A Maldição da Pedra

A Maldição da Pedra Cornelia Maria Funke

Resenhas - A Maldição da Pedra

naniedias 22/12/2011

A Maldição da Pedra, de Cornelia Funke e Lionel Wigram
Jacob Reckless era apenas um garotinho quando seu pai desapareceu misteriosamente. Mas ele nunca desistiu de procurá-lo. Mesmo com a proibição imposta pela mãe, o menino entra no escritório do pai. E descobre o espelho mágico - aquele que seria capaz de levá-lo para as mais inacreditáveis aventuras.
"O ESPELHO SE ABRE PARA QUEM NÃO VÊ A SI PRÓPRIO."
Durante anos Jacob viveu lá e cá. Passava muito tempo no Mundo do Espelho, mas voltava, de vez em quando, para o mundo real, onde encontrava o irmão e a mãe, enquanto ela viveu. Entretanto, o coração dele estava mesmo naquela terra mágica, onde já era considerado um dos maiores caçadores de tesouros de todos os tempos.
Por ele, as coisas poderiam continuar assim para sempre.
Mas um erro mudaria tudo.
Apenas um erro.
Will, seu irmão mais novo o seguiu no novo mundo e foi ferido por um goyl. Dentro de pouco tempo, o irmão se tornaria um desses desprezíveis seres de pedra e se esqueceria de tudo.
Agora Jacob precisa salvar o irmão. Consertar o erro fatal.
Mas nada é simples naquelas terras misteriosas, mesmo para um exímio caçador de tesouros.

O que eu achei do livro:
Cornelia Funke definitivamente entrou para a minha lista de autores favoritos depois desse livro! Ela não só escreveu o meu livro favorito (Coração de Tinta) como arrasou ao escrever "A Maldição da Pedra".
Com uma escrita simples, porém fascinante, Cornelia Funke, dessa vez em parceria com Lionel Wigram, nos leva para um mundo onde o inimaginável existe. Não sei como a imaginação dessa escritora pode ser tão fértil, mas o fato é que ela me surpreende com os mundos que cria! Depois que li Coração de Tinta achei, realmente, que nunca mais encontraria outro livro de fantasia tão singular - com um mundo ao mesmo tempo simples e ofuscante, complexo com todas as suas criaturas, leis, premissas, histórias... Mas eis que mais uma vez a autora cria um mundo completamente diferente e totalmente maravilhoso!
Com personagens complexos, cativantes e vívidos, a aventura começa com ares de simplicidade e embala em acontecimentos impensáveis! Adoro a forma como Cornelia Funke nos prende nas teias de seu enredo. Teais das quais não conseguimos escapar enquanto não lemos o último ponto final!
Ah, não posso deixar de mencionar o final! Eu não sou muito fã de séries que deixam um final muito inacabado, como se você tivesse terminado um capítulo e não um livro. Então, sempre que encontro um livro como esse, eu fico exultante! E tremendamente curiosa, afinal de contas, o que autora pretende contar nos próximos volumes?! Espero que mais da história de Jacob seja revelado! Afinal de contas, há um pulo de alguns anos desde quando o menino descobriu o Mundo do Espelho até a aventura que é narrada nesse livro. E há menção de várias histórias do passado de Jacob! Adoraria que a autora falasse um pouco mais delas nos próximos livros.
Não é possível que não tenha nada de ruim para falar desse livro... Claro que é! Um trabalho maravilhoso da Companhia das Letras, que caprichou na capa, na arte, na revisão e na tradução do livro! Uma história encantadora que ainda por cima é ilustrada magnificamente pela própria autora (as ilustrações são simplesmente lindas!), com personagens envolventes e um enredo cativante! A Maldição da Pedra foi uma leitura super agradável, que eu indico para todas as idades e para todos os gostos! Goste do que gostar, você certamente irá apreciar esse livro!

PS: Eu adoro o jeito como Cornelia Funke escreve! E adoro as frases que ela coloca no meio da história! Dá vontade de sair copiando tudo para colocar na resenha. Mas eu me segurei, só coloquei algumas.
“Homens. Todos eles. Loucos ou não loucos. Nada além de homens.”
“Poder. Inebriante como o vinho.
Poder. Como o vinho, quando se tem. Como veneno, quando se perde.”
"Nem os homens nem os goyls viviam tempo suficiente para compreender que o ontem era gerado do amanhã tanto quanto o amanhã do ontem."

