A Maldição da Pedra

A Maldição da Pedra Cornelia Maria Funke

Resenhas - A Maldição da Pedra

Julia 31/05/2020

O mundo fantástico construído nesse livro é incrível, a união entre os contos de fadas que conhecemos e a nova narrativa montada pela autora se complementam. Indico a leitura.

Gi 03/11/2018

Difícil de ler, mais vale a pena...
Este livro fala muito sobre o reencontrou dos dois irmãos; o livro é cheio de conflitos internos, tanto de Will que está começando a aceitar a sua pele de pedra, e de Jacob que não sabe como proteger o irmão e nem como ajustalo no mundo através do espelho, que até aquele momento era somente o seu mundo através do espelho.
Ele é um pouco dificil de ler, pois a sua escrita é um pouco cansativa, e as histórias e misterios do mundo através do espelho poderiam ter sido muito melhor explorada, e como eu disse o livro é difícil de começar e difícil de ler ele não desperta uma avidez por acabalo, mais a história se vc enxergar no fundo é muito boa, principalmente a tentativa de uma reconciliação entre os irmãos, e os conflitos de dentro do mundo mágico, no começo parece que as duas historias estão separadas, mais é o contrário, elas estão interligadas, a pele de Jade de Will e a Fada Escura que está pendendo a balança para o lado dos gols.
Apesar dos defeitos literários a história é muito boa, e quando lida por alguém que aprecia a leitura pode ficar bem mais interessante.
Eu recomendo esse livro para todos que amam ler assim como eu.

Sheila 05/02/2014

Resenha: "A maldição da pedra" (Cornelia Funke)
Por Sheila: Oi pessoas! Como vão todos e todas? E aí, quem já conhece Cornelia Funke? Eu já conhecia, da trilogia "Mundo de tinta", os três livros já resenhados aqui pelo blog. Por isso estava com muitas expectativas quanto a este novo livro. Cheguei a pensar que ele pudesse ser uma continuação da trilogia, outros personagens habitando o mesmo mundo.

Eu estava errada. O que foi bom e ruim ao mesmo tempo. Ruim por que sinto falta de Meggie, Mo e Dedo Empoeirado. Bom, por que Cornelia (e Lionel Wigran, não esqueçamos que eles escreveram juntos) conseguiu criar um mundo ainda mais instigante e encantador apesar de que sem deixar de possuir um leve toque sombrio.

Pois bem, Jacob e Will Reckless são dois órfãos de pai. A única coisa que nos é contada ao início da obra é que um belo dia John Reckless sumiu, deixando para trás um vazio tão grande, que sua esposa mantém intocado seu escritório e o evita, enquanto Jacob, seu primogênito, faz justamente o contrário: busca no escritório empoeirado algo que, de alguma forma, dê sentido a sua semi-orfandade.

"No quarto do irmão, como sempre, a luz ainda estava acesa - Will tinha medo de escuro -, e Jacob certificou-se de que ele dormia profundamente antes de abrir o escritório do pai. Sua mãe não entrara mais ali desde que ele desaparecera, mas não era a primeira vez que Jacob o visitava às escondidas, em busca das respostas que ela não queria lhe dar."

Em uma de suas incursões noturnas, acaba por se deparar com um estranho espelho, que o transporta para um mundo cheio de magia e encantamento, onde passa a se refugiar das incertezas e buscar as respostas que este mundo nega-se a lhe proporcionar, tentando encontrar conforto à sua solidão.

"O ESPELHO SE ABRE PARA QUEM NÃO VÊ A SI PRÓPRIO.
Jacob fechou os olhos.
Virou de costas para o espelho.
Tateou a moldura em busca de algum trinco ou fechadura.
Nada.
Ele sempre voltava a olhar nos olhos do próprio reflexo.
Demorou um bom tempo até compreender.
Suas mãos quase não eram grandes o suficiente para cobrir a imagem distorcida de seu rosto, mas o vidro se amoldou a seus dedos como se estivesse esperando por eles, e de repente o lugar que ele via atrás de si no espelho não era mais o escritório do pai."

