Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

João 09/08/2022

Não parece nada com o filme
Gostei da história, foi muito bem construída e fácil de entender desde o início. Numa sociedade que foi atingida por um tipo de viro que transformou as pessoas em vampiros ou algo assim.
Em que o protagonista é caçado por esse seres enquanto tenta achar uma cura e toda a história se desenrola com um final bem diferente do que eu imaginei.

E não, não parece em absolutamente nada com o filme do Will Smith

Taciane 30/04/2020

Amei, amei, amei. Livro sensacional.

Iasmyn 20/10/2021

Superou minhas expectativas!
Comecei a ler por indicação, porém não estava empolgada. Me surpreendi bastante, livro me deixou presa do início ao fim, não queria deixar de ler. Por ser o primeiro livro do gênero, me encantei! Pretendo ler mais livros com mesmo tema.

re 21/09/2023

Não prometeu nada, entregou tudo.
Eu não sou fã de vampiros, literários ou cinematográficos, então não estava esperando muito dessa obra justamente por envolvê-los. Ainda bem que eu estava muito errada, esse livro é fantástico, as criaturas não são o foco principal, mas sim os sentimentos e necessidades de um ser humano que se vê sozinho em um mundo pós-apocalíptico.

Ser a última pessoa na face da terra após a epidemia de uma doença extremamente infeciosa, mortal e desconhecida? é insano o quão paupável a história é, considerando a pandemia que vivemos.

O livro trás esse instinto de sobrevivência nato, que não tem motivação para tal, mas que move Robert.
A escrita é envolvente e fluída, fiquei presa as páginas e devorei o livro em pouquíssimo tempo.

Gostei muito dessa edição por trazer uma análise da obra e de seu impacto no gênero, e uma entrevista com o autor na época do lançamento do filme.

Melqz 23/06/2021

Intrigante e desolador.
Gostei do livro, adorei o filme quando assisti e tive a experiência de ler essa obra, foi publicada em 1954 muito tempo atrás, mas mesmo assim não carrega consigo linguagem pesada ou de difícil entendimento. O autor sabe como criar um cenário com varias descrições a ponto de te deixar imerso na narrativa... Depois dos 70% trás um ótimo plot twist.

Lia 11/01/2022

Favorito de 2021
Simplesmente, virou um favorito de 2021 e da vida! Tive uma surpresa muito grande, porque fui com o filme na cabeça, mas é quase que uma outra história! Amei

Laura 15/08/2022

Retrato da solidão e um fim que não imaginava. .

Naty 20/06/2020

Livraço
Gente que livrão, achei incrível cada detalhe. Pra mim foi até esquisito ler porque achei que fosse parecido com o filme, mas nao tem NADA A VER. Me arrepiei demais com o final.
Anderson 20/06/2020minha estante
Falei que era mto bom!

Naty 20/06/2020minha estante
boa recomendação

Anderson 20/06/2020minha estante
E o não ser parecido com o filme, é ainda melhor!

Admel 31/12/2020

Gostei muito do livro! Tive várias reflexões as quais não cogitei quando estava vendo o filme

_olivermih 04/04/2022

A lenda engoliu a ciência e todo o resto
Assisti o filme primeiro e tinha pouco conhecimento do livro, a história me surpreendeu, gostei muito do enredo, da transição de datas e da ambientação, o final é realmente significativo quando você entende toda a história.
Brujo 04/04/2022minha estante
Sua opinião: o filme faz jus ao livro ?

_olivermih 05/04/2022minha estante
Achei o livro mais intrigante, a comparação é inevitável com relação a adaptação cinematográfica, a história original tem suas grandes reviravoltas e o final que faz jus ao nome.

Brujo 06/04/2022minha estante
Vi por aí que reclamam que o filme desvirtuou a história, principalmente no desfecho... O Will Smith também fez o fiasco que foi a adaptação de " Eu, Robô "... Será que o problema é com ele ? ?

