Cantiga de Esponsais

Cantiga de Esponsais Machado de Assis




Resenhas - Cantiga de Esponsais


216 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


spoiler visualizar
Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
No conto Cantiga de esponsais, Machado de Assis discute a dualidade do sucesso X fracasso. O público reconhece e exalta Romão por suas regências, mas o que ele deseja é compor uma composição especial.





Mina.Rocha 11/03/2018

Uma boa história que nos traz uma lição,para corrermos átras do que queremos antes que seja tarde demais,que é o caso do Sr.Romão.Gostei da história,mas não de seu final,poderia ter tido um final melhor.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos.




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 15/03/2018minha estante
Olá, Anri

O conto tem uma aproximação com o conto "Um homem célebre" tratando da criatividade, inspiração e incapacidades humanas. Continue suas leituras. Abraços




Matheus.Freitas 11/03/2018

resenha
O conto traz uma boa história sobre um homem que tinha um sonho , com drama e bastante carisma a história se torna interessante mas com um final triste.
Grace 04/04/2018minha estante
SÓ ISSO?




Breno.CauA 11/03/2018

Opinião
O conto que traz a história UM pouco parecida do homem célebre em ALGUNS aspectos.No geral eu gostei, só o final que pra mim foi meio decepcionante e triste.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Juniorr.Santana 11/03/2018

Cantigas de Esposais Aluno:Josailson Júnior Ano:2J
Na igreja do Carmo, Romão Pires regia a orquestra da festa, com alma e devoção. Ele era um velho de cabeça branca, bom músico, bom homem.
A missa cantada acabou, mestre Romão jantou e foi para casa, onde morava com pai José, um preto velho.
Tinha um cravo, para o qual tocava algumas vezes. Mestre Romão gostaria muito de ter o dom de compor músicas. Possuía dentro de si um mundo de harmonias originais.
Grace 04/04/2018minha estante
OK




Iasmin 11/03/2018

Cantiga de esponsais
Gostei do conto, o tema principal desse conto é a música, a criação da música, bem legal.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.
Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018


COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.







Fernanda 2°C 11/03/2018

Um sonho inacabado
A história lembra o conto um homem célebre, em que o personagem, Romão Pires, quem regia a orquestra, apesar de possuir inspiração, não conseguia exprimir no papel causando melancolia.

Em comparação ao conto um homem célebre, cantiga de esponsais mesmo contendo apenas 4 páginas, é bem direto e tem uma leitura ótima para entender. Gostei muito mesmo tendo um final triste.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Os dois tematizam aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.




Davi.Melo 12/03/2018

O conto romântico está interligado com a música, festas e curtições e sendo o personagem principal um velho. Um senhor gentil quê amava compor músicas e tinha em perfeita sincronia melodias belas, mas não conseguia transferir seu pensamento para o papel. Com isso entra em óbito por sua maior decepção na vida.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.






spoiler visualizar
Ana Paula Paim 22/03/2018minha estante
Concordo! Machado aborda o mesmo tema d"Um homem célebre": Inspiração, criação e originalidade. Será que ele tinha motivos para "repetir" os embates e angústias da incapacidade criativa da inépcia musical?




Vitor.Bonfim 12/03/2018

Cantiga De Esponsais
Uma história que sinceramente não né agradou,sendo sincero não consigui prestar atenção no livro,na próxima tentarei ler melhor
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Vale uma releitura!




Tairone 2°b 12/03/2018

Resenha 2ºB
Muito interessante e triste ao mesmo tempo... Com um fim melancólico e muito inesperável me abateu e de longe foi oque mais me prendeu a atenção.Muito comparado e parecido com Um Homem célebre, mas muito mais instigante.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Capta o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Ingride 12/03/2018

Cantiga de Esponsais
Cantiga de esponsais
Um conto bastante realista ele se aparenta bastante com o ?homem célebre? machado descreve da forma mais melancólica que nem sempre a gente consegue alcançar aquilo que a gente quer.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Ambos apresentam a mesma temática e são bem parecidos.




Yasmin Cruz 12/03/2018

Cantiga de Esponsais
Cantiga de esponsais
Eu não sei descrever se gostei ou não gostei do conto, achei ele um tanto dramático porem com características bastantes reais, achei que a mensagem que machado de Assis quis passar foi que muitas vezes a gente busca algo que nem sempre está ao nosso alcance e que muitas vezes isso se torna frustrante.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado escreveu mais de 15 contos com a temática da música, devido a grande importância do gênero no século XIX. Refletindo uma profunda capacidade de observação da sociedade.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



216 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |