Eu Sou a Lenda

Eu Sou a Lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Ique 24/10/2023

Nada haver com o filme ?
Apesar do final não ter sido da maneira que eu gostaria que fosse, ainda sim não diminui em nada toda a leitura, muito bom!

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Poderia virar série
Retrata a história de Robert Neville, o último humano em um mundo pós-apocalíptico cheio de vampiros. O livro explora sua luta pela sobrevivência, sua solidão e os questionamentos sobre a natureza da humanidade. É uma obra envolvente que aborda temas como o isolamento e a busca por uma cura para a praga que transformou as pessoas em vampiros. É uma leitura recomendada para fãs de histórias apocalípticas e exploração da condição humana.

Rodrigo Digão 18/10/2023

Simplesmente fantástico , difícil acreditar que foi escrito na década de 50, muito bom, fluido , emocionante e cativante.

Seu defeito é ser muito curtinho, pois queria bem mais.

Vou lhes falar uma coisa, cuidado, uma vez que começou, estará fadado a não parar.

Cesar 03/10/2023

Eu sou a lenda
Esse é um clássico da literatura que habilmente entrelaça dois universos fascinantes, o horror e a ficção científica, destacando-se por sua abordagem única e sombria do tema dos vampiros. Dito isso, temos um protagonista que é forçado a sobreviver em um mundo onde ele é a presa, enquanto os vampiros, agora privados de sua humanidade, caçam-no implacavelmente durante a noite. No entanto, durante o dia, ele se dedica a buscar respostas para a praga que assolou a humanidade e a encontrar uma maneira de combatê-la. Nesse contexto, à medida que a solidão e o desespero o consomem, Neville também enfrenta questões profundas sobre a natureza da nossa existência no mundo, a solidão e a moralidade, gerando no leitor sentimentos cativantes, outras melancólica e até depressiva.

Diante disso, o autor desafia as convenções tradicionais dos vampiros, apresentando-os como criaturas monstruosas e, além disso, consegue levantar uma importante indagação crítica sobre nossa própria humanidade, questionando se os vampiros são realmente piores do que nós. Ao mesmo tempo, aborda a questão da sobrevivência social da antiga raça humana em contraste com a nova sociedade primitiva vampírica, forçando-nos a encarar a afirmação de que somos, ao mesmo tempo, vítimas e causadores do nosso próprio fim.

A narrativa em terceira pessoa, embora comece de forma lenta, se aperfeiçoa com o tempo, culminando em um final surpreendente. No entanto, alguns capítulos podem ser entediantes, e flashbacks mal colocados prejudicam o ritmo da história. Outro ponto crítico reside na incoerência realista do enredo, que retrata o protagonista como quase um gênio ao fazer descobertas cruciais sobre a doença lendo apenas alguns livros, sendo que toda a humanidade em esforço conjunto não teria conseguido. Entretanto, o autor ainda consegue despertar a nossa curiosidade mantendo-nos engajados na leitura.

Contudo, o que torna "Eu Sou a Lenda" interessante é a exploração das complexidades emocionais de seu protagonista, enquanto luta para manter sua sanidade e resistir à extinção iminente. Assim, o livro se torna uma meditação sombria sobre o isolamento, a existência, a sobrevivência e a capacidade do ser humano de perseverar diante da adversidade. Dessa forma, o autor aborda esses temas de maneira magistral, especialmente o medo e o terror da solidão, mesmo quando cercado por criaturas. Em última análise, essa abordagem torna a obra no mínimo intrigante e agradável.

Daiana59 01/10/2023

Robert Neville não está só
Assisti o filme há muitos anos atrás e assim como a maioria fãs adaptações, o filme não conseguiu passar nem metade do que é o livro.

O mundo de Eu sou a lenda foi assolado por uma doença que tornou os vivos em seres que até então só habitavam nossa imaginação.

O livro é sobre um homem só, assolado por seus demônios interiores, seus vícios, raiva e perdas. Não há quase diálogos, afinal Robert é o único ser humano que não foi transformado em Vampiro.