Doze anos se passam, e Will, seu pequeno irmãozinho, cresce, sem saber por que o irmão mais velho some, as vezes meses a fio. Jacob sempre diz ao irmão estar fora a negócios, mas nunca revelando de forma concreta por onde teria andado ou qual seria especificamente o tipo de trabalho que exerce - e que o mantém afastado por tanto tempo.

Até que um dia, Will resolve seguir o irmão e acaba descobrindo o mundo onde o irmão se refugia, que se possui sua parcela de encantamento, também é habitado por seres nada amistosos: tritões que roubam jovens donzelas das famílias, fadas traiçoeiras, bruxas comedoras de gente e, um mal atual no Mundo do espelho, os Goyls, seres com pele de pedra, que atacam seu irmão fazendo-o vítima de sua maldição.

"Um erro, Jacob, depois de tantos anos de cautela. Ele se ergueu e cobriu Will com o sobretudo. (...) Os arranhões no pescoço do irmão haviam cicatrizado bem, mas no antebraço esquerdo a pedra já começava a aparecer. Os veios verde-pálidos desciam até a mão e brilhavam na pele de Will como mármore polido.
Somente um erro."

Agora, Jacob terá que lutar contra o tempo, visto que a pele de pedra que cresce em seu irmão não levará apenas sua aparência embora, mas mudará por completo quem ele era. Junto com Clara, namorada de Will que também atravessa o espelho, e Fux, uma raposa que "troca de pele" eles terão que descobrir um antídoto antes que Jacob perca a única família que ainda lhe resta.

Apesar de ser um livro mais "enxuto" que os da trilogia "Mundo de tinta" - e tudo faz crer que esta será mais uma, já que o final fica em aberto, e o livro vem nomeado como "Recklees 1" - sua escrita não deixa nada a desejar, fazendo com que a leitura flua com facilidade e aquele sentimento de ansiedade e expectativa pelo próximo capítulo esteja sempre presente.

Talvez a descoberta do espelho por Jacob, e suas primeiras incursões a este mundo novo, do qual nada se explica, sejam os únicos pontos desfavoráveis. Mas tenho esperança de que os próximos livros façam uma "retrospectiva" e lancem luz sobre as questões que não ficaram muito bem exploradas e explicadas neste primeiro volume. De qualquer forma, recomendo!

site: http://www.dear-book.net/2014/02/resenha-maldicao-da-pedra-cornelia-funke.html

Vitor 29/12/2017

O Mundo do Espelho
Primeiramente, esse livro me surpreendeu demais. Ele estava na minha estante há anos, foi o primeiro livro que meu irmão comprou para ler e nunca leu. Resolvi então, conhecer essa história (que por sinal foi fantástica) e essa autora maravilhosa que é a Cornelie Funke. O livro conta a história de Jacob, um garoto que sempre vivia vasculhando o escritório do pai desaparecido, até que se depara com um espelho que ficava entre duas estantes ali no escritório. Porém, Jacob mal sabia que ali se escondia um mundo inteiramente mágico, cheio de criaturas e figuras inusitadas. O Mundo do Espelho. Jacob tinha um irmão mais novo chamado Will, que após notar a constante ausência de Jacob, resolveu um dia então, segui-lo. Para o azar do caçula, Will acaba sendo amaldiçoado e com isso uma nova pele (uma pele de pedra), começa a nascer e tomar de conta de todo o seu corpo. Com a ajuda de Fux (sua amiga raposa), um anão interesseiro e vigarista Valiant - e Clara (namorada de Will) -, Jacob ronda todo o reino a procura de uma possível cura para libertar seu irmão dessa terrível maldição lançada. Passando pelos mais diversos contos como Rapunzel, Barba Azul, Branca de Neve e João e Maria, o livro apresenta uma história original e bastante diversificada. A leitura é simplesmente viciante, você não consegue parar de ler, a forma como a autora descreve os lugares, personagens e situações, é simplesmente peculiar e individual.

