Eu Sou a Lenda

Eu Sou a Lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

re 21/09/2023

Não prometeu nada, entregou tudo.
Eu não sou fã de vampiros, literários ou cinematográficos, então não estava esperando muito dessa obra justamente por envolvê-los. Ainda bem que eu estava muito errada, esse livro é fantástico, as criaturas não são o foco principal, mas sim os sentimentos e necessidades de um ser humano que se vê sozinho em um mundo pós-apocalíptico.

Ser a última pessoa na face da terra após a epidemia de uma doença extremamente infeciosa, mortal e desconhecida? é insano o quão paupável a história é, considerando a pandemia que vivemos.

O livro trás esse instinto de sobrevivência nato, que não tem motivação para tal, mas que move Robert.
A escrita é envolvente e fluída, fiquei presa as páginas e devorei o livro em pouquíssimo tempo.

Gostei muito dessa edição por trazer uma análise da obra e de seu impacto no gênero, e uma entrevista com o autor na época do lançamento do filme.

nini 20/09/2023

????
Sendo bem sincera, antes mesmo de ler o livro eu já desconfiava que não fosse gostar muito, mas resolvi me arriscar mesmo assim porque quem não navega mares desconhecidos não encontra novas terras, né? Mas nesse caso era melhor te ficado sem navegar mesmo.

O livro é sobre um cara (que é o estereótipo de machão, diga-se de passagem) que está endoidando em uma crise aí que todo mundo virou vampiro menos ele. A narrativa é muito arrastada até porque quase sempre só tem ele de personagem "em cena".

Também é pra mim uma das piores partes a vontade explícita do protagonista de estuprar algumas vampiras, que ele fala com frequência no começo. Muito divertido (ironia).
Ghhsj 03/10/2023minha estante
Confesso que não gostei também. Ter assistido o filme antes atrapalhou a experiência.
E não gostei dos vampiros.

lwst_boy 11/09/2023

Existencialismo e Vampiros
Amei a leitura de Eu sou a Lenda, o livro não tem nada de semelhante com a adaptação, mas é incrível. O tom existencial e desesperançoso vez ou outra me agradou muiito. O livro te prende desde o início, cheio de momentos e frases reflexivas, favoritado demais

Pequininho 06/09/2023

Não tava entendendo nada. Tava com a imagem total do filme na minha cabeça e n era nada disso. Mas quando entendi, gostei muito.

legolas_ 06/09/2023

Tenebroso de ruim.
Não me entra na cabeça esse livro ter uma nota tão alta e resenhas tão positivas.

O livro tem início ja no ápice do apocalipse, onde o protagonista se vê completamente sozinho em meio a outros infectados, sendo o único ainda humano.

Pela sinopse é de se esperar uma tensão real pela situação assustadora do Neville, mas sinceramente é tudo TÃO chato que não sobra espaço pra sentir qualquer quantidade de medo ou angústia. Consegui enxergar uma tentativa falha de crítica social e pior ainda, uma forma tenebrosa de tentar desumanizar o protagonista.

Eu achei o Neville aquele tipo de personagem que parece ser profundo, mas por falha de desenvolvimento se torna um babaca superficial.

O autor engana todo mundo com essa coisa de que o protagonista é um gênio como o pai, autodidata e por isso sabe tanto sobre o tal vampirismo, mas novamente isso não faz sentido nenhum! A linha de tempo é bagunçada e tem cada furo ABSURDO, que eu tive que ler novamente algumas partes pra ter certeza que não era loucura minha.

O final do livro é tão ruim que eu pensei que pudessem me estar faltando páginas. (não estava.)

Recomendo essa leitura? Sim, se você estiver com tempo sobrando, não se você quer ler algo bom.
Ghhsj 03/10/2023minha estante
Achei péssimo também!!

VK 99 04/09/2023

Grande Matheson
Um marco histórico revolucionário para o gênero de terror e ficção desse universo de vampiros. Um dos pioneiros, ao lado de Drácula, de Bram Stoker.
Agnaldo Alexandre 10/09/2023minha estante
Um dos meus preferidos. O final é muito bom. Gosto de finais em que o autor não tem medo de fazer o que quer.

VK 99 10/09/2023minha estante
Exato! Eu achei o final bem ousado kkkkkk e não estragou em nada

Dayane215 03/09/2023

Bem diferente do filme mas amei
Já assisti a adaptação um par de vezes e realmente esperava algo parecido, mas me surpreendi.
O livro é mais focado na solidão de Neville, sua história, seus medos, seus pensamentos e reflexões. Acho que qualquer um ficava louco com tanta solidão kkk
Amei a parte científica da descoberta do agente causador do vampirismo, sendo eu formada em Biomedicina. Como ele procurou respostas científicas para cada mito de vampiros, como não poder sair ao sol, o alho, a cruz?
E o melhor que o final foi muito bom mesmo, com plot twist atrás de plot twist e no fim o título faz todo o sentido! Só digo leiam!

