O Caçador de Pipas

O Caçador de Pipas Khaled Hosseini

Resenhas - O Caçador De Pipas

Erica 10/04/2024

O que mais me pegou nesse livro são os relatos do que ocorreu no Afeganistão pós comunismo russo. A maneira como Amir (Khaled) relata como era sua pátria antes de tudo isso, e o que o ocorreu depois. Os relatos de como eles se sentiram aliviados (por pouquíssimo tempo) quando o Talibã tomou o poder, e como suas esperanças se esvairam em pouco tempo.

É assustador o que o gosto pelo poder faz com o ser humano. É assustador ver homens ACABAREM com um país, com sua própria pátria em troca de poder. É assustador o quão o ego, o orgulho, a arrogância cegam e esses homens não são capazes de enxergar o quando suas atitudes destroem tudo ao redor. Desde que se mantenham no poder, pra eles ?tá tudo bem?.
Quantas vidas tiradas, quanta gente passando fome. Não é possível que não enxerguem tudo isso.

Mas o pior é que fazem isso em nome de Deus (Allah), justificam a morte sem piedade como um mandamento de Deus, o extermínio do pecado. Abusam da fé, do temor, da crença de muitos para satisfazerem seus próprios prazeres, para alimentarem seus grandes egos. É muito triste. Triste ver que o livro relata um período de 1975, 1980, 1990, 2001? e quase 50 anos depois o mundo ainda é movido da mesma forma. Triste que o livro se inicia 30 anos após o fim da segunda guerra, e em 1975 no Afeganistão existia o preconceito racial. E hoje, ainda temos na sociedade o mesmo preconceito racial.

Triste, porque não é só o Talibã. É triste porque todas as religiões estão seguindo pelo radicalismo. Até mesmo os ?cristãos? (e vou deixar entre aspas, porque o cristão de verdade não faz isso), que possuem um mandamento ?Não matarás?, e um que diz ?amor ao próximo como a ti mesmo? (depois de amar a Deus sobre fodas as coisas), também muitas vezes seguem esse radicalismo, desejam a morte do outro? líderes religiosos, ainda hoje, enganam os fiéis e se aproveitam da fé e da ignorância das pessoas.

Me revoltei como leitora em cada momento de injustiça. Senti a dor de Hassan, a culpa de Amir, o ódio de Amir? e real me envolvi com cada personagem.

julia5846 10/04/2024

O caçador de pipas
Meu deus, eu chorei. essa obra é forte, cativante, dolorosa, assim como a realidade descrita durante todo o livro, talvez seja por isso que dói tanto... ela esbarra na vida real e machuca.
é um livro perfeito, vale a pena a leitura.
não recomendo para menores de 18 anos.

Felipe.Brito 07/04/2024

Cativante
Simplesmente uma imersão na cultura afegã e na boa leitura. O livro ri, chora, acelera, retarda e nós somos passageiros dessa aventura.

oramauricio 05/04/2024

Há livros que começam desinteressantes e ficam incríveis no final e há quando acontece o contrário. na transição do segundo pro terceiro ato uma história que era mais pé no chão acaba subindo demais e se perde em alguns pontos. mesmo assim, não deixo de recomendar a leitura que tem pontos positivos bastante certeiros.
dou três estrelas ao livro.

Rafazer 04/04/2024

Um excelente livro
Esse livro é incrível! Muito triste, me fez derramar muitas lágrimas, mas a história do Hassan é marcante e nunca me esqueci. Vale a pena ler. Eu gosto muito desse autor ??

folkabe 04/04/2024

Khaled me surpreendeu de novo
Como eu já tinha lido 'A Cidade do Sol', e me recomendaram esse, resolvi arriscar mais uma vez. E não me senti decepcionada em momento algum. Obrigada a pessoa aqui do Skoob que disse que eu iria gostar desse livro também.
Eu brinco que o Hosseini é graduado em tristeza, porque ele obviamente sabe escrever um bom livro, ainda mais, um livro triste. Os livros do Hosseini tem muito disso: uma emoção que nos deixa tensos e indignados, com personagens que facilmente poderíamos encontrar na vida real.
'O Caçador de Pipas' é um livro exatamente com as especificações que citei acima: um livro com emoção e um carinho meio estranho entre o Amir e o Hassan; Uma tensão por causa da crueldade de outros; Uma indignação pelas ações erradas que o Amir toma; Reviravoltas perfeitas e que (pelo menos, eu) nem se imagina; E uma esperança de o Amir conseguir se redimir mesmo depois de tantos anos.
Esse livro é simplesmente genial, e uma coisa a concordar, é que Amir é o personagem principal, é quem conta a narrativa, mas o livro é muito mais de Hassan do que dele.
Obrigada por essa obra de arte, Khaled Hosseini.

Isabely129 01/04/2024

Não existe lado bom de ler esse livro
Ele traz tanta dor, tantas lágrimas, ele causa repulsa, raiva, uma realidade que afronta, que entristece, que choca.
A maldade das crianças, as injustiças, as mentiras, tudo isso causa um baque gigantesco em casa virada de página.
É um livro que causa lágrimas, indignação.
Mas com um final agradável dentro de tudo que foi vivido, apesar de ser um final regado de tudo aquilo de ruim que acompanhou essas 300 páginas
Fernanda Coelho 02/04/2024minha estante
Eu me acabei de chorar!!

