Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

beatriz3345 25/06/2021

gente, esse livro é MUITO bom! acho que é a minha primeira ficção científica e eu amei amei amei amei amei! LEIAM!

Nanda 30/08/2021

Sai, Neville!
Um livro que te deixa com bastante coisa para pensar... Achei a escrita envolvente e li esse livro em basicamente dois dias. Estava numa ressaca literária "braba" e essa leitura foi uma grata surpresa. Confesso que estou precisando assistir algumas resenhas no YouTube para compreender algumas metáforas. No mais, gostei bastante, apesar de ter sentido falta de algumas explicações de forma mais clara.

"Então, antes de a ciência ser arrebatada pela lenda, a lenda engoliu a ciência e todo o resto."

"A maldição do torturado, pensou, é crescer acostumado até mesmo ao açoite."

GoomesH 29/07/2020

Eu sou a Lenda!
Eu sabia que seria um livro bom, mas estava totalmente despreparado pra tamanha imersão. Sentir-se só ao lado de Robert Neville é agoniante (no bom sentido), e torcer por cada fagulha de esperança que se põem no decorrer da trama é incrível.
O final desse livro é ESPETACULAR!

Eder.Machado 20/03/2021

Muito além do filme
Comecei a leitura imaginado que encontraria uma obra muito similar ao filme com mesmo nome... Mas foi uma grata surpresa... O filme tem alguma similaridade com o livro, mas são pontuais... A história é muito boa, cativante e intensa, trazendo outra perspectiva sobre o título e justificando exatamente o seu título. A leitura é leve e rápida, mas valendo muito a pena.

Lilian Coelho/@mundo.da.lilian 29/11/2021

Resenha - Eu sou a Lenda
Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso.

História muito boa, um pois apocalipse muito aterrorizante, já que só Robert sobreviveu aparentemente. Ele até consegue uma companhia quando encontra um cachorro que como ele não foi infectado. Temos um final que me surpreendeu, mas não posso falar dele aqui pois seria um spoiler para quem não leu ainda, mas para quem já viu o filme, digo que tem diferença, eu vi o filme depois de ter lido o livro, então também me surpreendi com o final, pois é diferente, na verdade o filme tem muitas coisas diferente, mas achei que no geral a essência está igual com exceção do final.

Estou me desafiando a ler mais clássicos e vendo que são bem fáceis de ler, e este entrou para minha lista de clássicos que gostei de ler.

@gugugb 22/04/2021

Leitura obrigatória pros amantes do horror! Esqueça a pífia adaptação cinematográfica com o Will Smith, tudo no livro é superior!
A historia do único sobrevivente (e imune) a uma epidemia vampiresca tem ritmo cadenciado e um final apoteótico!!
Magistral!

Matheus656 18/03/2024

Livro incrível, história que prende do início ao fim, autor conseguir unir bem os gêneros de horror e ficção científica, o final me desanimou um pouco, apesar disso a história é muito boa.

Hiro 22/08/2021

Bem melhor que o filme
A atuação de Will Smith foi maravilhosa, porém o enredo do filme não chega nem aos pés do livro. Meus amigos, esse livro é uma obra onde você encontra a verdadeira sensação de isolamento, nada melhor que ler um livro desses em plena pandemia.

Adriana1090 22/01/2021

Normalidade é um conceito de maioria?
"O principal ponto do preconceito contra as minorias é este: elas são odiadas porque são temidas."

"Eu sou a lenda" é uma estória de isolamento social, solidão, luto, celibato compulsório e uma estreita e perturbadora relação do protagonista, Robert Neville, com sua própria mente.
Em se tratando de ficção científica, é comum nos perguntarmos durante a leitura "E se isso acontecesse comigo? E se eu estivesse no lugar da personagem? O que eu faria?"
Esse questionamento, além de estimular nossa imaginação, ainda estimula a empatia, não apenas fazendo com que nos coloquemos no lugar do outro, mas além disso, conseguindo nos fazer enxergar um ser imperfeito tal como nós somos, e não como um "super herói" ou um "vilão", isso porque quando sentimos verdadeiramente empatia por uma personagem, essa dualidade de bom versus mau fica, necessariamente, em segundo plano.
Esse livro foi uma experiência completa. Tem ficção científica, horror, terror e um toque de humor que me brilharam os olhos.
Mas afinal de contas, e se todos fossem infectados com um vírus que os transformassem em vampiros, e eu fosse a única pessoa na terra a não me infectar? Nesse caso, quem seria o anormal? Como a nova sociedade lidaria com o "anormal"? Acolhendo-o ou o destruindo?
"Eu sou a lenda" pode ajudar a responder essas questões.