Araujo 29/08/2023

Ahh o final
O final amarra completamente o titulo, é interessante pensar como o conceito de lenda seria para outro tipo de sociedade.

Lais 28/08/2023

Não tem nada a ver com o filme!!!
Achei difícil de engrenar, mas no final é plot atrás de plot. E aí o título faz total sentido!
Recomendo!

Suruassossaurus 27/08/2023

"-SAI DAÍ, NEVILLE!"
Diferente do filme, este livro se passa no final da década de 70 e o protagonista é um homem simples e pouco estudado, porém hábil com trabalhos manuais e de mente ativa o bastante para entender como as coisas funcionam e o que precisa fazer. Robert Neville é o sobrevivente de uma praga de vampiros que, imune ao que quer que seja que a causa, busca uma forma de sobreviver. O livro se inicia já há meses da "queda da sociedade", com uma rotina estabelecida na qual se agarra fortemente para seguir em frente.
Todo dia ele sai pela cidade procurando suprimentos, explorando locais nos quais ainda não foi e eliminando os vampiros que, como nas lendas, de dia ficam letárgicos. Como proteção e armas ele utiliza de cruzes, espelhos, alho e estacas, coisa que o revoltam e o impulsionam a ler, estudar e a aplicar o método científico para procurar uma explicação plausível que fuja do misticismo. Toda noite os vampiros cercam sua casa, alguns parecendo bestiais, outros falando e até tentando seduzí-lo, coisa que mexe muito com Neville e que o atormenta desde a morte da esposa. Entre descobertas e decepções, episódios de esforço muito empenhado e de tristeza beirando a depressão e a loucura acompanhamos o protagonista neste livro que me prendeu pela premissa diferente da história que eu conhecia graças ao filme (aqui, diferente de A Guerra dos Mundos, continuo achando o filme uma boa adaptação) . Neville é um personagem resiliente que busca desesperadamente sobreviver em um mundo destruído sem saber ao se há motivos para ter experança.
É um livro rápido de fácil leitura e que te prende pela curiosidade e pela preocupação com o protagonista. Aos poucos ele retorna ao passado enquanto tenta lembrar de coisas que lhe forneçam pistas para ajudá-lo a procurar uma cura ou um modo mais efetivo de eliminar seus perseguidores. Em diversos momentos nos surprendemos tanto quanto o personagem com acontecimentos que simplesmente acontecem do nada e quebram toda a rotina que acabamos nos acostumando durante a leitura. É interessante ver, partindo do ponto de vista de hoje em dia, que os vampiros agem como os zumbis que tanto vemos por ai em diversas mídias e, pesquisando, descobri que esta semelhança não é por acaso uma vez que serviu de inspiração para obras posteriores contendo outros tipos de mortos-vivos. Por fim, a conclusão do livro é surpreendente, o ponto alto da história, completamente inesperada, original e tem uma ligação direta com o título da obra. Assim sendo, é um dos meus livros favoritos e vale muito a pena ler.

Jose.Neto 25/08/2023

Envolvente e único
O livro traz uma história que você não consegue parar de ler.

Consegue sentir o que acontece, ouvir os ruídos, sente o medo junto com os personagens.

Não a toa é um marco no terreno de terror.

Nota 10.

lorranavi 22/08/2023

Não sabia bem o que esperar desse livro quando peguei para ler no prime porque não lembrava de muitos detalhes da adaptação de 2007, primeiro contato que tive com essa história e fiquei satisfeita que o livro não é só ação, na verdade a ação é bem pontual e dá pra contar nos dedos as vezes que acontece, o livro se aprofunda muito mais na mente quebrada de Robert Neville e na sua pesquisa para compreender o que aconteceu com a humanidade. Achei interessante também a abordagem do vampirismo numa ficção científica, não é um uso comum da figura dos vampiros.

Cynthia.Miranda 21/08/2023

Eu sou a lenda
Da pra ver o porquê de esse livro ser um clássico. É realmente um livro que passa muito rápido e se aprofunda muito mais em algumas coisas do que em outras porém o suspense é incrível e como eu estava comparando com o filme me surpreendi do início ao fim pois não tem nada a ver!!! O final me deixou muito chocada, recomendo mto