O céu é logo ali

Resenhas - O céu é logo ali

GianiPlata 26/01/2014

O CÉU É LOGO ALI - Lilian Farias
Olá!

Essa semana viajei nas asas de uma borboleta que me mostrou de perto a história de duas mulheres que viveram a mesma história, mas ao contrário.

De um lado, Clarice, moça jovem e bonita que sempre aproveitou todas as oportunidades que a vida lhe deu!
De outro, Dolores, uma mulher madura que sempre esteve fechada em seu casulo e acabou deixando a vida passar sem ser notada.

A história das duas é contada em poucas páginas na forma de poesia. Não sou fã de poesias, mas a Lili escreve de uma maneira tão doce e simples que é impossível não se emocionar com as lutas, perdas e vitórias das personagens.

A autora nos mostra desde a alegria do nascimento até a libertação que a morte pode proporcionar, e também vice e versa.

A história dessas duas mulheres nos ensina que não devemos desistir de nossas vidas, mesmo quando nada mais parece importar. Mesmo que nossa perda tenha sido monstruosa, não estamos sozinhos, existem pessoas que se machucam com nossa dor.

Não sei como falar sobre um livro de poesia, pois ela tem uma ideia fixa, mas sua interpretação depende do estado de espírito de quem a lê.

Recomendo essa leitura para aqueles que precisam de um momento para refletir sobre suas vidas.

Beijokinhas Poéticas da Giii

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/

Caroline 04/12/2013

Muito bom!
Bom dia leitores.

Hoje trago a resenha do livro da escritora nacional Lilian Farias, O Céu é logo ali. Eu conheci a autora na Bienal do Livro aqui na Bahia, e logo depois comprei o ebook, fiquei interessada no livro.

O céu é logo ali trata da vida de duas mulheres paralelamente. Uma dessas mulheres "tem tudo" e "não tem nada" e a outra, "não tem nada" mas "tem tudo". Confuso? Um pouco para aqueles que não captam o teor altamente filosófico do livro. Se você captar ficará maravilhada como eu.

Dolores é uma mulher madura, cuja a aparência o tempo já castigara; sem família, e trabalha numa lanchonete. É necessariamente sozinha, não tem amigos, a não ser que possa ser considerado como amigo um assíduo freguês esquizofrênico. Não, ela é totalmente sozinha. Mas algo que a Dolores sempre apreciou fora a liberdade. Liberdade essa que ela apreciava nos mínimos detalhes. Ela é o tipo de pessoa que fica encantada e extasiada com o simples toque da chuva em sua pele; que gira em torno de si esperando poder intensificar as sensações de ser livre, de poder contemplar tal acontecimento de forma sublime. Mas a Dolores sentia falta de ter alguém; sua realidade começa a mudar após um dia aparentemente comum nessa mesma lanchonete a que se dedicava diariamente.

Do outro lado, temos a Clarice, uma jovem "perfeita" aos olhos de qualquer pessoa, detentora de uma beleza estonteante de causar inveja a qualquer mulher. Sempre teve tudo do bom e do melhor e os pais sempre a trataram como rainha. O melhor carro, as melhores roupas, popularidade, o namorado dos sonhos, estava prestes a realizar um sonho, o de sedimentar o seu conto de fadas, que era basicamente a sua vida por completo, até que essa mesma Vida ou o Destino se imcumbe de trazê-la a realidade. Afinal a própria biblia fala " No mundo terei aflições..." (João 16:33), com ela não seria diferente, mas Clarice só descobriu isso quando sentiu na própria pele.

"...Que para o erro não existia justificativa, mas que todo erro era proposital a um acerto...".

"...caminho do fracasso segue o da vitória, por isso nunca devemos baixar a guarda imaginando que vencemos a batalha..."

"...Quem não se transforma, massacra e assassina a própria sorte..."

" Quem interrompe o processo de metamorfose, deixa uma borboleta sem asas".

