O céu é logo ali

O céu é logo ali Lilian Farias

Resenhas - O céu é logo ali

Carolina165 25/01/2023

Poético e triste
É um livro interessante, reflexivo, filosófico. Achei a construção das frases estranha, o que atrapalhou meu envolvimento, já que várias frases ficaram confusas pra mim; além dos erros de português que encontrei ao longo da narrativa.
Mas é um bom livro e a história da Clarice me tocou profundamente, triste demais.
Para um livro de poucas páginas acho que cumpriu o objetivo, embora a escrita não seja o meu estilo.

Nati 27/08/2022

Não é uma história, é uma reflexão da vida.
"O céu é logo ali" nos conta duas "histórias" de Clarice e Dolores, duas mulheres diferentes, mas com mais coisas em comum do que se imagina.

Através dessas duas mulheres, a autora reflete sobre a vida, ser mulher, amor, entre outras coisas.

Se você gosta de livros filosóficos, ele com certeza vai ser perfeito para você!

Tatu 24/12/2021

O livro tem como pano de fundo a vida de suas mulheres: Clarice e Dolores. Elas têm vidas muito diferentes mas que se cruzam, ou não. Essa parte foi meio nebulosa pra mim. E tudo muda na vida delas...ou foi sonho? Pesadelo?

MSaverna 05/12/2020

Achei a história um pouco confusa, mas é uma leitura interessante.

Ana Carolina 03/05/2020

Não gostei muito
O livro traz algumas reflexões sobre a importância da transformação na vida

Maria1691 09/10/2017

O Céu é Logo Ali, de Lilian Farias
Dolores, uma mulher com trinta anos que trabalha em um restaurante, não tem amigos muito menos vaidade; ela está farta da monotonia de sua vida e decide que vai dar a volta por cima, e faz isso através da vaidade. Clarice, tem uma vida perfeita, mas sua vida muda de forma drastica depois de um acidente de carro. Mulheres tão diferentes, mas que vão em busca de um mesmo objetivo: A liberdade que só as borboletas tem.

O Céu é Logo Ali de Lilian Farias é um livro curto, são apenas 126 paginas, mas sua historia não deixa nada a desejar se comparada à obras maiores, a escrita da autora é densa, cheia de poesia e realismo. O livro carrega uma carga emocional que é marca registrada de suas obras; já havia lido seu livro anterior Mulheres Que Não Sabem Chorar, que, assim como esse, me fisgou desde sua primeira pagina.

Os personagens da Lilian são extremamente bem construídos e verossímeis, é impossível não se pôr em seus lugares, mesmo com a narrativa em terceira pessoa, é fácil sentir suas angustias, inseguranças, mas principalmente suas certezas. A leitura, apesar de densa, correu de maneira fácil e prazerosa. Mas acredito que mesmo com essa rapidez da leitura, eu consegui absorver todas as mensagens implícitas ao longo das paginas.

Enfim, essa foi uma leitura extremamente tocante, profunda e emocionante sobre liberdade, seja ela da forma que for, principalmente a liberdade de ser mulher e poder sentir o que quiser sem as amarras que o mundo insiste em nos colocar.

Eu, com toda certeza, indico mais essa obra nacional aos leitores que apreciem uma leitura poética e crua, que não usa de romantismo para manipular quem à ler.

site: http://internautanerd.blogspot.com.br/2017/10/o-ceu-e-logo-ali-de-lilian-farias.html

Catharina.Mattavel 09/02/2017

Resenha: O Céu é Logo Ali - Lilian Farias
O Céu é Logo Ali narra de forma poética a história de duas mulheres. Dolores que passa seus dias trabalhando e Clarice, uma jovem que tem tudo aquilo que alguém poderia querer. Ambas tem algo em comum, presam muito na liberdade e tudo aquilo que ela oferece, admiram pássaros e borboletas por serem tão livres.

Assim que me deparei com o livro, fiquei bem curiosa por ter lido um outro da autora e ter me emocionado tanto e quando tive esse livro em mãos, comecei a ler e novamente me impressionar com a narrativa tão poética e bem escrita de Lilian. O livro é fino e curto mas ao mesmo tempo muito grande pela riqueza que trás.

O livro alterna entre as protagonistas, nos fazendo conhecer melhor a rotina de ambas e as pessoas que as rodeiam, percebemos logo que Clarice sempre foi alvo de atenção por onde passava enquanto Dolores foi o tipo de pessoa que se virou e cresceu sozinha. Apesar da diferença de estilo de vida de ambas, logo percebemos o quanto elas tem em comum: o almejo da liberdade e de experiencia de vida. Ou seja, é um livro completamente reflexivo e profundo apesar de bem fino.

