Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Talita 19/01/2021

Robert Neville está sozinho. Sozinho de companhia humana.
O enredo é basicamente sobre a solidão. Sobre usar apenas a inteligência para sobreviver. Neville passa seus dias em uma rotina de luta. Luta contra as criaturas que agora habitam o mundo, contra as dificuldades num território desolado, contra as emoções do passado e principalmente contra a insanidade.
O livro deixa claro que grupos sociais são necessários. Não há sobrevivência solitária.
Ao final ficamos com o perturbador questionamento sobre o conceito de "ser normal".

Adriana @livrosdaadri 15/07/2020

Eu Sou a Lenda
Que surpresa boa foi essa leitura. Eu conheci o livro depois do filme, que por sinal, já assisti varias e varias vezes.

Fazendo um comparativo entre adaptação e livro, são duas experiências distintas e bem interessantes.

Pra quem ainda não leu posso dizer que ele tem um final sensacional.

P.S.:O significado do título é demais
Arthur Peixoto 15/07/2020minha estante
Tive essa mesma reação... Duas obras distintas, porém excelentes

Gi.Mendes.Ap 18/03/2024

"Bactérias podem sofrer mutação."
Em um cenário pós-apocalíptico, Robert Neville é um sobrevivente solitário, imune a uma praga devastadora que transformou a humanidade em seres vampíricos. A obra "Eu Sou a Lenda", de Richard Matheson, nos envolve em uma narrativa profundamente imersiva e instigante, acompanhando o cotidiano de Neville. Ele luta não apenas contra a ameaça constante desses seres, mas também contra a solidão, angústia, momentos de insanidade e o peso do luto, enquanto se agarra ao desejo de sobreviver. Em sua busca por segurança e respostas, Neville se volta para a ciência na esperança de desvendar a causa e a propagação da pandemia.

O enredo nos desafia a refletir sobre questões profundas como: o que define uma sociedade; como o medo do desconhecido pode moldar nossos instintos de sobrevivência; quem teme algo que considera mal, também pode ser temido se analisado de outra perspectiva.

Altamente recomendado para fãs de ficção científica e terror, bem como para leitores em busca de uma experiência literária que é tão provocativa quanto emocionante.
Vitoria.F 19/03/2024minha estante
Ótima resenha.

Henrique Sanches 19/03/2024minha estante
Este livro é muito interessante e a forma como o autor conta a história, prende a gente... o plot no finalzinho, que leva a gente descobrir o porque do título é sensacional. Parabéns pela resenha, ficou demais!!!

Gi.Mendes.Ap 19/03/2024minha estante
Obrigada Vitoria e Henrique. O plot me deixou de queixo caído!

Fabio 20/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Gi!
Parabéns minha querida!???

Gi.Mendes.Ap 20/03/2024minha estante
Obrigada, Fabio! Fiquei interessada na leitura depois de ler sua resenha ?
Inclusive assisti o filme ontem e realmente, parece que são histórias completamente diferentes, apesar do filme também ser bom.

Michelle 29/03/2023

Apesar de ser um clássico eu comecei a ler esse livro sem saber muito bem o que esperar já que não conhecia nada da história, me surpreendi positivamente, achei a história bem intensa e impactante. Gostei muito da leitura

Karol com kah 18/04/2021

Livro muito bem escrito
A leitura ocorre de modo natural é bem simples. É possível ler o livro em 1 ou 2 dias, por conta do modo e da dinamicidade que a estória é contada.

Gosto bastante do fato do livro possuir capítulos curtos. Pra mim isso facilita, é muito, para que a leitura seja mais rápida sem ser cansativa.

O livro foi escrito na década de 50, porém ele se passa na década de 70. E é espantoso como a ?praga vampiresca? se assemelha em muitos aspectos à pandemia de Covid.

Pra quem gostou do filmaço do Will Smith, saiba que a adaptação tem muito da essência do livro nos principais pontos, porém, da metade do livro pra frente as semelhanças praticamente acabam. O final é completamente diferente.
Particularmente gostei dos dois. Acho que o final do livro traz muitas reflexões, diferente do final ?pronto? do filme.

Super indico a leitura.

Ps: quanto ao fim, devemos parar de achar que a vida ou livros devem parecem um filme da Disney. O fim, assim como todo desenvolvimento da estória, tem um objetivo: a opinião do autor sob um determinado assunto! Sendo assim devemos respeitar, além de tentar sair da caixinha e expandir aquela perspectiva/informação para outros horizontes.

Diogo 20/03/2020

Livro bom.

Sanny 24/05/2020

Amei
Leiam. O livro é totalmente diferente do filme. Final é completamente diferente deles. Eu amei.

Diogo 21/05/2020

Sem surpresas.
Isolamento e ambiente hostil do Apocalipse. Chegar para ler esse livro depois de tudo o que derivou desta obra a torna um marco, no entanto, não surpreende mais.