PS2: Se você é, assim como eu, uma pessoa muito curiosa, eu sugiro que visite a página do livro para saber um pouco mais sobre Lionel Wigram, que participou, junto com Cornelia Funke, da criação do Mundo do Espelho, e qual a extensão de sua participação nessa criação.

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Dan 11/03/2012

Resenha: A maldição da pedra
Jacob entra escondido no escritório do pai para tentar descobrir algo sobre o desaparecimento dele.

"A folha de papel caiu de um livro sobre propulsores de avião, e Jacob só a apanhou porque pensou que a letra nela escrita fosse a do seu pai. Mas rapidamente percebeu seu engano. Símbolos e equações, o desenho de um pavão, um sol, duas luas. Nada daquilo fazia sentido. Exceto por uma frase que encontrou no verso da folha.
O ESPELHO SE ABRE PARA QUEM NÃO VÊ A SI PRÓPRIO."

É então que Jacob descobre um outro mundo!

Bruxas, anões, unicórnios, fadas, monstros e muitas outras criaturas habitam esse lugar.
Jacob acaba vivendo entre os dois mundos, mas sente que sua casa é o mundo atrás do espelho.

Seu irmão mais novo acaba o seguindo e isso trás sérios problemas...

Somente um erro e a pedra de jade está pouco a pouco consumindo sua pele, se Jacob não correr, Will se transformará em um soldado de jade com coração de pedra, um goyl.

Ele terá a ajuda de uma raposa especial, e da própria namorada de Will, mas a estória é bem mais complicada e emocionante do que se imagina.

Adoro o mundo da fantasia, como vocês mesmos sabem, sou apaixonada. Cornelia Funke é uma mestra nesse estilo, simplesmente amei A Maldição da Pedra.
Você fica preso da primeira a última página, sempre querendo ler mais, e cada vez mais curioso pra saber o que irá acontecer. Não vejo a hora de poder ler a continuação, este é o primeiro volume da série Reckless.

É isso aí amores, espero que tenham gostado =D.

Psychobooks 10/01/2012

Classificado como 3,5 estrelas no Psychbokooks

Esse foi o primeiro livro que li da Cornelia, a princípio estranhei um pouco a narrativa que lhe é muito peculiar, mas com o passar das páginas fui gostando do enredo e a forma como ela desenvolveu a trama e seus personagens.

A capa é bonita, suas cores são metalizadas e a ilustração é condizente com a história, mas eu ainda prefiro a capa americana, que deixa um ‘ar’ mais misterioso e de terror (confiram a capa americana aqui). A cada novo capítulo, a autora fez um ilustração diferente, de acordo com o que está acontecendo naquele momento da história, gostei MUITO dessas ilustrações.

Jacob descobriu por acaso, um espelho no escritório de seu pai (desaparecido) que é capaz de transportar as pessoas para um mundo mágico onde os contos de fadas são mais que fantasia. Aos poucos, Jacob se encanta pelas aventuras desse novo mundo e depois de doze anos, esse é seu verdadeiro lar, ali, ele é reconhecido como um grande caçador de tesouros. Um dia, por descuido, ele deixa um rastro até o espelho, e seu irmão mais novo Will, não resiste e o segue até esse mundo mágico, onde ele é ferido e amaldiçoado a ter sua pele transformada em pedra. Agora Jacob corre contra o tempo para tentar salvar seu irmão e não deixar com que ele se transforme em um terrível goyl.

Essa releitura dos contos de fadas é muito diferente dos que eu já li, a trama é tão bem desenvolvida que mesmo usando vários mitos famosos, o enredo não parece uma colcha de retalhos. A distinção entre bruxas curandeiras e comedoras de crianças foi inovadora – pelo menos para mim -, a menção ao clássico João e Maria foi bem colocado – adorei essa parte da história -, a Bela Adormecida, Branca de Neve, o Pequeno Polegar, Cinderela, anões, e até unicórnios – que não são brancos – tem seu encaixe perfeito no enredo.

Resenha completa em: http://www.psychobooks.com.br/2011/12/resenha-maldicao-da-pedra.html

AndyinhA 08/04/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Este é daquele tipo de livro que você se agarra e nunca mais quer largar, exceto quando chega no final, mas já fina na esperança de querer o próximo, ele é ágil, de uma leitura super fluída e contrapõe com sentimentos de um adolescente que ao mesmo tempo que está se descobrindo, quer entender o porquê desse inquietamento que ele sempre teve.