Além das protagonistas, que tem quase todo o foco da história, também conhecemos Luis, o namorado de Clarice e também seus pais. Já sobre Dolores, logo aparece seu irmão esquizofrênico que é um elemento essencial para maior reflexão na leitura e mais um diferencial da autora. Como a história foca tanto em mudança e metamorfose, é algo que envolve todo aquele processo da borboleta e só quem leu vai entender, não posso entrar em detalhes para não tirar a graça da história.

Lilian mais uma vez conseguiu me mostrar um lado incrível sobre a mulher, e me fazer refletir sobre o quanto uma vida pode ser diferente da outra e mesmo assim possuir os mesmos desejos e anseios. O livro nos fala sobre mudança, metamorfose e tudo que essas coisas nos proporcionam, como devemos estar sempre de olhos abertos para a vida e o quanto ela muda o tempo todo.

No geral, a edição está bem legal. É um livro bem pequeno que podemos carregar para todos os lugares, perfeito para refletir no ônibus, em casa e onde você quiser. A capa é uma graça e os capítulos que alternam, entre as protagonistas são rápidos. Uma leitura muito interessante e Lilian marece os parabéns mais uma vez por essa obra tão rica.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2016/11/resenha-o-ceu-e-logo-ali-lilian-farias.html

Gleyse 18/01/2017

Sobre Borboletas
Então, o livro narra histórias paralelas de Dolores e Clarice, que de início não possuem nada em comum, mas com o desenrolar da trama, começamos a enxergar alguns pontos de familiaridade, porém de formas divergentes. Essa forma de escrita é também encontrada no livro MQNSC, e nos deixa um pouco perdidas no começo, até que comecemos a nos familiarizar com os personagens e com a trama.

Nesse livro em especial, a autora insere alguns elementos misticos, a metamorfose das borboletas e toda a poesia contida nessa história que mais parece uma fábula. E durante a leitura somos levados a várias reflexões, quando a autora dialoga diretamente conosco.

Os personagens criados pela Lilian são sempre fortes, cujas histórias de vida são sempre marcantes e incrivelmente reais. É comum a gente se ver em algum deles ou conhecer alguém que viveu algo parecido. Dolores é uma pessoa que precisava conhecer a liberdade de ser quem é, enquanto Clarice precisava de chão e suas histórias vão nos marcar profundamente pela maneira como se dá o desfecho.

Por ser um livro curtinho, apenas 115 páginas, não dá para entrar em detalhes, mas está clara a mensagem que o livro nos passa. Confesso que fiquei um pouco confusa com a alternância de capítulos no início, mas é só uma questão de adaptação que quem está habituado com o estilo consegue tirar de letra.

Infelizmente, a edição da editora Divas não é das melhores, a Lilian até desculpou-se por isso, mas não prejudica a leitura de forma incômoda. A fonte é grande e bem espaçada, mas as margens ficaram estreitas e encontrei alguns errinhos de revisão no decorrer da leitura que merecem mais atenção em uma próxima edição.

site: http://gleysevieira.blogspot.com.br/

Déborah - @lisossomos.lisos 09/11/2016

Pra ler no busão: O céu é logo ali
O livro conta as histórias de Clarice e Dolores, duas mulheres totalmente diferentes e que nunca se encontraram.

Enquanto uma vive a vida como se não houvesse amanhã e tem tudo que qualquer um pode sonhar, a outra não tem amigos e nem família. Sua vida é seu trabalho e seu admirador esquizofrênico.

Somos surpreendidos pela maneira como Lilian decide contar essa história e mais ainda como ela vai costurando a narrativa, quando percebemos estamos imersos na história e querendo mais e mais.

O final é o tipo de livro que deixa você sem ação e sem forças para amarrar em outra leitura.

Acho que li o último capítulo umas três vezes para ter certeza de que realmente tinha entendido.

Com certeza, é o tipo de leitura que faz com que conversamos com nós mesmo e fiquemos reflexivos sobre a vida como um todo.

Lilian está de parabéns pela escrita e eu estou ansiosa por ler mais coisas dela.

Não encontrei problemas graves de revisão durante a leitura.

E apesar das páginas brancas não senti nenhum cansaço durante a leitura.

Acho a capa simples, delicada, mas que tem tudo a ver com a narrativa. Linda!