Caroline.Guinther 08/07/2022

Achei que eu não iria gostar, mas...
É um dos melhores livros que eu já li! Mesmo que o livro tenha sido publicado em 1954, Richard Matheson trouxe uma escrita fluída e atemporal.
O final pode ser um pouco amargo, mas vale a pena a leitura.
David William da Costa 09/07/2022minha estante
Carol, quero ler este livro há um bom tempo. Vou colocar na minha lista

Caroline.Guinther 09/07/2022minha estante
É um livro ótimo!

Gabriel.Chiquito 25/07/2021

"Uma nova superstição na fortaleza da eternidade"
Eu resolvi ler esse livro por causa da adaptação "Eu sou a lenda" achando que seria parecido. Eu não podia estar mais errado. A única coisa igual é a premissa de um homem imune que sobrevive a uma epidemia que destruiu a humanidade, e só.

A história vai por um caminho diferente do filme, ela mostra muito mais a questão emocional de sobreviver ao apocalipse e tentar continuar vivo, de como a solidão e o perigo afetam uma pessoa, e não só um herói solitário tentando salvar a humanidade. E também, o final do livro, que mostra o nascimento "da lenda" é totalmente diferente e inesperado.
Flexa2 25/07/2021minha estante
Também compartilho da mesma coisa. Comecei a ler por causa do filme e me deparei com uma história muito boa!

Gabriel.Chiquito 25/07/2021minha estante
É até melhor ser tão diferente, consigo aproveitar uma outra estória também muito boa

letssissio 15/06/2021

Me surpreendeu
Eu sou suspeita pra falar, já que adoro livros com cenários apocalípticos, com zumbis e vampiros. E esse livro meio que mistura todos essas características. A obra de Richard Matheson não é só um relato ficcional de um homem solitário em uma realidade devastada por vampiros, mas é também um livro sobre relações humanas, sentimentos, sobrevivência e ciência, todos muito bem unidos de maneira harmoniosa, o que torna a leitura muito agradável e dinâmica. Teve acontecimentos inesperados e partes que partiram meu coração, mas acima de tudo, a historia me prendeu e me surpreendeu em diversos momentos. Recomendo super a leitura!! Vale muito a pena!!
dani 15/06/2021minha estante
Ótima resenha! Deu mais vontade ainda de ler ?

letssissio 16/06/2021minha estante
ahh brigada?

letssissio 16/06/2021minha estante
lê amiga!! voce vai amar!

02/05/2023

Bom, mas...
O livro é muito bom e prende muito, mas é diferente do filme. Creio que ir ler o livro esperando que seja igual o filme não é o costume de quem já é habituado com isso, porque na grande parte das vezes não é o que acontece.
História muito interessante e descritiva no ponto certo, não tem muito foco em falar sobre a doença ou os vampiros, e sim em como um ser humano reagiria a isso e a solidão de ser o único sobrevivente no planeta. Tem várias reviravoltas que incrementam a história e um final sem nenhuma ponta solta, bem previsível e esperado dos seres humanos, conhecendo a normalidade insana das pessoas. É bem diferente de livros de pós apocalíptico, mas é bem interessante.

LivroAleatorio 28/09/2021

O que te torna humano?
Caramba! Esse livro é uma viagem para dentro. Se você está esperando encontrar um livro cheio de ação, está enganado. Na verdade acredito que o tema central dele está na consciência humana, nos medos profundos, na solidão, em quem nós seríamos se não houvesse mais ninguém.
Você continuaria com a sua vida? O que te motivaria à seguir em frente? Quem você se tornaria? Em meio ao caos, a um apocalipse vampírico, vamos acompanhar o Robert Neville, que sente na pele a solidão de se ver como o último homem na Terra.
Ao contrário da adaptação, esse livro é focado no cotidiano, no trabalho para manter-se vivo, na (in)sanidade, na melancolia, no desespero, no alcoolismo e na vontade de viver, de buscar algo que valha a pena viver e ficar a salvo dos vampiros famintos pelo seu sangue, é claro.
A busca científica que o Robert tenta realizar para desvendar os vampiros e os questionamentos sobre a simbologia clássica deles e suas fraquezas que ele vai destrinchando, por exemplo à aversão a cruz, que não surte efeito em vampiros judeus, trazem reflexões interessantes.
O final é sensacional! A justificativa dos acontecimentos, dos comportamentos e até do título do livro, me deixaram bastante satisfeita!
Vi que muita gente reclama do ritmo do livro, mas acho que isso só acontece se você assistir ao filme e ficar esperando encontrar nele algo parecido. Eu DEVOREI esse livro em menos de 24h ?

Laerte 22/06/2021

Muito diferente do filme. O filme também trás a questão da solidão. Porém creio que o livro deixa essa sensação tão mais evidente e claustrofóbica, que torna o verdadeiro horror da história não os monstros, mas sim a sensação de solidão.
Achei que o final deixou um pouco a desejar. Apesar da visão filosófica da coisa, acho que o livro poderia ser um pouco mais longo e explorar melhor os caminhos que decidiu seguir nos dois últimos capítulos.