O Médico Doente

Resenhas - O Médico Doente

1 | 2 | 3 | 4

Bia 09/03/2022

Íntimo, sincero e visceral
O livro é um relato sobre o momento em que um cuidador passou a ser o que precisa ser cuidado. Essa inversão de papel foi um prato de mão cheia para alguém que, como eu, resolveu trilhar o caminho de cuidar de gente. Esperando chegar a ter ao menos uma parte da experiência e sabedoria desse médico que há muito tempo já tinha minha admiração, tomei esse relato como algo que quero levar pra sempre no meu coração -eis um livro que quero reler periodicamnte porque acredito que a cada releitura poderei aprender novas lições. Seus ensinamentos são essenciais para ver a medicina da forma humanizada como deve ser, mas também para perceber que só medicina não cura, vai muito além.

Dr Dráuzio é maravilhoso, seu relato foi angustiante por vezes, belo em outros e sempre íntimo, sincero e, mais que tudo, visceral. Que livro maravilhoso!

jwssicam 11/02/2022

não faz meu tipo de leitura.
minha amiga me indicou esse livro e eu estava com bastante expectativa,
porém nao gostei.
achei a escrita boa mas muita enrolação pra falar só uma coisa, foi muito legal ver a visão de um médico quando está doente, mas não faz meu tipo de leitura.

valen 31/01/2022

Gostei bastante do livro. É um livro rápido de ler com um conteúdo que intriga. Me coloquei no lugar dele em vários momentos e posso dizer que aprendi sobre a doença que acometeu o médico mais famoso do Brasil. Leitura tranquila, rápida e que acrescenta algo.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 15/01/2022

Drauzio neste livro inverte os papeis: traz a nós a sua experiência como paciente diante do adoecimento. Como sempre, brilhante em tudo que escreve.

Brenda 13/12/2021

Simples e objetivo
O livro conta da vez que o Dr Drauzio quase foi dessa pra melhor. Não é uma leitura fascinante como os outros dele mas é rápida, objetiva e deu pra aprender bastante termos médicos.

Lu @disse_umlivro 24/11/2021

O médico doente
Mais um livro de Drauzio Varella favoritado com sucesso.
Livro claro, objetivo, simples, que não dá pra parar de ler.

Drauzio conta a história própria quando foi acometido por uma doença que quase lhe custou a vida. Relembra histórias da infância e me fez lembrar daquele ditado ?casa de ferreiro, espeto de pau?.

Só leiam! ??

Ana Lyra 12/10/2021

Sentindo na pele
Dr. Dráuzio, neste livro, se coloca no lugar de seu objeto de estudo: o paciente. Luta contra a febre amarela que pegou durante uma viagem e fica entre a vida e a morte. Descreve a dor, suas preocupações em relação a seu estado de saúde e prognóstico, por ser médico e saber demais, às vezes pode ser desmotivador passar pela doença. Neste momento, talvez a ignorância fosse uma benção? Interessante a alternância de papéis médico/paciente.

accrezende 15/09/2021

Drauzio Varella conseguiu retratar um tema sério e delicado de maneira prática e leve.
Ao relatar as complicações de uma febre amarela, conseguiu trazer a alerta para a importância da vacinação. Outrossim, com a riqueza de detalhes sobre os dias que passou acometido pela doença, pôde apresentar uma ideia do que se passa na cabeça de alguém que encarou a morte tão perto.

melissabaltieri 03/02/2021

Drauzio não decepciona nunca
Lido em um dia, Drauzio consegue contar um episódio da vida dele de maneira muito leve, detalhista e leiga.
Já li Por um Fio dele, e gostei tanto quanto.

Guilherme Alves 19/01/2021

Um cronista de causos reais
Acho que um dos primeiros livros que já li e reli na vida foi "Estação Carandiru" de Drauzio Varella, lembro do impacto que foi ainda jovem ler o livro e assistir o filme e se prender pela narrativa simples do autor. Na faculdade entre uma aula e outra li "Por um Fio" em que ele relata as agruras de pacientes com câncer do ponto de vista do médico. Mais tarde, tentando retomar o hábito da leitura, decidi terminar a trilogia dele sobre o sistema penitenciário com "Prisioneiras" e "Carcereiros", que tratam das prisões femininas e dos agentes penitenciários respectivamente.
Então, o último livro dele voltado para o público adulto que me faltava era "O Médico Doente" (existe outro livro dele falando sobre a experiência de maratonista, mas a priori eu não enquadro nesse padrão de escrita dele) no qual ele disserta em primeira mão a sua experiência de ter sido infectado com o vírus da Febre Amarela. Não sei se foi por estarmos vivendo em uma pandemia, ou o fato de ter sido contaminado pelo novo coronavirus (e ser também profissional da saúde), mas foi uma leitura impactante e que prende da forma como Dráuzio já fez nas outras obras, capítulos curtos em uma linguagem simples e direta.
Sem mais delongas, recomendo a outros leitores que se interessarem por essa visão da saúde.

Nata 30/12/2020

O famoso "Quem cuida de quem cuida"
Nesse livro curto e fácil de ler, Dráuzio Varella relata uma situação em que viveu e os desafios que enfrentou contra uma doença. Hoje, após o ano de 2020, sabemos mais do que nunca que os profissionais de saúde são muito vulneráveis a adoecer. A escrita do Drauzio é brilhante, sensível e nos faz refletir muito. Ótima leitura! Recomendo a todos os profissionais de saúde!

aninhaalemes 29/12/2020

Muito interessante ver do ponto de vista de um médico como é se ver adoecendo

g6andrade 05/12/2020

A morte é uma certeza. A incerteza do quase-morte, contudo, é experiência que não é dada a todos. Assim estando, há aqueles que se converterão. Há aqueles que permanecerão firmes na descrença. Alguns mudarão radicalmente de vida; outros, limitar-se-ão a trocar o horário do trabalho. Mas, de tantos que passam por experiência tão singular, poucos conseguiriam descrever os ocorridos de forma tão vivaz (por ironia do destino) como faz Drauzio Varella.

Kari 02/12/2020

Leitura rápida
Gosto bastante dos livros do Drauzio Varella e, por isso, comprei esse num sebo. Ganhei o que esperava: uma narrativa que flui, de fácil compreensão e surpreendente em alguns momentos. É dessa forma que ele conta a experiência que teve ao ser diagnosticado com febre amarela após uma viagem ao Amazonas. Apesar de todo mundo saber o final, têm momentos que nem a gente acredita. Só peca porque em alguns capítulos os termos médicos são constantes e, por mais explicações que o autor traga, podem nos confundir. Porém, não prejudica a compreensão do todo.
Nota 0-5:4
@leyendo_a_los_que_leen

Soraya 17/10/2020

Mais um bom livro do Drauzio
Nesse livro Drauzio relata sua experiencia como paciente ao ter pego febre amarela. Mais uma vez o autor relata com suas experiencias com uma redação fluida.

1 | 2 | 3 | 4