O céu é logo ali

O céu é logo ali Lilian Farias

Resenhas - O céu é logo ali

Catrine Vieira 29/09/2016

O céu é logo ali, da autora – bloqueira e emponderada – Lilian Farias, nos apresenta duas mulheres, Clarice e Dolores.

Dolores trabalha em uma bar/restaurante, é solitária – teve de aprender ainda nova a se virar sozinha, ama musicas, filmes e sentir as gotas da chuva tocando sua pele. Uma mulher simples.
“O medo é um fardo muito pesado e jamais poderia alcança-la. Que poderia ser uma lembrança para não ficar cega pela coragem e perder-se nas montanhas do desequilíbrio.”
Clarice é inteligente, tem uma ótima situação financeira, é linda e popular, possui uma ótima autoestima e gosta de viver a vida sem se importar com nada. Bem o oposto de Dolores. Até que veio o acidente. Que acabou por “trocar” a antiga por uma nova Clarice. Agora só havia sofrimento e tristeza para ela.
Mas o principal ponto da obra é o que essas mulheres tem em comum. O desejo que mudar e ser livre. Queriam como borboleta ser. Voar.

Para começar sua transição, Dolores comprou roupas novas – dividindo em várias parcelas –, começou a usar suas maquiagens e arrumar melhor o cabelo. Decidiu se auto valorizar. Viver. Viver uma vida e até um romance, que nem lembrava-se mais como era.
“Dolores jamais poderia reescrever o passado, então, reescreveria o presente.”
Já para Clarice, era mais difícil e limitado, graças ao acidente. Mas ainda acreditada que um dia iria se metamorfosear e, então, livre – da tristeza, dor, e tudo que lhe fazia mal – poder voar.

Além dessas duas mulheres, lagartas tomando forma, também conhecemos Clementino, um homem/criança esquizofrênico que era o único amigo de Dolores; Luis, o namorado de Clarice, entre outros...
***
Difícil é falar sobre esse livro, hem!

O céu é logo ali foi uma leitura mais que profunda. Já começo dizendo pelo que mais gostei, a escrita da autora. Ao ler Mulheres Que Não Sabem Chorar percebi o quanto a escrita da Lilian era poética, mas agora percebi que havia sido apenas uma prova desse seu dom. Nesse livro está ainda mais filosófica e profunda; ataca o leitor com as garras e não solta até ele sentir, pensar sobre, e associar o que esta lendo com a própria vida – pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Confesso que rápida não é o melhor adjetivo para a narrativa do livro, mas sim, reflexiva. Mesmo com poucas páginas demorei um pouco para finalizar a leitura, e acredito que foi justamente por esse motivo, já que várias vezes me perdia nas mensagens e acabava me esquecendo da história em si. Mas, confesso, não me importei muito com isso já que valia a pena. Eu não lia, sentia. Eu queria. Queria voar também.
Fiquei encantada com os pensamentos da autora! Tanto que, enchi o livro de marcadores. É uma citação mais incrível que outra.
“Quando sonhar é a nossa única opção o melhor é que seja com muito amor.”
O único motivo para ele não ganhar o total de estrelas foi o fato de eu ter me sentido confusa em alguns momentos, pois me confundia nas narrações. O que, quando eu percebia que não sabia em qual ponto de vista estava, fazia com que eu me perdesse. Fora isso, vale muito a pena ler. O leitor que finaliza a leitura, provavelmente, será diferente do que o que a início.
“Quem interrompe o processo de metamorfose, deixa uma borboleta sem asas.”
Esse livro nos traz a história de Dolores e Clarice, mas refletem em muitas. Muitas que anseiam ser como borboletas. Serem livres para poder se ser. E mostrando isso, nos mostra como mudar faz parte; que os momentos devem ser vividos e apreciados como se fosse o último – até quando a chuva que cai ou o sol que nasce.

Continue lendo...

site: http://estantemineira.blogspot.com/2016/09/resenha-o-ceu-e-logo-ali-lilian-farias.html

Leticia | @bardaliteraria 22/09/2016

Um livro profundo e filosófico que você precisa muito ler...
É sempre bom ler um livro que penetra sua mente de forma tão avassaladora, e mesmo quando você não compreende tudo escrito, ainda assim consegue sentir, e foi exatamente isso que o livro despertou em mim...
Clarice e Dolores são mulheres diferentes, vivem suas vidas pacatas e inquietas à sua maneira, refletem aos outros parte do que são por dentro, pacificas em sua forma cada uma busca dentro de si uma liberdade que se reflita em todas as formas. E é a história dessas duas mulheres que Lilian nos apresenta em seu livro...
Imagine uma leitura que pode ser confusão mas também pode ser esclarecedora, consegue imaginar algo assim? Pois é, confuso eu sei, mas é isso que Lilian nos apresenta, duas mulheres subjetivas, diferentes em partes mas iguais na sua incessante busca pela liberdade, ler esse livro é tentar compreender a essência das personagens, tentar compreender cada uma como uma borboleta prestes a voar. E o mais importante é tentar compreender as emoções afloradas que ele pode fazer surgir, é sobre seguir, sobre amadurecer, sobre aceitar a metamorfose constante que é a vida.
Não consigo descrever em totalidade tudo que senti lendo a obra, posso afirmar que ela é de difícil leitura – pelo menos pra mim que não estou acostumada, é intensa e densa, cheia de filosofias, de sentimentos íntimos e até mesmo sofrimentos, os mais diversos sofrimentos: aquele que vem do nada e aquele que é consequência de alguma atitude..
Em O céu é logo ali conhecemos duas mulheres, se redescobrindo, se modificando e se adequando ao que realmente nasceram pra ser ou irão ser após todas as experiências já vividas, é curioso o quanto temos de Dolores e Clarice, senti que era metade de cada uma, mais ainda sim continuava sendo eu.

