Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Leticia @leticiageek 10/05/2024

Meio bléh?
Aqui está um exemplo de que o filme ficou bem melhor que o livro!

?Eu sou a lenda? é um clássico originalmente lançado em 1954 que deu origem a três adaptações para o cinema (só assisti a do Will Smith).

Mas não espere encontrar no livro toda aquela ação que o filme possui. No contexto geral é bem diferente, os vampiros aqui são vampiros mesmo, alho, estacas e etc. O livro é focado mais nos sentimentos e no psicológico do protagonista do que na ação. No filme, Robert Neville é um cientista com diversos atos heroicos, contudo, no livro o protagonista é só um homem comum no meio de uma situação totalmente incomum.

Eu achei o livro muitíssimo arrastado, basicamente a história gira em torno de um homem solitário que só bebe, fuma e seu conjunto de habilidades é muito limitado (mas o protagonista não transmite simpatia, não senti nenhum apego a ele). Os melhores momentos da história para mim foram os flashbacks onde é mostrado o início do vírus contaminando o mundo. Apesar de conter o gênero horror, o livro não dá medo algum, muito pelo contrário, muitos momentos achei sem sentido e BEM bobos.

Não se trata de ação. É uma questão de sobrevivência, uma mente degradante diante da completa aniquilação da sociedade. Para mim, este é um daqueles livros que se popularizaram porque tem um conceito fantástico por trás, mas para os elementos de sci-fi e horror, faltou algo. Um enredo poderoso e comovente, mas que merecia uma melhor execução, pois os próprios vampiros decepcionam na história.

??2/5
?+14
?296 págs.
?sci-fi / horror
?Cenário pós-apocalíptico, vampiros
?terror psicológico, crise de identidade, solidão, álcool, violência

Ellen609 07/05/2024

Nada a ver com o filme
Primeiro ponto: o livro não tem relação com o filme. A não ser a vaga ideia de apocalipse e de um homem sozinho. Isso posto, o segundo ponto é que embora muito enaltecido nos comentários finais por sua abordagem ao que é pertinente ao ser humano em meio ao terror, não consegui essa conexão com o perturbado protagonista que se desespera por estar só. É razoável, mas não recomendo.

Binho 07/05/2024

Eu sou a lenda
Já tinha lido esse uns anos atrás mas não tinha prestado muita atenção, aproveitei que tava de ressaca literária para ler um que eu tava bem afim

Achei perfeito, a história do Robert é bem interessante e o plot twist é bom >demais

Crestani 04/05/2024

Ruim
Duas estrelas somente pelo conto principal que também terminou de forma muito ridícula. Mas os outros contos, horríveis.

Gian 04/05/2024

Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos lutando para manter-se vivo.

Eli.Macambira 02/05/2024

Robert Neville é a Lenda
Robert Neville é o último homem na Terra, após uma pandemia mundial, causada por um microrganismo. Fazendo que o hospedeiro tenha um surto e perca sua sanidade mental, tornando o indivíduo um apreciador de sangue. Sim, um Vampiro. Nesse cenário pós apocalíptico, Neville terá que enfrentar um dos "piores medos" humanos, solidão total de ser o último homem vivo sobre a Terra. Será?

Para aqueles que assistiram a adaptação de 2007( Will Smith) e tem aquela ânsia por cenas de matanças de todas de mortos-vivos, não esperam por isso. Esse cenário inteiro é apenas plano de fundo para tratar de comportamentos humanos, sanidade mental, loucura, alcoolismo e principalmente a solidão. É uma obra simples. Mas não significa que não é boa, pelo contrário, é magistral. Cumpriu o que prometeu.

FAbio569 24/04/2024

Eu sou a lenda
Eu assisti ao filme e é um dos meu favoritos, e fiquei surpreso ao ler o livro o quão diferentes são e é incrível como o livro consegue ser melhor que ao filme com folga.
Uma ótima historia de sobrevivência e como a solidão pode abalar uma pessoa.
Indico a todos.

Louise133 24/04/2024

Mente perturbada
Acho que coloquei um pouco de expectativa, mas não por causa do filme
Queria ter visto mais explicações sobre os vampiros, sobre o que aconteceu pra chegar nesse cenário
Gosto da ideia de trabalhar a mente perturbada de alguém que experimenta a solidão por tanto tempo, mas eu me vi bastante entediada na maior parte da leitura
Toda a questão sexual também me incomodou um pouco, mas levo em consideração quem escreveu e quando, então deixei passar.
Gosto do final, mas a minha experiência ao longo do livro não foi das melhores.

Carageorge 23/04/2024

Confesso que esperava um pouco mais dessa leitura. Não foi ruim, apenas criei expectativas sobre. Achei a história um pouco monótona, mas que nos deixa um pouco curiosos para saber o que vai acontecer com o personagem durante sua história.

Não se sabe muito bem como essa doença foi espalhada, de onde surgiu, mas ele tem de se virar de alguma forma para sobreviver ou, pelo menos, continuar sendo normal. Sobrevivendo através da ciência e superstições, que até deram certo já que conseguiu ficar vivo por um longo tempo.