Devo confessar que não gostei do desfecho, porém entendo o que o autor quis passar. Mesmo assim acabei não curtindo muito.

naedellaparma 30/09/2023

A lenda? Não faz sorrir e nem chorar
Quando vi que o livro era da década de 50, muita coisa fez sentido. Esse machismo escancarado em cada página que me distanciou de sentir certa empatia com o personagem.

Os pontos mais altos da leitura para mim foram os pensamentos do protagonista com as formas de vencer os vampiros, a discussão entre superstição x ciência foi legal de acompanhar. O capítulo do cachorro foi o único capaz de me comover, onde a solidão do protagonista fica muito mais evidenciado, mas o drama não se sustenta.

O autor se preocupa mais em dar foco em como o protagonista está sem sexo e como ele quase perde a cabeça a ponto de pensar em pegar alguma vampira para estu*****. Isso me irritou, mostrar isso uma vez ok, faz parte da solidão pensar no sexo. Mas isso todas as vezes me distanciou de sentir algo pelo Robert.

Apesar disso, é uma leitura fluida e rápida, não se arrasta e tem resoluções muito dinâmicas, as vezes sem tempo para você pensar junto com o Robert o que ele poderia fazer.

Edkarl 27/09/2023

Mente perturbada e vampiros
Tudo que eu espero de uma ficção-científica é que me dê medo do futuro, esse livro não só me fez sentir medo do futuro como daqueles sentimentos e pensamentos no presente, é como se não precisasse acontecer um apocalipse para temer perder a ?vontade de viver?.

LuisIV 24/09/2023

Legal, nada extraordinário.
Esse livro tem mais a ver com existencialismo, solidão e outros sentimentos que rodeiam isso do que vampiros em si... Eu diria que 80% do livro é o protagonista em guerra consigo mesmo, tentando se convencer se vale a pena continuar lutando pela vida.

O escritor não tentou criar uma história fantástica em que um único homem irá salvar a humanidade, acredito que ele queria passar todas as angústias e dificuldades que qualquer outra pessoa enfrentaria nessas circunstâncias e duvido que você nunca tenha pensado "O que eu faria em um apocalipse"

Com relação às vampiros, achei interessante as explicações que ele trouxe. Enfim, vale a leitura, não é um clássico atoa, inspirou muitos que vieram depois dele.

TonyAirtony 24/09/2023

Bem legal
Já sabia que o final era diferente do filme, mas acabou que o livro todo é bem diferente. Vale bem a pena. Leitura rápida e fácil

re 21/09/2023

Não prometeu nada, entregou tudo.
Eu não sou fã de vampiros, literários ou cinematográficos, então não estava esperando muito dessa obra justamente por envolvê-los. Ainda bem que eu estava muito errada, esse livro é fantástico, as criaturas não são o foco principal, mas sim os sentimentos e necessidades de um ser humano que se vê sozinho em um mundo pós-apocalíptico.

Ser a última pessoa na face da terra após a epidemia de uma doença extremamente infeciosa, mortal e desconhecida? é insano o quão paupável a história é, considerando a pandemia que vivemos.

O livro trás esse instinto de sobrevivência nato, que não tem motivação para tal, mas que move Robert.
A escrita é envolvente e fluída, fiquei presa as páginas e devorei o livro em pouquíssimo tempo.

Gostei muito dessa edição por trazer uma análise da obra e de seu impacto no gênero, e uma entrevista com o autor na época do lançamento do filme.

nini 20/09/2023

????
Sendo bem sincera, antes mesmo de ler o livro eu já desconfiava que não fosse gostar muito, mas resolvi me arriscar mesmo assim porque quem não navega mares desconhecidos não encontra novas terras, né? Mas nesse caso era melhor te ficado sem navegar mesmo.

O livro é sobre um cara (que é o estereótipo de machão, diga-se de passagem) que está endoidando em uma crise aí que todo mundo virou vampiro menos ele. A narrativa é muito arrastada até porque quase sempre só tem ele de personagem "em cena".

Também é pra mim uma das piores partes a vontade explícita do protagonista de estuprar algumas vampiras, que ele fala com frequência no começo. Muito divertido (ironia).
Ghhsj 03/10/2023minha estante
Confesso que não gostei também. Ter assistido o filme antes atrapalhou a experiência.
E não gostei dos vampiros.