Se você gosta de leituras que te deixa reflexiva, esta é mais do que indicada.

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/

Kamilla 08/11/2016

Esse livro é tão poético...
Neste livro nós conhecemos duas personagens: Dolores que é uma mulher que tem 30 anos, que nunca viveu sua vida intensamente... Ela trabalha em um bar há anos e mesmo nos dias de folga ela aparece por lá em um determinado horário pra atender um cliente esquizofrênico, mas que ela considera bastante. Essa personagem é bem solitária, tem medos e receios, além de ter uma autoestima baixa.

A outra personagem que é apresentada a nós, leitores, é a Clarice... Inicialmente a conhecemos já em um momento tenso, quando o hospital liga pra mãe dela avisando que Clarice sofrera um acidente sério. E aí, vamos descobrindo como era Clarice antes de tudo. Em breve resumo, ela nasceu em uma boa família, menina estudiosa e que teve o seu interesse pelo sexo oposto bem nova e aproveitou bastante isso. Conheceu o Luís. Acidente.

Nessa edição nos é apresentado algumas palavras de pessoas próximas ou com alguma ligação a autora e uma delas de cara me chamou a atenção foi a do Roberto Esquilo Lins, deixo pra vocês um trecho do que ele falou “Pois bem, entre essas e outras fases poéticas, eróticas, cativantes, amorosas, criativas e transcendentes que encontraremos nesse livro”... por que me chamou a atenção? por que foi essa a minha sensação após o término do livro. Tem momentos que a autora conversa com nós leitores dando aquela sensação de "putz... verdade" e isso deu algo a mais na leitura.

Voltando a falar das personagens, Dolores que sempre fora coadjuvante na própria vida, resolveu arriscar e viver. Ela passou a se permitir... namorar, gastar (nem que pra isso precisasse dividir rs). Um dos erros pra mim da Dolores foi depositar uma parcela do "viver" dela no “namoro”, ela é bem mais que isso. Mas enfim, não irei me aprofundar muito porque acabarei dando spoiler... Já sobre a Clarice, foi o oposto, ela que sempre viveu a vida intensamente, aproveitou bastante até conhecer o Luís, que acabou com a vontade de conhecer outras pessoas. Ela se apaixonou por ele (e ele sempre fora apaixonado por ela) e quando tudo parecia perfeito, veio o acidente. E tudo mudou. Clarice não é mais feliz, é amargurada e triste, como se algo faltasse ou tudo.

Vocês devem estar se perguntando o que elas duas tem em comum? aparentemente nada, não é? Mas eu respondo essa questão: Querem a liberdade. Cada uma de sua forma, do seu jeito e com os seus porquês, mas no final é isso que querem.

E é isso que ambas buscam, aliás é isso que todos nós buscamos certo?! O livro é assim, reflexivo, poético, tocante, daquele que fisga o leitor e o faz pensar. Que o faz querer viver, a Lilian escreveu em um momento em que falava diretamente com o leitor a seguinte frase “Não repare se no final o personagem principal dessa história for você. Não repare se no final sua chama te devorar”, não ousarei dizer que virei a protagonista da história e nem que a minha chama me devorou... mas que ela bateu na porta, ela bateu (e bate). E não me acho a protagonista, porque as que a Lilian deu vida merecem o destaque só delas.

O único motivo desse livro não ser 5 estrelas é que não foi aqueles que marcou o coraçãozinho, ultimamente só livro com finais drásticos (muito mesmo) é que estão mexendo comigo assim.

Comentário final: Não tenho mais palavras pra falar sobre a obra, me faltam, pra falar a verdade. Demorei pra construir essa resenha e talvez ela não tenha ficado ótima, deixo apenas o conselho pra vocês: Leiam esse livro e nunca prendam a borboleta que existem em vocês, afinal “Ninguém segura uma borboleta pronta para o seu primeiro voo”.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2016/03/resenha-o-ceu-e-logo-ali-lilian-farias.html

Julyanna | @becodasleitoras 05/11/2016

[ RESENHA ] - O CÉU É LOGO ALI
"Sabia que as lágrimas não iriam apaziguar suas dores, nem fazer esquecer, nem mudar o rumo da jornada, nem diminui-la. Mas foi com as lágrimas que conseguiu desafogar a alma das palavras não ditas."

Dolores e Clarice, duas mulheres totalmente diferentes e ao mesmo tempo tão iguais; buscando pela mesma liberdade.