Isabely129 03/04/2024minha estante
É um livro muito dolorido, ainda mais por serem crianças e haver tanta maldade ali

Heloisa511 31/03/2024

Vários temas atuais e digamos, eternos
Me impressionou a forma que o autor consegue falar de vários temas muito fortes, ele praticamente te dá um refresco de umas duas páginas e você acha que vai dar tudo certo, mas aí entrega outra bomba.

Christiane.Cidral 28/03/2024

O Caçador de Pipas
A historia de Amir e Hassan estão ligadas desde o dia do seu nascimento, estão ligados pela Ama de leite, e apesar de serem de origens diferentes, Hassan era um Hazara um povo que era tratado como uma classe inferior e na casa de Amir, Hassan e seu pai eram empregados. Porém existia uma relação de amizade entre Amir e Hassan, muito forte de lealdade, amor, dor , culpa e redenção.

Os dois passaram a infancia em Cabul , onde em 1996 o Talibã teve o controle , começou uma guerra contra o povo afegão por causa de politicas e poder.

A historia dos dois decorre dentro desse cenário cruel, onde as diferenças culturais eram muito crueis com o povo Hazara.

A historia é emocionante, já tinha lido a Cidade do Sol, são historias fortes, com muita violência e crueldade,retratando a realidade dos paises Islamicos, onde muitos inocentes são mortos todos os dias.

A crueldade do ser humano chega a limites inimaginnaveis, essas histórias faz com que muitas vezes repensemos nós como ser humanos, somos privilegiados em nascer em um pais onde ainda temos problemas politicos, mas não chegamos a esse ponto como nos paises Islamicos que estão em Guerra por anos por conflito politico e de poder, matando mulheres e inocentes todos os dias.

Esse tipo de leitura pra mim serve como um choque de realidade, porque muitas vezes não nos damos conta que o mundo não gira apenas em torno de nós.

Super indico!!!

Kleverson 27/03/2024

Vamos começar da parte que esse tipo de livro não é algo que costumo ler e gosto, achei o início da história bem interessante.
O livro conta a história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, mas que vivem vidas muito diferentes. Amir é rico e bem-nascido, covarde e sempre em buscava a aprovação de seu pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.
Primeiramente, ODEIO O AMIR, tem várias atitudes que me deixam completamente chocado com ele, porém, tem duas que pra mim e o ÁPICE DO MEU ODEIO, completamente egoísta, sem noção, suas atitudes e escolhas são completamente pensadas e calculadas, ele ver o pai chorando pela primeira vez, por uma atitude dele, e ao invés dele falar a verdade, não, ele deixa assim.
Vou parar por aqui, para não ser spoiler.

Leitura arrastada, chata, cansativa com tantas enrolações que me dava vontade de sair critando.

Felipe1503 26/03/2024

Um caminho aberto para cura
Um presente da minha sobrinha! ??

Uma leitura emocionante, uma viagem por uma cultura, um caminho aberto para cura.
Essa história é linda!

Yasmin1484 24/03/2024

Muitas emoções
Demorei muito para terminar a leitura desse livro, não por ser ruim, pelo contrário, é excelente. O que torna muito difícil acompanhar todas as tragédias que acontecem com os personagens.

Sobre o Amir, detesto ele, muitas vezes queria só 5 minutos de porrada com ele. Em contrapartida, os demais personagens eram incríveis e extremamente cativantes.

Sofri, chorei, ri, amei, odiei, enfim, senti todos os tipos de emoções possíveis e mais algumas até.

Natasha.Louredo 22/03/2024

"O Caçador de Pipas", romance escrito por Khaled Hosseini e publicado em 2003, retrata a vida no Afeganistão antes e depois da invasão soviética e ascensão do regime talibã. A história segue a vida de Amir, um jovem afegão privilegiado, e seu amigo de infância, Hassan, filho do empregado da família. O enredo aborda temas complexos como amizade, redenção, traição, culpa e busca por perdão, enquanto os personagens enfrentam desafios pessoais e políticos. Hosseini cria uma narrativa emocionante, onde cada palavra é cuidadosamente ponderada e cada evento tem consequências. Além disso, o contexto histórico é muito bem trabalhado, abordando questões como o domínio do Talibã, a religião islâmica, imigração, denúncia de crimes, adoção e o impacto da guerra nas crianças. "O Caçador de Pipas" é uma obra de profundidade inegável e merece o destaque que tem como um dos melhores livros contemporâneos já publicados. Sua narrativa comovente pode levar o leitor às lágrimas em várias partes da história.

Natane3 21/03/2024

Emocionante
Esse livro é um dos melhores que eu já li na vida. Ele é tão complexo, tão intenso, que eu senti na alma todos os acontecimentos da estória.
Fala sobre família, amizade, sobre religião, a cultura do povo afegão, as guerras e a pobreza que assolam aquelas pessoas tão sofridas; fala, principalmente, sobre corágem, perdão e força.
Eu me senti honrada em ter acompanhada os dilemas e a evolução de Amir e me afeiçoei enormemente a ele e à Hassan e Sohrab; queria muito dar um abraço bem apertado nos três e consolá-los por tanto sofromento por que passaram. Só em pensar em tudo que aconteceu, eu me emociono.
Acredito que tenha várias camadas que eu ainda não percebi e, com certeza, vou reler futuramente para eu assimilar ainda o que essa preciosidade tem a oferecer.

Agyyy 21/03/2024

Minha experiência de leitura desse livro foi simplesmente incrível, é uma história emocionante, me ensinou a enxergar um pouco da dificuldade do mundo.