Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Tatta 05/06/2021

dá pra ter noção de que esse livro simbolizou uma vanguarda. é que o autor cria aquela premissa bem clássica do Drácula, só que vai inserindo vários elementos modernos.

o stephen king com certeza bebeu muito dessa fonte, pq as histórias dele também te levam a personagens comuns em situações extraordinárias. o melhor é o desenvolvimento, em que estes permanecem meros mortais.

um excelente final!

Taciane 30/04/2020

Amei, amei, amei. Livro sensacional.

Newton_Lopez 10/05/2023

"Sai, Neville!"
#1 Clube do Livro Pela Capa

"Eu Sou a Lenda" é um romance de ficção científica escrito por Richard Matheson e publicado em 1954. A história apresenta um cenário pós-apocalíptico onde o protagonista, Robert Neville, parece ser o último sobrevivente da humanidade, lutando para sobreviver em um mundo infestado por criaturas vampíricas.

Uma das principais características deste livro é a forma como combina elementos de fantasia e ficção científica. A explicação científica para a existência dos vampiros é apresentada, embora seja fictícia. O autor aborda a questão de forma a sugerir uma explicação baseada na ciência, explorando uma espécie de vírus que transforma os humanos em criaturas sedentas de sangue. Esse enfoque científico na explicação dos eventos fantásticos ajuda a tornar a história mais plausível e envolvente.

A construção dos personagens é outro aspecto destacado em "Eu Sou a Lenda". O protagonista, Robert Neville, é um personagem complexo e bem desenvolvido. Através de suas ações e pensamentos, somos apresentados a seus medos, angústias e solidão. O livro explora a natureza humana e os efeitos psicológicos da solidão e do isolamento, mostrando como Neville lida com sua situação desesperadora.

Uma das surpresas mais marcantes do livro é a quebra de expectativas em relação aos vampiros. Matheson redefine as características clássicas dos vampiros, retratando-os como seres mais primitivos e animalescos, em oposição aos vampiros românticos e sedutores da literatura tradicional. Essa abordagem subverte as expectativas do leitor e cria uma atmosfera de suspense e perigo constantes.

Em resumo, "Eu Sou a Lenda" é uma obra envolvente que mescla elementos de ficção científica e fantasia. A exploração da ciência por trás dos eventos sobrenaturais, a construção dos personagens, a quebra de expectativas e a diferença entre o livro e suas adaptações cinematográficas são aspectos que tornam essa história única e cativante.

Robson 28/08/2020

Esperava mais...
A premissa é muito interessante, mas ao decorrer da história se perde e nos é entregue uma conclusão que não conhece.

Laura 15/08/2022

Retrato da solidão e um fim que não imaginava. .

Thais 28/08/2021

Um dos melhores livros do ano
Só tenho uma coisa a dizer: que livro épico!!!
O autor soube realizar uma construção psicológica perfeita para o Robert Neville - a evolução do personagem foi incrível, e eu consegui sentir cada momento de tristeza, angústia e esperança como se estivesse em sua pele!
Isso tudo sem falar no final, totalmente inesperado (eu amei!).
Leiam, vale muito a pena, sério!!!

Carol Pontes 24/08/2021

Uau
Apesar de ser tão diferente do filme que me fez ler, eu gostei bastante, esperava um pouco mais de horror(??) não sei, mas acho que os pensamentos dele em relação a solidão e o desespero em ter companhia fizeram bem esse papel. Admito que ainda queria um final melhorzinho para o protagonista, me apeguei nele, talvez pq eu imaginava ele como will smith.

Cristiane 16/08/2020

Num mundo diferente, vemos como Robert Neville sobrevive nessa nova realidade, onde ele pode ser o último homem da terra

Glaucya.Miranda 24/03/2021

Um livro muito bom, que no final deixa um questionamento sobre o conceito de ?ser normal?. Quando tudo à sua volta sofre uma mudança radical, quem são, de fato, os normais e quem são os monstros?

JP 12/05/2020minha estante
Arrasou, de novo. E desconfio que estamos perto da barbárie...

Leticia 12/05/2020minha estante
Obrigada :) sim, vivemos a banalização da violência, a barbárie está à nossa porta.

CaioEdu 16/09/2021

Muito bom!
Esse clássico é realmente gostoso de ler, com uma história envolvente, e que é bem construída, achei que a história séria mais bem desenvolvida, porque eu queria mais, achei 200 páginas pouco demais, o final ..... Recomendo, única coisa que não foi totalmente do meu agrado foi a narrativa.

Iasmyn 20/10/2021

Superou minhas expectativas!
Comecei a ler por indicação, porém não estava empolgada. Me surpreendi bastante, livro me deixou presa do início ao fim, não queria deixar de ler. Por ser o primeiro livro do gênero, me encantei! Pretendo ler mais livros com mesmo tema.

João 09/08/2022

Não parece nada com o filme
Gostei da história, foi muito bem construída e fácil de entender desde o início. Numa sociedade que foi atingida por um tipo de viro que transformou as pessoas em vampiros ou algo assim.
Em que o protagonista é caçado por esse seres enquanto tenta achar uma cura e toda a história se desenrola com um final bem diferente do que eu imaginei.

E não, não parece em absolutamente nada com o filme do Will Smith