_olivermih 06/04/2022minha estante
Existe o final alternativo do filme, mas não curti muito, eles sempre atacaram e perseguiram ele e depois acabaram tendo compaixão e mudaram, prefiro a premissa do livro mesmo e o verdadeiro significado de ele ser a lenda.

Tatta 05/06/2021

dá pra ter noção de que esse livro simbolizou uma vanguarda. é que o autor cria aquela premissa bem clássica do Drácula, só que vai inserindo vários elementos modernos.

o stephen king com certeza bebeu muito dessa fonte, pq as histórias dele também te levam a personagens comuns em situações extraordinárias. o melhor é o desenvolvimento, em que estes permanecem meros mortais.

um excelente final!

Newton_Lopez 10/05/2023

"Sai, Neville!"
#1 Clube do Livro Pela Capa

"Eu Sou a Lenda" é um romance de ficção científica escrito por Richard Matheson e publicado em 1954. A história apresenta um cenário pós-apocalíptico onde o protagonista, Robert Neville, parece ser o último sobrevivente da humanidade, lutando para sobreviver em um mundo infestado por criaturas vampíricas.

Uma das principais características deste livro é a forma como combina elementos de fantasia e ficção científica. A explicação científica para a existência dos vampiros é apresentada, embora seja fictícia. O autor aborda a questão de forma a sugerir uma explicação baseada na ciência, explorando uma espécie de vírus que transforma os humanos em criaturas sedentas de sangue. Esse enfoque científico na explicação dos eventos fantásticos ajuda a tornar a história mais plausível e envolvente.

A construção dos personagens é outro aspecto destacado em "Eu Sou a Lenda". O protagonista, Robert Neville, é um personagem complexo e bem desenvolvido. Através de suas ações e pensamentos, somos apresentados a seus medos, angústias e solidão. O livro explora a natureza humana e os efeitos psicológicos da solidão e do isolamento, mostrando como Neville lida com sua situação desesperadora.

Uma das surpresas mais marcantes do livro é a quebra de expectativas em relação aos vampiros. Matheson redefine as características clássicas dos vampiros, retratando-os como seres mais primitivos e animalescos, em oposição aos vampiros românticos e sedutores da literatura tradicional. Essa abordagem subverte as expectativas do leitor e cria uma atmosfera de suspense e perigo constantes.

Em resumo, "Eu Sou a Lenda" é uma obra envolvente que mescla elementos de ficção científica e fantasia. A exploração da ciência por trás dos eventos sobrenaturais, a construção dos personagens, a quebra de expectativas e a diferença entre o livro e suas adaptações cinematográficas são aspectos que tornam essa história única e cativante.

CaioEdu 16/09/2021

Muito bom!
Esse clássico é realmente gostoso de ler, com uma história envolvente, e que é bem construída, achei que a história séria mais bem desenvolvida, porque eu queria mais, achei 200 páginas pouco demais, o final ..... Recomendo, única coisa que não foi totalmente do meu agrado foi a narrativa.

leohenrique019 19/06/2020

Experiência incrível!
Já tinha assistido ao filme diversas vezes e sempre ouvi que o livro era superior. Mergulhei de cabeça na história e não me arrependi. A forma como o autor descreve a solidão do personagem, suas angústias, seus fantasmas e suas dúvidas beira a perfeição. Tudo isso ambientado em um cenário pós apocalíptico onde você e o protagonista vão descobrindo juntos todos os segredos da terrível peste que varreu o mundo.
Leitura contagiante, daquelas de terminar em dois ou três dias. Não poderia recomendar mais!

Patricia 16/01/2022

O enredo retrata um mundo assolado por vampiros no qual apenas Neville sobrevive a infestação.
O livro possui um desenvolvimento lento, seu maior foco são nas emoções do protagonista. Após perder sua esposa e filha, Neville se vê como o único sobrevivente, sua solidão e as reflexões que ele faz sobre sua existência são os principais pontos do livro.
Mesmo com um excelente construção de personagens, não consegui me ligar ao protagonista e aos dilemas enfrentados por ele.