O Caçador de Pipas

O Caçador de Pipas Khaled Hosseini

Resenhas - O Caçador De Pipas

Fabiana 14/02/2024

Leitura muito envolvente
O livro conta a história de dois meninos afegãos de etnias diferentes. Um é pasthum e o outro, Hazara.
O narrador é um dos meninos, só que mais Velho.
O livro é muito triste! Tem horas que precisa de estômago para prosseguir a leitura. Você sente tristeza, desprezo, nojo e tantas outras coisas.
A narrativa é bem envolvente. O narrador descreve tudo com bastante clareza, com a dureza que nos choca por conta da diferença entre culturas.
Já tinha lido ?a cidade do sol? do mesmo autor.
As histórias se entrelaçam trazendo todo o sentido e emoções necessários.
Vale a pena a leitura. É uma história de redenção moral. Onde o narrador busca se redimir de erros e mágoas de um passado mais que impactante.

Nicole779 12/02/2024

Amei,porém chorei horrores...
Como pode um livro ter uma história tão linda mas tão cruel que tem amizade,desigualdade e a a mais pura crueldade humana.
Um livro lindo mas que eu confesso que chorei e se dúvidar choro denovo só de lembrar porque inclúsive foi um livro com um acontecimento traumatizante sugiro pesquisarem os gatilhos mas também acho que deveria dar uma chance.

O livro se passa em um lugar com uma cultura bem diferente da nossa onde tem muita gente pobre mesmo,as crianças sofrem,tem fome e tem muita guerra o tempo todo e em uma determinada parte do livro o protagonista imigrou com o pai para os estados unidos por causa desses fatores que foram muito prejudiciais para ele e para todo aquele povo.

Mas tem uma amizade muito fofa entre o protagonista e o outro garotinho que tem um nome bem diferente, o protagonista é de família rica e o outro é filho do empregado da família,e inclusive eu não tenho o livro aqui comigo para tentar colocar aqui o nome dos meninos pois o livro não era meu.

É isso,recomendo para todo mundo.

Luana283 11/02/2024

Meu Deus que história surpreendente, faz a gente ir ao céu e ao inferno ao mesmo tempo, mds, são muitos acontecimentos, fiquei um pouco triste com os acontecimentos, não esperava que seria dessa forma!! Mas a história é linda!!

Samuel994 11/02/2024

Gostei do livro, o seus capítulos finais é um turbilhão de eventos que vão acontecendo ao decorrer da leitura, você acha que está tomando um caminho e, do nada, BUM!

nick 08/02/2024

"... É a verdadeira redenção, Amir jan, quando a culpa conduz à bondade."

vou começar reclamando da edição, que não possui nenhuma nota de rodapé mesmo tendo várias expressões árabes que não são explicadas. poxa, não custava nada facilitar pro leitor que não conhece, é péssimo ter que ficar parando a leitura pra pesquisar na internet

quanto a história, ela é puramente construção de personagem e eu acho isso incrível. o Amir criança não é o mesmo do Amir do final do livro (que bom), ele erra e MUITO, mas será mesmo que seria correto julgar uma criança por ter fugido naquela situação? Eu sei que lealdade é importante e pensei em alguns modos de mudar a situação enquanto lia, só que eu com 12 anos conseguiria fazer algo diferente do que ele fez? Ele errou de várias formas, na maneira como tratava o Hassan antes (e mesmo assim eu consigo entender também) e, principalmente, como tratou depois. Não acho que ele precisava conversar com algum adulto, mas conversar com o Hassan era fundamental. Porém, de novo, tem como esperar uma boa comunicação de alguém com 12 anos e uma base familiar podre?
Ele demorou, mas aprendeu com os erros e se redimiu, de certa forma.

Queria muito que o livro mostrasse o Sohrab falando de novo, tava preparada pra chorar se mostrasse.

Inclusive, eu li esse livro logo depois de ler um que tratava estupro e pedofilia de uma forma muito porca, e fiquei feliz por aqui não ser. É tratado como é. Uma violência, algo nojento e nem um pouco banalizado. Não te induz a pensar que é correto, mostra que é asqueroso.

Aprendi muito sobre o contexto histórico do Afeganistão também, algo que eu nunca tinha ido atrás de saber. Mas que o livro mostra muito bem!

O começo do livro foi meio arrastado, mas depois melhorou bastante

Beatriz 08/02/2024

Por você, faria isso mil vezes.
Esse livro me emocionou tanto? muito marcante, cativa qualquer um. Em muitos momentos me peguei refletindo sobre as lições que esse livro traz. O peso da culpa, medo, vergonha, raiva? caramba! Em muitas partes também fui pega de surpresa, pois realmente não esperava que a história tomasse esse rumo!!! Muito emocionante, digo que foi um dos melhores livros que já li.
A história dos personagens, tão sensível, as vezes angustiante, te prende nesse livro de uma maneira muito interessante!

Mateus.Risso 07/02/2024

Um livro que te leva do inferno ao céu!
O que falar de um livro que quase abandonei nas primeiras 100 páginas? Não cogitei largar o livro por ele ser ruim ou mal escrito. Queria desistir de compreende-lo devido as sensações que ele me causava. Uma mistura de ódio e nojo tomavam conta de mim a cada página premicial que desvendavam as atitudes egoístas e subjetivas tomadas por Amir, uma criança traumatizada pela falta de afeto paterno.

Minha continuidade para com a leitura se deu basicamente pela minha teimosia e curiosidade de encontrar um sentido para tudo aquilo que já tinha lido... E que bom que não o larguei. Todo o processo de amadurecimento da criança/jovem/adulto apresentado no livro, toda dor e arrependimento, cada reviravolta recheiam esse clássico de sensações únicas.