site: http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/2016/08/o-ceu-e-logo-ali-de-lilian-farias.html

Poesia na Alma 07/09/2013

O céu é logo ali
Compre na livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42138958

Na Literatura Selvagem 03/09/2016

O Céu é logo ali, de Lilian Farias
Lilian Farias nos convida a visitar o céu de duas mulheres: Dolores e Clarice. Suas histórias entremeiam-se de maneira subjetiva ao longo das 115 páginas que compõem o livro, e outros personagens vão dando corpo a suas aventuras...

Toda a liberdade aprisionada se esvai quando a portinha da gaiola é aberta... Há quem deseje ardentemente a vida, há quem se recuse a despertar para outra realidade... O céu é logo ali é uma história de transições. Repleto de metáforas e personagens tão reais e que em contrapartida, nos são tão absurdos que parecem não existir. Mas cada um deles representa uma passagem, suas trajetórias são carregadas de simbolismo...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/08/o-ceu-e-logo-ali-de-lilian-farias.html

Francine 07/05/2016

Mas o céu? Ah, o céu é logo ali... Está ao alcance das nossas escolhas.
Tive o prazer de ler O Céu é Logo Ali depois de ter o blog acolhido como parceiro da Lilian Farias. Já acompanhava o belo trabalho que a autora desenvolvia na defesa das minorias e, especialmente, das mulheres. Depois da leitura só posso dizer que, mesmo com minhas altas expectativas, a narrativa dela conseguiu me encantar desde as primeiras páginas!

Poético, irreverente, provocativo, dialógico e inédito... É assim que defino O Céu é Logo Ali. O primeiro diferencial a ser destacado é o estilo narrativo. Conhecido como fluxo de consciência, a técnica adotada pela autora envolve desnudar a subjetividade dos seus personagens incluindo nas entrelinhas suas próprias impressões pessoais. Eu gostei muito de ampliar meu ponto de vista sobre os fatos a partir do agradável diálogo da autora com seus leitores.

Mas qual é a história que encontramos n'O Céu é Logo Ali? Várias. A minha, a sua, a de todas as mulheres que já sonharam encontrar a felicidade. Conhecemos duas principais protagonistas: Dolores e Clarice. Ambas são tão diferentes uma da outra e, ao mesmo tempo, tão parecidas.

Dolores muito sofreu e pouco viveu. Não pôde aproveitar sua juventude, tampouco experimentar o doce sabor das paixões passageiras. Sozinha no mundo, precisou trabalhar desde cedo e recusar ao coração a alegria de sonhar. Dolores se sente presa, sufocada, talvez perdida... Ela nunca se permitiu fugir das responsabilidades ou do recato. Mas segue em frente, como todos fazemos quando não se pode sequer voltar. Podemos dizer que Dolores não se descobriu mulher.

Por outro lado, temos Clarice. Ah, doce Clarice. Bela, vivaz, sedutora e feliz Clarice. Uma jovem que, diferente de Dolores, se descobriu mulher muito antes de sê-lo. Descobriu os prazeres da vida e deles não se privava. Um olhar, um sorriso, e todos se cativavam. Sendo tão perfeita, não se permitia pertencer a ninguém. O problema? Numa vida sem grandes quedas, faltam também grandes profundidades. Clarice, tão querida e amada, era rasa. E quem poderia condená-la?

O livro não apresenta apenas Dolores e Clarice, mas outras mulheres e seus relacionamentos. Cada uma delas está numa fase peculiar, descobrindo-se em sua identidade. Lilian Farias não se contém em lhes impor dificuldades, mas a vida naturalmente também não o faz. Sentimos que tudo é possível durante a leitura.

A mensagem de O Céu é Logo Ali me tocou profundamente. Senti-me na pele de seus personagens. Vi-me presa em mim mesma, depois libertei-me de minhas próprias amarras. Não soube o que fazer com tamanha liberdade. Então, recuei. Abusei da beleza, achei que a vida estava ganha. Amei sob as estrelas e fui amada. Depois chorei. O coração partido pareceu-me insolúvel. Descobri, enfim, que nunca fui uma borboleta. Mas o céu? Ah, o céu é logo ali... Está ao alcance das nossas escolhas.

Como fragilidade aponto o que também se faz uma potencialidade: o excesso de poesia. A mesma linguagem poética que me fez encantar pela narrativa, também deixou aos leitores algumas lacunas. Entendo que a autora, experiente literata, não fez nada impensado. Considero que cada lacuna foi previamente planejada e, com liberdade poética, a autora não se prendeu à tradicional verossimilhança que esperamos da literatura. Infelizmente, a revisão apresentou falhas, o que não influencia a boa leitura e tampouco minha avaliação.

É uma excelente obra que recomendo para leitores sensíveis, capazes de se entregar às entrelinhas e ver seu próprio reflexo na humanidade de cada personagem.

Resenha postada no blog My Queen Side:

site: http://www.myqueenside.com.br/2016/05/resenha-145-o-ceu-e-logo-ali.html