História dos Estados Unidos

Resenhas - História dos Estados Unidos

1 | 2 | 3 | 4

Mateus 02/03/2022

O Império Norte-americano
O livro propõe fazer algo gigantesco para qualquer historiador, contar a história de uma nação da sua fundação, desenvolvimento, desafios, crises até a chegada ao século XXI. Não é possível narrar tais histórias de forma concisa sem deixar de lado uma infinidades de questões e aprofundamentos. Dessa forma, mesmo compreendendo suas limitações, o livro consegue trazer muitas perspectivas interessantes e questionamento sobre nossa relação perante um país soberado agressivamente imperialista ao mesmo tempo que culturalmente e tecnologicamente rico e presente em nossas vidas. É essa relação de amor e ódio por um império moderno que deixa sua marca na obra de Leandro Karnal

Bia 31/12/2021

Livro muito bom para quem deseja iniciar os estudos básicos sobre a história dos Estados Unidos. Quem for prestar vestibular por exemplo, irá se beneficiar muito da leitura.

Ogaiht 19/12/2021

O Surgimento de uma Potência
Os Estados Unidos são, inegavelmente, o país mais poderoso do mundo. O tamanho da sua economia é infinitamente maior que a de qualquer outra nação. Seu poderio militar é incontestável. Sua influência cultural está em toda parte: nos filmes, séries e programas de TV que assistimos, em hábitos alimentares, nas roupas que vestimos. Mas como esse país, que originalmente era um conjunto de umas poucas colônias sem muita relevância econômica se tornou a maior potência mundial a partir do início do século XX?
Apesar de o livro mostrar Leandro Karnal como autor, a obra é na verdade um trabalho conjunto de diversos professores mostrando a história desse país. No livro vemos, por exemplo, que o simples fato de os EUA terem sido uma colônia de povoamento não é suficiente para explicar o desenvolvimento incrível dessa nação. Isso foi um processo bem mais complexo. O livro aborda os principais pontos da história americana, a guerra de independência, passando pela guerra civil, a imigração em massa, a expansão ao oeste e a guerra contra o México (se apropriando de uma enorme área desse país, onde mais tarde se encontraria grandes riquezas como ouro e petróleo), as duas guerras mundiais, a Guerra Fria e, finalmente, a guerra ao terrorismo.
É um livro muito didático e uma leitura muito prazeirosa, e ao final entendemos por que o mundo tem essa relação de amor e ódio com esse país. E como é dito no livro, para o bem ou para o mal, o destino do planeta está associado aos EUA.
Cristiane Ribeiro Cazes 09/03/2023minha estante
Adorei seu resumo. Acabei de ler um livro do Karnal o resumo do resumo e quero ler esse

Ogaiht 09/03/2023minha estante
Espero que goste ?

Sergio330 13/12/2021

Descobrindo um pouco dos EUA
Finalizado após ler outros dois antes sobre esse país amado e odiado creio que em igual medida. É muito bom saber mais sobre a história de um país que mexe com o mundo , com desejos de conhecer ou morar , saber como ele foi construído. Dos autores só conheço o Karnal , mas o livro é muito bom , bem explicado com escrita bem suave e esmiúça detalhes .
Os autores pelo que percebi tem suas tendências progressistas mas a meu ver não chegam a ser militantes ; tudo bem , em alguns capítulos o conservadorismo de alguns políticos é questionado e, por serem conservadores , rolam algumas farpas . Mas nada que desabone o livro.
Indico , pra pessoas ligadas em história ou que sejam apenas curiosas.

Maria.Gabrielly 03/07/2021

Leitura da faculdade
Um livro INCRÍVEL para quem se interessa pela História Norte-americana. Com certeza vale a pena ler esse, é muito fácil de ler e traz muitas informações essenciais para a compreensão desse momento histórico.

Alex 11/06/2021

Começa bem, depois esquerdiza demais
É um ótimo livro de história, até chegar ao século XX. Por ter sido escrito a várias mãos, é notável como alguns autores se atentam aos fatos históricos, enquanto outros parecem meus professores da faculdade, esquerdistas puros.
Quando o livro chega ao século XX, os presidentes, feitos e fatos são meio que deixados de lado para darem atenção à história das mulheres, negros e gays na América.
Nota 5/10
Suzana 16/06/2021minha estante
Ué kkk

Jardelsouzaa 22/07/2022minha estante
Nota 3 e no comentário nota 5, ué/2 ****

Alex 25/09/2022minha estante
Dei 2.5 estrelas, não sei por que aparece 3. Nota 5 numa escala de 10, deveria ter me expressado melhor.

Laiz 06/05/2021

achei normal
- quando adquiri o livro e fiquei esperando chegar marquei como "quero ler" aqui e fiquei olhando as resenhas, cada opinião cabulosa, pensei meu deus do céu o livro vai comer o cu dos gringo sem pena
- PLOT TWIST não teve nada disso eu até desanimei
- discute brevemente os principais acontecimentos da história dos EUA desde os pioneiros/invasores, conflitos, expansão territorial, atividades econômicas e problemas sociais
- tem anedotas e curiosidades históricas espalhadas pelo livro e eu como boa fofoqueira adoro
- queria que tivesse mais referências porque a produção de entretenimento desse país PEDE, IMPLORA por recomendações em cada capítulo
- prometeu ser isento e foi, vcs que não sabem lidar com quaisquer críticas beijosssss

Esle 18/02/2021

Elucidativo
Um breve, porém bastante abrangente, resumo das diversas facetas do nascimento e desenvolvimento da atual maior potência econômica do mundo, mostrando sua história sangrenta e a importância da divergência dos pensamentos do norte e do sul desde a chegada dos colonos para a atual situação política desse país.