Vi 02/02/2017

A Maldição do Vício
Livro muito bem escrito e extremamente viciante. A história de Jacob e Will no mundo do espelho é incrível! Angustiante em diversas partes e maravilhosa em outras, as aventuras dos irmãos neste primeiro livro da serie me cativaram de uma maneira que eu devorei o livro em dois dias, ficando acordada até de madrugada, querendo saber o que vai acontecer em seguida a cada acontecimento. São poucos os livros que me deixam assim e este com certeza mereceu 5 estrelas. Em varias partes da história eu supus o que aconteceria depois, por parecer óbvio, mas diversas reviravoltas me surpreenderam e ao final eu quis logo ler a sequência. Cornelia Funke sabe escrever de um modo único e maravilhoso, recomendo muito o livro para aqueles que gostam de fantasias e aventuras juntas.

Inlectus 06/11/2016

Muito bom.
Fantasia da boa.

Duda Mendes 06/07/2015

➡️Os irmãos Rockless, Jacob e Will, então em busca do pai que despareceu sem deixar vestígios. Jacob, o irmão mais velho, está a procura de alguma pista do paradeiro do pai. Will é deixado de lado, e sente muita falta do irmão, e muita procuração com o pai. Mas nada os prepararem para grande aventura que irão embarcar. Jacob descobre um portal através do espelho em casa e atravessá-lo leva-o para um mundo fantástico que já consideram um lar, Will, determinado a descobrir o porquê o irmão desaparecer em tempos e tempos, descobre o espelho e o atravessa-o para o mundo encantado de várias criaturas que só conhecia em livros. ⁠

👉Mais infelizmente sua descoberta o leva para os Goyls, criaturas com pele de pedra, Will, cai na maldição da pedra. Jacob com a ajuda de Clara, uma amiga do mundo dos espelhos, para descobrir uma forma de quebrar a maldição da pedra e salvar a vida de Wil. ⁠

💬 Eu achei o ritmo muito lento no início do livro, temos muitas informações, e fiquei confusa em algumas partes. Temos muitas referências dos contos de fadas, a Cornelia Funke consegue conectar as histórias. Eu gostei do livro, gosto de ler livros infanto juvenis, a aventura gostosa durante o livro todo, é divertido, tem a profundidade certa, em alguns assuntos, principalmente entre o Jacob e o Will, irmão que o pai deixou um segredo, eles tentam desvendar, mais cada um tem uma personalidade forte e defendem seus pontos de vista. ⁠

Confira tudo no meu IG Literário @dudamendesleituras
Link abaixo:

site: https://www.instagram.com/p/CM10hXnrHKU/

Só Sobre Livros 11/11/2013

O mundo do espelho e sua madição
Confira resenha no blog

site: http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/11/o-mundo-do-espelho-e-sua-maldicao-carla.htmlhttp://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/11/o-mundo-do-espelho-e-sua-maldicao-carla.html

Moonlight Books 03/11/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
A Maldição da Pedra é o primeiro volume da série Reckless, de Cornelia Funke, publicada no Brasil pela Editora Companhia das Letras, nela vamos conhecer o mundo do espelho, um lugar fantástico, belo, mas também bizarro.

Jacob Reckless perdeu o pai, mas tanto ele, quanto nós, não sabemos o motivo. O que temos aqui, é um garoto que espera a mãe e o irmão caçula Will, adormecerem, para invadir o escritório do pai em busca de pistas. Em uma de suas buscas percebe que um espelho antigo possui um segredo, ele nada mais é que um portal para outo mundo, o mundo do espelho.

Jacob depois desta descoberta, passa sua vida entre dois mundos, mas após doze anos, seu irmão descobre suas idas e vindas e resolve segui-lo. O resultado é desastroso, Will é ferido por uma criatura conhecida por goyl e amaldiçoado. Em breve ele será como seu algoz, um homem de pedra. Inconformado, Jacob resolve viajar por todo aquele mundo em busca de uma cura para a maldição da pedra, não importando o risco e o preço disso, até mesmo que seja necessário pagar com a vida pela cura do irmão.