Minhas impressões:

Me surpreendi com esse livro. Não esperava ser tão profundo como ele é. Não conhecia a escrita da autora mas posso dizer que gostei bastante. O céu é logo ali aborda várias coisas, mas o tema principal é a liberdade.
Quantas vezes vemos pessoas que vivem em "seus mundos perfeitos" que de perfeição não tem nada pois no primeiro tremor suas vidas se esvaem como água.
Todos nós necessitamos passar por tribulações na vida, porque é justamente nesses momentos que encontramos respostas, que crescemos e que podemos compreender o mundo como um todo. Você não pode sentir a dor do outro se não tiver sentido essa mesma dor, você não saberá lidar com problemas se não conviver com eles. Você não terá capacidade de escolher se não for inserido em situações que exijam tal comportamento.

Como a Lilian citou no evento Mochila Literária na Bienal, a capa do livro, que por sinal é belíssima, mostra o final do livro na verdade. Momento em que "essas" mulheres puderam então gozar da liberdade, sentiram o sabor verdadeiro da vida. Ele trata de como, por exemplo, a vida das pessoas muitas vezes estão conectadas por laços tão frágeis; como temos a capacidade de se auto superar; como as adversidades são capazes de construir o ser humano.

Super recomendo esse livro, ele nos faz refletir bastante.

site: blogandolinhas.blogspot.com.br

Poesia na Alma 07/09/2013

O céu é logo ali
Compre na livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42138958

Anna de Leão 19/02/2012

Encontros para Liberdade
“ O coração de uma mulher nunca deveria deixar de ser menina.” (pg. 52)

Como me identifiquei com esta frase do livro Encontros para Liberdade, de Lilian Farias! O livro é forte, sofrido e muito poético. A autora mostra que sabe escrever e que tem um estilo próprio.

A obra conta a hisória de duas mulheres ligadas por um destino bem peculiar. Uma é praticamente o oposto da outra, mas mesmo assim com muitas coisas em comum, talvez a própria essência feminina, que permeia toda mulher, mesmo que esta não tenha consciência dela. Lilian retrata o ser mulher de uma forma bem profunda o que inegavelmente enaltece a sua trama.
“ Foram para um motel. Quem diria, Dolores em um motel? Ela estava se sentindo uma prostituta, adorou a sensação, queria saber tudo o que elas sabiam, o mais rápido possível, queria todos os segredos de mulheres. Não compreendia porque via as prostitutas com caras tão tristes, mas isso era muito para a sua mente limitada compreender...” (pg.79)

A autora ousa na narrativa em que escolheu fazendo um paralelo da vida das duas protagonistas. Vai ao passado, volta ao presente, narra trajetórias de vários personagens em capítulos específicos. Mas Lilian ousa mais ainda quando em um mesmo capítulo mistura as passagens das personagens . Mesmo assim, o tempo todo parece que as duas histórias nunca irão se encontrar, mas Lilian dá o xeque-mate no leitor com um final surpreendente e instigante, que ao meu ver enriquece de maneira sublime a obra.

“Quem criou as gaiolas vendeu a própria alma, quem se submete a uma gaiola não possui alma. Os caminhos podem parecer estranhos, mas são o batismo do homem para consigo, calar-se para si é suicídio mórbido e gradual, que pode ser abruptamente corrigido quando nos permitimos “ser”. E para “ser” é necessário, cá dentro, o perdão contínuo por tudo que deixamos de fazer.”(pg. 67)

Um livro sensível, bem cuidado e profundo!

Resenha por Anna Leão

@ARaphaDoEqualize 19/01/2012

[Resenha] Encontros para Liberdade
RESENHA ESCRITA PARA O BLOGhttp://equalizedaleitura.blogspot.com PROIBIDA COPIA TOTAL OU PARCIAL.

Eu recebi o livro em parceria com a autora Lilian Farias.