Afinal há muito tempo atrás ele descobriu um local mágico, através de um espelho e começou a se perder por lá, e aos poucos passou a ficar tanto tempo por lá que até seu irmão começou a desconfiar e querer entende-lo, por isso quando um mal acontece a seu irmão, ele se sente responsável e vai atrás de tudo e todos para poder reparar esse erro e aí é onde há todas as reviravoltas.

Para saber mais, acesse: http://migre.me/8ALuJ

CooltureNews 11/01/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por: Junior Nascimento

Ao ler a sinopse deste livro e ver essa capa, que está simplesmente perfeita, só tinha um pensamento em minha cabeça, “eu preciso ler esse livro o quanto antes”. Confesso que minhas expectativas estavam um pouco altas, elas de certa forma, foram superadas, porém nunca tinha lido nenhum livro da Cornélia Funke, apesar de conhecer e ter essa curiosidade, logo não conhecia sua forma de escrever.

Sabe aquele tipo de livro onde um universo novo é criado, porém não temos maiores explicações sobre ele? Isso é algo até normal, porém em A Maldição da Pedra, temos pouquíssimas informações sobre a trama. Isso tornou a leitura um pouco mais lenta no início do livro, afinal tive que reler vários trechos. Porém isso teve um fator positivo, despertou a minha curiosidade para conhecer esse novo universo criado e suas peculiaridades.

Jacob descobre um espelho que é capaz de o transportar para outro universo, onde personagens que conhecemos através de contos de fadas se tornam reais e muito mais sinistros. Seu irmão, Will, em certo momento resolve ir atrás de Jacob, é gravemente ferido e amaldiçoado. Sabe o que eu falei no paragrafo anterior? É exatamente essa passagem que não teve grandes explicações na obra, apesar de você desconfiar que foi isso o que aconteceu durante a leitura, demora um certo tempo até você ter a certeza.

Toda a trama desde primeiro livro da série Reckless retrata a busca de Jacob pelo antídoto capaz de salvar seu irmão, durante esse tempo que somos apresentados a esse universo de conto de fadas sombrio, onde tudo acaba da forma “não convencional”. A leitura é densa, porém com o tempo, conforme você se familiariza com o cenário e os personagens ela passa a fluir com maior rapidez, tornando o livro até um pouco curto, queria um pouco mais de páginas, de preferência com um pouco mais de ação.

Os personagens são bem criados e você facilmente se afeiçoa a eles, porém não temos muitas informações sobre o passado dos mesmos, o que espero que apareça mais durante os próximos livros. A Cia das Letras está de parabéns pelo acabamento do livro, a capa é simplesmente linda, com detalhes prateados, e o livro é repleto de ilustrações feitas pela própria Cornélia Funke, ainda falando nas ilustrações, gostei das mesmas se apegarem mais as paisagens e as características mais marcantes dos personagens, deixando assim uma margem para que possamos imaginar e completar tais imagens em nossas mentes, o que nem todos livros ilustrados conseguem fazer.

É uma série que me conquistou, porém não se tornou uma das minhas favoritas. Se você gosta de livros com essa temática de outros universos e personagens fantásticos e sombrios, certamente irá gostar de A Maldição da Pedra, no momento estou ansioso pelo próximo livro e quem sabe assim não me torne um verdadeiro fã desta série, que tem muito potencial.

Philip Rangel 05/04/2012

Finalmente, depois de ler muitas resenhas positivas sobre os livros da autora Cornelia Funke, tive a oportunidade pela Cia das Letras de lê-lo. No início estranhei a sua narrativa, meio parada e rasteira, como se nada acontecesse, mas fui entrando e viajando para dentro do enredo, quando senti, o livro havia terminado.

O livro é muito bonito, com sua capa metalizada, verde, seu desenho que passa uma tonalidade forte de algo que só pode acontecer no mundo encantado. Dentro do livro, deparamos com ilustrações, essas que são verdadeiras com o que aquele capítulo irá nos revelar. Afinal, depois de ler críticas sobre a autora, descobri que ela sempre gosta de desenhar em seus livros. O melhor para nós, que podemos viajar no seu enredo junto aos personagens criados.