Meu primeiro contato com Conelia Funke foi em O Cavaleiro Fantasma (resenha aqui), e achei um livro muito bom, embora com ressalvas. Mas Cornelia sabe escrever fantasia e em A Maldição da Pedra, os elementos que achei estranhos em sua narrativa, acabaram soando familiares e ao final, ideais para o desenvolvimento e desfecho desta obra. A experiência aqui foi diferente e muito especial.

Narrado em terceira pessoa, sem enrolação e floreios, este livro nos apresenta uma aventura sem igual, em um mundo fantástico, com referências à grandes clássicos dos contos de fadas, mas de uma maneira bem bizarra, madura e impiedosa. É uma leitura de descobertas, uma trama que vai se revelando aos poucos, envolvendo e encantando o leitor.

Eu não imaginava o quanto este livro iria me prender, comecei a ler e nem percebi as páginas passando, vivi tantas emoções e conflitos, que fiquei até sem fôlego. Cornelia é dinâmica e mesmo dando detalhes, não fica presa nos mesmos, ela gosta de ação, atitude e se você quiser entender o que está acontecendo tem que seguir com a história. Ela não apresenta o cenário, ela faz você viver e sentir os mesmo com os personagens. Ou seja, não há introdução, é acompanhando a busca da Jacob, que sabemos como tudo aconteceu, por meio de suas lembranças.

Os personagens são maduros, mesmo jovens, já passaram por poucas e boas na vida e nosso herói é bem intenso e amargurado, não uma pessoa dramática, apenas realista e com nenhuma ilusão de um pote de ouro no fim do arco-iris.

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2013/10/resenha-maldicao-da-pedra.html

Maísa Andreoli 20/09/2013

Conto de Fadas Moderno
A Série Reckless apresenta elementos de contos de fadas alemães e austríacos, especialmente dos contos dos Irmãos Grimm.

"A Maldição da Pedra" é um conto fantástico que relata a história de Jacob Reckless dentro do Mundo do Espelho. Ele conhece esse mundo após o misterioso desaparecimento de seu pai, John Reckles, e passa a frequentar seu antigo escritório. Nele existe um espelho, que é um tipo de passagem para outro mundo, cheio de criaturas fantásticas, magia e maldições. Por um descuido de sua parte, seu irmão, Will, acaba entrando nesse misterioso mundo e, atacado por um goyl (homem com pele de pedra), acaba sofrendo a maldição da Fada Escura e começa a se transformar em homem-goyl.

A partir daí, começam as aventuras de Jacob para desfazer o feitiço, mas Clara, namorada de Will, acaba envolvendo-se na confusão e também passa a correr em busca do desfazimento dessa maldição. É uma história envolvente, um conto de fadas moderno, com elementos que remetem aos famosos contos fantásticos que ouvimos desde criancinhas. Vale muito a pena ler, é uma obra que enriquece a imaginação.

Povoado por fadas, bruxas, unicórnios e tritões, e tendo cenários como o castelo da Bela Adormecida e a casa de doces da bruxa de “João e Maria”, o mundo criado por Cornelia Funke remete o leitor aos mais conhecidos contos de fadas de todos os tempos. Na narrativa, contudo, a ênfase da autora recai nos aspectos mais sombrios e brutais das histórias, criando-se uma atmosfera ao mesmo tempo familiar e soturna. É nesse mundo que se desenrolam as aventuras dos irmãos Reckless, uma história de maldição, traições e vingança, mas também de coragem, lealdade e amor.