Na leitura rápida de Encontros para Liberdade, vamos conhecer a vida de duas personagens: Clarisse e Dolores. Ao longo da narrativa vamos descobrir o que elas duas tem em comum apesar de nunca terem se conhecido e de suas diferenças: uma tem tudo o que deseja, um marido, uma família, riquezas. A outra trabalha e recebe pouco, não tem pessoas a elogiando em todos os momentos e não acha que seja a mais bela das mulheres. Uma é totalmente feliz com a vida, a outra procura melhorar. Clarisse sabe que com o seu charme e inteligência poderá conseguir tudo de qualquer pessoa. Dolores utiliza da sua humildade e simplicidade para conquistar as pessoas ao seu redor. As alegrias, tristezas, frustrações, desejos, sonhos que vão levar apenas a um dos sentimentos que as duas procuram infinitamente: a liberdade.

Seu coração era frágil, as agressões já lhe tinham sido muitas, mas ela continuava viva e ninguém se importava. Tudo aquilo parecia parte de um mundo no qual Dolores não cabia, uma imensidão proposital e infinita. Os dias e noites eram infinitos, toda a cidade ‘era’ e ela não sabia ‘ser’. Ninguém saberia se ela seria um dia.

A Lilian escreve com uma sutileza de palavras que chega a ser poético. Elas são tem bem escolhidas e se encaixam perfeitamente no contexto, fluem com facilidade, dando a leitura não apenas palavras e uma história para absolver, mas também sentimentos para serem buscados e sentidos. É lindo, por que essa liberdade que as personagens procuram se assemelha a liberdade que tem as borboletas, uma metáfora tão bem introduzida no contexto da história (e de singular importância!). E a Lili não mistura apenas os dois opostos que são as personagens centrais: ela traz outros temas bem humanos como a dor da perda, o relacionamento entre as famílias e a importância da mesma, o ser e o estar, o fazer e o deixar, o querer e o amadurecer.

Um livro maduro, com uma história muito bem escrita. Que supera a imaginação de quem pensa que já leu algo realmente belo. Os significados desse livro só serão impressos em cada um que ler, com significados diferentes para cada pessoa. É único. A Lilian é uma autora distinta em sua escrita, já que esse texto é tão impregnado de sentimentos quanto estamos acostumados a ler.

Tem a diagramação simples, mas não vi nenhum erro de digitação ou concordância. Eu apenas sugeriria outra capa, uma que dissesse mais a respeito da própria história, que é rica e poderia ser mais explorada nesse sentido.

Books Chemistry 04/01/2012

Encontros para liberdade por Lilian Farias
Uma leitura rápida e muito agradável, um livro fininho que quando eu menos esperava já havia acabado, uma escrita tão leve que eu nem percebia o passar das páginas.
Na verdade a escolha da leitura deste livro não foi exatamente minha, mas eu estava bem curiosa para conhecê-lo. Quando eu resolvi participar do book tour do blog Clube dos Novos Autores (que por sinal foram muito simpáticos comigo), fiquei empolgada pois este seria o primeiro livro do primeiro book tour que o blog estaria participando, o Clube após organizar os blogs, separaram cada livro para cada qual blog, e quando eu vi o meu escolhido fiquei bastante animada e bem curiosa depois da sinopse do livro que eu pude ler lá no blog deles.
Enfim, agora um pouco da história....
É um livro, que não possui uma história muito densa, nem tem uma grande quantidade de personagens, mas para cada personagem e cada situação você consegue perceber e sentir todas as sensações e emoções deles, eu diria até que talvez os leitores possam se identificar com esses sentimentos, ideias ou situações.
Basicamente, as personagens principais são duas mulheres Dolores e Clarice, duas jovens que apenas buscam uma mesma coisa, a liberdade. E é isto que liga a história dessas duas.
Descobri após toda a história um final que eu nunca teria imaginado, e fiquei bem surpresa, pois em momento nenhum da história encontrei pista alguma e tal ideia me intrigou tanto que se eu fosse a escritora ou pudesse fazê-lo diferente, eu não o teria feito, provavelmente não teria mudado nada do que ela colocou neste ótimo livro com uma ideia bem diferente e acolhedora em suas linhas e entre-linhas.