Em A Maldição da Pedra, Jacob Reckless tem esperanças de encontrar o pai, que desapareceu sem deixar rastros a mais de um ano. Por isso ele passa boa parte do tempo dentro do escritório do pai, procurando vestígios do que poderia ter acontecido. No meio de sua busca, ele acaba encontrando uma espécie de espelho mágico, que o transporta para um mundo totalmente novo, ou melhor, mágico, ambientado por fadas, unicórnios, bruxas e outros seres mágicos que conheceremos durante o desenrolar da trama. Fascinado, Jacob passa a maior parte do tempo dentro do espelho, sempre evitando que seu irmão Will, descubra o que estaria acontecendo.

O mundo atrás do espelho queria crescer. Mas a carne de pedra que crescia em seu irmão não fora semeada por teares mecânicos, ferrovias ou outras invenções modernas, mas pela antiga magia que habitava sua colinas e florestas.

Anos mais tarde, Jacob crescido, desenvolvido, descobre que o Mundo do Espelho tornou-se uma espécie de lar para ele, conhecido ali como caçador de tesouros. O grande problema, após a senhora Reckless falecer, seu irmão Will, fica sozinho, começando sentir falta e a desconfiar do irmão que some, dias, semanas ou mêses. Como nada é perfeito, Will acaba descobrindo e entrando nesse mundo mágico. Dentro do espelho, Will é ferido pelos seres mágicos, os Goyls - seres com pele de pedra e olhos cor do ouro, guerreiros violentos e muito perigosos. Ali, Will, é amaldiçoado pela Maldição da Pedra, que em pouco tempo se transformará em um Goyl. Com o tempo curto para que procurem um antídoto, leva Jacob, Will e sua namorada -Clara- juntos, tentarão correr contra o tempo, para salvar o irmão.

Nessa busca, nossos personagens terão de contar com a ajuda de Fux- uma raposa - para que juntos enfrentem seus grandes medos, antes que seu irmão se perca para sempre, não retornarndo a sua forma humana.

Com um enredo muito desenvolvido e mágico, Cornelia leva o leitor a mergulhar em contos de fadas, que ali algumas alterações com a história que conhecemos se faz necessária. As diferenças de muitos personagens foi muito bem trabalhada e ousada, como os contos de João e Maria, A Bela Adormecida e seus anões, até unicórnios transformam o enredo em algo espetacular. É dessa mistura, que pode até parecer clichê, porquê com certeza, você amigo leitor já leu esses mesmos dizeres em outras resenhas, mas não poderia deixar de citar esses relatos que levaram ao resultado final.

A autora, apresenta o enredo em terceira pessoa, no qual presenciamos os pontos de vistas de muitos personagens, pode ser aqui que possamos nos perder. Porém, no decorrer de sua leitura, os fatos e as amarras vão transformando o nosso entendimento, deixando no final o gosto de quero mais.

O final da resenha, acesse: www.entrandonumafria.com.br

Laiane 03/02/2012

A maldição da pedra – Cornelia Funke
Mundos alternativos povoados por seres sobrenaturais e muita magia tornaram-se lugar-comum para escritores, muitos querem criar suas versões para fadas, bruxas, gnomos, unicórnios e tudo o que eles representam. Em A maldição da pedra, a autora não fez diferente ao criar um mundo atrás do espelho, que acaba sendo visitado periodicamente por Jacob Reckless, um garoto que procura pelo pai que um dia desapareceu, abandonando ele, Will (seu irmão mais novo), e sua mãe.

A autora, em um primeiro momento, parece apenas jogar informações, histórias sem contexto, anos que se passam. Logo no início, Jacob entra sem permissão no escritório do pai – que sumiu sem dar explicações -, analisa cuidadosamente tudo o que há e fica fascinado pelo espelho que lá existe. Descobre no espelho uma passagem para outro mundo. Já adulto, um dia, sem querer, seu irmão descobre como ir para este mundo e acaba sendo ferido pelos Goyls e infectado com uma maldição que tornará sua pele toda de pedra.

Começa, então, a busca de Jacob para encontrar a cura para o irmão. Tudo vai se costurando no devido tempo, em um ritmo que, pouco a pouco, acaba viciando e provoca no leitor a vontade de saber se Jacob realmente salvará o irmão, se encontrará seu pai e se, ao fim, ficará para sempre no mundo do espelho ou se voltará para o mundo que conhecemos.

