13/09/2012

Topei com esse livro quando estive na Cultura lá em São Paulo, ano passado. Foi paixão à primeira vista – mas também, com um título desses, como não haveria de ser? Ele me pegou de jeito, da capa, ao assunto aos autores escolhidos para a antologia (e é alguma surpresa que tenha o Gaiman no meio?).

Cada uma das histórias é inspirada por um conto de fadas clássico, e elas ainda são divididas por regiões. Isso significa que além das narrativas com que já estamos acostumados, dos irmãos Grimm, Andersen, Perrault; há contos inspirados no folclore russo, japonês, americano – tudo com uma roupagem inteiramente nova, novos pontos de vista ou formas de interpretar uma mesma história.

Aliás, mesmo dentro os autores já clássicos, havia histórias que eu mesma não conhecia, como O Junípero, conto dos Irmãos Grimm de onde foi tirado originalmente o título da coletânea. Aliás, há uma versão ‘história de trancoso’ que já ouvi ser contada pela vizinha da minha avó que muito lembra os acontecimentos de O Junípero - há até a música, mas no caso dessa história que estou lembrando, são os cabelos da menina enterrada pela madrasta que se transformam numa planta e cantam para revelar o que verdadeiramente aconteceu.

Não são histórias infantis – e, bem, nem os contos de fadas originais eram também para crianças. Muitos trazem de volta os elementos fantásticos das narrativas em que são inspirados; outros tantos têm uma roupagem mais moderna e ficam no limiar entre real e imaginário.

Em antologias como esta, sempre existe uma certa desigualdade – normalmente você tem um ou dois bons contos em meio ao resto. A qualidade de My Mother, She Killed Me, My Father, He Ate Me mantém-se razoavelmente uniforme – a maioria das histórias corresponde à proposta do livro e encantam por seus próprios méritos, indo além das histórias originais em que se baseiam.

(Resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1