Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Dirlene Piagio 16/03/2024

Cenas fortes, mas presentes na História...
O livro é dividido em duas partes:
Parte I: inicialmente, a origem de Antares, o cenário político de cidade pequena e as personagens principais são apresentadas. A rixa entre as famílias Vacariano e Campolargo é apresentada desde a sua origem. Cenas brutais de violência de ambos os lados são descritas com detalhes surreais, a sensação é de estar presenciando a cena. As duas famílias são influentes e controlam a maioria das decisões políticas, econômicas e sociais de Antares. Estes e outros coronéis são representantes fiéis do falso moralismo e da hipocrisia humana da classe econômica abastada.
Parte II: A segunda parte apresenta o "Incidente" sobrenatural que é principado por uma disputa entre a classe trabalhadora e os detentores do capital da indústria culminando em uma greve épica e cheia de consequências para todo o povo.
O livro traz uma série de reflexões sobre o nosso cenário político e econômico, há a presença de fatos históricos como a política de Café com Leite, o governo e o suicídio do presidente Getúlio Vargas, a transferência da capital brasileira do Rio para Brasília, o governo de João Goulart, a instabilidade política e social presente durante o início da década de 60- o que preparou o cenário para uma intervenção militar (a famosa Ditadura Militar) severa e marcada por repressões violentas e brutais contra qualquer movimento que expressasse ideias contrárias aos ideias do governo...
Enfim, não foi uma leitura fácil: o livro é muito denso e cheio de descrições bem ricas em detalhes de coisas tremendas e aterrorizantes, mas é muito bem construído do início ao fim.

T.N.T.Rock 13/03/2024

Assombrado com à atualidade da obra.
Em princípio, uma viagem sobre a história do Brasil, fatos históricos como A Guerra dos farrapos, Império, Era Vargas, JK etc, vão sendo retratados tendo a pequena cidade de Antares como centro de disputas políticas, evoluindo de um coronelismo tradicional para o moderno.
A caminhada para o Incidente que dá título a obra parece acontecer a passos curtos, mas é nesse trajeto que vamos conhecer cada aspecto e personagens notáveis da cidade. Quando o fatídico dia em uma sexta-feira 13 de dezembro de 1963, os 7 mortos se levanta de seus caixões, vamos compreender quando eles assombram e apontam a hipocrisia e sujeira que Antares vive.
Os mortos vivos de Antares não vão nos assustar, mas vamos ficar aterrorizados com à atualidade do texto da obra, temas como: conspiracionismo, negacionismo, alienação midiática, conservadorismo, violência política e policial, etc seguem a mesma dinâmica dos nossos dias.
Finalmente, fico bastante surpreso dessa obra ter sido lançada em pleno regime militar, mesmo Veríssimo não tendo poupado críticas a violência do estado bem como a outras esferas sociais. Incidente em Antares apesar de momentos espinhosos, é uma leitura muito divertida e agradável, sem dúvidas, um dos maiores clássicos da nossa literatura.

Geisi.Ferla 28/02/2024

Sátira
Em Incidente em Antares, Erico Verissimo faz uma sátira política contundente e hilariante que, mesmo lançada em 1971, em plena ditadura militar, não teve receio de abordar temas como tortura, corrupção e mandonismo.

Luana 24/02/2024

Um dos livros mais curiosos que já li em toda a minha vida. Vale muito a pena descobrir os mistérios dessa narrativa

Alana 22/02/2024

Um livro repleto de críticas sociais e políticas à sociedade da época; no entanto, apesar de seu caráter político, revela-se uma leitura envolvente, profunda e permeada por sarcasmo. Me impressiona o fato de ter sido publicado nos primeiros anos da década de 70, período da ditadura militar, pois aborda temas e ideias polêmicas para a época, o livro denuncia o uso de torturas pelo estado e expõe as mazelas do sistema político brasileiro.

Ingrid145 22/02/2024

Para quem gosta de história
Incidente em Antares é uma obra para quem gosta de política e história do Brasil. Não são temas que me agradam, então eu não recomendo o livro para pessoas como eu.

Entretanto, se você tem interesse no período da ditadura brasileira, o livro é uma crítica ácida e criativa dessa época.

Vale dizer que eu pensava que o livro inteiro era sobre o "incidente", mas na verdade, metade da obra é somente a construção do cenário da cidade. Um prato cheio para os fãs de história, já que Érico Veríssimo descreve a cidade fictícia como se ela realmente existisse  durante a ditadura.

Dudu Menezes 21/02/2024

Sátira da Ditadura Militar - obra prima
Ontem concluí a leitura desta obra prima. Incidente em Antares terá uma resenha à altura, muito em breve, no canal do Sujeito Literário no YouTube. Mas quero fazer algumas observações, aqui, além das que já fiz em outras postagens enquanto lia a obra.

Érico Veríssimo foi, acima de tudo, um escritor corajoso. Em sua sátira política, usou de elementos do realismo mágico e do absurdismo para criar uma alegoria do processo histórico pelo qual o Brasil passou, desde a proclamação da República (1889), até chegar no nefasto regime político pós-1964, com a Ditadura Militar.

Érico é brilhante ao fazer isso e, para a minha surpresa, não pôde nem mesmo ser parado pelos censores, quando seu livro foi publicado, em 1971 - época que estava em vigor o AI-5, que só foi revogado sete anos depois. Os extras, que estão inclusos nesta edição da @companhiadasletras contam detalhes deste acontecimento e trazem estudos importantes sobre a obra, sendo uma edição que realmente faz jus a esse grande escritor.