A autora Cornelia Funke nasceu na cidade alemã de Dorsten. Quando criança queria se tornar astronauta, ou piloto de avião, mas acabou estudando pedagogia. Depois de terminar seus estudos, Funke trabalhou durante três anos como assistente social, se focalizando em crianças necessitadas. Ela ganhava dinheiro ilustrando livros, mas rapidamente começou a escrever suas próprias histórias, inspirada naquelas com que ela havia agradado as crianças carentes com quem tinha trabalhado.

Sua fama internacional surgiu com a novela de fantasia O Cavaleiro do Dragão, que continuou com O Senhor dos Ladrões. A novela que deu seguimento à sua fama foi Coração de Tinta, primeira parte de uma trilogia que tem como continuação Sangue de Tinta e Morte de Tinta.

A maldição da pedra é o primeiro livro da coleção Reckless, indicado para aqueles que gostam de mundos alternativos povoados por seres imaginários. De fácil e rápida leitura, sabe deixar no leitor a impressão de que realmente não é o fim e que muita história ainda vai acontecer no Mundo do Espelho.

Publicado em: mais1livro.com

Caverna 12/07/2012

O livro conta sobre Jacob Reckless, um garoto que descobre por acaso um espelho dentro do escritório de seu pai, um lugar o qual tanto ele, quanto seu irmão Will, eram proibidos de entrar, já que seu pai havia sumido há um tempo, e eles não tinham permissão de entrar em seu escritório. Entretanto, Jacob não resistiu e entrou, a procura até de algo que fizesse sentido o desaparecimento de seu pai, mas a única coisa que encontrou fora do normal, foi um espelho cujo transmite as pessoas daquele lugar, para um mundo completamente diferente do que ele estava habituado. Jacob se sente encantado com isso, e passa a permanecer naquele mundo por muito tempo, até o dia em que seu irmão resolve seguí-lo (agora ambos mais velhos, já que realmente passou bastante tempo, inclusive anos) e o que acaba ganhando, é uma maldição.
Aí é que tá. Toda essa explicação foi dada em míseras páginas, como se fosse normal você ser transportado para outro mundo, e aceitar a idéia de boa. Poxa! Ele nem pareceu afetado, ele simplesmente aceitou a aventura e entrou de corpo e alma, sem pensar em poréns, ou ao menos contar como foi a experiência! Já parte pro seu irmão amaldiçoado, o que aos poucos, seu corpo será totalmente transformado em pedra. Eu só achei que essa parte poderia ter sido melhor detalhada, o que me fez desanimar e parar a leitura por uns dias. Porém, quando voltei a atenção ao livro... Bom, posso dizer que o terminei no dia mesmo.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/03/maldicao-da-pedra.html

Nathália 24/07/2012

Logo depois que John Reckless desaparece, seu filho mais velho, Jacob, descobre um espelho no escritório do pai que leva para um fantástico mundo chamado Mundo do Espelho. E assim, Jacob praticamente abandona seu irmão Will do outro lado do espelho.
Porém, Will também encontra a passagem e é vítima de uma terrível maldição: em pouco tempo ele será o famoso goyl de jade e os soldados do rei de pedra tentam a todo custo localizá-lo, enquanto seu irmão, Fux e Clara - namorada de Will - tentam encontra um antídoto para essa maldição.
Essa equipe consegue?
E quais são as consequências de seus atos?

