O Médico Doente

O Médico Doente Drauzio Varella

Resenhas - O Médico Doente

1 | 2 | 3 | 4

Nalu 09/09/2020

"O critério que sempre me orientou na escolha do caminho mais sensato nessas ocasiões foi o de estar atento às manifestações de prazer do doente. Enquanto houver prazer, vale a pena existir."
Drauzio, se eu pudesse, leria até a sua lista de compras!

Regina 08/12/2022

Drauzio escreve muito bem!
Dr. Drauzio escreve muito bem. Os livros dele nunca decepcionam, e este eu devorei em um dia. Que oportunidade intensa foi essa de poder narrar sua experiência como paciente grave, depois de tantos anos acompanhando, enquanto médico, outros pacientes! É um ponto de vista, no mínimo, bem interessante. Fico feliz que ele esteja aqui hoje, podendo oferecer orientações tão importantes para todos nós em tempos de pandemia, inclusive.

Bia 09/03/2022

Íntimo, sincero e visceral
O livro é um relato sobre o momento em que um cuidador passou a ser o que precisa ser cuidado. Essa inversão de papel foi um prato de mão cheia para alguém que, como eu, resolveu trilhar o caminho de cuidar de gente. Esperando chegar a ter ao menos uma parte da experiência e sabedoria desse médico que há muito tempo já tinha minha admiração, tomei esse relato como algo que quero levar pra sempre no meu coração -eis um livro que quero reler periodicamnte porque acredito que a cada releitura poderei aprender novas lições. Seus ensinamentos são essenciais para ver a medicina da forma humanizada como deve ser, mas também para perceber que só medicina não cura, vai muito além.

Dr Dráuzio é maravilhoso, seu relato foi angustiante por vezes, belo em outros e sempre íntimo, sincero e, mais que tudo, visceral. Que livro maravilhoso!

Brenda 13/12/2021

Simples e objetivo
O livro conta da vez que o Dr Drauzio quase foi dessa pra melhor. Não é uma leitura fascinante como os outros dele mas é rápida, objetiva e deu pra aprender bastante termos médicos.

accrezende 15/09/2021

Drauzio Varella conseguiu retratar um tema sério e delicado de maneira prática e leve.
Ao relatar as complicações de uma febre amarela, conseguiu trazer a alerta para a importância da vacinação. Outrossim, com a riqueza de detalhes sobre os dias que passou acometido pela doença, pôde apresentar uma ideia do que se passa na cabeça de alguém que encarou a morte tão perto.

aninhaalemes 29/12/2020

Muito interessante ver do ponto de vista de um médico como é se ver adoecendo

Ras 18/04/2020

Bom e rápido
Leitura fácil e rápida, para um fds durante a quarentena. Recomendo.

Nata 30/12/2020

O famoso "Quem cuida de quem cuida"
Nesse livro curto e fácil de ler, Dráuzio Varella relata uma situação em que viveu e os desafios que enfrentou contra uma doença. Hoje, após o ano de 2020, sabemos mais do que nunca que os profissionais de saúde são muito vulneráveis a adoecer. A escrita do Drauzio é brilhante, sensível e nos faz refletir muito. Ótima leitura! Recomendo a todos os profissionais de saúde!

Soraya 17/10/2020

Mais um bom livro do Drauzio
Nesse livro Drauzio relata sua experiencia como paciente ao ter pego febre amarela. Mais uma vez o autor relata com suas experiencias com uma redação fluida.

Eliane Sousa 06/09/2023

Gosto dos livros do Drauzio e esse não me decepcionou. Apesar de ser curtinho, a escrita do Drauzio é muito gostosa e vale a pena a leitura. Ele conta a visão dele sendo paciente e isso é interessante vindo de um médico.

g6andrade 05/12/2020

A morte é uma certeza. A incerteza do quase-morte, contudo, é experiência que não é dada a todos. Assim estando, há aqueles que se converterão. Há aqueles que permanecerão firmes na descrença. Alguns mudarão radicalmente de vida; outros, limitar-se-ão a trocar o horário do trabalho. Mas, de tantos que passam por experiência tão singular, poucos conseguiriam descrever os ocorridos de forma tão vivaz (por ironia do destino) como faz Drauzio Varella.

Denise 08/02/2010

O livro é ótimo. E mostra que qualquer pessoa pode contrair uma doença, mesmo sendo um médico sério, e estudado, e que todos temos que tomar cuidado e se previnir.

Davi.Rezende 03/12/2017

LEITURA RÁPIDA E INTERESSANTE.
Não se engane com o seu tamanho aparentemente normal e as 129 folhas, pois eu o li em apenas 4 horas. As margens são espaçosas e as letras grandes. Se a formatação do texto fosse menor, creio que o livro teria no máximo 30 páginas. É um pequeno relato dos poucos dias ou semanas que o médico Drauzio Varella adoeceu e teve risco de falecer por febre amarela. Poderia ser uma matéria de jornal ou revista, mas provavelmente viram potencial para ser um livro, então fizeram uma formatação que justificasse a venda. Enfim, a leitura é bem rápida mesmo, se pegar pra ler com tranquilidade, da pra acabar no mesmo dia. Isso pode indicar falta de conteúdo, mas por outro lado a leitura até que fica mais agradável quando os capítulos são curtos e o texto bem visível. Se a história for interessante então, como é o caso aqui, a leitura voa. Nem nome os capítulos têm. Só estou frisando esse ponto para deixar claro que o livro acaba rápido, não é uma obra que você lerá durante algum tempo, como talvez pareça. Segundo, que se o leitor comprar por um valor cheio, provavelmente ficará frustrado (eu ficaria), não pela história, mas pelo que pagou por um livro que acaba no mesmo dia.

Mas abordando a história, ela cria contornos bem interessantes tanto pela veracidade como pela boa escrita do autor. Já famoso por outras obras, esse acabou sendo o primeiro que li dele.

O que mais me chamou a atenção, além de todo o suspense em que o livro está inserido, é observar como as pessoas reagem diante de um possível fim, e vendo um familiar ou conhecido nessa situação.

Interessante constatar que o ser humano reflete o que é no nascimento, na vida e até mesmo na morte. Seus anseios, desejos, medos, vaidade e miséria. Cada um reflete exatamente o que é.

E que na hora da morte as pessoas querem ou esperam apenas morrer mesmo, por mais simplório que isso pareça. As despedidas, discursos, lamentações e lucidez do paciente fazem mais parte do imaginário popular criado pelo cinema e televisão.

Nota: 7, BOM.

Lido em 02-12-2017
Emprestado Ortoquality Ribeirão Preto-SP.

1 | 2 | 3 | 4