Dolores, uma garçonete de um bar/restaurante, vive sozinha após a morte de seus pais, solitária, seu único amigo é um cliente assíduo esquizofrênico. Vive uma vida simples, totalmente fechada em seu mundo paralelo.

Clarice já é totalmente o oposto, popular, de uma boa familia, bons amigos, ótima condição financeira... Mas um acidente de carro muda sua vida totalmente, a tão alegre Clarice desapareceu, e agora ela era apenas tristeza, mas não por muito tempo...

Afinal, o que elas têm em comum? As duas mulheres queriam a sensação de ser livres, queriam voar como as borboletas; queriam ser livres. Dolores começa sua mudança por seu visual, comprando um vestido maravilhoso, usando maquiagens, mudando totalmente seu estilo, trazendo uma nova Dolores ao mundo, se valorizando mais, vivendo mais a vida, e até mesmo um novo romance. O que a trás de novo à vida! Já para Clarisse, tudo era mais difícil, tudo mais limitado graças ao acidente. Mas ainda acreditava que um teria sua liberdade, que iria voar, que iria ser livre como as borboletas. Bom, após eu ler Mulheres que Não Sabem Chorar já esperava que essa leitura seria uma leitura ótima, e não me enganei, Lilian super superou minhas expectativas, é um livro super curtinho e leve de ler, Lilian escrever muito bem, tem uma escrita super leve e gostosa de acompanhar. Durante a leitura tive muitas reflexões, é um livro bastante reflexivo, e totalmente espetacular, uma historia esplêndida! Eu amei, Lilian virou uma das minhas autoras preferidas. 😍

site: www.becodasleitoras.blogspot.com

umadissertadora 23/10/2016

Permita-se ser livre ??
"Quem criou as gaiolas vendeu a própria alma, quem se submete a uma gaiola não possui alma."
Depois da minha leitura de Mulheres que não sabem chorar da mesma autora, imaginei que essa leitura seria tão boa quanto e não estava errada! A escritora escreve de maneira leve e fácil. Você começa a ler o livro e não percebe o tempo passando enquanto está lendo é sempre querendo mais e mais.
O livro conta a história de duas mulheres, Clarice e Dolores.
Dolores trabalha em um bar/restaurante, é uma mulher simples e desde pequena teve de aprender a se virar sozinha. Ama filmes e músicas, e é uma pessoa solitária, a qual seu único amigo é um esquizofrênico. E Clarice é seu oposto, é popular, tem uma boa condição financeira, inteligente, mas passa por um acidente que muda sua vida e leva a sua alegria. E estas duas mulheres queriam a sensação de ser livres, queriam voar como borboletas.
Dolores para começar a essa libertação decide mudar o visual, se valorizar, comprar roupas novas e caras. Decidindo viver. Enquanto Clarice tentava se libertar da tristeza e das limitações que surgiram após seu acidente.
Foi uma leitura muito boa e que me fez refletir mais uma vez, como o último livro que li da autora. Todos deveriam ter a oportunidade de conhecer o trabalho da Lilian, que nos encanta com obras filosóficas que nos fazem pensar na vida durante e depois que terminamos a leitura ?

Catrine Vieira 29/09/2016

O céu é logo ali, da autora – bloqueira e emponderada – Lilian Farias, nos apresenta duas mulheres, Clarice e Dolores.

Dolores trabalha em uma bar/restaurante, é solitária – teve de aprender ainda nova a se virar sozinha, ama musicas, filmes e sentir as gotas da chuva tocando sua pele. Uma mulher simples.
“O medo é um fardo muito pesado e jamais poderia alcança-la. Que poderia ser uma lembrança para não ficar cega pela coragem e perder-se nas montanhas do desequilíbrio.”
Clarice é inteligente, tem uma ótima situação financeira, é linda e popular, possui uma ótima autoestima e gosta de viver a vida sem se importar com nada. Bem o oposto de Dolores. Até que veio o acidente. Que acabou por “trocar” a antiga por uma nova Clarice. Agora só havia sofrimento e tristeza para ela.
Mas o principal ponto da obra é o que essas mulheres tem em comum. O desejo que mudar e ser livre. Queriam como borboleta ser. Voar.

Para começar sua transição, Dolores comprou roupas novas – dividindo em várias parcelas –, começou a usar suas maquiagens e arrumar melhor o cabelo. Decidiu se auto valorizar. Viver. Viver uma vida e até um romance, que nem lembrava-se mais como era.
“Dolores jamais poderia reescrever o passado, então, reescreveria o presente.”
Já para Clarice, era mais difícil e limitado, graças ao acidente. Mas ainda acreditada que um dia iria se metamorfosear e, então, livre – da tristeza, dor, e tudo que lhe fazia mal – poder voar.