---------------------------------------------------------

Eu me deparo muitas vezes com aquele tipo de livro que divide muito seus leitores. Uns amam, outros odeiam. E antes mesmo de começar a ler A Maldição da Pedra eu vi pessoas falando que algumas pessoas odeiam os livros da Cornelia. E eu acabei começando a ler o livro com o pé atrás e eu me surpreendi bastante ao terminar a leitura e constatar que eu simplesmente adorei esse livro.
Em um mundo completamente diferente do nosso, onde anões são homenzinhos fortes o suficiente para entortarem barras de ferro com as mãos e um tanto quanto interesseiros e unicórnios são do mal, Jacob Reckless sai em busca de uma forma de livrar seu irmão da terrível Maldição da Pedra criada pela Fada Escura.
Tudo começa com a grande genialidade de Will, irmão mais novo de Jacob, que descobre a passagem para o mundo do espelho e é ferido por um goyl - seres lindos, só que ao contrário, que tem pele de pedra e não se lembram nem de quem são quando a transformação se completa. Aí a corrida contra o tempo começa, afinal Jacob precisa descobrir o mais rápido possível como reverter essa maldição - e diga-se de passagem, não é uma tarefa nada fácil.
Na companhia de Fux - uma garota que utiliza uma pele que a faz se transformar em uma raposa -, Clara, namorada de Will e o próprio irmão, eles atravessam o Mundo do Espelho em busca de um antídoto.
E pode-se dizer que esse mundo não é nem um pouquinho convencional. Parece uma colcha de retalhos literária, reunindo todas as histórias do tipo Branca de Neve e Cinderela em um único lugar.
Apesar de ser um livro muito bem construído, eu senti falta de romance durante a leitura.Tudo bem que esse definitivamente não é um livro que foque no amor entre casais, mas sim no amor fraternal, mas eu esperava mais disso antes de começar a leitura. Mesmo assim é perceptível o gancho no quesito romance para o próximo volume da série - Fearless.
E exatamente por fazer parte de uma série, o final de A Maldição de Pedra é perfeito e irritante ao mesmo tempo. A história que nos foi apresentada no começo - Will virando um goyl e a corrida para encontrar um antídoto - foi bem finalizada, mas as consequências dessa finalizam irritam profundamente, porque deixam o leitor extremamente curioso a respeito do que vem a seguir. Além disso o grande mistério inicial - o que aconteceu com o pai de Jacob e Will - foi apenas citado, o que pode acrescentar mais um livro à série.
A primeira coisa que realmente me conquistou foi a capa. Ela é metalizada e mais bonita ainda ao vivo. Depois a diagramação. No começo de cada capítulo existe uma ilustração linda e que ilustra muito bem o que nos espera no capítulo. Uma coisinha a respeito da capa me deixou incomodada: ela não tem muito haver com o livro. Excetuando a cor verde, esse castelo não é nem um pouco parecido com o castelo principal. As outras três capas que eu encontrei - vou colocá-las no final da postagem - são bem melhor e tem muito mais haver do que essa.
Será que é possível gostar de um personagem que nem mesmo aparece efetivamente em um livro? Se é ou não eu não faço ideia, mas eu gostei muito do pai de Jacob. Inteligente e um excelente engenheiro, depois de uma boa dose de chá-de-sumiço não deu as caras o livro todo. Mas me conquistou pelo seu jeito e suas marcas ao longo do livro - basta ler para saber sobre que marcas estou falando.
Além de John Reckless, eu fiquei perdidamente apaixonada pelo anão Evenaugh Valiant. Muito mal-humorado e bastante interesseiro, o anão deixou o livro consideravelmente mais engraçado. E eu realmente espero encontrá-lo novamente no próximo livro.
Se você adora um bom conto de fadas com algumas mudancinhas, A Maldição da Pedra é o livro perfeito para você.

Read more: http://nathieseuslivros.blogspot.com/#ixzz21Ytkdqp5

Isis 17/06/2013

Embora o livro apresente aos leitores um mundo maravilhosamente rico e alguns personagens com grande potencial, sua estória é bastante superficial e os personagens principais, em sua maioria, são desinteressante e pouco empolgantes.

belaquilodran 07/07/2013

A história tinha tudo para ser boa, com uma mistura de fantasia, contos de fadas e seres mágicos dos quais adoramos, porém os autores deixaram MUITO a desejar (Ah sim, antes que eu me esqueça este livro foi escrito pela Cornelia junto com o Lionel Wigram). Alguns personagens secundários foram meio que "jogados" na história sem desenvolvimento adequado e até mesmo um dos personagens principais não teve a atenção que merecia, enfim.. A história é sobre os irmãos Reckless que desde bem jovens sofreram com o desaparecimento de seu pai, sem ter nenhuma pista do que pode ter acontecido com ele, até que um belo dia o irmão mais velho, Jacob, descobre o segredo que seu pai escondia dentro da própria casa. Um mundo mágico escondido atrás de um espelho. Jacob passa todo o resto de seu tempo visitando esse reino fantástico e descobrindo as maravilhas que este mundo lhe proporciona, sua relação com o irmão é complicada, pois se ausentava muito de seu mundo para viver aventuras no outro. Um belo dia seu irmão mais novo Will o segue para este mundo e é atingido por uma maldição onde se transforma em pedra (um goyl) - seres terríveis, frios e repulsivos...

site: Leia a continuação da resenha em: http://belalivros.blogspot.com.br/

Maísa Andreoli 20/09/2013

Conto de Fadas Moderno
A Série Reckless apresenta elementos de contos de fadas alemães e austríacos, especialmente dos contos dos Irmãos Grimm.