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-17-maldicao-da-pedra-cornelia.html

belaquilodran 07/07/2013

A história tinha tudo para ser boa, com uma mistura de fantasia, contos de fadas e seres mágicos dos quais adoramos, porém os autores deixaram MUITO a desejar (Ah sim, antes que eu me esqueça este livro foi escrito pela Cornelia junto com o Lionel Wigram). Alguns personagens secundários foram meio que "jogados" na história sem desenvolvimento adequado e até mesmo um dos personagens principais não teve a atenção que merecia, enfim.. A história é sobre os irmãos Reckless que desde bem jovens sofreram com o desaparecimento de seu pai, sem ter nenhuma pista do que pode ter acontecido com ele, até que um belo dia o irmão mais velho, Jacob, descobre o segredo que seu pai escondia dentro da própria casa. Um mundo mágico escondido atrás de um espelho. Jacob passa todo o resto de seu tempo visitando esse reino fantástico e descobrindo as maravilhas que este mundo lhe proporciona, sua relação com o irmão é complicada, pois se ausentava muito de seu mundo para viver aventuras no outro. Um belo dia seu irmão mais novo Will o segue para este mundo e é atingido por uma maldição onde se transforma em pedra (um goyl) - seres terríveis, frios e repulsivos...

site: Leia a continuação da resenha em: http://belalivros.blogspot.com.br/

Nathália 24/07/2012

Logo depois que John Reckless desaparece, seu filho mais velho, Jacob, descobre um espelho no escritório do pai que leva para um fantástico mundo chamado Mundo do Espelho. E assim, Jacob praticamente abandona seu irmão Will do outro lado do espelho.
Porém, Will também encontra a passagem e é vítima de uma terrível maldição: em pouco tempo ele será o famoso goyl de jade e os soldados do rei de pedra tentam a todo custo localizá-lo, enquanto seu irmão, Fux e Clara - namorada de Will - tentam encontra um antídoto para essa maldição.
Essa equipe consegue?
E quais são as consequências de seus atos?

---------------------------------------------------------

Eu me deparo muitas vezes com aquele tipo de livro que divide muito seus leitores. Uns amam, outros odeiam. E antes mesmo de começar a ler A Maldição da Pedra eu vi pessoas falando que algumas pessoas odeiam os livros da Cornelia. E eu acabei começando a ler o livro com o pé atrás e eu me surpreendi bastante ao terminar a leitura e constatar que eu simplesmente adorei esse livro.
Em um mundo completamente diferente do nosso, onde anões são homenzinhos fortes o suficiente para entortarem barras de ferro com as mãos e um tanto quanto interesseiros e unicórnios são do mal, Jacob Reckless sai em busca de uma forma de livrar seu irmão da terrível Maldição da Pedra criada pela Fada Escura.
Tudo começa com a grande genialidade de Will, irmão mais novo de Jacob, que descobre a passagem para o mundo do espelho e é ferido por um goyl - seres lindos, só que ao contrário, que tem pele de pedra e não se lembram nem de quem são quando a transformação se completa. Aí a corrida contra o tempo começa, afinal Jacob precisa descobrir o mais rápido possível como reverter essa maldição - e diga-se de passagem, não é uma tarefa nada fácil.
Na companhia de Fux - uma garota que utiliza uma pele que a faz se transformar em uma raposa -, Clara, namorada de Will e o próprio irmão, eles atravessam o Mundo do Espelho em busca de um antídoto.
E pode-se dizer que esse mundo não é nem um pouquinho convencional. Parece uma colcha de retalhos literária, reunindo todas as histórias do tipo Branca de Neve e Cinderela em um único lugar.
Apesar de ser um livro muito bem construído, eu senti falta de romance durante a leitura.Tudo bem que esse definitivamente não é um livro que foque no amor entre casais, mas sim no amor fraternal, mas eu esperava mais disso antes de começar a leitura. Mesmo assim é perceptível o gancho no quesito romance para o próximo volume da série - Fearless.
E exatamente por fazer parte de uma série, o final de A Maldição de Pedra é perfeito e irritante ao mesmo tempo. A história que nos foi apresentada no começo - Will virando um goyl e a corrida para encontrar um antídoto - foi bem finalizada, mas as consequências dessa finalizam irritam profundamente, porque deixam o leitor extremamente curioso a respeito do que vem a seguir. Além disso o grande mistério inicial - o que aconteceu com o pai de Jacob e Will - foi apenas citado, o que pode acrescentar mais um livro à série.
A primeira coisa que realmente me conquistou foi a capa. Ela é metalizada e mais bonita ainda ao vivo. Depois a diagramação. No começo de cada capítulo existe uma ilustração linda e que ilustra muito bem o que nos espera no capítulo. Uma coisinha a respeito da capa me deixou incomodada: ela não tem muito haver com o livro. Excetuando a cor verde, esse castelo não é nem um pouco parecido com o castelo principal. As outras três capas que eu encontrei - vou colocá-las no final da postagem - são bem melhor e tem muito mais haver do que essa.
Será que é possível gostar de um personagem que nem mesmo aparece efetivamente em um livro? Se é ou não eu não faço ideia, mas eu gostei muito do pai de Jacob. Inteligente e um excelente engenheiro, depois de uma boa dose de chá-de-sumiço não deu as caras o livro todo. Mas me conquistou pelo seu jeito e suas marcas ao longo do livro - basta ler para saber sobre que marcas estou falando.
Além de John Reckless, eu fiquei perdidamente apaixonada pelo anão Evenaugh Valiant. Muito mal-humorado e bastante interesseiro, o anão deixou o livro consideravelmente mais engraçado. E eu realmente espero encontrá-lo novamente no próximo livro.
Se você adora um bom conto de fadas com algumas mudancinhas, A Maldição da Pedra é o livro perfeito para você.

