Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Evelyn 04/01/2024

Eu sou a lenda
Um livro MT interessante e emocionante, é bem envolvente e não terminei em um dia pq tinha obrigações pq se n teria terminado antes. Porém achei o final um pouco broxante pq vc fica com uma expectativa e simplesmente acaba antes q vc perceba. Mas fora isso, é um livro perfeito

Angelina.Vieira 03/01/2024

Gostei
Gostei, mas só isso. Não amei. Não fiquei presa. Não foi revolucionário. Só gostei. Ele é a lenda. É isso aí. Câmbio, desligo.

larissaplath 29/12/2023

MUITO BOM, EU DEVOREI ESSE LIVRO!
eu não tava dando nada pro livro, mal sabia a história, peguei pra ler era de noite, e eu simplesmente viciei! fiquei até duas da manhã lendo, e só não terminei de ler pq tinha q ir dormir. esse livro tem um plot twist tão bom, me pegou de surpresa, fiquei de boca aberta. o livro fala muito sobre a solidão, e como afetou a cabeça do protagonista, deixando ele um pouco lelé da cuca. amei, amei!

Phamela.Suely 28/12/2023

Bom, trabalha bem diversos pontos. Gosto da construção da mitologia do livro e também dos debates políticos. O filme não tem nada a ver com o livro.

Amyjuby 28/12/2023

Pelo cachorro eu dou minha vida graças a deus
Ainda não sei o que achar desse livro. Algumas partes foram interessantes, mas, de longe, minha parte favorita foi o cachorro.

O protagonista é meio doido as vezes, mas também né, quem seria são nessa história kkkkkk.

Enfim, achei legal. Mas é bem monótono.
Julia 28/12/2023minha estante
vc viu q tem o filme? é com o will smith

Amyjuby 28/12/2023minha estante
@julia vi sim! Fiquei até curiosa, mas estou com um pouco de preguiça de assistir kkkkk.

Julia 04/01/2024minha estante
@Amyjuby entendo perfeitamente pq sou assim tbm kkkkkkk. meu pai teve q me obrigar a assistir. mas confesso q vale mt a pena

Neydsonbrz 27/12/2023

O inimigo
Um homem se vê em um mundo devastado por uma doença, que elimina o ser humano de sua forma normal. Mas afinal o que é normal?
A adaptação para o cinema podia ter mantido o mesmo final do livro, que mais uma vez é muito melhor.

Carolina 22/12/2023

Ótimo
Ia dar 4 estrelas, mas dou 4,5 pelo excelente artigo no final.
Fiquei surpresa com a escrita do autor, me pareceu moderna pra 1954. Gostei dos parágrafos curtos e da maneira científica como ele decidiu falar dos vampiros. O protagonista é crível e bem explorado de modo que possibilitou que eu não sentisse muita empatia por ele, pois o lado ruim dele, como certos pensamentos lascivos decorrentes da abstinência sexual "imposta", não foi omitido, por exemplo, o que me causou certa repulsa e afastamento do personagem.
Acho que vale a pena ser relido no futuro e ter como referência de ficção especulativa.

Line2911 21/12/2023

Resenha
Tem sua leitura bem fluída você sempre fica na queda expectativa se o Robert vai descobrir a cura, mas eu realmente não gostei do final

Leandro676 13/12/2023

Meu livro preferido da vida, simplesmente incrível, se alguém ler esse comentário dê uma chance p esse livro.

Pedralto 12/12/2023

Muito melhor do que o filme
O livro e o filme são muito diferentes, além do nome do próprio livro e da personagem principal, quase nada é igual. Pra quem for ler depois do filme vai se assustar com como não tem nada a ver. E pra mim, o livro é muito melhor. O próprio título "Eu sou a Lenda", só faz sentido no livro.

O livro tem uma mensagem, um sentido claro do início ao fim. Fala sobre a solidão, faz uma crítica à organização da sociedade, sobre como as bases da sociedade podem mudar e sobre como os homens podem ser piores do que os vampiros.

Um ponto negativo é que achei a tradução meio esquisita, não sei se foi essa edição em específico.

Mas no geral, recomendo a leitura para quem gosta da temática de vampiros e histórias pós-apocalípticas.

Diego Santos 12/12/2023

Estou cansado de achar livros melhores que suas adaptações.
Mais um caso de amor por uma obra profunda o suficiente pra me fazer questionar o que estavam fazendo quando escreveram o roteiro do filme.

Ok, o final é bastante apressado, mas funciona, dado o contexto do livro e do que se passou durante toda jornada do protagonista solitário.

Afinal, pra quê um final super dramático e gigante quando aquele mundo devastado não é o foco? O foco ali está na solidão do homem, nos estágios de adaptação e luto mediante o fim da humanidade. E isso funciona muito bem.

Ps: alguém me ajuda a aprender a enxergar adaptações como "outra coisa"? Sinto que pego ranço de bons filmes e séries à toa kkkk

Tamy 11/12/2023

Um livro sobre solidão e as introspectivas implicadas nesse sentimento. Ser o último ser humano realmente vivo num mundo apocalíptico, onde o homem é o lobo do homem. A história possui alguns momentos de ação, mas o foco não é esse, e sim a luta do protagonista em esquecer em vão seu passado, sua sobrevivência e as descobertas que faz sobre o vírus que infectou toda a humanidade. Me identifiquei como Neville, pois em muitos momentos eu teria as mesmas reflexões e atitudes que ele teve ao longo da história.

FerreiraM12 06/12/2023

Um twist genial em histórias de apocalipse e vampiros
Eu Sou a Lenda é um livro com uma ideia genial e uma execução perfeita. Ele pega as histórias sobre apocalipse e vampiros e cria algo completamente diferente, que não bem se encaixa em nenhum dos dois. É uma história única, com um dos melhores plot-twists - talvez o melhor - que eu já li na vida.

A forma como você engaja com o sofrimento do protagonista, apenas para mudar completamente a forma como você vê a situação no terço final do livro é uma sacada genial que, até hoje, é incomparavel com outras histórias do gênero. Mesmo sendo de 1954, ainda é bem atual, a leitura não é lá tão dificil, tornando raro se perder mesmo com alguns parágrafos descritivos bem largos.

O filme do Will Smith é uma releitura legal, mas que não se compara com a genialidade do livro. Recomendo demais. Não pense que só por ter visto o filme você terá alguma ideia do que encontrar aqui, é uma história sensacional e única!

Will 05/12/2023

Segunda leitura que foi ainda mais interessante, pude prestar atenção a detalhes que não prestei antes, além de me conectar ainda mais a Robert e ainda continuar aflito e afetado pelos acontecimentos da história mesmo já os conhecendo. É, como o King escreve no prefácio da outra edição, um livro e um autor que não se esforça pra te satisfazer, ele não se interessa em te causar prazer ou te recompensar com felicidade ao fim da obra, a história é como ela é e como deveria ser, dura e cruel. Falando em King achei mais nítido a semelhança entre a escrita dos autores, assim como ele mesmo fala na introdução, Matheson foi uma referência para sua literatura e isso é percebido claramente, tem algumas passagens que eu não podia deixar de pensar "isso é muito King". Enfim, um livro incrível que flui muito bem e conta uma história interessantíssima, abordando um assunto batido, mas com conceitos e abordagens muito originais e de uma forma muito original.