"A Maldição da Pedra" é um conto fantástico que relata a história de Jacob Reckless dentro do Mundo do Espelho. Ele conhece esse mundo após o misterioso desaparecimento de seu pai, John Reckles, e passa a frequentar seu antigo escritório. Nele existe um espelho, que é um tipo de passagem para outro mundo, cheio de criaturas fantásticas, magia e maldições. Por um descuido de sua parte, seu irmão, Will, acaba entrando nesse misterioso mundo e, atacado por um goyl (homem com pele de pedra), acaba sofrendo a maldição da Fada Escura e começa a se transformar em homem-goyl.

A partir daí, começam as aventuras de Jacob para desfazer o feitiço, mas Clara, namorada de Will, acaba envolvendo-se na confusão e também passa a correr em busca do desfazimento dessa maldição. É uma história envolvente, um conto de fadas moderno, com elementos que remetem aos famosos contos fantásticos que ouvimos desde criancinhas. Vale muito a pena ler, é uma obra que enriquece a imaginação.

Povoado por fadas, bruxas, unicórnios e tritões, e tendo cenários como o castelo da Bela Adormecida e a casa de doces da bruxa de “João e Maria”, o mundo criado por Cornelia Funke remete o leitor aos mais conhecidos contos de fadas de todos os tempos. Na narrativa, contudo, a ênfase da autora recai nos aspectos mais sombrios e brutais das histórias, criando-se uma atmosfera ao mesmo tempo familiar e soturna. É nesse mundo que se desenrolam as aventuras dos irmãos Reckless, uma história de maldição, traições e vingança, mas também de coragem, lealdade e amor.

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-17-maldicao-da-pedra-cornelia.html

Moonlight Books 03/11/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
A Maldição da Pedra é o primeiro volume da série Reckless, de Cornelia Funke, publicada no Brasil pela Editora Companhia das Letras, nela vamos conhecer o mundo do espelho, um lugar fantástico, belo, mas também bizarro.

Jacob Reckless perdeu o pai, mas tanto ele, quanto nós, não sabemos o motivo. O que temos aqui, é um garoto que espera a mãe e o irmão caçula Will, adormecerem, para invadir o escritório do pai em busca de pistas. Em uma de suas buscas percebe que um espelho antigo possui um segredo, ele nada mais é que um portal para outo mundo, o mundo do espelho.

Jacob depois desta descoberta, passa sua vida entre dois mundos, mas após doze anos, seu irmão descobre suas idas e vindas e resolve segui-lo. O resultado é desastroso, Will é ferido por uma criatura conhecida por goyl e amaldiçoado. Em breve ele será como seu algoz, um homem de pedra. Inconformado, Jacob resolve viajar por todo aquele mundo em busca de uma cura para a maldição da pedra, não importando o risco e o preço disso, até mesmo que seja necessário pagar com a vida pela cura do irmão.

Meu primeiro contato com Conelia Funke foi em O Cavaleiro Fantasma (resenha aqui), e achei um livro muito bom, embora com ressalvas. Mas Cornelia sabe escrever fantasia e em A Maldição da Pedra, os elementos que achei estranhos em sua narrativa, acabaram soando familiares e ao final, ideais para o desenvolvimento e desfecho desta obra. A experiência aqui foi diferente e muito especial.

Narrado em terceira pessoa, sem enrolação e floreios, este livro nos apresenta uma aventura sem igual, em um mundo fantástico, com referências à grandes clássicos dos contos de fadas, mas de uma maneira bem bizarra, madura e impiedosa. É uma leitura de descobertas, uma trama que vai se revelando aos poucos, envolvendo e encantando o leitor.

Eu não imaginava o quanto este livro iria me prender, comecei a ler e nem percebi as páginas passando, vivi tantas emoções e conflitos, que fiquei até sem fôlego. Cornelia é dinâmica e mesmo dando detalhes, não fica presa nos mesmos, ela gosta de ação, atitude e se você quiser entender o que está acontecendo tem que seguir com a história. Ela não apresenta o cenário, ela faz você viver e sentir os mesmo com os personagens. Ou seja, não há introdução, é acompanhando a busca da Jacob, que sabemos como tudo aconteceu, por meio de suas lembranças.

Os personagens são maduros, mesmo jovens, já passaram por poucas e boas na vida e nosso herói é bem intenso e amargurado, não uma pessoa dramática, apenas realista e com nenhuma ilusão de um pote de ouro no fim do arco-iris.