Não o consideraria um livro conforto, muito menos um livro fácil de ler, mas sem dúvida estará em um lugar muito especial dentro das minhas memórias e do meu coração (principalmente o final, que acredito que foi um dos mais lindos que já li na vida).

Carol 07/02/2024

Por você, faria mil vezes.
"Alá é o único Deus, e Maomé é o seu mensageiro. Vejo agora como baba estava enganado: existe um Deus, sempre existiu. Eu O vejo aqui, nos olhos dessas pessoas deste corredor de desespero. Está é a verdade casa de Deus, e é aqui que os que perderam Deus vai encontrá-lo, não na msdjid branca com suas luzes brilhantes e minaretes imponentes. Existe um Deus, tem que existir, e agora eu vou rezar, vou rezar para que ele me perdoe por tê-lo negligenciado todos esses anos, me perdoe por tê-lo traído, mentido e pecado com impunidade, só para me voltar para Ele agora em minha hora de necessidade, rezar para que seja piedoso, benevolente e cheio de graça como o Seu livro sagrado diz que Ele é."

Amanda17 07/02/2024

Por você, faria isso mil vezes!
Essa é uma história sobretudo de amor, perdão e família. O autor consegue prender do início ao fim, começando a história de forma sutil, com a infância de crianças, para mostrar que tudo isso pode mudar por conta do ódio e da guerra.
A forma como o amor de Amir e Hassan é contada, e como Hassan apesar de tudo nunca deixou de amar o amigo, que depois descobrimos ser seu irmão é triste e bela ao mesmo tempo. Sentimos a dor dos dois, a culpa e o arrependimento por cada ação e a névoa do "e se" de como as coisas poderiam ter sido diferentes. É um livro incrível.
Definitivamente, foi um livro 5 estrelas com um ótimo final.

hércules 07/02/2024

Surpreendente
A história desse livro me cativou em vários momentos e, para mim, o rumo que ela tomou foi inesperado e simplesmente incrível. Achei que em muitos momentos a história se tornou um pouco apressada e o autor decidiu alongar momentos que seriam melhor contados de maneira mais sucinta. Porém, é nítida a emoção que a sua narrativa passa e como ele conseguiu narrar uma história devastadora de forma tão bela e verdadeira.
Fatos reais se misturam com ficção de uma forma muito bacana, e os personagens aqui transbordam vida e personalidades. Um romance de estreia realmente incrível, que transcende suas próprias barreiras do tempo e espaço, construindo uma história marcante até nos dias atuais.

gloria10miranda 06/02/2024

Simplesmente humano
A vida é feita de pesos e medidas, o peso da culpa, o peso do medo, a medida do pecado. É impressionante o quanto essa filosofia machuca pessoas que só querem viver. O peso de nossas escolhas deveria ter pressão menor.

Quando Amir faz sua primeira escolha, lida com o peso de uma forma tão cruel para consigo que dói ver uma criança de 12 anos se cobrando dessa maneira, e dói porque ele admite os "prazeres" que tem e que partem de um sentimento que para ele não fazia sentido.

Uma criança que tenta o tempo todo ter a atenção do pai para si, tomaria decisões desumanas, não porque é uma pessoa má, mas porque é humano. E a tentativa de boicote ao outro, é simplesmente a culpa gritando

E todas as outras decisões, não foram apenas uma forma de se retratar com o mundo, pois Amir precisa se desculpar a si acima de tudo.

Acho que esse livro é tão psicológico e tão real. Que não tem palavras suficientes que expressem sua coesão com a realidade humana.

DAbora277 06/02/2024

"Por você faria isso mil vezes.."
Sem palavras para este livro, li em pouco tempo. Uma história inspiradora, marcante, com momentos felizes e muitos momentos de apertar o coração. Me fez refletir sobre o peso de uma ação e como ela pode impactar para o resto de sua vida...

Phamela.Suely 05/02/2024

Poucas vezes vemos uma obra que se apresenta de forma tão crua, sem querer se enfeitar, sem querer esconder o lado feio, mas também sem querer explorar esse lado de forma a usá-lo como palanque. Essa história é o que é, os personagens são o que são e ela termina como termina. Contudo, isso não tira a beleza do texto, não torna ele menos poético. Incrivelmente bem escrito, esse romance me prendeu do início ao fim. Só posso esperar que Sohrab tenha encontrado alegria na vida dele.

Iris 04/02/2024

Amizade, culpa, medo e redenção
Uma história de dois meninos em um país judiado e sofrido, mas também uma história de como dois garotos aprendem tão cedo sobre integridade, maldade, princípios e honra.

O pano de fundo de um país muçulmano e todas as suas particularidades foram muito bem descritas, mas a história em si de como dois meninos de incrível inocência passam por situações muito difíceis e como isso abala a relação deles é incrivelmente bem escrita.

Recomendo muito!

Lelé 04/02/2024

Livro incrível, história impecável, descrição intrigante.

a tradução poderia contar com o significado de algumas palavras q não ficam entendidas no livro.
Greice 04/02/2024minha estante
Faz muitos anos que li esse livro, e até hoje me emociono quando lembro da história. Outro livro do Khaled que amei ainda mais foi ?A cidade do Sol?, esse livro me arrebatou

Lelé 06/02/2024minha estante
É muito emocionante mesmo, tem um momento no final que fica tudo muito sensível e a flor da pele. Obrigada pela indicação, vou colocar na lista