Read more: http://nathieseuslivros.blogspot.com/#ixzz21Ytkdqp5

Caverna 12/07/2012

O livro conta sobre Jacob Reckless, um garoto que descobre por acaso um espelho dentro do escritório de seu pai, um lugar o qual tanto ele, quanto seu irmão Will, eram proibidos de entrar, já que seu pai havia sumido há um tempo, e eles não tinham permissão de entrar em seu escritório. Entretanto, Jacob não resistiu e entrou, a procura até de algo que fizesse sentido o desaparecimento de seu pai, mas a única coisa que encontrou fora do normal, foi um espelho cujo transmite as pessoas daquele lugar, para um mundo completamente diferente do que ele estava habituado. Jacob se sente encantado com isso, e passa a permanecer naquele mundo por muito tempo, até o dia em que seu irmão resolve seguí-lo (agora ambos mais velhos, já que realmente passou bastante tempo, inclusive anos) e o que acaba ganhando, é uma maldição.
Aí é que tá. Toda essa explicação foi dada em míseras páginas, como se fosse normal você ser transportado para outro mundo, e aceitar a idéia de boa. Poxa! Ele nem pareceu afetado, ele simplesmente aceitou a aventura e entrou de corpo e alma, sem pensar em poréns, ou ao menos contar como foi a experiência! Já parte pro seu irmão amaldiçoado, o que aos poucos, seu corpo será totalmente transformado em pedra. Eu só achei que essa parte poderia ter sido melhor detalhada, o que me fez desanimar e parar a leitura por uns dias. Porém, quando voltei a atenção ao livro... Bom, posso dizer que o terminei no dia mesmo.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/03/maldicao-da-pedra.html

AndyinhA 08/04/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Este é daquele tipo de livro que você se agarra e nunca mais quer largar, exceto quando chega no final, mas já fina na esperança de querer o próximo, ele é ágil, de uma leitura super fluída e contrapõe com sentimentos de um adolescente que ao mesmo tempo que está se descobrindo, quer entender o porquê desse inquietamento que ele sempre teve.

Afinal há muito tempo atrás ele descobriu um local mágico, através de um espelho e começou a se perder por lá, e aos poucos passou a ficar tanto tempo por lá que até seu irmão começou a desconfiar e querer entende-lo, por isso quando um mal acontece a seu irmão, ele se sente responsável e vai atrás de tudo e todos para poder reparar esse erro e aí é onde há todas as reviravoltas.

Para saber mais, acesse: http://migre.me/8ALuJ

Jaqueline Martins 05/01/2024

Tive que reler esse livro e fico chocada como essa obra prima não tem o reconhecimento devido. A construção dos personagens e do mundo mágico é incrível e eu fico muito triste que não vejo ninguém falando desse livro.