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2013/10/resenha-maldicao-da-pedra.html

Só Sobre Livros 11/11/2013

O mundo do espelho e sua madição
Confira resenha no blog

site: http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/11/o-mundo-do-espelho-e-sua-maldicao-carla.htmlhttp://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/11/o-mundo-do-espelho-e-sua-maldicao-carla.html

Felipe Miranda 09/01/2014

A Maldição da Pedra - Cornelia Funke por Oh My Dog estol com Bigods
Há mais de um ano o pai de Jacob, John Rockless, desaparecera deixando para trás sua família sem nenhuma explicação ou notícias. Jacob fez do escritório do pai um refúgio para busca de respostas, como se aquelas estantes repletas de livros pudessem contar-lhe o paradeiro do pai. A esperança que ele voltasse ainda existia e a apartir de um verso escrito numa folha o espelho se abriu para quem não viu a si próprio. O espelho presente naquele escritório era uma espécie de portal para uma realidade alternativa, um mundo fantástico, onde Jacob era livre e o perigo constante, um universo onde ele se tornou um famoso caçador de tesouros. Um lugar onde os contos de fadas que ele contava para seu irmão caçula, Will, eram todos verdadeiros. Passando cada vez mais tempo do outro lado do espelho, Will o segue e acaba ferido por um goyl, uma criatura sombria. Em pouco tempo Jacob teria um irmão de pedra e olhos de ouro...

"O mundo atrás do espelho queria crescer. Mas a carne de pedra que crescia em seu irmão não fora semeada por teares mecânicos, ferrovias ou outras invenções modernas, mas pela antiga magia que habitava suas colinas e florestas." Trecho da página 15

A Fada Escura, imortal e renegada pela próprias irmãs, contava com seis dedos em cada mão, cada um responsável por um tipo de magia diferente. Ela era amante do rei Kami'en e não podia gerar filhos, dava então garras aos soldados de seu amado para que transformassem seus inimigos em goyls-homens. Nenhuma arma espalhava terror como o feitiço que fazia da carna macia uma fria pedra. Quando Hentzau, o capacho do rei e seu braço direito, recebeu as ordens de encontrar um homem com carne de pedra cor jade, ele não pôde acreditar. Aquilo não passava de uma lenda, uma história contada ás crianças... Um goyl de jade seria invencível. Uma ameaça...

Enquanto seu irmão está se transformando em pedra rapidamente, Jacob fará o impossível para encontrar um antídoto, um modo de salva-lo antes que seja tarde demais, antes que ele não tenha mais um irmão. Nem naquele nem no outro mundo... Com a ajuda de Fux, sua fiel amiga raposa, dona de um dos segredos mais legais do livro, e Clara, a moça apaixonada que Will trouxera com ele para dentro do espelho, Jacob apelará para Valiant, um anão desonesto que já o enganara uma vez. Aplicará ele mais um golpe? Ou se mostrará fiel dessa vez? De uma coisa é certa: Evenaugh Valiant é irritante e amável. Além do tempo somando contra, o exército do rei está a procura do homem de pedra jade... quando eles perceberem que esse goyl é Will, a leitura se tornará uma sequência de reviravoltas impossíveis de largar. Em meio a tantas alianças inesperadas, toda troca e acordo terá seu preço. E se os pais dos garotos fizesse parte desse novo mundo?

Cornelia Funke nos apresenta o Mundo do Espelho, onde bruxas devoradoras de crianças existem e no céu há duas luas, sendo uma delas vermelha. Onde lírios do lago das fadas transformam moças feias em bonitas e princesas adormecidas ainda esperam pelo beijo apaixonado do príncipe encantado. Ler sobre unicórnios, dragões, ogros e tritões foi delicioso, a leitura não poderia ter sido mais prazerosa, excitante. Os personagens são tão peculiares e cativantes que o envolvimento com a estória se faz instantâneo. Propostas de paz entre reinos, casamentos, paixões impostas por magia e despertas por ciúmes, traições, segredos, passagens secretas. Era uma vez um rapaz que saiu pelo mundo para aprender a ter medo. O primeiro livro da trilogia Rockless é encantador, não só pelo enrendo mas pela diagramação, a capa metálica e as ilustrações presentes em quase todas as páginas faz dele algo mágico.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2013/09/resenha-maldicao-da-pedra-cornelia-funke.html