DistintoFelps 29/08/2022

A nova Sociedade Inumana
Quando a humanidade é acometida por uma praga, aonde os humanos se tornam seres irracionais e carentes de sangue humano, os sobreviventes restantes se veem obrigados a sobreviver a qualquer custo, matando seus antigos conhecidos e lamentando as perdas inesperadas.
Robert Neville é um sobrevivente, por mais que ele não queira, foi um dos únicos restantes da humanidade, perdeu entes queridos, da sua própria família, mas ainda assim continua em busca de salvar o restante da população. Será que Robert Neville conseguirá voltar a humanidade até sua gloria passada?
"Eu sou a Lenda" é um livro baseado na lenda vampiresca, o legado de "Dracula", contando a história de um sobrevivente em meio ao apocalipse, reforçando a ideia a todo momento da solidão do personagem, restando uma questão a ser refletida: Quanto tempo você sobreviveria ao apocalipse sozinho?
Ademais, diferenciando-se de Dracula, o contexto da trama gira em torno de um sobrevivente e diversos vampiros, fortalecendo ainda mais a ideia da solidão do personagem, que precisa lidar com vícios para suprir a falta do restante da humanidade.
A qualidade do livro se vê logo no início, já que temos uma nota de Stephen King engrandecendo o livro de Richard Matheson, colocando como o principal motivador para as tramas de seus livros.

Gabriela.Daczkoski 17/06/2021

Meu primeiro contato com "Eu sou a lenda" foi no filme com o Will Smith. Lendo o livro, vejo que o filme só tem o nome em comum, a história é completamente diferente. O livro foca no sofrimento psicológico do personagem em ser o último humano não infectado, de forma bem realista. Pude me imaginar no lugar dele muitas vezes.

Gilberto Alves 01/06/2020

Um livro bom, que poderia ser ótimo, mas não foi... To puto
Começou bom. Lá pelo meio do livro eu estava tipo "puta que pariu que livro foda vou forçar todo mundo a ler essa porra meu deus que animal!!", aí quando o troço tava pegando fogo, o coração batendo a mil!!!! Acabou....
Mas que vontade de achar esse Matheson e dizer: Cara, você tinha nas mão a chance de fazer um negócio épico!! E do meio pra frente, parece que simplesmente cansou e acelerou pra um fim bem meia boca..
Ahh que raiva, me sinto enganado. Só não fiquei mais puto pq pelo menos na primeira metade, o livro foi do caralho mesmo!
Ainda assim, eu indico que leiam, e se frustrem como eu, ou talvez não.

02/05/2023

Bom, mas...
O livro é muito bom e prende muito, mas é diferente do filme. Creio que ir ler o livro esperando que seja igual o filme não é o costume de quem já é habituado com isso, porque na grande parte das vezes não é o que acontece.
História muito interessante e descritiva no ponto certo, não tem muito foco em falar sobre a doença ou os vampiros, e sim em como um ser humano reagiria a isso e a solidão de ser o único sobrevivente no planeta. Tem várias reviravoltas que incrementam a história e um final sem nenhuma ponta solta, bem previsível e esperado dos seres humanos, conhecendo a normalidade insana das pessoas. É bem diferente de livros de pós apocalíptico, mas é bem interessante.

Laerte 22/06/2021

Muito diferente do filme. O filme também trás a questão da solidão. Porém creio que o livro deixa essa sensação tão mais evidente e claustrofóbica, que torna o verdadeiro horror da história não os monstros, mas sim a sensação de solidão.
Achei que o final deixou um pouco a desejar. Apesar da visão filosófica da coisa, acho que o livro poderia ser um pouco mais longo e explorar melhor os caminhos que decidiu seguir nos dois últimos capítulos.

Robson 28/08/2020

Esperava mais...
A premissa é muito interessante, mas ao decorrer da história se perde e nos é entregue uma conclusão que não conhece.