Cantiga de Esponsais

Cantiga de Esponsais Machado de Assis

Resenhas - Cantiga de Esponsais

Léo.Castro 2J 20/03/2018

Escrito por Machado de Assis, Cantigas de esponsais se passa no ano de 1813 e é um conto que narra a história do senhor Romão Pires que tem 60 anos e ele tem um dom de fazer missas e tocar alguns instrumentos musicais. Ele não se contenta em fazer apenas isso ele tem o desejo de transformar o que ele sente em composições, nas ruas ele aparentava ser um homem triste mas nas orquestras ele era completamente diferente, ele sorria e era feliz pois estava fazendo o que ama. Ele lembrou que no ano de 1779 ele se casou com uma moça que tinha 21 anos e acabou falecendo 2 anos depois, a moça não era bonita porém era bastante simpática e o amor deles era muito grande e isso lhe deu motivação a fazer uma peça, após a morte da esposa ele ficou bastante abalado e não conseguiu terminar​ de escrever a peça. Um dia de manhã um médico notou que ele estava doente, então ele procura e recupera a peça da sua esposa e decide terminar. Ele não conseguia encontrar uma nota que se encaixasse pois ele não tinha uma inspiração. Quando soube que estava adoentado Romão pediu para que colocassem o cravo na sala do fundo. Certo dia que ia até a janela, viu uma moça cantando para seu marido, uma música que jamais tinha escutado antes. Nessa continha justamente a nota musical que precisava para terminar sua peça. Naquela noite morreu frustrado e triste sem realizar o seu sonho.
Léo Castro - 2° J

Grace 27/03/2018minha estante

Carolina.Athais 30/03/2018

Esse conto e muito bom, nele o autor elabora a teoria da alma fazendo a comparaçao com o conto "O Espelho".
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Orientação para leitura do paradidático Contos ? Machado de Assis:

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.
2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.
3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Alguns textos são mais significativos e despertam nosso interesse, portanto, continue suas leituras machadianas. Com certeza, irá se encantar por algum texto.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem!! Machado consegue discutir tudo isso com sutileza e naturalidade

Henrique 05/03/2018

Cleiton Ribeiro 2M

Machado de Assis, Cantiga de Esponsais.
Em 1813, na igreja do Carmo, Romão Pires regia a orquestra da festa, com alma e devoção. Ele era um velho de cabeça branca, bom músico, bom homem.
A missa cantada acabou, mestre Romão jantou e foi para casa, onde morava com pai José, um preto velho.
Tinha um cravo, para o qual tocava algumas vezes. Mestre Romão gostaria muito de ter o dom de compor músicas. Possuía dentro de si um mundo de harmonias originais, porém não conseguia exprimir no papel. Isso causava melancolia.
Começou a compor um canto esponsalício, três dias de casado, em 1779. Sua mulher faleceu anos depois, e o canto nunca foi terminado.
Mestre Romão adoeceu do coração, cinco dias após a festa. Pegou o canto guardado na gaveta, mandou trazer o cravo e tentou acabar a obra.
Viu um casal pela janela. Reproduziu algumas notas, sem inspiração, impaciente, rasgou o papel escrito. Foi então, que ouviu a moça cantar para o marido, justamente com a nota musical que procurara anos sem achar. Ele ouviu triste e à noite morreu.
Grace 27/03/2018minha estante

Ludimila.Hatzinikolaou 05/03/2018

Cantiga De Esponsais
Este conto aborda temas como a música, criação de de canções e frustração. A história se inicia quando em 1813, Romão, um mestre de orquestras conhecido despertou o desejo de virar um compositor, entretanto faltava-lhe inspiração para escrever as melodias.Quando casou-se, mestre Romão compôs uma peça: a cantiga de esponsais, que não foi terminada.Após se sentir mal em uma apresentação, mestre Romão decidiu retomar sua antiga canção observando um jovem casal de sua janela e após escutar a jovem mulher cantarolando uma canção inédita e ver que seus esforços para concluir a sua não foram suficientes ele faleceu decepcionado.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
A musica erudita tinha grande destaque na vida da sociedade no século XIX, Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Grace 20/03/2018minha estante

Rodrigo.Cruz 07/03/2018

Série 2J Rodrigo cruz Silva
mestre Romão, músico conhecido no Rio de janeiro, nos anos de 1813. Seu comportamento, normalmente circunspecto e triste, transformava-se ao reger. Diante da orquestra, mestre Romão experimentava intensa alegria e satisfação.

Durante toda a vida, o mestre acalentou o sonho de ser um grande compositor, contudo faltava-lhe inspiração, apesar de ser exímio executor de peças alheia. Logo que casou, aliás, mestre Romão, começou a composição de uma peça - uma cantiga de esponsais, a qual, mesmo após a morte precoce da esposa, permaneceu inacabada.

Depois de uma apresentação na Igreja do Carmo, mestre Romão foi para casa, sentindo-se adoentado. Pediu a pai José, um preto velho com quem morava, que lhe buscasse remédios. De qualquer forma, mestre Romão pressentia que a sua vida estava no fim.

Isso fez com que ele retomasse sua antiga peça, numa ultima tentativa de concluí-la. Pediu que colocassem o cravo na sala do fundo por ser mais arejada. Dali, ele podia ver um jovem casal no parapeito da janela de uma casa próxima.

Sentou-se ao cravo e tentou repetidas vezes continuar a peça. Seus esforços, porém, foram inúteis. Desesperado rasgou as partituras. Nesse momento, ele ouviu a moça que, feliz na companhia do marido, entoava uma música jamais ouvida, inédita, ? justamente e que mestre Romão procurara durante anos sem achar nunca.? Morreu decepcionado nessa mesma noite.
Grace 04/04/2018minha estante

Grace 04/04/2018minha estante

Thay 07/03/2018

Esse conto relata a história de um homem, chamado Romão, que tinha toda a melodia dentro de si e o seu maior desejo era virar um compositor, mas faltava-lhe inspiração para escrever as melodias, o fato de não conseguir o deixava decepcionado e muito triste.

Achei esse conto um pouco parecido com Um Homem Célebre, pois fala de pessoas que tem um sonho e não consegue realizar.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Concordo. Os dois tematizam aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.

Olá, Marcelle
Muito bem! Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata.

Fernanda.Costa 08/03/2018

Cantiga de esponsais
Esse conto retrata sobre o reconhecimento, uma hora você tem outra hora não, é bastante frustrante.
Não nascemos para ser bom em tudo, mas podemos melhorar naquilo que temos a nós oferecer uma para a vida.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Gabriel.Vilas 08/03/2018

gabriel vilas 2J
Cantiga de Esponsais de Machado de Assis, narrado em terceira pessoa, conta-nos a história de mestre Romão, músico conhecido no Rio de janeiro, nos idos de 1813.
Logo que casou, aliás, mestre Romão, começou a composição de uma peça – uma cantiga de esponsais, a qual, mesmo após a morte precoce da esposa, permaneceu inacabada.
Grace 20/03/2018minha estante

Rodrigo Alcântara 09/03/2018

Um bom conto feito por Machado de Assis, tem como personagem principal Romão, que era um bom músico que acabou ficando doente e depois faleceu, é uma história também que tem emoção e sentimentos.
Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
Como afirmou Machado: "Defeitos não fazem mal, quando há vontade e poder de os corrigir". Romão lutou a vida inteira para encontrar a canção perfeita...