Além dessas duas mulheres, lagartas tomando forma, também conhecemos Clementino, um homem/criança esquizofrênico que era o único amigo de Dolores; Luis, o namorado de Clarice, entre outros...
***
Difícil é falar sobre esse livro, hem!

O céu é logo ali foi uma leitura mais que profunda. Já começo dizendo pelo que mais gostei, a escrita da autora. Ao ler Mulheres Que Não Sabem Chorar percebi o quanto a escrita da Lilian era poética, mas agora percebi que havia sido apenas uma prova desse seu dom. Nesse livro está ainda mais filosófica e profunda; ataca o leitor com as garras e não solta até ele sentir, pensar sobre, e associar o que esta lendo com a própria vida – pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Confesso que rápida não é o melhor adjetivo para a narrativa do livro, mas sim, reflexiva. Mesmo com poucas páginas demorei um pouco para finalizar a leitura, e acredito que foi justamente por esse motivo, já que várias vezes me perdia nas mensagens e acabava me esquecendo da história em si. Mas, confesso, não me importei muito com isso já que valia a pena. Eu não lia, sentia. Eu queria. Queria voar também.
Fiquei encantada com os pensamentos da autora! Tanto que, enchi o livro de marcadores. É uma citação mais incrível que outra.
“Quando sonhar é a nossa única opção o melhor é que seja com muito amor.”
O único motivo para ele não ganhar o total de estrelas foi o fato de eu ter me sentido confusa em alguns momentos, pois me confundia nas narrações. O que, quando eu percebia que não sabia em qual ponto de vista estava, fazia com que eu me perdesse. Fora isso, vale muito a pena ler. O leitor que finaliza a leitura, provavelmente, será diferente do que o que a início.
“Quem interrompe o processo de metamorfose, deixa uma borboleta sem asas.”
Esse livro nos traz a história de Dolores e Clarice, mas refletem em muitas. Muitas que anseiam ser como borboletas. Serem livres para poder se ser. E mostrando isso, nos mostra como mudar faz parte; que os momentos devem ser vividos e apreciados como se fosse o último – até quando a chuva que cai ou o sol que nasce.

Continue lendo...

site: http://estantemineira.blogspot.com/2016/09/resenha-o-ceu-e-logo-ali-lilian-farias.html

Leticia | @bardaliteraria 22/09/2016

Um livro profundo e filosófico que você precisa muito ler...
É sempre bom ler um livro que penetra sua mente de forma tão avassaladora, e mesmo quando você não compreende tudo escrito, ainda assim consegue sentir, e foi exatamente isso que o livro despertou em mim...
Clarice e Dolores são mulheres diferentes, vivem suas vidas pacatas e inquietas à sua maneira, refletem aos outros parte do que são por dentro, pacificas em sua forma cada uma busca dentro de si uma liberdade que se reflita em todas as formas. E é a história dessas duas mulheres que Lilian nos apresenta em seu livro...
Imagine uma leitura que pode ser confusão mas também pode ser esclarecedora, consegue imaginar algo assim? Pois é, confuso eu sei, mas é isso que Lilian nos apresenta, duas mulheres subjetivas, diferentes em partes mas iguais na sua incessante busca pela liberdade, ler esse livro é tentar compreender a essência das personagens, tentar compreender cada uma como uma borboleta prestes a voar. E o mais importante é tentar compreender as emoções afloradas que ele pode fazer surgir, é sobre seguir, sobre amadurecer, sobre aceitar a metamorfose constante que é a vida.
Não consigo descrever em totalidade tudo que senti lendo a obra, posso afirmar que ela é de difícil leitura – pelo menos pra mim que não estou acostumada, é intensa e densa, cheia de filosofias, de sentimentos íntimos e até mesmo sofrimentos, os mais diversos sofrimentos: aquele que vem do nada e aquele que é consequência de alguma atitude..
Em O céu é logo ali conhecemos duas mulheres, se redescobrindo, se modificando e se adequando ao que realmente nasceram pra ser ou irão ser após todas as experiências já vividas, é curioso o quanto temos de Dolores e Clarice, senti que era metade de cada uma, mais ainda sim continuava sendo eu.

site: http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/2016/08/o-ceu-e-logo-ali-de-lilian-farias.html