Gabriela 21/04/2024

Como uma boa fã de ficccao científica/terror Eu Sou a Lenda esta na minha listinha para ler a bom tempo e a uns dias resolvi pegar para ler pelo Kindle Unlimited. Eu tinha boas expectativas para o livro e elas foram bem compridas, o clima de terror e de ansiedade sobre os vampiros e o que eles são capazes de fazer se mantém todo o livro mas algumas passagens achei meio previsíveis. Mas num geral achei boa as explicações e a parte científica criada pelo autor e eu entendi o motivo dele ser um clássico.

Lúvina 12/04/2024

A história é interessante, tem um plot ok, mas não consegui deixar de, enquanto mulher, ficar profundamente incomodada com a constante fixação que o personagem tem de abusar sexualmente de corpos de mulheres inconscientes (as ?vampiras?), tipo, penso muito que, se fosse de uma perspectiva feminina esse tipo de pensamento jamais teria sido colocado em pauta, eu senti nojo do personagem o livro inteiro, atrapalhou demais minha experiência de leitura.

debora-leao 11/04/2024

Essa leitura eu decidi não esperar para resenhar. Acabei de terminar o livro e estou impactada, olhando para o teto, precisando disso aqui para ter fechamento em mim.

De início, naquela fase de ambientação com o universo possuímos quando começamos um novo livro, eu não senti que havia tanta ficção científica no livro, mas sim horror. Que é, combinemos, justamente o sentimento que um ambiente inóspito, solitário e caótico que pode ser uma grande cidade abandonada pós-apocalipse gera.

A questão vampírica me incomoda um pouco pq estou um pouco cansada dela, mas o mérito do livro é ir além disso. Há sim destaque para os vampiros (e os "infectados", mas como a voz narrativa é do Neville, o foco maior é dele. No fim, até o que parece confuso parece sê-lo pq ele está confuso, perdido, sem conhecimento o suficiente...

Conforme o andamento da história, porém, vi surgirem as questões humanas que são tão exploradas na ficção científica. A tecnologia versus a natureza humana, a colaboração em frente a adversidades biológicas e tecnológicas, a psique se remodelando para entender um ambiente novo com elementos similares ao entorno opressivo de savanas de onde viemos.

O personagem principal evolui muito, usando especialmente os pulos temporais para mostrar progresso. Apesar de me parecer um recurso de inabilidade ou preguiça por parte do escritor eu apreciei como ele conseguiu deixar Robert bem diferente em cada fase narrada no livro. A fronteira borrada (ao menos pra mim) entre flashback e presente foi desafiadora mas interessante pra mim, um bom treino pra essa rapidez de clique que eu demoro a ter.

O ritmo rápido da narrativa (que pode ser bem vagarosa às vezes mas quando muda o faz do nada e permanentemente, abandonando todo o legado anterior), com o plot mais original vindo nos últimos 15/20% do livro me soa potencialmente preguiçoso ou inábil mas também servir a um propósito na história. Provavelmente eu criticaria isso em 90% de outros livros, mas NESTE achei que coube bem.

Ao fim, "Eu sou a Lenda" é uma leitura interessante que exige pouco do leitor mas constrói uma atmosfera-alvo de forma muito boa e eficiente. Vejo sinceramente como a versão premium de assistir a um bom filme. Inclusive, uma análise psicológica bem feita do protagonista poderia ser muito interessante.

(SPOILER ABAIXO)
O brilho absoluto da história vem a partir do seu final. Adorei a noção de ver a si como anormal dentro da crença férrea e perdida da SUA normalidade. Acabei dialogando com a questão do conflito geracional em uma leitura recente minha, Pais e Filhos, mas acho que Eu sou a Lenda brilha na humildade do protagonista em aceitar que se o que ele mais desejava era companhia humana ele deveria aceitar que ela poderia não querê-lo também. Poderia não compreendê-lo ou aceitar seu passado. Essa possibilidade e essa atitude de Robert me deram... Esperança. Podemos formar uma nova sociedade (no caso atual, uma melhor?) e também podemos compreender mesmo as pessoas que nos fazem mal. Podemos ir além de nós mesmos ainda que precisemos lutar para sobreviver.

O amor entre Neville e Ruth é bonito também. Acredito vir da curiosidade e interesse por um ser tão diferente dela, e pela forte noção de si que ela portava em um mundo que ele se sentia tão perdido. Gostaria que tivesse sido mais desenvolvido, mas acho que a história ficou bem aparada como está, e que isso talvez tivesse descaracterizado o universo.
Vania.Cristina 13/04/2024minha estante
Nunca li o livro, mas adoro o filme antigão, dos anos 70, eu acho. Faço muito isso que você fez aqui, ligar um livro com outro na minha cabeça... Eu acho mesmo que os livros dialogam uns com os outros...rs. Tudo o que fica de cada livro, se mistura na gente. Quero ler esse um dia.

thais791 11/04/2024

Gostei do final....
.Interessante ver essa história contada de forma diferente do filme que já assisti diversas vezes.

Confesso que prefiro a adaptação.... Não me familiarizei com o personagem principal, não tem tantas coisas marcantes quanto o filme, as coisas são jogadas no livro e sem muito aprofundamento. Durante um tempo ele fica repetitivo e transmite bem a solidão e a mesmice dos dias.

Interessante a reviravolta do final, achei que finalizou bem mas não é um livro que eu irei indicar.