Luís Gustavo 20/10/2020

Essencial
O livro aborda várias questões na formação e consolidação dos Estados Unidos. Cada período descrito é acompanhado de uma análise econômica, social, política e geopolítica do momento. Diferente do que pode parecer, segundo algumas resenhas, os autores não fazem juízos de valor em nenhum momento. Somente fatos são contados, baseados em pesquisa documental e estatística.
O livro é conciso e de fácil leitura.

Lanny 27/09/2020

Factoide
Lendo o volume seis de Outlander, onde a autora trata do início da Revolução da Independência Americana, me deu curiosidade de ler um livro que contasse a história dos EUA e uma amiga que ensina História me indicou esse livro. O que eu achei interessante é que ele apresenta fatos. Tipo ?Em 1874 aconteceu isso?, sem nenhuma interferência do autor se o isso é algo bom ou ruim. Fatos negativos e positivos são contados sem enfeites, sem disfarces. Não vi, em momento algum, uma tendência pra nenhum lado e isso foi bem positivo porque podemos tirar nossas próprias conclusões.

Dante 20/09/2020

A História dos vários Estados Unidos.
Um show de escrita. Narrativa impecável. Um livro acadêmico de forma didática. Qualquer pessoa consegue ler e entender os assuntos propostos. Primeiramente, devo relatar que me agradou muito, porém me surpreendeu. Pensei que o livro se tratava apenas da origem dos Estados Unidos, focado no período até a guerra civil, etc. Mas, o livro é muito mais que isso. Ele aborda de maneira sucinta desde a origem até o século XXI. Apresenta os Vários “Estados Unidos”. O conservador, com ondas de preconceitos e barbaridades. O democrático, país livre de oportunidades o sonho de uma vida prospera no qual você se faz. E o imperialista, promovendo guerras, conflitos, interferindo em governos, revoltas, derrubando presidentes. Como o autor exemplifica bem no finalzinho do livro. Esta nação sempre teve um inimigo que ameaçasse sua hegemonia. Este inimigo deve ser destruído. Primeiro, os ingleses, ameaçavam sua liberdade, depois Norte contra o Sul. Posterior os nazistas e japoneses. A vez dos comunistas veio. A vez da guerra contra o terrorismo. Agora, estamos vendo um novo cenário. A China virou a nova inimiga que abalada a liderança do mundo americana.
Dentro do livro observamos que eventos como os que estão acontecendo agora, naquela nação, não é algo novo. Policiais espancando e matando negros acontece desde sempre, o que é muito triste e revoltante. E, desde sempre as revoltas e manifestações são avassaladoras. Um país com sérios problemas racistas e desigualdade social. Fiquei satisfeito com este livro. Esperei algo e ele me deu muito mais. Até a origem do termo politicamente correto e incorreto é discutido. Como Brasil tentou imitar os EUA desde sempre, os termos recebemos de lá. Como um filho torno, nosso país tenta imitar o pai distante que saiu para comprar um cigarro, mas sempre aparece para dar um conselho diferenciado.

Holmes 21/05/2020

Ótima leitura
Um livro de leitura muito agradável, o qual nos apresenta a história dos EUA desde a sua colonização até fim do século XX. Excelente dinâmica na descrição dos fatos, com objetividade e boa riqueza de detalhes.

Moreira 07/05/2020

Bom livro
Apresenta em uma linguagem fácil e proveitosa a história dos Estados Unidos, mas havemos de considerar que os autores foram veladamente tendenciosos. Fica clara a posição ideológica de esquerda ao sempre criticar o conservadorismo e colocar o capitalismo como o mal responsável por toda a desigualdade social. Apesar disso, retirando o posicionamento político, considero um livro interessante para mentes mais abertas e que não se deixam levar facilmente por qualquer argumento sem procurar um contra-argumento.

Pamella 10/04/2020

Análise da ascensão de um Império
Karnal sempre cirúrgico em suas análises nos mostra como os Estados Unidos foram se desenhando como nação imperiosa. Uma sociedade baseada no pluralismo e na luta por direitos de minorias apesar do conservadorismo ainda muito presente na maioria dos cidadãos médios. Vale a leitura e a reflexão.

Dri 18/03/2020

Estados Unidos desde sua colorização até o séc XXI.
História dos Estados Unidos com os autores Leandro Karnal, Sean Purdy, Luiz E. Fernandes e Marcus V. Morais, aborda a questão dos EUA desde o período que as grandes potências européias resolveram desbravar os continentes até nosso período contemporâneo, de forma concisa, abordando questões se como se deram as conquistas, quem povoou o território inicialmente, causas, razões. A Inglaterra assim como Portugal e Espanha queria a sua fatia do bolo, iniciando seu processo de colonização da América. Fatos que influenciaram diretamente esse novo povo foram a religião e a educação. A partir de então, o processo de interiorização, ocupação de novos territórios, a questão da população indígena, os negros, os povos latinos, nipo e sua perseguição ao longo da história. Também passa pelo processo de independência, expansão, conquistas enfim até chegar no séc XXI. Como diz a última frase do livro "Para o bem e para o mal, o destino do planeta", está associado aos EUA. Não foi um livro escrito para agradar nem a um e nem ao outro, a intenção foi passar dados e informações indiferente de nos agradar ou não. É importante estarmos abertos a conhecer e ouvir todos os pontos de vista.

1 | 2 | 3 | 4