O livro se divide em duas partes. A primeira nos descreve o cenário onde se desenvolverá o acontecimento, situando o leitor não só nas particularidades de Antares - uma cidade dividida entre as disputas de poder de duas famílias de latifundiários: os Campolargos e os Vacarianos -, mas, também, localizando estas disputas políticas no cenário real da época, já que a Proclamação da República impacta diretamente no interesse dos grandes estancieiros gaúchos.

Assim tem início a Revolução Federalista, de 1893, com desdobramentos em 1923, opondo federalistas e republicanos (maragatos e chimangos), na busca pelo poder - uma disputa das elites, é bom que se diga! E, assim, vamos conhecendo, também, o perfil psicológico dos personagens da história do Brasil, tanto os reais quanto fictícios.

Na segunda parte, quando 7 mortos se levantam de seus túmulos devido ao impasse gerado entre as autoridades de Antares e os coveiros, que estavam em greve, temos o testemunho que só os mortos podem dar. Como se os desaparecidos políticos, da ditadura militar, tivessem, enfim, a chance de dizer algumas palavras sobre o falso moralismo daqueles que dizem agir em nome de "Deus, da pátria e da família".
Lilly46 21/02/2024minha estante
Ótima resenha, fiquei com receio de ler na íntegra e perder a vontade de ler o livro, mas não foi o caso. Vc escreve muito bem, aquele texto que você postou sobre a parceria estava impecável. Não é puxa saquismo são elogios sinceros. Sinto que te devia isso, sobre o texto.

Ana Caroline 13/02/2024

"Incidente em Antares" é uma obra fascinante que mistura elementos de fantasia, suspense e crítica social de maneira magistral. O autor, Érico Veríssimo, tece uma trama envolvente ambientada em uma cidade fictícia do sul do Brasil, onde os mortos se levantam dos túmulos após uma greve no cemitério local. A narrativa é repleta de personagens cativantes e complexos, e Veríssimo utiliza o retorno dos mortos como uma metáfora inteligente para explorar questões como corrupção, injustiça e hipocrisia na sociedade brasileira. A leitura é instigante do início ao fim, e a habilidade do autor em criar um universo tão rico e multifacetado é verdadeiramente impressionante. Recomendo este livro a todos que buscam uma história envolvente e reflexiva sobre a natureza humana e a sociedade.

Lucas2086 05/02/2024

Excelente leitura
Meu segundo livro de Érico Veríssimo!
O livro é dividido em duas partes: a primeira conta a história da região de Antares e a outra conta o incidente em sí.
Recomendo, excelente leitura.

Liliane32 31/01/2024

Interessante
Gostei da escrita de Érico Verissimo. Achei o tema extremamente atual, o pano de fundo é com certeza uma baita crítica a nossa sociedade.
A mini-série da Globo, foi inteiramente baseada na segunda parte do livro, que é onde efetivametnte se retrata o incidente.

fabricio.furlan 28/01/2024

Começo incrível, mas se perdeu um pouco no caminho
Achei uma boa experiência no geral. O começo do livro é incrível, o modo como o autor conta a formação de Antares e das famílias protagonistas me prendeu à história. Porém, do meio para o final a história se arrasta bastante, com muitos momentos desnecessários ou pouco interessantes.
Alê | @alexandrejjr 20/02/2024minha estante
Interessante que tu achasse a segunda parte menos agradável... a maioria diz isso sobre a primeira.

beatrzzz 27/01/2024

Essa história traz um enredo que trata da formação política do Brasil como república e das contradições do tradicionalismo, que desfila em cima de tapetes onde verdadeiros escândalos se escondem. O autor tece críticas sociopolíticas através de uma narrativa histórica, divertida e de fácil leitura, contada pelos habitantes da fictícia "Antares" e pelos mortos que revelam os segredos dos vivos.

Aviso que o autor dedicou quase metade do livro a uma grande contextualização da cidade, se demorando em aspectos como o coronelismo, a rivalidade entre famílias, os costumes e principais figuras de Antares. Isso pode atrair a atenção de alguns leitores ou desagradar outros.

Para mim, a leitura desse livro foi muito prazerosa. Totalmente recomendo!

Karol 24/01/2024

Espetacular
Incidente em Antares é um clássico atemporal. Clássico porque trata da luta atroz que existe e sempre existiu entre as elites e o povo. Atemporal porque, infelizmente, essa luta anda mais viva do que nunca. Além de tudo, a escrita de Érico é sagaz, envolvente e irônica. Trata com leveza e humor temas sérios como desigualdade social, corrupção, falência da sociedade. Vale muito a pena ler.

Eliane406 23/01/2024

Histeria e realidade
?Um clássico é atemporal, universal e possui registro histórico, a perpetuação de Incidente em Antares notória, e se mantêm autêntica, em muitas partes me vi rindo das situações atuais. Sobretudo, é um livro corajoso, que abordou a temática política de maneira aberta e direta em plena ditadura militar, em que a censura tinha franca atuação, o que não intimidou o autor.

?O livro é uma vertente do realismo fantástico e uma sátira menipéia.A narrativa se divide em duas partes, a história de Antares que reconstitui a evolução social gaúcha nos moldes do romance histórico tradicional com fatos verídicos e o Incidente que referencia a história brasileira e sua repercussão local. O realismo e a fantasia se unem para mostrar fatos inacreditáveis com os relatos absurdos.

?As pessoas se fingem de mortas diante dos fatos absurdos da sociedade, é o que permanece atual, mostra como o autoritarismo é incompatível com as conquistas da liberdade humana. A corrupção e colonização do sistema político, a ditadura, a tendência do coronelismo, patriarcalismo e machismo, formam o espaço de ação da América Latina, Brasil e o Rio Grande do Sul.

?É um livro que denuncia e expõe a verdade incômoda e fétida e traz todo tipo de desavença, mas, com o tempo é enterrada no esquecimento e nada muda, volta-se as conveniências das mentiras confortáveis e das máscaras.